A partilha surgiu logo depois da primeira volta das eleições francesas, com uma imagem de chamas e fumo que, nesta publicação concreta, eram relacionados com o resultado da primeira volta das legislativas de 30 de junho. Nesse ato eleitoral,o União Nacional, o partido de extrema-direita liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella, ficou à frente.

“Começaram a incendiar Paris”, constava no texto divulgado por vários utilizadores das redes sociais. E continuava dizendo que o que se via na imagem era uma “resposta à vitória da direita nas eleições legislativas. Esquerdistas terroristas não aceitam que a França e a Europa decidiram abandonar as pautas esquerdistas que não deram certo”, acusava.

Mas a imagem partilhada nesta publicação foi desmentida pelo autarca de Seine-Saint-Denis na conta oficial do X, onde explica que a imagem partilhada nas redes sociais não tem nada a ver com o resultados das eleições. “Um vídeo de um incêndio em Bobigny circula atualmente nas redes sociais. Este incêndio teve lugar às 17h30 e não está, portanto, de forma alguma relacionado com o resultado das eleições legislativas”, consta no texto partilhado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na mesma publicação, acrescenta ainda um apelo “à responsabilidade coletiva” para que não sejam partilhadas “informações falsas”.

Tanto a primeira como a segunda volta das legislativas em França levaram a algumas manifestações nas ruas, com momentos de tensão associados. No entanto, o incêndio na imagem não é de um desses momentos. Na noite do domingo da primeira volta a comunicação social francesa deu conta de um protesto de 8 mil pessoas, reunidas na Praça da República em Paris depois de uma convocatória promovida pela Nova Frente Popular — a coligação de esquerda que ganhou a segunda volta das eleições.

Milhares de parisienses manifestam-se contra extrema-direita e pedem clarificação a Macron

Conclusão

A imagem não corresponde a protestos relativos ao resultado da primeira volta das eleições francesas. Isso mesmo foi confirmado pela prefeitura de Seine-Saint-Denis, na conta oficial do X em que diz que o incêndio aconteceu antes de esses resultados terem sido conhecidos, negando uma relação entre os dois eventos.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge