771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Afonso Reis Cabral

Convidado

Nasci em 1990 e escrevo desde que me lembro. Em 2005 publiquei o livro de poesia Condensação. Licenciei-me em Estudos Portugueses e Lusófonos e tenho mestrado na mesma área, ambos na FCSH. O romance O Meu Irmão foi publicado pela Leya no final de 2014. Estou em busca de um novo livro.

Artigos publicados

Governo

Os gordos

Não tinham acabado de negociar e já diziam a três bocas: eu só tenho uma boca; e já acenavam a seis braços: eu só tenho dois braços. O gordo percebeu que a engenhoca de três homens subiria à cadeira.
Literatura

Kamov

Quando escrevia só, voava direito ao objectivo e tinha a certeza de que a mão que guiava o voo era única, minha. Agora temo voar rente por me saber observado, tolhido pela trepadeira chamada orgulho.
Indústria

Osborn

Os operários, manchas humanas com capacetes amarelos, vergavam os ombros perto das catedrais. Alguns conservaram os olhos azuis com que nasceram, mas pouco mais. O amarelo escuro dos fornos engolia-os
Cultura

Amorzinho

O amigo repara no sorriso de mulher satisfeita escondido na meia-idade como flor em redoma. Até as mãos indicam um grande prazer, e íntimo, que força a saída pela expressão do corpo.
Férias

Boca Doce

Nesse dia, perdi o pé na dança com o mar. Quando tentava continuar, o fundo tornou-se mais fundo, as ondas mais intensas. Ainda que combatesse a corrente, esta queria levar-me ao colo para longe.
Cultura

Shakespeare na Pré-história

Não vale esconder que deram nomes às nossas espécies. Tu, Homo sapiens. Eu, Homo neanderthalensis. Agora sei que terias a cultura, o domínio da técnica, a religião. Eu tinha-te a ti.
Cultura

As gralhas

Onde poisam, comem e esgravatam. E quando se pensa que o texto foi finalmente catado dessa ave, ela volta num pairar que quase não toca nas palavras, e mesmo assim as descompõe.
Novo Acordo Ortográfico

O bicho

Eu sei. Repudiar o bicho já cansa. Mas é preciso fazê-lo, sob pena de o bicho nos repudiar a nós. Neste momento cabe uma ressalva para que o retrato fique mais claro. Esquecia-me de esclarecer. Claro
Poesia

Voltar à Feira

Perto da entrada, comprava o primeiro livro da Feira, mesmo que não me interessasse. É que outros também chegavam cedo, e cedo comprariam um livro. Escrevia "Primeiro livro da Feira" na folha de rosto
Amor

Pêlo-me por ti

O que ela tinha a mais, ele retirava do que a mais tinha. Ajustavam-se,nivelavam-se. Mais radicais do que quem faz tatuagens. Mantinham entre si uma marca, uma ligação que precisava de atenção e aparo
Literatura

Amo Fátima Bernardes

Não me leves a mal. Nada disto tem que ver connosco, com o nosso encontro. O mundo é que nos perturbou. Eles queriam a lágrima fácil, o carinho take-away, pronto a engolir.
Cultura

Não amachuques o fiambre

Pagaram de mãos dadas. Embora consternados pelo filho dos amigos, sentiam-se contentes, e nunca o admitiriam, por não terem sido eles a precisar de fiambre.
Língua

Forever young

Não há dia sem que o discurso dos eternos jovens nos perturbe. Os 30 são os novos 20, os 40 os novos 30, os 50 os novos 40. Só a minha avó não tem o privilégio de os 100 serem os novos 90.
Leitura

Só não é bom na cama

Os títulos que nunca nos interessariam expõem a lombada como animais sem medo, pedindo mão que os folheie. Não sei a quem terá pertencido, mas encontrei-o entre os meus livros.
Livros

Planeta X

Agora só me interessa o próximo livro, mas dar-lhe forma como? Chegar aonde?A escrita, neste momento, assemelha-se a uma viagem para um planeta desconhecido. Não há nada, nem oxigénio, entre mim e ela

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos