771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nuno Cerejeira Namora

Convidado

Artigos publicados

Banca

Não fechem o meu banco!

O encerramento de balcões não é só uma questão de rentabilidade; é uma perda tangível para as comunidades locais, onde as relações pessoais e a acessibilidade a serviços essenciais ficam comprometidas
Justiça

Amnistia laboral? Não, obrigado

A amnistia não deve ser uma solução simplista. Deve ser precedida por um debate profundo e aberto, que parece que foi esfumado pela discórdia sobre o investimento nas Jornadas Mundiais da Juventude.
Universidade de Coimbra

Mais putinistas que o Putin

Combater o regime putinista passa por conservar a nossa bússola moral e por não cedermos à sensual tentação de prevalecermos dos mesmos meios antidemocráticos que afirmamos vitimar o povo russo.
Código do Trabalho

Simplex para justificação de faltas por doença

É preciso ter consciência de que para resolver o problema da sobrecarga dos centros de saúde não se pode criar todo um novo problema à volta da justificação das faltas por doença.
Mundial 2022

Sportswashing no Qatar

É cada vez mais comum que os países que se candidatam a organizar um Mundial estejam sobretudo interessados em usar o desporto como arma de soft power para construir uma imagem internacional positiva.
Tecnologia

Digitalização e impunidade. Jornalismo e morte

Espero que a criação de condições de segurança e competição no ambiente digital, associado à defesa inveterada dos media na sua missão de interesse público, dê um novo impulso à comunicação social.
Polícia Judiciária

Vergonhoso Sr. Director. Lamentável Ilustre Colega

Luís Neve deve vários pedidos de desculpa: como Director da PJ, aos seus subordinados; como advogado, aos seus Colegas; como titular de um cargo público de elevada responsabilidade a todos os cidadãos
Futebol

Lápis verde

Que o clube ainda não tenha retirado a “queixinha”, desautorizado o seu informador/delegado e pedido desculpa à jornalista (aliás, a todos os jornalistas) é totalitário e perigosamente antidemocrático
Ordem dos Médicos

A ministra problema ou o problema da Saúde

Se o Ministério não parar com esta forma de governação absolutista, beligerante e autista, o regulamento para as equipas das urgências vai ser “chumbado”. E a Ordem dos Médicos recorrerá aos Tribunais
Uber

Uber: as moscas, o mel e o vinagre

E assim se fez um negócio: com os elevados financiamentos dos investidores a Uber subsidiava a procura e a oferta, transformando a plataforma digital num elemento imprescindível do modo de vida urbano
Médicos

Os médicos são parvos

Neto, sobrinho e marido de médicos, profissão que aprendi a respeitar, garanto que não são parvos. Mas por tão mal serem tratados pelos governantes sempre pedi aos meus filhos: não queiram ser médicos
Trabalho

Commodities e lay off

A insuficiência do lay off previsto no Código de Trabalho ditará o resgate do lay off simplificado, instituto que melhor resposta dará a esta nova crise que todos já sentimos.
Tribunal Constitucional

Constitucional chumba deputados

Que este decreto tenha sido aprovado na AR, prova que o populismo penal, que grita freneticamente pelo “reforço da investigação”, não anda já só nas cabeças dos juízes dos tribunais superiores.
Justiça

A magistratura do espectáculo

Esta tentação para o espectáculo penetra os fundamentos do consenso social, corrói as bases do Estado de Direito e destrói a percepção (já má) que os cidadãos têm da Justiça.
Direito

Vacinação obrigatória no trabalho?

Questão pertinente é a de saber se uma entidade empregadora, em lugar de exigir que os seus subordinados se vacinem, lhes pode exigir que, com determinada regularidade, se testem contra a Covid-19.
Direito

Não pagar salários é crime de abuso de confiança

Uma das questões que se tem levantado na aplicação do layoff, é se o montante pago pela Segurança Social às empresas pode ser utilizado para outros fins.
Futuro

A Tecnologia e o Orgulho da Civilização

Em 2017, a economia digital representou 4,6% do PIB português contra 13,8% no Reino Unido. A expectativa de que este valor venha a crescer ao longo da da próxima década é enorme.
Sindicatos

Vivam as greves livres

Estes movimentos têm de ser encarados como o sintoma de um mal maior: a falência do sindicalismo tradicional e a sua incapacidade de dar resposta às legítimas aspirações dos seus filiados.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos