Circula nas redes sociais um vídeo gravado no final de um encontro entre o Presidente do Brasil, Lula da Silva, e o seu homólogo norte-americano. Nas publicações em que é partilhado, alega-se que Joe Biden virou costas e não quis cumprimentar o Chefe de Estado brasileiro. “Biden deixa Lula no vácuo”, lê-se.

O encontro entre Joe Biden e Lula da Silva ocorreu a 20 de setembro em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas em que os dois líderes discursaram. Os dois Presidentes aproveitaram a ocasião para lançarem uma iniciativa com o mote “avanço dos direitos trabalhistas na economia do século XXI”, que visa acabar com o trabalho forçado, o trabalho infantil, a discriminação no local de trabalho e também criar as bases para o futuro do emprego.

No final do encontro, Joe Biden terá ignorado, segundo alegam as publicações com base no vídeo, o homólogo brasileiro. Esta ideia vem subjacente a uma tentativa da oposição brasileira de demonstrar que Lula da Silva não tem uma forte presença diplomática e é visto como um pária entre os líderes mundiais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sem embargo, vários vídeos do encontro foram alterados. Num em específico, focando apenas Lula da Silva no momento da despedida entre os dois líderes, sugere que Joe Biden o ignorou de forma propositada, dando ainda a impressão de que o Chefe de Estado norte-americano sai do palanque inclusivamente mais cedo do que o homólogo.

No vídeo original, é possível perceber que Lula da Silva não tinha a intenção de cumprimentar Joe Biden.

Para além disso, a equipa de assessoria de Lula da Silva desmentiu as alegações de que Joe Biden terá ignorado Lula da Silva. Ao portal uol, os assessores clarificam que estava “previsto” pelo protocolo que cada um “saísse para seu lado”. “Lamentamos o uso de corte de vídeos sem contexto para desinformação.”

Conclusão

Ainda que em alguns vídeos partilhados nas redes sociais dê impressão de que Joe Biden ignora o homólogo brasileiro, tal não corresponde à verdade. Estava previsto, segundo a equipa de Lula da Silva, que os dois líderes abandonassem o palanque cada um para o seu lado. Adicionalmente, aquela atitude de desprezo pela parte do Presidente norte-americano nem sequer faria sentido, já que acabara de lançar uma iniciativa ao lado do Chefe de Estado brasileiro, num momento em que as relações entre Brasília e Washington parecem ser cordiais.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge