816kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

10 livros da Almedina para os 10 anos do Observador

Desde grandes obras de ficção a textos que retratam momentos marcantes da História e nos ajudam a compreender o presente: conheça os 10 livros recomendados para celebrar os 10 anos do Observador.

Fundado em 1955, o Grupo Almedina engloba hoje uma rede de 11 livrarias, uma loja online com milhares de títulos disponíveis e quatro chancelas editoriais – Edições Almedina, Edições 70, Actual Editora e Minotauro – dedicadas sobretudo às áreas do conhecimento técnico, mas não só. Para iluminar o nosso caminho nos labirintos da literatura, eis 10 livros imperdíveis que os leitores do Observador podem encontrar em www.almedina.net ou numa das livrarias Almedina de Lisboa, Almada, Coimbra, Vila Nova de Gaia, Porto e Braga.

Amin Maalouf

1 . As Cruzadas Vistas pelos Árabes

O que representaram as Cruzadas para quem esteve do outro lado da História? É esse o ponto de partida do escritor de origem libanesa Amin Maalouf, que com base em cronistas, biógrafos, viajantes e poetas da época – fontes exclusivamente árabes – apresenta uma muitas vezes negligenciada perspetiva muçulmana.

 

Disponível aqui

Maria Judite de Carvalho

2. Obras Completas de Maria Judite de Carvalho Vol. I

As obras completas de Maria Judite de Carvalho, que durante quase 30 anos escreveu sobre a solidão e a angústia, foram editadas pela Minotauro, uma das chancelas do Grupo Almedina, em seis volumes. Este reúne Tanta Gente, Mariana e As Palavras Poupadas, as duas primeiras coletâneas de contos de uma das escritoras portuguesas mais marcantes do século XX.

 

Disponível aqui

Woody Allen

3. A Propósito de Nada

Um par de polémicas, como ser acusado de pedofilia por Mia Farrow ou o casamento com a filha adotiva desta, Soon-Yi Previn, chegaram para despromover Woody Allen de nome consagrado a autor controverso. Sobre isso e muito mais escreve no livro de memórias que atravessa a sua vida desde menino, sempre com uma piada na ponta da frase.

 

Disponível aqui

Owen Matthews

4. O Espião Perfeito

Disfarçado de jornalista, Richard Sorge infiltrou-se na alta sociedade alemã, chinesa e japonesa nos anos que precederam a Segunda Guerra Mundial. A partir do Japão, conseguiu revelar a Estaline os planos de Hitler para atacar a União Soviética. Esta é a história de quem Ian Fleming considerou “o espião mais formidável da História”.

 

Disponível aqui

Martin Latham

5. Crónicas de Um Livreiro

O mais antigo livreiro da Waterstones, a principal cadeia de livrarias no Reino Unido, assina uma carta de amor aos livros sob a forma de uma coleção de pequenos ensaios e crónicas. Doutorado em História pelo King’s College, Martin Latham assina o que os jornais Spectator e Evening Standard consideraram em 2020 o livro do ano.

 

Disponível aqui

Peter Frankopan

6. As Rotas da Seda

O autor e historiador Peter Frankopan enceta uma notável viagem pelas Rotas da Seda que ligavam o Ocidente ao Oriente, entrelaçando diferentes povos, impérios e continentes numa reinterpretação da história do mundo que nos leva a olhar para o passado sob uma perspetiva diferente. Publicado em 2015, o livro foi de imediato considerado um clássico.

 

Disponível aqui

Lincoln Paine

7. O Mar e a Civilização

Este livro, considerado por vários meios de comunicação em Portugal como o melhor de 2023, distingue-se das outras histórias da humanidade por os eventos narrados nas suas quase mil páginas decorrerem nas partes do mundo que lhe deram o epíteto de planeta azul – desde os barcos a remos da dinastia Song aos porta-aviões e navios porta-contentores de hoje.

 

Disponível aqui

John Banville

8. Neve

O irlandês John Banville, eterno candidato ao prémio Nobel da literatura, tem uma carreira paralela a escrever romances policiais sob o nome de Benjamin Black. Neve, publicado em 2020, assinala a morte do seu pseudónimo – é Banville em pleno, com um romance sobre a misteriosa morte de um padre irlandês em 1957.

 

Disponível aqui

V.E. Schwab

9. A Vida Invisível de Addie LaRue

Em 1714, num momento de desespero, uma jovem francesa faz um pacto com o diabo para viver para sempre, mas com uma condição: ser esquecida por todas as pessoas que vai conhecendo em diferentes países e continentes ao longo dos séculos. Até que, passados 300 anos, numa livraria em Nova Iorque, Addie LaRue encontra alguém que se lembra dela.

 

Disponível aqui

Madeline Miller

10. Circe

A partir de uma personagem secundária de A Odisseia de Homero, a feiticeira Circe, Madeline Miller reinterpreta a mitologia grega à luz dos dias de hoje. O romance explora a origem de Circe e os seus encontros com figuras mitológicas como Hermes, o Minotauro ou a Medeia, bem como o seu romance com Ulisses e o filho, Telémaco.

 

Disponível aqui

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

 
Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos