José Manuel Silva

Convidado

Artigos publicados

Professores

Fantasias escolares

669
O problema de fundo é que a escola atual é uma escola onde tudo se relativiza, tudo se aceita, tudo se permite, como se ela pudesse funcionar sem estar balizada por um quadro de valores básicos.
Ensino Superior

Sistema de acesso ao ensino superior está obsoleto

689
O sistema de acesso é elitista e prejudica gravemente os estudantes oriundos de meios económicos e socialmente mais desfavorecidos. Para além disso perturba o funcionamento de todo o ensino secundário
Universidades

A contrainformação e o ensino superior privado

Agarrados à ideia de que funções do Estado são serviços prestados por este, atiram-se aos privados na educação, saúde e serviços sociais, onde quer que o domínio do funcionalismo fixe votos e maiorias
Cooperação económica

De braço dado com Angola

O momento político angolano é propício à criação de laços baseados na reciprocidade e na igualdade de tratamento, sem complexos de nenhuma espécie. A história foi o que foi, o presente está em curso.
Educação

Ensino privado, de supletivo a parceiro

104
O Estado é necessário, mas o seu longo braço não pode sufocar o país. No ensino a liberdade de escolha é irrevogável e o ensino privado deve ser um parceiro e não um apêndice supletivo e discriminado.
Cuidados de Saúde

Cuidadores e assistentes. Os informais e os outros

522
A esmagadora maioria dos cuidadores e assistentes pessoais informais são familiares e deveriam ser chamados cuidadores familiares. Isso só não sucede porque se tenta desvalorizar o papel das famílias.
Liberdades

Pela liberdade de estudar no ensino superior

Quando o mundo muda a uma velocidade estonteante, forças poderosas, que passam por progressistas, continuam a amarrar o país a um Estado todo-poderoso e financeiramente insaciável.
Educação

Brincar à autonomia das escolas

Como é hábito, nada é avaliado, legisla-se, passam-se competências instrumentais e logísticas para as autarquias, mas não se realizam os estudos de impacto de tais medidas. O legislador é omnisciente.
Propinas

Os ricos que paguem a crise

356
Se as famílias com filhos no ensino superior estatal deixassem de pagar propinas seriam todos os contribuintes que as passariam a pagar, incluindo os que pagam propinas no ensino superior privado.
A página está a demorar muito tempo.