437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Defesa

Noticiário

4h. Rússia diz ter controlo total de Azovstal

O Ministério da Defesa russo anunciou que o Exército “libertou na totalidade” o complexo. Ainda neste jornal, há cerca de 80 casos confirmados da chamada varíola dos macacos, detetados em 11 países.
Marinha

Resgatado tripulante de veleiro ferido nos Açores

O homem, a bordo de um veleiro com bandeira de França, teve de ser resgatado na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo craniano.
Gabinete de Guerra

Eficácia ucraniana surge por serem "meio russos"

Bruno Cardoso Reis salienta as elites que vão admitindo problemas russos, como Kadyrov, que usou as parecenças entre os dois povos como justificação. António José Telo analisa o "milagre" no Donbass.
Guerra na Ucrânia

Forças russas matam 13 pessoas em Lugansk

As Forças Armadas russas terão provocado pelo menos 13 mortos numa tentativa de tomar o controlo de duas cidades na província de Lugansk onde "há mais de 60 casas destruídas".
Incêndios

Incêndios. Forças Armadas preparam verão

Terminou a operação "Zefiro 22", um exercício de treino e preparação dos trabalhos de verão realizado pelo Exército, pela Marinha e pela Força Aérea para prevenir os incêndios em Portugal.
Coronavírus

Covid-19. Gouveia e Melo disponível para missão

Chefe de Estado-Maior da Armada mostrou disponibilidade para militares integrarem uma task force de combate à pandemia, caso esta seja necessária - mas deixa elogios ao Ministério da Saúde.
Guerra na Ucrânia

Costa promete defender NATO como defenderia o país

A fronteira de segurança de Portugal "começa nas fronteiras externas de qualquer país da NATO", lembrou Costa. PM prometeu o mesmo empenho na defesa de países da NATO que teria na defesa do seu país.
António Costa

Costa vai visitar tropas portuguesas em Bucareste

O primeiro-ministro vai encontrar-se com os militares portugueses em missão da NATO na Roménia. Segue depois até à Polónia, onde está prevista uma visita a um campo de refugiados.
Comissão Europeia

Bruxelas propõe aquisições conjuntas na Defesa

A Comissão Europeia pretende atingir "um novo nível de ambição para construir uma Europa mais forte na Defesa", com um reforço de bases industriais e tecnológicas.
Noticiário

3h. Metadados: PGR defende brechas na lei

A PGR defende que a lei permite continuar a aceder às informações eletrónicas no decurso de investigações criminais. E ainda, António Costa destaca a importância dos cabos submarinos no Atlântico.
Guerra na Ucrânia

Rússia diz que militares em Azovstal se renderam

O ministro da defesa russo afirmou esta terça-feira que os 265 militares que estavam retidos por forças separatistas pró-russas no complexo Azovstal se renderam.
Gabinete de Guerra

O que irá acontecer com o batalhão de Azovstal?

O coronel Carlos Mendes Dias destaca que "não se sabe qual será a moeda de troca" russa. O historiador Bruno Cardoso Reis admite que desenvolvimentos em Azovstal possam tornar-se propaganda para Putin
Guerra na Ucrânia

Revelado áudio do momento final a bordo do Moskva

Na gravação, um tripulante informa que o navio tem dois buracos, um deles abaixo da linha de água, e que não é possível chegar aos barcos rebocadores.
NATO

NATO começa exercícios militares nos bálticos

Abrindo uma série de manobras na região do Báltico com cerca de 15.000 soldados, sendo os maiores movimentos militares dos últimos anos, a NATO realizou um exercício militar na Estónia.
Açores

Açores. Três tripulantes de veleiro auxiliados

Três tripulantes, de 19, 32 e 48 anos foram auxiliados nos Açores: tinham "avarias" na embarcação onde seguiam, que se encontrava a navegar a cerca de 476 quilómetros a sudoeste da ilha das Flores.
Guerra na Ucrânia

Lukashenko estará a ponderar apoio à Rússia

O Ministério da Defesa britânico alertou que Lukashenko estará a ponderar o apoio militar à Rússia para evitar envolvimento direto no conflito devido ao risco de sanções ocidentais.
Contra-Corrente

NATO: Suécia e Finlândia aumentam risco de guerra?

A Rússia reagiu com ameaças veladas ao anúncio pela Finlândia e pela Suécia de que querem aderir à NATO. Mas é ridículo Moscovo dizer que pode nuclearizar o Báltico, porque já lá tem armas nucleares.
Defesa

A gente conhece-os por militares...

Defendo um modelo de SMO diferente daquele que terminou há 18 anos, um SMO orientado para o bem comum, que ofereça reais benefícios para o cidadão enquanto indivíduo e para a sociedade como um todo.
Observador na Ucrânia

"Quem circula em Odessa tem de saber a password"

Qualquer carro em movimento "recebe ordem de paragem". Quem tenha indícios pró-Rússia é encaminhado para a esquadra. Odessa após recolher obrigatório pelo relato do enviado especial Pedro Jorge Castro
António Costa

Estranha caça às bruxas

Soares nunca se acanhou nas suas críticas ao PCP e respetivos parceiros sem que tal significasse que apoiava a respetiva ilegalização ou qualquer caça às bruxas. Espero que Costa siga esse bom exemplo
Guerra na Ucrânia

Ucrânia usa metralhadoras com mais de 100 anos

As Maxim 1910, versão russa da primeira metralhadora automática, entraram ao serviço da Ucrânia quando ainda pertencia ao império russo e agora voltam a ser vistas em combate.
Marinha

Gouveia e Melo substitui capelão da Marinha

Não foi à primeira, será agora. Almirante afasta padre que criticou discurso de Gouveia e Melo contra fuzileiros a propósito da morte de agente da PSP. Padre dos Pupilos do Exército assume funções.
Gabinete de Guerra

O sucesso militar ucraniano em Kharkiv

O major-general Arnaut Moreira e o historiador Bruno Cardoso Reis salientam a estratégia. Operação na cidade "tem empurrado russos em direção à fronteira e levado à mobilização de tropas já na Rússia"
Forças Armadas

Os militares

Nenhum país se respeita ou ganha respeito se não respeitar os seus militares, nenhuma pátria digna desse nome os pode menorizar assim. Há que ter alguma atenção a isto.
Noticiário

23h. FA ucranianas "a fazer tudo" pela liberdade

Mensagem deixada no habitual discurso dirigido à nação. Presidente ucraniano sublinha os avanços feitos na região de Kharkiv e acrescenta que as tropas russas estão a recuar.
Coreia do Sul

Seul diz ter um "plano ousado" de desnuclearização

Yoon Suk-yeol afirmou no discurso inaugural que a porta para o diálogo com a Coreia do Norte permanecerá aberta", defendendo que o desarmamento do Norte trará “paz e prosperidade” à península.
Noticiário

00h. Borrell defende envio de armas para Ucrânia

Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, defende o envio de armas para a Ucrânia. Borrell não compreende os que defendem que a Ucrânia não deve receber armamento.
Guerra na Ucrânia

Mísseis obrigam Charles Michel a abrigar-se

Presidente do Conselho Europeu foi obrigado a abrigar-se, durante a visita não anunciada a Odessa, devido aos mísseis que sobrevoaram a região. Cidade foi atacada com quatro mísseis de cruzeiro.
Ministério da Defesa

"Não tem sentido reinstituir” serviço militar

Helena Carreiras diz que esse sistema “não responde às necessidades estratégicas” das Forças Armadas. Até ao fim do ano, a ministra promete apresentar as bases do novo Conceito Estratégico de Defesa.
Noticiário

10h. Odessa atingida por 4 mísseis esta manhã

O mísseis Onyx terão sido disparados da Crimeia. Ministra da Defesa, Helena Carreiras, defende no parlamento que orçamento de estado responde à guerra na Ucrânia
Guerra na Ucrânia

Ucrânia alerta para prováveis ataques com mísseis

A Ucrânia alertou para prováveis ataques com mísseis no dia das comemorações do Dia da Vitória, em Moscovo, e disse que a Rússia destacou cerca de 19 batalhões táticos junto à fronteira com a Ucrânia.
Forças Armadas

Forças Armadas não comentam investimento

O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas assegurou que as Forças Armadas vão continuar a servir o país com as condições "colocadas à disposição", sem comentar o investimento na Defesa.
Guerra na Ucrânia

EUA. Novo submarino nuclear ataca com raios laser

Equipado com armas laser que permitirá atingir alvos como drones, aeronaves ou barcos e desintegrá-los com precisão cirúrgica, este submarino pode estar 33 anos sem reabastecer.
Guerra na Ucrânia

Ataque nuclear russo apenas em retaliação

O presidente da Duma diz que se for "dirigido um ataque nuclear" à Rússia, o país responderá na mesma moeda. Critica os EUA, país do qual é "preciso ter medo" e que preparou agressão contra o Donbass.
Defesa

Precisamos de mais defesa, sim ou não?

Como a Covid-19 veio demonstrar, a capacidade logística, de transporte e de planeamento das Forças Armadas servem para muito mais do que fazer a guerra e são vitais para responder a emergências.
Austrália

Ilhas Salomão denunciam ameaça de invasão

O chefe do governo das Ilhas Salomão diz existir um "risco de intervenção militar" e uma falta de confiança por parte da Austrália e dos EUA no pacto assinado entre o arquipélago e Pequim.
Estados Unidos da América

Míssil norte-americano não é ameaça, garante EUA

Em comunicado, Comando Indo-Pacífico dos EUA apelou à "República Popular Democrática da Coreia que se abstenha de mais atos desestabilizadores".
Guerra na Ucrânia

Portugal deu 170 toneladas de material à Ucrânia

Portugal está a avaliar a possibilidade de enviar mais armamento para a Ucrânia para além das 170 toneladas de material que já ofereceu, disse a ministra da Defesa.
Timor-Leste

Timor-Leste aprova recrutamento de 600 efetivos

Os efetivos vão ser distribuídos pelas várias unidades de defesa de Timor-Leste: 240 para a Força Naval, 240 para a Força Terrestre e 120 para as restantes unidades.
Coreia do Norte

Coreia do Norte dispara projétil não identificado

As autoridades da Coreia do Sul afirmaram que o lançamento foi feito ao largo da costa leste do Norte. O Ministério da Defesa do Japão pensa que terá sido disparado um possível míssil balístico.
Forças Armadas

Defesa e segurança? É sorrir e acenar, rapazes!

Para a prossecução dos fins do Estado é fundamental que a defesa seja entendida como uma função de soberania.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.