A novela da separação da cantora colombiana Shakira e do jogador de futebol espanhol Gerard Piqué extravasou, e muito, as fronteiras da relação — e deixou de ser um drama que envolve apenas os dois protagonistas. No rescaldo do lançamento da última canção de Shakira, em que ataca de forma muito clara o ex-namorado, a internet entusiasmou-se a discutir a música verso a verso, espalhando pelo meio uma série de informações falsas — veiculadas também por contas falsas.

E há uma marca que está a ser especialmente envolvida no fenómeno: a Casio, marca conhecida por vender relógios que Shakira menciona a meio da canção, viu as suas supostas contas nas redes sociais multiplicarem-se nos últimos dias, ainda que só tem duas, oficiais e verificadas, tenham referido a música.

Uma das contas brincava com a situação garantindo que as baterias dos seus relógios duram mais do que durou a relação de doze anos entre Shakira e Piqué — mas, ao contrário do que este utilizador do Facebook (um dos muitos que partilharam a piada) alega, isto não se trata de uma “lição de marketing” da equipa da Casio, uma vez que a conta não é gerida por ninguém ligado à marca.

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Começando pelo início: na canção lançada por Shakira na semana passada (Bzrp Music Sessions #53), que incendiou a internet, a cantora arrasa o ex-namorado, por quem foi traída, e até chega a referir-se à nova namorada de Piqué pelo nome próprio (“Clara”). E é ao traçar a comparação entre as duas que passa ao ataque, usando várias referências a marcas conhecidas:

“Trocaste um Ferrari por um Twingo”

“Trocaste um Rolex por um Casio”

Do lançamento recordista (foi a canção em espanhol com a melhor estreia no Spotify de sempre) ao gozo na internet foi um passo: houve, aliás, várias marcas, mencionadas ou não, a juntarem-se à conversa e brincarem com a situação nas redes sociais, ajudando a música a tornar-se cada vez mais viral.

O próprio Piqué envolveu as marcas na sua resposta à música da ex-namorada, aparecendo no dia seguinte a usar um relógio Casio e a conduzir um Twingo. E a Casio até respondeu à cantora. Mas não da forma que esta publicação parece mostrar.

Na verdade, numa pesquisa pelo nome (ou handle) da conta, o que aparece é uma conta chamada Casi Oficial (Quase Oficial, em português) que, ao lado de uma descrição irónica (“Podemos não ser um Rolex, mas ao menos não fomos trocados pela Clara Chía”), esclarece em letras mais pequenas: é uma conta “paródia”.

Não é a única: nos últimos dias, multiplicaram-se as contas com nomes semelhantes que partilham piadas e memes sobre a situação. Os exemplos são inúmeros: na conta Casio Team, com mais de 400 mil seguidores, lê-se uma mensagem dirigida a Shakira: “Talvez não sejamos um Rolex, mas claramente os nossos clientes são-nos fiéis.” Até contas oficiais, mas de outras marcas, se juntaram à conversa: a Worten espanhola fez um tweet com a fotografia de um Rolex e de um Casio em que dizia que “Clara-mente” preferia o modelo mais barato.

No fim de contas, a própria Casio teve de se vir explicar, esclarecendo que só tem duas contas oficiais que tenham feito referência ao caso: por um lado, a do seu departamento educativo (a marca também vende materiais como calculadoras para estudantes), que fez um tweet em que alertava que “muitas contas no Twitter, Instagram e Tik Tok” estavam a fingir ser páginas oficiais da marca, frisando a importância de “verificar as fontes de informação”. “Nenhum comunicado ou mensagem publicado nestas contas é oficial”, alertava, sinalizando os exemplos da @CasioOficial, entre outras.

A outra conta oficial é no Instagram, tal como a anterior tem o sinal de conta verificada e chama-se casiorelojes_es. Nesta, foi publicado um curto comunicado com uma mensagem quase igual, alertando para a importância de verificar bem as fontes e denunciando algumas das contas falsas (noutras contas, como a norte-americana, não há nenhuma menção ao caso).

O que não significa que a Casio não se tenha pronunciado sobre o assunto: nesse Instagram, fez referência a mais um verso da canção (“Eu só faço música, desculpa se te salpica” — em espanhol, “Yo solo hago música, perdón que te salpique”, um trocadilho com o apelido de Piqué).

A Casio decidiu partilhar uma fotografia de um dos seus relógios, acrescentando: “Adoramos que isto nos salpique”. Depois, partilhou outra imagem com uma referência a Shakira, autora da música “Loba”: “Há um Casio para toda a gente, sejas um king, uma loba ou o próprio Pikachu”.

Na descrição, parecia responder a um debate que se gerou nos últimos dias sobre se passou a patrocinar oficialmente Piqué: “Como não somos patrocinadores oficiais de nenhum dos lados, apostamos num espaço de respeito e concórdia”. “Se alguma coisa aprendemos ao ler os vossos comentários, é que a Casio é uma marca acarinhada em todo o mundo e por toda a gente”.

Conclusão

A Casio até se pronunciou sobre a polémica música de Shakira, mas não foi em nenhuma mensagem com este teor, nem nesta conta. A página de Twitter que está na origem deste post é uma conta paródia, como tantas que têm surgido no rescaldo do lançamento da canção da cantora colombiana.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

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