Atualizações em direto
  • 40.074 mortos em ataques israelitas a Gaza desde 7 de outubro

    Os ataques militares israelitas mataram 69 pessoas e feriram outras 136 nas últimas 48 horas, de acordo com informações prestadas pelo Ministério da Saúde palestiniano em Gaza, que é controlado pelo Hamas, escreve a Aljazeera.

    O número de vítimas desde 7 de outubro chega agora a 40 074 mortos e 92 537 feridos.

  • Hamas classifica otimismo do cessar-fogo de Biden como “ilusão”

    Um alto funcionário do Hamas rejeitou o otimismo de Biden depois de o líder norte-americano ter dito que o cessar-fogo em Gaza estava mais próximo após as conversações em Doha.

    “Dizer que estamos a aproximar-nos de um acordo é uma ilusão”, afirmou Sami Abu Zuhri, membro do gabinete político do Hamas, em comunicado enviado à AFP, e citado pela Aljazeera. “Não estamos perante um acordo ou verdadeiras negociações, mas sim perante a imposição de ditames americanos.”

  • Paz no Médio Oriente sem o Hamas? Sim, se controlar Gaza

    Ana Miguel dos Santos sublinha a ausência do Hamas na negociação do cessar-fogo: afinal, como poderá haver paz? Ainda, os mais recentes ataques ucranianos estão a envergonhar o Kremlin.

    Ouça aqui o novo episódio de “Gabinete de Guerra” da Rádio Observador.

    Paz no Médio Oriente sem o Hamas? Sim, se controlar Gaza

  • Dez mortos num ataque israelita no sul do Líbano

    O número de mortos na sequência de um ataque israelita na cidade de Nabatieh, no sul do Líbano, subiu para 10, segundo a NNA, a agência noticiosa estatal do país, citada no jornal The Guardian.

    Entre as pessoas que morreram estão duas crianças. Cinco ficaram feridas pelo ataque a um edifício residencial. As vítimas eram todas cidadãos sírios, segundo a agência.

    Os militares israelitas afirmaram que o ataque aéreo tinha como alvo um depósito de armas utilizado pelos militantes do Hezbollah.

  • Novas ordens de evacuação em Gaza após 15 mortos num ataque israelita

    O porta-voz das forças armadas israelitas, publicou no X instruções para que a população de algumas zonas do centro de Gaza, incluindo o distrito de Maghazi, perto de Zawayda, se desloque para uma zona humanitária designada. A informação consta no jornal The Guardian.

    A notícia surge depois de ser noticiado que pelo menos 15 palestinianos morreram e dezenas ficaram feridos num ataque israelita na cidade de Zawayda.

  • Blinken viaja a Israel para pressionar cessar-fogo

    O secretário de Estado norte-americano vai deslocar-se a Israel este sábado para pressionar um acordo de cessar-fogo em Gaza.

    Antony Blinken vai tentar garantir um acordo de tréguas e de libertação de reféns através da “proposta de ponte” apresentada pelos EUA na sexta-feira durante as conversações em Doha.

    O governo israelita espera que “pressão dos mediadores e dos EUA” levem Hamas a aceitar acordo de cessar-fogo. Já o grupo armado palestiniano responsabiliza Israel pelo facto de ainda não haver um acordo de cessar-fogo e explica que a sua recusa da nova proposta, apresentada pelos EUA, se deve ao facto de esta estar alinhada apenas com os interesses israelitas.

  • Bom dia,

    Bem-vindo ao liveblog do Observador em que acompanhamos toda a atualidade sobre a guerra entre Israel e o Hamas.

    Para recordar os desenvolvimentos desta sexta-feira siga este link.

    “A nova proposta dos EUA alinha-se com as condições dos ocupantes”, acusa Hamas

1 de 1