Dark Mode 96,2 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

José Manuel Oliveira Antunes

Convidado

Artigos publicados

Crescimento Económico

Cinco perguntas a António Costa e Silva

Onde iremos encontrar o dinheiro para tudo o que estamos a gastar? Só pode ser no futuro que criarmos hoje. Doutro modo, no próximo desastre, estamos de novo de mão estendida.
Negócios

Terra de grandes oportunidades… para os outros

286
A propensão portuguesa, para a celebração de contratos ruinosos com estrangeiros parece estar a revelar-se de tal modo recorrente que, provavelmente, também é um novo normal, como a pandemia.
Futebol

Extinguir as claques: ponto final

Para aquilatar se uma associação ou grupo de pessoas, promove ou não a violência, o factor de avaliação tem de ser a sua prática. E a prática das claques é sem dúvida o culto e a promoção da violência
Novo Banco

O contrato com a Lone Star é segredo de Estado?

A leitura da lei só pode levar-nos a concluir que o contrato de venda do Novo Banco ao Fundo Lone Star não preenche nenhum requisito que legalmente o possa classificar como segredo de Estado.
Tribunais

Os tribunais vão reabrir: alguém vai dar por isso?

158
No essencial, o nosso sistema judiciário vive ainda com a mentalidade do Séc. XIX. Muita altivez, muita arrogância e bastante indiferença.
Coronavírus

Receita para vencer: ciência e democracia

Quais as consequências na procura das novas condições de teletrabalho, que veio para ficar? Voltará a haver turismo de massa? As pessoas viajarão tanto? Os hábitos culturais e sociais serão os mesmos?
Coronavírus

A Europa no pau da roupa

Exemplo claro da completa desorientação europeia foi o fecho de fronteiras para conter o contágio, como se estivéssemos em 1945. Fosse a UE mesmo uma União teria ficado pelo fecho de zonas ou cidades.
Crescimento Económico

O mistério do PIB português

149
É de facto preocupante, que Portugal seja hoje um dos países que mais depende do turismo. Hoje, o turismo vale 20% das exportações e um valor assustador de 58% das exportações na área dos serviços.
Alemanha

Turíngia:linha vermelha na casa do leão ludovingio

É só um palpite, mas parece-me que muitos dos eleitores do PCP, PS, PSD e CDS até entenderiam muitas das propostas da AfD como razoáveis numa sociedade constitucionalmente laica como a nossa.
Racismo

Lei e preconceito: um casamento difícil

A luta contra a discriminação racial é das mais difíceis porque, como dizia há 200 anos Tocqueville, a discriminação e o preconceito ainda são a “corrente geral” do pensamento da maioria das pessoas.
Guerra

De Heydrich a Soleimani: verdades e consequências

É certo que o assassinato de Heydrich em pouco ou nada influiu o curso da II Guerra mas suscitou tremendas represálias. Costuma dizer-se que quem ignora os erros do passado está condenado a repeti-los
Brexit

Brexit: Winston, Boris e o dilema escocês

Ainda que o Parlamento Britânico autorize novo referendo e desse referendo saia a decisão de abandonar o Reino Unido, não se vê como possa a Escócia integrar a União Europeia. A Espanha nunca aceitará
Alterações Climáticas

Salvar o planeta? Fique em casa!

172
Ter 225 mil voos em 24 horas, na maioria ocupados por viajantes ou turistas que são as mesmas pessoas que empenhadamente vão as manifestações contra as alterações climáticas, não deixa de ser bizarro.
União Europeia

Imigração: um continente dividido

Na imigração, os partidos democráticos tradicionais vão-se comportando como sonâmbulos, adiando todas as decisões, aguardando que o assunto se resolva sozinho, quando sabem que isso não vai suceder.
Programa de Governo

Programa do Governo: contra factos há argumentos

Contra todos os factos, do fraco crescimento à continuada permanência de Portugal na cauda da Europa, o Estado e a Administração Pública são, para este governo, o motor do desenvolvimento nacional.
Médio Oriente

Turquia: o elefante na sala

A atitude de Pôncio Pilatos de Donald Trump tem, pois, muito relevantes antecessores históricos. Ele é apenas mais um líder ocidental a trair os curdos, na boa tradição europeia.
Administração Pública

Degradação dos serviços públicos: a cadeira vazia

A administração pública portuguesa é ineficiente e nunca logrou deixar de o ser, tenha mais ou menos verba. Por isso, colocar mais dinheiro em cima de “mau dinheiro” nunca resolveu nada em sítio algum
Greve

A greve e o “estado de necessidade desculpante”

119
No caso de falhanço das medidas tomadas pelo Governo cada cidadão, face a um evento concreto que o afecte, terá de decidir se se justifica ou não a prática de actos que noutra situação seriam ilícitos
Concursos Públicos

Como se contratam golas e outros “barretes”

143
O caso das golas de poliéster é só um exemplo entre muitos outros bem mais graves em que a administração central e local são quotidianamente prejudicadas por negligência dos seus próprios funcionários
A página está a demorar muito tempo.