Quase cinco anos depois de um incêndio ter provocado danos significativos na catedral de Notre Dame, em Paris, um outro monumento simbólico da capital francesa terá sido destruído pelas chamas. É isso que alega uma publicação que se tornou viral, e que mostra a Torre Eiffel, em Paris, a ser devorada pelas chamas.

Na publicação lê-se que “um dos monumentos mais emblemáticos do mundo, localizado no coração de Paris, pegou fogo“. De acordo com o autor, a 17 de janeiro de 2024, data do post, os bombeiros ainda não tinham conseguido “controlar o incêndio” na Torre Eiffel, que já estaria ativo há pelo menos um dia. E as imagens que acompanham a publicação parecem mostrar as dificuldades encontradas pelas equipas de socorro, sem mãos a medir perante a violência das chamas.

Perante este cenário, seria de esperar que este incêndio tivesse sido acompanhado com preocupação por moradores, líderes políticos, e, principalmente, pelos meios de comunicação social. No entanto, fazendo uma pesquisa por este acontecimento, não encontramos notícias que corroborem a publicação, nem referências a qualquer fogo nas páginas oficiais da Torre Eiffel e da autarquia de Paris.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fazendo uma pesquisa pelas fotografias partilhadas na plataforma Google Images, não encontramos, igualmente, provas credíveis de que o edifício tenha ficado danificado pelas chamas — apenas outros fact checkers, que desmentem versões semelhantes do post em análise. Para além disso, imagens em livestream mostram que, menos de um mês depois do alegado incêndio, o monumento está completamente intacto, sem registo de qualquer dano causado pelo fogo.

O Observador contactou o gabinete de comunicação da Torre Eiffel, com o objetivo de confirmar a veracidade deste post, mas sem resposta até à publicação deste artigo. No entanto, numa resposta por e-mail enviada ao Observador, a Câmara Municipal da capital francesa é direta: esta é uma “informação falsa”.

A publicação já foi igualmente desmentida por outros fact checkers internacionais, como os da AFP e Reuters, que escrevem que as imagens que mostram a Torre Eiffel em chamas foram “manipuladas”.

Fact Check. Torre Eiffel esteve ilumunada com as cores da Argentina depois da vitória no Mundial?

Conclusão

Imagens que mostram a Torre Eiffel em chamas foram manipuladas. Ao contrário do que se passou bem recentemente com a catedral de Notre Dame, o monumento mais famoso de Paris não foi consumido pelas chamas. A autarquia da capital francesa confirma ao Observador que estamos perante uma publicação “falsa”.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge