A notícia surgiu sem aviso e provocou choque entre os milhões de fãs dos One Direction, a boy band de maior sucesso dos anos 2010: Liam Payne, um dos elementos que tinham integrado a banda, acabava de morrer aos 31 anos, depois de cair da varanda de um hotel na Argentina, onde estava a passar umas semanas de férias.
Seguiram-se reações de consternação à notícia, conhecida a 16 de outubro, incluindo entre os restantes ex-membros da banda. Entre estes encontra-se Harry Styles, o elemento que mais sucesso a solo encontrou depois de os One Direction se terem separado. Agora, uma publicação nas redes sociais diz mostrar o momento em que Styles chora, de máscara posta, no funeral do antigo colega de banda. Mas será mesmo assim?
O vídeo existe, mas não foi gravado, como alega esta publicação, durante as cerimónias fúnebres do cantor. É, de resto, fácil encontrar a origem destas imagens: o vídeo foi retirado de uma versão mais extensa que faz parte da gravação da entrega dos Grammys, na edição de 2021. Harry Styles acabava de saber que tinha ganhado o prémio pela Melhor Performance Pop a solo desse ano.
Neste vídeo, publicado pela conta oficial da Recording Academy, responsável pela entrega dos prémios, é possível ver, aos 50 segundos, o momento em que o artista é surpreendido pela notícia, retira a máscara e abraça uma das pessoas que o acompanham. Outros artistas aplaudem, todos de máscara — mais uma indicação de que o vídeo não é recente, tendo sido gravado em 2021, durante a pandemia de Covid-19.
Além disso, esta publicação foi feita a 27 de outubro, dias antes de que o corpo tivesse sequer sido levado para Londres. Só no dia 6 de novembro é que o corpo foi libertado, após a autópsia feita na Argentina, e levado para Londres, após uma escala no Brasil.
O funeral de Payne acabou por realizar-se a 20 de novembro na cidade de Amersham, no condado de Buckinghamshire. Styles, tal como outros membros da banda One Direction, estiveram presentes nas cerimónias.
Conclusão
O vídeo do suposto momento em que Harry Styles chora corresponde, na verdade, ao momento em que soube que tinha ganhado um Grammy, numa cerimónia em 2021. O funeral de Liam Payne só aconteceu um mês depois de a publicação ter sido feita.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.