Dark Mode 96 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

António Pimenta de Brito

Convidado

Artigos publicados

Recursos Humanos

A empatia tem de entrar no léxico das empresas

As pessoas são a vantagem competitiva. E por isso temos de tomar conta delas, criar e nutrir uma cultura de empresa forte, baseada na proximidade e na facilitação.
Coronavírus

Covid-19, formação e competências não técnicas

Quando enfrentamos esta pandemia, uma das competências importantes para lidar com ela é a resiliência, isto é, a capacidade de recuperar de um trauma ou período difícil e voltar para a saúde original.
Jovens

Quentin Tarantino e a Geração Z

Será que esta geração não percebe histórias sem história. Será que ainda não aprenderam que não é a história que conta mas a maneira como se conta? Tarantino é isso, a grande literatura é isso.
Religião

Ciências Sociais e Fé: inimigas ou complementares?

Numa era da "meditação", "rezar na era da técnica", como dizia Gonçalo M. Tavares, pode ser uma ajuda? A pedra de toque é a presença de todos e a partilha de ideias.
10 de junho

Quem tem um porquê encontra sempre um como

Tudo é mais fácil se encontrarmos um sentido. Vou aguentar tudo pois amo os meus filhos e vou providenciar por eles. Vou viver com confiança pois acredito que o conhecimento não é apenas o da ciência.
Democracia

O otimista é o novo revolucionário

Não navegar na maionese da desgraça, a qual também é cómoda, pois não nos responsabiliza a encontrar soluções. De resto este é um comportamento muito português, o “contentamento descontente” camoniano
Amor e Sexo

No casamento há mais ou menos sexo?

O que estamos a criar, jovens a viver relações virtuais? Uma geração que nunca teve tanta liberdade, arrisca em startups, pouco no amor e não se querem “agarrar"? Verdade, mas isso implica menos sexo.
Cinema

Amigos improváveis e a solidão dos revolucionários

O filme “Greenbook” é um hino a uma liberdade que pode fazer tudo, uma liberdade que, mesmo com condicionantes, não desiste das suas possibilidades, na busca pela felicidade, dignidade e amor.
Igreja Católica

Porque é que as organizações se corrompem?

Quando se chegou onde chegou na crise dos abusos os culpados não são só os abusadores mas os decisores que encobriram, os pais e educadores que não acreditaram nos relatos e quem sabia e não denunciou
Abusos na Igreja

Católicos anticlericais precisam-se

217
Tristemente e depois de vários países com centenas, milhares de casos e figuras altas da Igreja acusadas e condenadas, os negacionistas ainda existem. Sejam eles noutros países, mas no nosso também.
Amor e Sexo

Amor e sexo no século XXI

119
Se antes o convite era mais formal, depois caímos na obsessão do contacto físico imediato. Como resultado temos pessoas a sofrer porque sentem que fazem o que não querem, mas não sabem fazer diferente
Família

12 perguntas a Jordan Peterson sobre casamento

O casamento não é apenas uma vivência de duas pessoas numa casa, onde partilham contas e tratam de crianças. Nessa lógica, substituíamos os cônjuges por irmãos ou simples cuidadores de crianças.
Televisão

“Casados à primeira vista”: o que ensina e engana

141
É constrangedor e dá-me pena ver tantos destes concorrentes desesperados pela pressão que sofrem pois querem que tudo corra bem, mas não dão espaço ao outro, nem se conhecem a eles mesmos.
Família

Acho pior beijos na boca dos filhos /premium

2310
A prática cada vez mais comum de beijar os filhos na boca não será uma violência? Será que tal prática não vai prejudicar a sexualidade saudável que terão estas crianças em adultos?
Catolicismo

Sair do armário como católico

1646
Tal como não julgo um homossexual ou um muçulmano sem o conhecer, também se devia fazer o mesmo com os católicos praticantes. Não julgar antes de os conhecer. Mas será que isso acontece?
Família

Há solução para o casamento?

169
O problema do casamento está nos sonhadores, porque nos vendem promessas de felicidade fácil e barata, e nos cínicos porque nos matam o desejo e a esperança de um casamento exigente, mas feliz.
Família

O casamento tem a ver com amor e não com dever

128
A pergunta de qualquer pessoa, católica ou não, é: conseguirei eu ser feliz numa relação toda a vida, manter o romantismo e a minha individualidade, ao mesmo tempo que tenho filhos e trabalho?
Catolicismo

É mesmo melhor ser ateu do que católico hipócrita

163
A Bíblia é impiedosa com os hipócritas. No fundo, aqueles que dizem para fazer, mas não fazem, aqueles que cuidam da aparência, mas o “interior está cheio de rapina” (Mt. 23).
Comportamento

A crise do casamento em Portugal

Houve épocas em que a “maioria” defendia a escravatura, pelo que se não nos guiarmos por um direito natural, o jus naturale imutável de que os romanos falavam, ficamos reféns das maiorias a cada tempo
Cinema

Ainda “Silêncio”: é a defesa de uma fé privada?

Se me perguntassem hoje o que faria, diria que seguia a opção de Garupe, com toda a ajuda divina que isso comportasse, mas confrontado com a situação, quem garante o que seja?
A página está a demorar muito tempo.