A ordem das estações e as leis dos elementos que até agora governaram o mundo começam a cair num caos eterno que anuncia o fim do género humano. Assistimos a sinais e prodígios, coisas espantosas e terríveis, aflições diversas mas que se ligam umas às outras. Disformidades monstruosas da natureza anunciam discórdias. Não há já tempos propícios para as sementeiras, por todo o lado há chuvas excessivas, inundações, secas desastrosas, epidemias, fome terrível. Os elementos hostis batalham uns contra os outros, castigando a insubordinação dos homens.

A ciência explica tudo isto, explica que as nações humanas se desviaram do seu curso recto e caminham para o abismo, sob o comando do miserável Donald Trump, que, nos quatro cantos da terra, conta com modernos Gogue e Magogue para perfazer a sua obra de destruição. Os cientistas interpretam de forma clara e evidente todos estes sinais. Só eles têm a capacidade de levar consigo todo o povo humano à perfeição, afastando-o da desavergonhada avidez, da desenfreada cupidez capitalista que faz o sangue cobrir-se de sangue. Os negacionistas, seduzidos pelo espírito enganador, que trabalha insidiosamente para desviar os bons da sua via recta, são os agentes do desânimo e da perversão doutrinal. Membros do corpo científico atingidos por um inominável mal, deverão ser excomungados, para que a podridão que consigo trazem não se propague mais.

O desregramento do universo exorta à penitência. Exigem-se ritos de purgação. As regras de vida que até aqui eram apenas seguidas nos claustros pelos monges, pelos especialistas das macerações e da abstinência, deverão agora ser uso comum. Mas nada disto será em vão. Uma Nova Aliança entre os seres humanos e a terra daí advirá, a acção climática trará consigo uma nova Primavera que porá fim à desordem das estações e ao desenfreado combate dos elementos.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.