330kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

António Pimenta de Brito

Convidado

Gestor, Licenciado em Língua e Cultura Portuguesa, MBA em Gestão, um segundo MBA em Gestão Aeronáutica; formação executiva em Comunicação e Media na Harvard Kennedy School

Artigos publicados

Sociedade

Mensagens, telefonemas e conversas difíceis

Hoje, à mínima discussão, não se tenta resolver. Desaparece-se sem dar explicações, remove-se a pessoa das redes e a mesma é relegada para o esquecimento.
Igreja Católica

Uma visão de marketing da missa em latim

Na Igreja existe diversidade, não a queiramos uniforme, mas unida. Podem e devem existir posturas “conservadoras” e “progressistas”, nesta tensão existiu luz.
Pandemia

Chernobyl, Boston, Hollywood, Wuhan?

O que liga a catástrofe de Chernobyl, o escândalo na Igreja Católica de Boston e o #Me Too em Hollywood? O encobrimento. É assim tão remota a hipótese de ter acontecido aqui o mesmo?
Pandemia

O vice-almirante Gouveia e Melo e a liderança

O horror que o mundo moderno trouxe à hierarquia, tão cara à instituição militar, trouxe o caos para todo lado. Líderes exaustos, equipas desmotivadas, sem rumo, em conflito.
Ensino Superior

Aulas online na universidade: solução temporária?

O mundo do trabalho está a mudar rapidamente. Se a universidade não segue esse ritmo, arrisca-se a tornar-se irrelevante como meio de preparação para o mercado de trabalho e para a vida.
Pais e Filhos

#podiatersidoeu, caso Noah e a Psicologia Positiva

É verdade que os pais estão hoje sujeitos a uma exigência atroz e vivemos numa sociedade egoísta, mas também não estavam noutros tempos em que nem existia eletricidade e internet e também era difícil?
Literatura

Knausgaard e a sua luta

Não há, em Knausgaard, aquele relato cínico do mundo em que há sempre algo de feio, falso e sem sentido, o torpor e o tédio. Não há aquela descrença em tudo na vida, tão pós-moderna e intelectual.
Arte

Afinal, Jesus pode ter sido preto?

A questão que se coloca com esta obra é: será que a arte tem de ser factual? E a sua coerência é interna ou externa? E será relevante retratar Jesus exatamente como era?
Sociedade

A comunicação empática nas crises – alguns casos

A lição que se tira destes casos é que dizer a verdade é sempre a melhor solução. Tal como a ação de reparação posterior. É um processo de resiliência aplicado às organizações e à comunicação de crise
Comportamento

Aprender a aprender com a Covid-19

Aprender é visitar o desconhecido. O desconhecido não é confortável, mas este processo de saída da zona de conforto pode passar de desconfortável a confortável.
Recursos Humanos

A empatia tem de entrar no léxico das empresas

As pessoas são a vantagem competitiva. E por isso temos de tomar conta delas, criar e nutrir uma cultura de empresa forte, baseada na proximidade e na facilitação.
Coronavírus

Covid-19, formação e competências não técnicas

Quando enfrentamos esta pandemia, uma das competências importantes para lidar com ela é a resiliência, isto é, a capacidade de recuperar de um trauma ou período difícil e voltar para a saúde original.
Jovens

Quentin Tarantino e a Geração Z

Será que esta geração não percebe histórias sem história. Será que ainda não aprenderam que não é a história que conta mas a maneira como se conta? Tarantino é isso, a grande literatura é isso.
Religião

Ciências Sociais e Fé: inimigas ou complementares?

Numa era da "meditação", "rezar na era da técnica", como dizia Gonçalo M. Tavares, pode ser uma ajuda? A pedra de toque é a presença de todos e a partilha de ideias.
10 de junho

Quem tem um porquê encontra sempre um como

Tudo é mais fácil se encontrarmos um sentido. Vou aguentar tudo pois amo os meus filhos e vou providenciar por eles. Vou viver com confiança pois acredito que o conhecimento não é apenas o da ciência.
Democracia

O otimista é o novo revolucionário

Não navegar na maionese da desgraça, a qual também é cómoda, pois não nos responsabiliza a encontrar soluções. De resto este é um comportamento muito português, o “contentamento descontente” camoniano
Amor e Sexo

No casamento há mais ou menos sexo?

O que estamos a criar, jovens a viver relações virtuais? Uma geração que nunca teve tanta liberdade, arrisca em startups, pouco no amor e não se querem “agarrar"? Verdade, mas isso implica menos sexo.
Cinema

Amigos improváveis e a solidão dos revolucionários

O filme “Greenbook” é um hino a uma liberdade que pode fazer tudo, uma liberdade que, mesmo com condicionantes, não desiste das suas possibilidades, na busca pela felicidade, dignidade e amor.
Igreja Católica

Porque é que as organizações se corrompem?

Quando se chegou onde chegou na crise dos abusos os culpados não são só os abusadores mas os decisores que encobriram, os pais e educadores que não acreditaram nos relatos e quem sabia e não denunciou
Abusos na Igreja

Católicos anticlericais precisam-se

Tristemente e depois de vários países com centenas, milhares de casos e figuras altas da Igreja acusadas e condenadas, os negacionistas ainda existem. Sejam eles noutros países, mas no nosso também.
A página está a demorar muito tempo.