Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • O acompanhamento do funeral de Pelé termina aqui. Obrigada pela sua escolha.

    Boa noite!

  • Um cortejo de 15 quilómetros que era para ter demorado 40 minutos e demorou quatro horas: o último adeus a Pelé

    O cortejo fúnebre de Pelé tinha duração prevista de 40 minutos mas, entre 15 kms, uma paragem na casa da mãe do brasileiro e milhares de pessoas na berma, só chegou ao destino ao fim de quatro horas.

    Um cortejo de 15 quilómetros que era para ter demorado 40 minutos e durou quatro horas: o último adeus a Pelé

  • Filho agradece apoio dos brasileiros num momento de "dor". 140 pessoas no último adeus a Pelé

    Numa cerimónia reservada a familiares e alguns convidados, cerca de 140 pessoas, Pelé foi sepultado no Memorial Necrópole Ecuménica.

    O enterro, depois de um velório de 24 horas que contou com 230 mil pessoas, durou cerca de 25 minutos. À saída, segundo O Globo, um dos filhos do antigo futebolista deixou uma mensagem de agradecimento. “Eu queria, em nome da minha família, agradecer a todo mundo. A todo o amor, a todo o carinho, a todo o respeito. O sentimento maior de toda a família é gratidão. Junto com a dor, mas é gratidão. Então, muito obrigado a todos”, declarou, finalizando: “Agora, ele vai descansar”.

  • Hino do Santos no último adeus ao rei

    A entrada do corpo de Pelé no Memorial, onde será enterrado, foi acompanhada pelo hino do Santos.

  • Quatro horas depois, corpo de Pelé chega ao cemitério

    O cortejo com o corpo de Pelé chegou ao Memorial Necrópole Ecuménica, em Santos, por volta das 17h00 (horas de Portugal). O plano inicial previa que o caminho fosse feito em 40 minutos, devendo o enterro acontecer pelas 14hoo. Mas o número de pessoas nas bermas da estrada obrigou o camião a andar sempre em marcha lenta – e o percurso demorou quatro horas a ser feito.

  • A avenida que circunda o Maracanã, no Rio de Janeiro, vai passar a chamar-se Avenida Pelé

    A avenida que circunda o Maracanã, o histórico estádio brasileiro, vai passar a chamar-se Avenida Pelé. O anúncio foi feito por Eduardo Paes, autarca do Rio de Janeiro, no Twitter.

    “A Avenida Radial Oeste que circunda o Maracanã passará a se chamar amanhã de Avenida Pelé! O decreto sairá publicado no Diário Oficial de amanhã!”, escreveu Edaurdo Paes na rede social.

  • O cortejo fúnebre vai agora voltar para trás e realizar o percurso inverso até certo ponto, deslocando-se depois para o Memorial Necrópole Ecumênica, onde Pelé será sepultado numa cerimónia reservada à família.

  • O cortejo fúnebre já parou em frente à casa de Celeste Arantes, a mãe de Pelé

    O carro dos Bombeiros que transporta a urna de Pelé ao longo do cortejo fúnebre parou agora em frente à casa da mãe ao antigo jogador, Celeste Arantes. A mãe de Pelé, que completou 100 anos no passado mês de novembro, não apareceu na varanda nem junto às janelas.

    Na varanda, porém, surgiram alguns elementos da família do brasileiro — incluindo uma irmã, Maria Lúcia –, assim como vizinhos mais próximos.

  • As multidões na berma de estrada são uma constante à medida que o cortejo vai avançando

  • "O Pelé simboliza tudo aquilo que é a ascensão da espécie humana", disse Lula da Silva depois de ter estado no velório

    Lula da Silva esteve poucos minutos no velório de Pelé, participou na última missa de homenagem ao antigo jogador e não falou à comunicação social. Ainda assim, o presidente brasileiro deixou uma nota aos meios oficiais do Santos.

    “Pelé é muito especial, não tem como ficar comparando ele com ninguém, porque ninguém é comparável a ele, se tratando de jogador de futebol e de ser humano. Gostaria de que a molecada pudesse assistir sobre Pelé, porque ele vai ensinar muito sobre caráter, humildade, dignidade, ensinar as pessoas a serem mais humanistas, fraternas e solidárias. Isso é que o Pelé foi e o mundo deve a ele. Pobre, negro, num país onde o preconceito é muito grande”, começou por dizer Lula, recordando depois os encontros em que viu Pelé jogar.

    “Quem vai falar do Pelé agora não é o presidente, é um torcedor do Corinthians que foi assistir a muito jogo do Santos contra o Corinthians e viu o Corinthians perder muito para o Santos. Parece que o Pelé tinha uma obsessão em vencer o Corinthians. Mas tinha uma coisa muito importante no Pelé: ele obrigava a gente assistir a um jogo de futebol, porque muitas vezes a gente gosta de futebol e não só gosta de uma equipa, gosta de ver um bom futebol, o espetáculo”, acrescentou o presidente do Brasil.

    “O Pelé simboliza tudo aquilo que é a ascensão da espécie humana. Tudo o que a gente pode perceber da ascensão do ser humano, a gente vê Pelé. É um jogador que muito jovem ganhou um protagonismo extraordinário e o Pelé nunca ficou mascarado, nunca ficou de nariz empinado, sempre foi um cidadão humilde, sempre conversava de igual para igual com todo mudo. Não se deixava levar pelo brilhantismo, pela glória. Nos maiores momentos de glória, quando encontrava com a rainha da Inglaterra era o mesmo quando encontrava com qualquer um na rua”, terminou Lula da Silva.

  • O cortejo fúnebre está a aproximar-se da casa de Celeste Arantes, a mãe de Pelé

  • Era expectável que o cortejo demorasse 40 minutos. Já leva perto de uma hora e ainda está longe do fim

  • O momento em que a urna de Pelé foi colocada no veículo dos Bombeiros

  • Já começou o cortejo fúnebre pelas ruas de Santos. Estão milhares de pessoas nas ruas para, entre aplausos e vários cânticos, deixarem uma última homenagem a Pelé.

  • A urna de Pelé, que está coberta com uma bandeira do Brasil e outra do Santos, será transportada no topo de um veículo dos Bombeiros de Santos.

  • A multidão que já espera pelo início do cortejo pelas ruas de Santos

  • Cortejo fúnebre vai passar pela casa da mãe de Pelé

    A urna de Pelé está neste momento a ser retirada do relvado. O cortejo fúnebre vai passar pela casa da mãe do antigo jogador brasileiro, Celeste Arantes, que completou 100 anos no passado mês de novembro.

  • O momento em que a última pessoa entrou no velório de Pelé

  • Já terminou o velório de Pelé no estádio do Santos

    Já terminou o velório de Pelé na Vila Belmiro. Todos os presentes vão agora encaminhar-se para o cortejo pelas ruas de Santos e até ao Memorial Necrópole Ecumênica. O clube indica que passaram pelo estádio mais de 230 mil pessoas.

  • Terminada a missa, Lula da Silva já deixou o velório de Pelé

1 de 3