455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

José Miguel Pinto dos Santos

Convidado

Artigos publicados

Vladimir Putin

Estado de direito dá vitória a Putin

Quando a obrigação de cumprir a lei, e a licença para não a cumprir, se torna arbitrária e fica dependente da opinião e do sentimento volátil de umas quantas pessoas isso é despotismo e tirania.
Crónica

É a culpa do bisturi?

Que pensar da recente construção em Moscovo de um monumento a honrar as bombas nucleares soviéticas? Quem são os heróis8? Os instrumentos, ou quem os utiliza?
Eutanásia

De Z a A — Léxico de um cínico: homicídio

A legalização da eutanásia é um projeto legislativo que sofre morte lenta e penosa há anos nos corredores do poder devido à impiedade, dureza de coração e encarniçamento político-terapêutico do ps/d.
Universidades

Kiss’n screw

Não será altura de nos deixarmos de piedades anacrónicas e aceitar que os sistemas juridico’n judicial têm por função legitimar o interesse dos mais fortes, dos mais poderosos, dos mais konectados?
Aborto

O pecado do sr. cardeal

Ao afirmar publicamente que a enormidade do pecado do sr. Biden não é um “caso extremo”, o sr. cardeal será que não está a trair as suas obrigações pastorais para as outras noventa e nove ovelhas?
Sociedade

Visão sínica do estado da “nossa” nação

Será socialmente responsável emigrar para o capitalismo sem antes partir os dentes ao socialismo no nosso país? Não demonstrará isso falta de civismo?
Política

Ministros portugueses vistos por um samurai

Não é bom ser-se ministro ladrão. Nem para o próprio. Nem para o estado. Nem para a nação. Mas há pior que um ministro ladrão.
Sociedade

Como a avozinha tratou o fake

A proliferação do fake é produto da crise epistemológica que afeta o mundo ocidental: não aceitar que a Verdade exista, nem que ela existe para ser descoberta pelo Homem.
Socialismo

Saúde socializada: o utente não escolhe

Num sistema socialista as preferências dos utentes são sempre ingeríveis. É esta incapacidade de gestão que torna o socialismo impróprio para consumo humano.
Sociedade

De transitu ad mulieres

A massa corporal é outra ‘construção social’ que também tem sido usada como instrumento de discriminação em inúmeras circunstâncias. Por exemplo, o plano de vacinação Covid-19 do SNS.
Eutanásia

Defensores da guilhotina química

Temos portanto que os nossos srs. deputados são a favor da decapitação mas contra a castração, quando químicas. Uma porque é "humana", a outra porque é "desumana".
Sociedade

Lei é moralidade

Segundo a melhor jurisprudência, leis injustas ou imorais não só não obrigam, mas nem sequer são verdadeiras leis, mesmo que aprovadas por unanimidade e promulgadas pelo sr. dr. Marcelo.
Pandemia

A tracking app que eliminou a pestilência

O sucesso da aplicação móvel de rastreio stayaway covid em fazer com que a pandemia não atravesse a raia, não é único na história da humanidade.
Pandemia

A máscara da irresponsabilidade

Porque não legislar também a prevenção de constipações e resfriados proibindo mini-saias e impondo o uso obrigatório de meias por períodos (renováveis) de setenta dias?
Economia

Subsídios para um projeto de reindustrialização

Será que o aparato regulatório neo-soviético, a celeridade trabantiana do sistema judiciário e a voracidade pantagruélica do sistema fiscal não constituem constrangimentos à nossa reindustrialização?
Economia

Duas vantagens da planeada reindustrialização

Para uma economia terciária a industrialização será muito provavelmente uma marcha-atrás, um caminho para o empobrecimento: não só um “ó tempo volta para trás”, mas também um “ó PIB volta para trás”.
Crónica

Atirar dinheiro aos patos

Um ministro português trata os impostos cobrados com a seriedade de um feirante, o profissionalismo de um canalizador e a constância de uma borboleta.
Crónica

Imprevisibilidade

Poucas coisas nos tiram tanto a paz e o gozo neste mundo que a infelicidade de ter leis tributárias, maridos ou mulheres, ou governos imprevisíveis ou erráticos — seja por estratégia ou incompetência.
Dívida Pública

O preço que pagamos

Sísifo é, no seu castigo eterno, o nosso modelo. O preço que pagamos por elegermos os Sísifos que nos governam, é termos de carregar o enorme pedregulho da dívida pública até ao cúmulo de um resgate.
Racismo

Um grande Chefe

As dezenas de milhares de índios que eram escravos do Chefe Seattle e dos outros caciques nativos não contam para as estatísticas dos académicos modernos? Claro que não.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.