Desde que os ciclones Saola e Haikui devastaram várias zonas da China e Filipinas, muitos têm sido os vídeos partilhados nas redes sociais para provar a força do fenómeno natural — uns dizem que o vídeo é nas Filipinas, outros na Líbia e desde logo se percebe que a informação não é sustentada em qualquer meio fidedigno. As imagens do vídeo não são do ciclone em causa e, aliás, trata-se de uma compilação de mais do que um momento.
Uma pesquisa pelas imagens do vídeo revela que há momentos que nem sequer foram captados nas Filipinas: há excertos de um tornado em Jacksonville Beach, Flórida, em 2016; de um tornado em Andover, Kansas, em 2022; mas também um vídeo gravado durante uma tempestade na Tailândia. Desta forma, ainda que as publicações sugiram que as imagens foram gravadas nas Filipinas e em 2023, nem o local nem a data estão corretos.
No caso das primeiras imagens (uma das mais fortes da compilação) trata-se de um vídeo que foi publicado no YouTube no dia 8 de outubro de 2016 quando o furacão Matthew atingiu a Florida, nos Estados Unidos — e há até imagens em que o centro comercial surge de vários ângulos.
Além de todas as provas apontarem para a difusão de informações falsas — tendo em conta que os utilizadores das redes sociais sugerem que são imagens de um evento em específico, quando se trata de um conjunto de tornados e ciclones —, a página (RTsarovVideo) original em que foi partilhado o vídeo é clara: é uma conta com “as melhores edições de vídeos reais”.
De facto, não só os vídeos são verdadeiros como a partilha tem uma compilação de vários fenómenos reais. Pelo que se pode concluir que a página divulgou as informações corretas, o que não aconteceu com as partilhas desse mesmo vídeo.
O tufão Saola atingiu o extremo norte das Filipinas na última semana de agosto e deixou 6,4 milhões euros em danos na agricultura e mais de 46 mil deslocados, segundo as autoridades locais. O Conselho para a Redução e Gestão do Risco de Catástrofes filipino (NDRRMC) indicou que 387.242 pessoas foram afetadas no arquipélago.
Tufão Saola causa danos de 6,4 milhões de euros na agricultura nas Filipinas
Conclusão
Os vídeos há muito partilhados nas redes sociais nos últimos anos — onde se podem ver exatamente as mesmas imagens — provam que não há qualquer ligação entre um ciclone nas Filipinas em 2023 e a compilação em causa. O próprio autor do vídeo explica que a página faz compilações de vídeos reais, mas não refere qualquer ligação ao ciclone Saola. Portanto, as imagens não correspondem ao ciclone que atingiu as Filipinas no final do mês de agosto.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.