Artigos publicados
Formação
Cuidadores profissionais, uma profissão emergente
A tarefa que temos pela frente é urgente, complexa e desafiadora. E não parece ser boa ideia deixar apenas ao legislador e aos serviços estatais a iniciativa de pensarem o futuro.
Ensino Superior
O ensino superior pós pandemia
123
A pandemia desencadeou a maior mudança do sistema de ensino dos últimos dois séculos, foi algo providencial, sem ela teríamos continuado entregues às velhas rotinas, agora há que potenciar o processo.
Sem-abrigo
Somos todos invisíveis
Que o problema dos sem-abrigo não é fácil de resolver, há muito que está comprovado. Ele é de responsabilidade coletiva e o primeiro passo cabe aos municípios, assegurando que ninguém dorme na rua.
Ensino Superior
Voltar à normalidade no ensino superior
O ensino reagiu de forma excelente aos desafios do confinamento e este terá sido um setor onde a Covid-19 acabou por ter influência positiva ao obrigar a um salto quântico na utilização de tecnologias
Cuidados de Saúde
Os novos profissionais dos cuidados pessoais
113
No futuro, o país e o mundo vão ter de lidar com um problema novo, nunca antes experimentado, que é haver milhões de pessoas com limitações severas de autonomia que necessitam de quem as cuide.
Serviço Nacional de Saúde
Descida ao inferno das urgências hospitalares
682
Mal podia imaginar que ao levar o meu pai à urgência na busca de solução para o mal que o acometera, uma pneumonia ali diagnosticada, o estava a levar para um verdadeiro inferno terreno e para a morte
Serviço Nacional de Saúde
Um gestor dedicado em saúde
Num sistema estatal de saúde não e fácil passar a ideia de que os profissionais possam ser contactados diretamente pelos utentes, quando estes julgam necessário, mas nada melhor do que experimentar.
Ensino Superior
Ensino superior, acesso, qualidade e emigração
Dizer que os nossos diplomados não devem ir para o exterior é igual a não aceitar a vinda de estrangeiros qualificados, que são milhares. O mercado de trabalho tem cada vez mais dimensão internacional
Serviço Nacional de Saúde
Prioridade à saúde
Bastam dois números: 47% dos portugueses não têm acesso aos serviços de saúde por falta de condições financeiras (OCDE) e 25% do orçamento da Saúde é gasto em desperdícios de toda a espécie (Lancet).
Professores
Fantasias escolares
669
O problema de fundo é que a escola atual é uma escola onde tudo se relativiza, tudo se aceita, tudo se permite, como se ela pudesse funcionar sem estar balizada por um quadro de valores básicos.
Ensino Superior
Sistema de acesso ao ensino superior está obsoleto
689
O sistema de acesso é elitista e prejudica gravemente os estudantes oriundos de meios económicos e socialmente mais desfavorecidos. Para além disso perturba o funcionamento de todo o ensino secundário
Universidades
A contrainformação e o ensino superior privado
Agarrados à ideia de que funções do Estado são serviços prestados por este, atiram-se aos privados na educação, saúde e serviços sociais, onde quer que o domínio do funcionalismo fixe votos e maiorias
Cooperação económica
De braço dado com Angola
O momento político angolano é propício à criação de laços baseados na reciprocidade e na igualdade de tratamento, sem complexos de nenhuma espécie. A história foi o que foi, o presente está em curso.
Educação
Ensino privado, de supletivo a parceiro
104
O Estado é necessário, mas o seu longo braço não pode sufocar o país. No ensino a liberdade de escolha é irrevogável e o ensino privado deve ser um parceiro e não um apêndice supletivo e discriminado.
Cuidados de Saúde
Cuidadores e assistentes. Os informais e os outros
522
A esmagadora maioria dos cuidadores e assistentes pessoais informais são familiares e deveriam ser chamados cuidadores familiares. Isso só não sucede porque se tenta desvalorizar o papel das famílias.
Liberdades
Pela liberdade de estudar no ensino superior
Quando o mundo muda a uma velocidade estonteante, forças poderosas, que passam por progressistas, continuam a amarrar o país a um Estado todo-poderoso e financeiramente insaciável.
Educação
Brincar à autonomia das escolas
Como é hábito, nada é avaliado, legisla-se, passam-se competências instrumentais e logísticas para as autarquias, mas não se realizam os estudos de impacto de tais medidas. O legislador é omnisciente.
Propinas
Os ricos que paguem a crise
356
Se as famílias com filhos no ensino superior estatal deixassem de pagar propinas seriam todos os contribuintes que as passariam a pagar, incluindo os que pagam propinas no ensino superior privado.
A página está a demorar muito tempo.