234kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

José Miguel Pinto dos Santos

Convidado

Artigos publicados

Socialismo

Saúde socializada: o utente não escolhe

486
Num sistema socialista as preferências dos utentes são sempre ingeríveis. É esta incapacidade de gestão que torna o socialismo impróprio para consumo humano.
Sociedade

De transitu ad mulieres

721
A massa corporal é outra ‘construção social’ que também tem sido usada como instrumento de discriminação em inúmeras circunstâncias. Por exemplo, o plano de vacinação Covid-19 do SNS.
Eutanásia

Defensores da guilhotina química

865
Temos portanto que os nossos srs. deputados são a favor da decapitação mas contra a castração, quando químicas. Uma porque é "humana", a outra porque é "desumana".
Sociedade

Lei é moralidade

622
Segundo a melhor jurisprudência, leis injustas ou imorais não só não obrigam, mas nem sequer são verdadeiras leis, mesmo que aprovadas por unanimidade e promulgadas pelo sr. dr. Marcelo.
Pandemia

A tracking app que eliminou a pestilência

334
O sucesso da aplicação móvel de rastreio stayaway covid em fazer com que a pandemia não atravesse a raia, não é único na história da humanidade.
Pandemia

A máscara da irresponsabilidade

1699
Porque não legislar também a prevenção de constipações e resfriados proibindo mini-saias e impondo o uso obrigatório de meias por períodos (renováveis) de setenta dias?
Economia

Subsídios para um projeto de reindustrialização

370
Será que o aparato regulatório neo-soviético, a celeridade trabantiana do sistema judiciário e a voracidade pantagruélica do sistema fiscal não constituem constrangimentos à nossa reindustrialização?
Economia

Duas vantagens da planeada reindustrialização

451
Para uma economia terciária a industrialização será muito provavelmente uma marcha-atrás, um caminho para o empobrecimento: não só um “ó tempo volta para trás”, mas também um “ó PIB volta para trás”.
Crónica

Atirar dinheiro aos patos

421
Um ministro português trata os impostos cobrados com a seriedade de um feirante, o profissionalismo de um canalizador e a constância de uma borboleta.
Crónica

Imprevisibilidade

371
Poucas coisas nos tiram tanto a paz e o gozo neste mundo que a infelicidade de ter leis tributárias, maridos ou mulheres, ou governos imprevisíveis ou erráticos — seja por estratégia ou incompetência.
Dívida Pública

O preço que pagamos

807
Sísifo é, no seu castigo eterno, o nosso modelo. O preço que pagamos por elegermos os Sísifos que nos governam, é termos de carregar o enorme pedregulho da dívida pública até ao cúmulo de um resgate.
Racismo

Um grande Chefe

694
As dezenas de milhares de índios que eram escravos do Chefe Seattle e dos outros caciques nativos não contam para as estatísticas dos académicos modernos? Claro que não.
Coronavírus

Estará Deus a castigar-nos?

830
O pior mal que nos pode acontecer é esquecermo-nos que, quando violamos certos princípios morais, de algum modo nos estamos a destruir a nós próprios.
Direitos Humanos

Encomenda não pode ser entregue, veja-a no armazém

652
Ao contrário da produção bovina, o do-it-yourself na produção humanoide ainda sai mais barato, mas convém ter em conta a relação qualidade-preço e a comodidade proporcionada em cada um dos formatos.
Coronavírus

O achatar da curva

632
Nada de fundamental mudou. Mas a pandemia oferece-nos uma ocasião única para observar melhor as pessoas e perceber de que estofo são feitas. Uma oportunidade a não perder.
Economia

Como escolher ministros das finanças e CFOs

300
Que fazer para combater a perigosa tendência se focarem em trívia que pode pôr em risco a sobrevivência, no caso do setor privado, ou a legitimidade, no caso do setor público, das organizações?
Liberdades

Make Hell Hot Again

970
A resposta das correntes teológicas, mais antigas e liberais, aos argumentos autoritários e ditatoriais é que não há incompatibilidade entre Deus ser Todo-Poderoso e o livre-arbítrio dos homens.
Educação

A hora da flexi educação

405
A formação profissional ministrada nos cursos universitários é demais na irrelevância e de menos no desenvolvimento de competências precisas para o sucesso numa carreira e na autonomia dada aos alunos
Partidos e Movimentos

O Amante da Natureza não vota no partido das focas

1471
Tal como os leopardos marinhos, o pan também é um partido muito fofinho. Tal como os leopardos marinhos também é uma besta que procura desarticular a sociedade portuguesa abanando-a com toda a força.
Liberdades

Pelo direito à diferença

525
Excetuando as geradas por injustiças sociais, todas as outras diferenças devem ser bem-vindas pois trazem variedade à vida, porque permitem o livre desenvolvimento individual e porque não são injustas
A página está a demorar muito tempo.