Plutão

Os segredos desvendados pela New Horizons

No dia 14 de julho, a missão New Horizons aproximou-se de Plutão. Tinham passado mais de nove anos desde que foi lançada, a 19 de janeiro de 2006. O planeta-anão mostrou ter uma cordilheira, água gelada e céu azul, mas serão precisos 16 meses para descarregar toda a informação recolhida pela sonda.

NASA/JHUAPL/SWRI via Getty Images

Marte

Afinal, não é assim tão parecido com a Terra

A exploração em Marte continua e não deverá terminar tão depressa. Os cientistas revelaram que o planeta foi varrido por ventos solares. A atual atmosfera fina torna o planeta seco, frio e sem condições para aguentar água no estado líquido. No máximo, uns sais hidratados. Quanto à vida… por enquanto, nada.

ESA via Getty Images

Rosetta

Resistir ao calor do Sol

A sonda Rosetta encontrou-se com o cometa Chury em 2014 e nunca mais o deixou. Este ano, quando o cometa se aproximou do Sol, Rosetta acompanhou-o ao longe, para evitar os detritos que se soltavam – sempre atenta e a recolher dados. Pena que o robô Philae tenha adormecido antes de completar a sua missão.

ESA

CERN

Nova temporada em 2015

O acelerador de partículas do CERN (Laboratório Europeu para a Investigação Nuclear) esteve parado desde fevereiro de 2013. Os primeiros feixes de partículas da segunda temporada começaram a circular em abril deste ano. Em maio, davam-se as primeiras colisões – e o Observador estava lá para ver.

FABRICE COFFRINI/AFP/Getty Images

Gago

O ministro e físico que mudou a Ciência em Portugal

Mariano Gago morreu no dia 17 de abril com 66 anos. O físico de partículas negociou a adesão de Portugal ao CERN, fundou o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e criou o programa Ciência Viva. Nos quatro mandatos ministeriais, ligados à Ciência, deixou marcas importantes no país.

MARIO CRUZ/LUSA

Patologia

O mais influente do mundo é Sobrinho Simões

Sobrinho Simões criou o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade Porto (Ipatimup) em 1989. Para os colegas de profissão e alunos é o patologista mais influente do mundo, como revelou a revista britânica The Patologist. “Patologistas de todo o mundo seguem as suas regras nas rotinas diárias.”

Leonel de Castro/Global Imagens

Cancro

Vencê-lo pelo próprio sistema imunitário

O sistema imunitário tem as ferramentas necessárias para vencer o cancro, mas as células cancerígenas têm estratégias para lhes escapar. Em julho, foi aprovado um novo medicamento que atua sobre o sistema imunitário, mas por enquanto só para o tratamento dos casos de cancro da pele mais graves.

American Cancer Society/Getty Images

Genética

Intensificou-se o debate sobre a manipulação de embriões

Um grupo de cientistas britânicos juntou-se para defender a investigação com embriões humanos – usando técnicas de manipulação genética. Mas o tema é controverso e muitos manifestaram-se contra o trabalho de uma equipa chinesa publicado este ano. Há receios e promessas que darão azo a muitos debates.

PHILIPPE HUGUEN/AFP/Getty Images

Ébola

Vacina testada em 4 mil pessoas mostrou-se eficaz

O surto de ébola teve início em dezembro de 2013 e, no meio do ambiente de crise humanitária, a investigação para encontrar uma vacina contra o vírus avançou rapidamente. Os procedimentos de validação foram acelerados e, em julho deste ano, a OMS afirmava haver uma vacina disponível a nível global.

SEYLLOU/AFP/Getty Images

Carne

A classificação mais polémica

Já existiam vários trabalhos científicos que associavam o consumo de carnes vermelhas e/ou carnes processadas ao aparecimento de cancro. A comissão delegada pela OMS limitou-se a compilar todos os estudos e confirmar que existem provas científicas suficientes para classificar estas carnes numa categoria de risco.

Sean Gallup/Getty Images