“Um cenário que só vais ver em Gaza.” É desta forma que é apresentado um vídeo que se tornou viral nas redes sociais nas últimas horas e que mostra uma multidão a perder de vista, com milhares de pessoas a dormir em sacos de cama. Numa publicação no Facebook alega-se que as pessoas a pernoitar ao relento são palestinianos e que, na última noite, “não tinham lugar para dormir”.
Ao fundo vê-se o nascer do sol, um rio e várias estruturas de palcos e focos de luz, elementos que já denunciam a descontextualização que está a ser feita das imagens. Na verdade, o momento foi registado há mais de dois meses, em Lisboa, no Parque Tejo, durante a Jornada Mundial da Juventude.
É possível localizar o vídeo original, partilhado no Instagram a 6 de agosto, com a seguinte descrição em espanhol: “Assim se passou a noite de um milhão e meio de jovens em Lisboa.” Também se conclui que o áudio original da gravação foi manipulado. Nas partilhas das últimas horas, o vídeo surge com um som falso sobreposto — ouvem-se pessoas a falar árabe e música oriental. Na gravação original, quase só são audíveis os passos de quem está a captar o momento do evento religioso. Ou seja, trata-se de uma tentativa de dar credibilidade à narrativa de que este é o registo de uma noite na vida de palestinianos deslocados devido ao escalar do conflito.
Depois da vigília com o Papa Francisco, que juntou cerca de 1,5 milhões de peregrinos no Parque Tejo, no dia 5 de agosto, milhares de jovens ficaram a pernoitar ao relento no recinto antes da missa de envio. A cerimónia estava marcada para o dia seguinte e foi uma das últimas atividades do evento religioso que trouxe o chefe da Igreja Católica a Portugal.
Desde o passado sábado, 14 de outubro, que milhares de palestinianos fogem do norte de Gaza em carros, camiões e carroças após o ultimato do Exército de Israel à população do norte da Faixa de Gaza para que se deslocasse para sul do enclave. Entretanto, a invasão da Faixa de Gaza por Israel ainda não se concretizou oficialmente, mas há milhares de habitantes de Gaza deslocados das suas casas, sem acesso a água potável, e hospitais que estão a entrar em rutura devido à escassez de medicamentos, equipamento médico e aos cortes de energia.
Conclusão
Um vídeo que está a emocionar milhares de utilizadores nas redes sociais por, alegadamente, mostrar milhares de palestinianos a pernoitar ao relento foi, afinal, captado no Parque Tejo, em Lisboa. As imagens, associadas erradamente ao conflito Israel-Palestina, mostram jovens peregrinos que participavam na Jornada Mundial da Juventude que trouxe o Papa Francisco a Portugal. Ou seja, não tem qualquer relação com a Faixa de Gaza ou com os seus milhares de habitantes que nos últimos dias deixaram para trás as suas casas, bens e o acesso a condições básicas de vida.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.