771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Fernandes e Fernandes

Convidado

Artigos publicados

Serviço Nacional de Saúde

Salvar o SNS – compromisso possível?

Indiferente às sugestões de mudança tidas como violação da utopia fundacional dum SNS dominante, prevaleceu imobilismo e indiferença. Esta é a doença do SNS e pior que ter uma doença é ser uma doença.
Urgências

A urgência revisitada e a política de saúde II 

Tenho sérias dúvidas que equipas exclusivas para a Urgência devam ser a coluna vertebral dos serviços de urgência hospitalar. Receio um ardil estratégico que conduzirá a mais um nicho profissional.
Médicos

Ensino médico, três anos depois

Tenho dúvidas sobre a contabilidade dos médicos activos e da sua extrapolação directa para o sector público. As carências são globais, nalgumas especialidades ou em áreas geográficas definidas?
Ordem dos Médicos

As eleições na Ordem dos Médicos

Há um equilíbrio indispensável entre necessidades e qualidade da formação. O risco de formação insuficiente sem treino adequado será bem pior para a sociedade e a boa medicina.
Serviço Nacional de Saúde

A urgência revisitada e a política de saúde

Invoca-se que 50 a 60% da procura de urgência hospitalar em Portugal é falsa urgência, realidade diferente do panorama europeu. Mas não correspondem a falsas necessidades médicas das pessoas.
Eutanásia

Eutanásia revisitada

Ao Estado não compete decidir sobre a Vida e a Morte, apenas criar as condições para que a vida de cada cidadão possa fruir com liberdade e com acesso equitativo aos bens públicos fundamentais.
Coronavírus

Tempo de quarentena...

Só agora haverá uma reunião com a Associação que representa os prestadores privados. Porque não desde o início? O SNS português, como qualquer outro, não pode vencer sozinho esta batalha.
Eutanásia

Eutanásia. Necessidade ou logro?

Defender a Vida, prolongá-la com qualidade e minorar o sofrimento são pilares do alicerce moral, ético e profissional de todos, médicos, enfermeiros, os que fazem da Saúde o seu dever e missão.
Saúde

Médicos no SNS. Renovação ou prepotência?

Esta proposta governamental para a retenção dos Especialistas no SNS traduz um equívoco e uma prepotência, consubstancia uma visão totalitária da missão e do poder do Estado
Medicina

Os médicos devem submeter-se a recertificação?

O caso do bebé sem rosto. "Parece-me ser necessário, urgente e indispensável a implementação dum sistema de Recertificação Profissional na Medicina, como existe em outros países europeus e nos EUA".
Serviço Nacional de Saúde

Porque o SNS não é atractivo?

Nem os nossos conseguimos manter no serviço público. Muitos optam pelo sector privado ou emigração. Essa é a razão fundamental porque há tanta carência de profissionais médicos e de enfermagem.
Saúde

Ensino privado de Medicina. Será mesmo necessário?

Extrapolar que a falta de profissionais no SNS é consequência da insuficiente formação de médicos pelas oito escolas médicas existentes é um sofisma.
Serviço Nacional de Saúde

O poder da responsabilidade e a defesa da Saúde

O País precisa de um serviço público de Saúde, funcionante, exemplar, de referência e, simultaneamente, não poderá dispensar um sector privado competitivo e que se imponha pela qualidade e eficiência.
Serviço Nacional de Saúde

SNS: A educação médica deixou de ser prioritária?

O modelo do hospital universitário -- que tem sido peça fundamental mas não é suficiente -- necessita de reestruturação urgente, que corresponda à evolução da medicina moderna.
Serviço Nacional de Saúde

A Saúde – na encruzilhada do futuro

Quais as razões que conduziram a este presente inquietante e triste? A confusão entre o essencial, que é o direito constitucional e inalienável à Saúde, e o acessório, que é modelo operacional, o SNS.
Doenças Cardiovasculares

Uma questão de civilização

Nas doenças cardiovasculares é fundamental reconhecer que para certos procedimentos, pela sua raridade e mobilização de recursos, é melhor e mais rentável centralizar a sua execução.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos