O valor de um ministro para o próprio & amigos é incalculável: não há fonte de riqueza privada como a utilização dos poderes e recursos do Estado. Mas se há apropriação privada de valor por uso de um cargo público, qual será o valor desse posto para a comunidade? Qual será o valor, para o povo, de um ministro “que se serve”?
Uma das respostas mais profundas a esta questão foi-nos dada, há já muito tempo, por Nasruddin Hodja, um filósofo sufi turco que floresceu no século treze e medra ainda hoje no legendário popular. Conta-se que um dia o sultão, preocupado com o seu próprio valor, o chamou e lhe terá dito:
—Nasruddin, tu que és um filósofo e um místico, que percebes o insondável e consegues ponderar o que não tem peso, diz-me: qual é o meu real valor? Quanto achas que valho?
Nasruddin terá considerado a questão por momentos e respondido:
—Sem querer ser muito preciso, penso, ó Sublime Porta, que deverás valer perto de nada.
O sultão terá ficado siderado por momentos, mas, recompondo-se, irou-se e berrou:
—O quê? Só o cinto com diamantes engastados que aperta a minha túnica vale duzentos dinares!
—Eu sei, meu Senhor, terá respondido Nasruddin, e já o inclui na minha avaliação.
Se o sultão fez a pergunta de um ponto de vista pessoal, Nasruddin deu-lhe uma resposta considerando o interesse público. Se, do ponto de vista do povo, sultão mais cinto não vale nada, é porque o sultão, em si, tem valor negativo. É o que, na gíria atual, se chama um ativo tóxico. Ativo tóxico é um ativo que dá mais despesa que rendimento. Ou que só dá despesa e não dá rendimento. Algo que, na verdade, seria melhor não ter. Portanto, seria melhor para o povo não ter sultão.
E a razão é que o cinto com diamantes, bem como todas as outras riquezas do sultão, foi adquirido com dinheiro tirado ao povo pelo governo, fosse através de impostos, fosse através de outros métodos extorsionários. Quanto menos valioso fosse o cinto, mais valioso seria o sultão porque menos teria sido tirado ao povo. Por outro lado, quanto mais rico fosse o sultão menor seria o seu valor para o povo, porque mais lhe tirara. Para o povo, o sultão só passaria a valer algo mais que nada quando começasse a dar-lhe algo mais do que lhe tirava.
E em Portugal, quanto suga o Estado ao povo? Quanto valem Centeno & Costa para os portugueses? Serão também eles ativos tóxicos?