814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Julie Machado

Convidado

Artigos publicados

Natalidade

Este país não é para bebés

Mulheres grávidas cada vez se sentem com menos opções. Não admira a taxa de cesarianas estar sempre a subir e a taxa de natalidade estar sempre a descer.
Voluntariado

Todas as vidas valem a pena

A nossa sociedade, que confunde sucesso e prazer com felicidade, acaba por descartar as vidas que não serão capazes disso ou que as impedirão disso.
JMJ 2023

Levaram-me até ao Papa

Depois do Covid dizem-nos o oposto do cristianismo: protege-te, salva-te, afasta-te dos outros, fica sozinho, não visites familiares no hospital, o mais “responsável” é conservares a tua saúde física.
Afeganistão

Os talibãs detestam música

A música está no nosso corpo e está no Corão. Não há razão nenhuma para a proibirem, mas dizem que não é boa. Existem muitos países muçulmanos, mas só no Afeganistão é que a música é proíbida.
Estados Unidos da América

O que os atiradores têm em comum

Existem armas de fogo e homens novos em posse de armas há mais de dois séculos nos EUA. Disparar contra inocentes num desfile é fenómeno recente e é preciso perturbação psicológica grave para o fazer.
Democracia

Ir para a política é Ir para a guerra

Os Estados totalitários não acontecem de um dia para o outro. Começam com pequenas limitações de liberdade de expressão e com medidas de controlo que se tornam progressivamente maiores.
Sociedade

5 razões porque não queremos a eutanásia

A reflexão perante a morte e o acompanhamento de familiares e amigos podem ser momentos inesquecíveis de manifestação de amor, de reconciliação familiar, que não serão possíveis na morte por eutanásia
Eleições EUA

A eleição americana é uma luta de ideias

Os portugueses que veem os Estados Unidos apenas através de um canal de notícias, podem ficar surpreendidos com os resultados da eleição presidencial americana. Não deviam.
Pandemia

Morrer de Covid não, mas sim de solidão

A prioridade é clara: minimizar a propagação da Covid-19. Excelente propósito! Mas à custa de quê? Nos lares, esta prioridade parece ser a primeira e a única.
Educação

Alunos de Quadro de Honra chumbados

Por que razão dois alunos naturais de Famalicão, ambos com média de 5 valores, foram chumbados não um, mas dois anos escolares? Por um despacho assinado pelo secretário de Estado da Educação.
Liberdade Religiosa

O que é a Liberdade Religiosa?

O Estado não pode dizer à Igreja se pode ou não celebrar missas, comungar de uma maneira ou outra. Também não deve dizer a Muçulmanos como se devem prostrar ou como devem desinfectar o chão.
Ensino básico

Uma Tragédia Grega para o 8º Ano

Um apelo a pais, professores e ao Ministério de Educação: substituam a peça de teatro “Vanessa Vai à Luta”, manifestamente ideológica e redutora, por uma peça clássica, como a “Antígona” de Sófocles.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos