771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alexandre Franco de Sá

Convidado

Artigos publicados

25 de Abril

Outro “MFA”: Abril entre mito, frustração, anúncio

Chama-se "Abril pelas direitas" e é um livro que reúne textos e pequenos ensaios de 50 personalidades de muitas idades e orientações, à direita. Aqui fica o prefácio escrito por Alexandre Franco de Sá
Professores

Como acabar com a formação de professores

O que as medidas de emergência estabelecem é o desmantelamento de uma estrutura de formação de professores com limitações, mas honesta, coerente e estabilizada, em nome de uma ilusão de curto prazo.  
Universidade de Coimbra

A época da caça às bruxas

Por maior que seja a solidariedade para com os refugiados ou até o apoio do Governo à Ucrânia, tal não pode justificar que se torne admissível demitir alguém sumariamente por suposto delito de opinião
Ensino Secundário

Repensar a Filosofia no Ensino Secundário

Mais fáceis de avaliar externamente, sobrevalorizaram-se exercícios de lógica formal e inculcou-se a perspectiva de que a filosofia se reduz à formulação de argumentos sob o espartilho da formalização
Assembleia Da República

Identidade e memória: uma petição incómoda

A petição à Assembleia para a devolução da cidadania portuguesa aos antigos combatentes da Guiné não é apenas uma reparação, também permite interrogarmos as narrativas que nos ensinaram a reproduzir.
Guerra na Ucrânia

A Europa e o fim das ilusões

Sair do «paraíso» implica deixar de ver a vida por um ecrã e aceitá-la na sua condição afectada pelo tempo, pelo mal e pela morte. Significará também que vivemos num mundo onde nem todos somos amigos.
Legislativas 2022

A inutilidade do voto útil

A situação bizarra de o previsível vencedor nenhuma solução governativa oferecer à hipótese de não ter maioria absoluta poderia ser uma oportunidade para a direita, mas nesta a situação não é melhor.
Extremismo

Tolos, impostores e incendiários

Parece que, de quando em quando, é preciso lembrar aos arautos do radicalismo de esquerda que, como diz o povo, quem semeia ventos colhe tempestades.
Universidades

Sobre a crítica da crítica 

O manifesto dos 67 académicos contra Riccardo Marchi não conseguiu abster-se daquela “crítica” que consiste na fácil e sempre tentadora desqualificação intelectual e moral do adversário.
Colonialismo

Descolonizar a "lógica colonial"

As ciências sociais foram invadidas por um discurso híbrido que mistura ciência com activismo político. Por isso, quando abordam o nosso passado ultramarino, surgem apelos à purga do espaço público.
Identidade de Género

O "gender trouble" português

Para respeitar direitos de homossexuais ou transsexuais não é preciso apelar a uma “coligação de minorias sexuais” que se proponha tornar o Estado e a lei em agentes promotores de uma visão do mundo.
Política

Três desafios para o 5.7

Apesar das adversidades políticas, trata-se de despertar a direita acomodada e bocejante contra a hegemonia cultural de uma esquerda que, indisputada no espaço público, dociliza há décadas a sociedade
Filosofia Política

Fascismo é quando a esquerda quiser

As afirmações vazias e triviais de Rodrigues dos Santos apenas deviam fazer sorrir. Que suscitem tamanha fúria mostra apenas que Portugal precisa de uma cultura que forme para a discussão e a crítica.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos