Defesa

Armamento Nuclear

Líder da Coreia do Norte pede colaboração a Putin 

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pediu ao Presidente russo, Vladimir Putin, para trabalharem em conjunto de forma a resolverem o problema da desnuclearização da península coreana.
Marinha

Autoridades alertam para vento e agitação marítima

As condições adversas começam na madrugada de quinta-feira e mantêm-se até à tarde do dia 26. As ondas podem chegar aos oito metros e o vento pode ter rajadas superiores a 90 quilómetros/hora.
Assalto em Tancos

Tancos: memorando entregue no gabinete de Costa

O assessor militar do primeiro-ministro disse que entregou ao chefe de gabinete de António Costa cópia do "memorando" sobre a recuperação do material furtado em Tancos a 12 de outubro de 2018.
Assalto em Tancos

Tenente-coronel da GNR é o 21.º arguido

120
O Chefe da Secção de Informações e Investigação Criminal da GNR do Algarve é suspeito dos crimes de associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação e de falsificação de documento.
Rússia

Putin. Rússia lança submarino com drones nucleares

321
O presidente russo viu ser lançado o submarino que deve entrar ao serviço no próximo ano através de uma videoconferência. O aparelho transporta drones com capacidade para causar um tsunami devastador.
Assalto em Tancos

Tancos. Costa recebe perguntas até 8 de maio 

Enquanto primeiro-ministro, António Costa poderá responder por escrito a perguntas elaboradas pelos partidos sobre o caso Tancos. Costa terá dez dias para responder.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes em audiência a 7 de maio

O jurista e ex-ministro Rui Pereira será ouvido, a 2 de maio, juntamente com o atual ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho. A primeira versão do relatório será entregue até maio.
Força Aérea

Hélis até 2022 custam menos 20% do que o previsto

188
A Força Aérea Portuguesa deu por concluído o concurso dos 35 meios aéreos para combate aos fogos até 2022, noticia o JN, avançando que os helicópteros vão custar menos 20% do que o previsto.
Marinha Portuguesa

Peniche. Barco desaparecido foi localizado

159
Embarcação lançou um alerta às 23h50 de quarta-feira. As ligações posteriores para entrar em contacto com a embarcação ocorreram "sem sucesso", mas embarcação já foi encontrada.
África

União Africana lança ultimato a militares do Sudão

A União Africana adiantou que, caso os militares não se retirem, o Sudão será impedido de participar nas atividades do organismo. O Conselho de Paz e Segurança pede que o poder seja entregue a civis.
Assalto em Tancos

Assessor militar diz que nunca falou com Costa

214
Na comissão de inquérito, José Montenegro disse que era raro receber informações privilegiadas e que falava quase sempre com a chefe de gabinete. Nunca sobre Tancos, apesar da "perigosidade do roubo".
Militares

Militares apelam a PR para repor tempo de serviço 

Seis associações militares manifestaram "repúdio" pela forma como como foi conduzido o processo de descongelamento das carreiras. Petição online pretende chegar à Assembleia da República.
Manifestações

Sudão. Oposição e militares reúnem-se

Movimentos políticos pela saída de Omar al-Bashir encontraram-se pela primeira vez com militares desde que estes tomaram o poder. Organizações apelaram a uma transição civil.
Assalto em Tancos

Cândida Vilar investigada por agir contra MP

105
A procuradora terá aconselhado o major Vasco Brazão, da PJ Militar, a não dar informações ao Ministério Público e à Polícia Judiciária. Vilar está a ser investigada, mas o inquérito não tem arguidos.
Forças Armadas

Chefe do Estado-Maior quer retenção de militares

104
Os ramos das Forças Armadas estão insatisfeitos com o salário e condições de trabalho. O almirante Silva Ribeiro referiu que "em quatro ou cinco anos" será possível ultrapassar a situação.
Ministério da Defesa

Mais seis mil militares nos próximos cinco anos

792
O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, afirmou esperar que o número de efetivos nas Forças Armadas aumente dos atuais 26 mil para 32 mil nos próximos cinco anos.
Militares

Estudo. Militares insatisfeitos e insuficientes

134
Governo quer tornar serviço militar mais atrativo e rever formação e condições. No estudo do Ministério da Defesa, foram ouvidos 5.136 elementos do Exército, 1366 da Força Aérea e 819 da Marinha.
Assalto em Tancos

"Pediram-me para destruir os documentos"

O tenente-general António Martins Pereira garante que o memorando do diretor Luís Vieira e do porta-voz da PJM não falava em qualquer operação ilegal. Mas que ambos pareciam "apavorados".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo afirma que não falou com ex-diretor da PJM

"Nunca falei e hoje estou feliz por nunca ter falado", referiu o Chefe de Estado. Marcelo acrescenta que a única vez que teve possibilidade de falar com Luís Vieira foi aquando a sua visita a Tancos.
Museus

Aquário Vasco da Gama. Obras começam este ano

Até 2021, a Marinha acredita que haverá "resultados visíveis". Intervenção irá permitir que os dois tanques, desocupados em 2016 e 2017, voltem a receber animais. A última otária morreu há três anos.
Rio de Janeiro

Militares presos por disparar contra família

A Justiça Militar brasileira determinou prisão preventiva a nove dos dez militares suspeitos de terem disparado 80 tiros sobre um carro onde seguia uma família.
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM pediu a Marcelo para interceder

503
O coronel Luís Vieira acusa a Procuradora-Geral da República de agir ilegalmente ao atribuir a investigação à PJ. E que Marcelo garantiu que iria falar com ela sobre isso. Presidente já reagiu.
Defesa

Governo cria grupo para defesa europeia

"Espera-se que daqui resulte a criação de uma metodologia nacional para a participação portuguesa nos projetos PESCO e no Fundo Europeu de Defesa", referiu o ministro da Defesa Nacional.
Japão

Caça japonês despenha-se no oceano Pacífico

Um F-35 da Força Aérea do Japão despenhou-se 30 minutos após descolar para realizar exercícios de treino. Os destroços já foram encontrados.
Justiça

Comandos. Procuradora constituída arguida

1.019
O Ministério Público arquivou o inquérito decorrente da queixa do tenente-coronel Mário Maia, mas o militar pediu a abertura da instrução. Acusa a procuradora de prevaricação e detenção ilegal.
Militares

Morreu o militar encontrado ferido no Alfeite

386
O estado de saúde do militar era muito grave. A irreversibilidade das lesões na cabeça levaram os médicos a desligar a máquina de suporte de vida a que se encontrava ligado.
Militares

Estado tem "obrigação" de apoiar ex-combatentes

2.680
O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho defendeu que "o Estado tem obrigação" de dar apoio aos ex-combatentes e às suas famílias, ao longo da vida.
Incêndios

Helibravo deu falsas informações à Força Aérea

648
Empresa que ficou em primeiro lugar no concurso internacional dos meios aéreos de combate tem até segunda-feira para esclarecer declarações alegadamente falsas detetadas na sua proposta.
Marinha Portuguesa

Marinha. Militar encontrado ferido investigado

Em comunicado enviado à Agência Lusa, a Marinha diz que vai abrir um processo para investigar as circunstâncias em que um militar foi encontrado ferido com arma de fogo na Base Naval de Lisboa.
Assalto em Tancos

Esclarecimento de Rui Pereira

O ex-ministro da Administração Interna envia um esclarecimento sobre Tancos.
Brasil

Brasil vai fabricar mísseis antinavio

170
O míssil terá 5,6 metros de comprimento e 860 quilos de peso, alcança uma velocidade de até mil quilómetros por hora em menos de 7 segundos e tem um alcance de 70 quilómetros.
Venezuela

Maduro expulsa ex-chefe das secretas de Chávez

139
Dois dos 13 oficiais expulsos trabalharam com Hugo Chávez. O major Hugo Carvajal dirigiu os serviços secretos e Carlos Rotondaro foi ministro da Saúde.
Assalto em Tancos

Tancos. Como a PJM fez uma investigação ilegal

108
Vasco Brazão contou como andou por Tomar, Santa Margarida e Algarve a investigar sem o Ministério Público e a PJ saberem. Tinha o aval do diretor da PJM, fundamentado num parecer de um ex-ministro.
Assalto em Tancos

Vasco Brazão: "Não me calarão, contarei tudo"

Major assume que foi um erro não falar da operação montada ao Ministério Público. E que logo após a recuperação das armas, ministro da Defesa foi informado da operação que encenaram. E nada fez.
Reino Unido

Foto de Corbyn foi alvo em treino militar 

O vídeo é claro. Uma fotografia do líder trabalhista Jeremy Corbyn foi utilizada como alvo num treino em Kabul, no Afeganistão. O Ministério da Defesa já lamentou o sucedido e abriu uma investigação.
Assalto em Tancos

Tancos: PJ Militar não fez rondas no dia do furto

136
Na noite do assalto aos paióis de Tancos, os militares tiveram ordem para não se fazerem rondas naquele dia, admitiu esta terça-feira o primeiro inspetor da PJ militar a deslocar-se ao local do furto.
Saúde

CUF volta a ter acordo com militares

156
Depois de ter comunicado que ia suspender o acordo com o sistema de saúde das Forças Armadas, o grupo José de Mello Saúde, que gere os hospitais da CUF, decide agora levantar a suspensão da convenção.
Assalto em Tancos

Tancos. Coronel diz ter estado fora da recuperação

Manuel Estalagem afirmou que foi "completamente surpreendido com um telefonema [do major Vasco Brazão, arguido] às 3h" na madrugada do dia em que o material militar furtado viria a ser "descoberto".
Mundo

Países preocupados com atividade balística do Irão

Os três países enviaram uma carta ao secretário-geral da ONU, onde defendem que o recente fabrico e lançamento de mísseis balísticos no Irão está a agravar as tensões existentes no Médio Oriente.
Mísseis

Míssil indiano ameaçou Estação Espacial, diz NASA

O primeiro-ministro indiano garantiu que o lançamento "não é dirigido contra nenhum país". Mas o míssil atirou para o espaço cerca de 400 destroços -- 24 capazes de causar danos na Estação Espacial.
Assalto em Tancos

Tancos. Paulino e Lemos não serão ouvidos

A comissão de inquérito ao assalto a Tancos decidiu dispensar as audições dos dois arguidos. João Paulino era apontado como presumível autor do furto e Paulo Lemos como informador.
Finlândia

Força Aérea entrou em espaço aéreo da Finlândia

378
A Força Aérea confirmou que um avião de vigilância português violou o espaço aéreo da Finlândia por volta das 6h de segunda-feira. Em comunicado, lamentou ainda o sucedido.
Angola

FLEC/FAC reivindica morte de 3 oficiais angolanos

A Frente de Libertação do Estado de Cabinda/Forças Armadas de Cabinda refere ter abatido 2 tenentes e um major das FAA e ferido outros 4 militares nos confrontos nas aldeias de Luali.
Nova Zelândia

Aprovadas restrições às armas na Nova Zelândia

Os deputados da Nova Zelândia votaram a favor de novas restrições ao uso e compra de armas. A nova lei proíbe uso e compra do tipo de armas usadas pelo homem que matou 50 pessoas em março.
Marinha Portuguesa

Marinha resgata tripulante chinês nos Açores

Tripulante do navio "JIN TAI FENG" precisava de cuidados médicos e foi transportado para o Hospital Santo Espírito, Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, onde deu entrada em situação estável.
Assalto em Tancos

Tancos. GNR de Loulé autorizou colaboração com PMJ

Luís Sequeira, responsável pela investigação criminal da GNR de Loulé, autorizou a colaboração com a PJM na recuperação do material roubado de Tancos. Sequeira esteve esta quinta-feira no Parlamento.
Forças Armadas

Defesa. Creches em quartéis para atrair mulheres

1.699
Governo quer tornar a vida militar mais atrativa para quem tem família. Para isso, uma das medidas propostas passa pela criação, até 2021, de creches nas unidades militares.
Assalto em Tancos

Falhas não significam que PJ Militar desapareça

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, defendeu que as eventuais falhas de funcionamento da PJM no caso de Tancos não significam que a PJM não tenha razão de ser.
Defesa

Tancos. Diretor da PJ confirma tese da encenação

"Houve uma encenação que, no decurso da investigação, foi desmontada", afirmou Luís Neves, durante uma audição na comissão parlamentar de inquérito ao furto de Tancos, na Assembleia da República.
Moçambique

Vídeo. Forças portuguesas apoiam aldeias isoladas

8.785
A Força de Reação Imediata está a distribuir alimentos e apoio médico em aldeias isoladas na região de Buzi e Macurongo. O Exército prepara-se também para dar vacinação à comunidade portuguesa.
Rússia

Venezuela. Aviões russos aterram com 99 militares

1.319
O primeiro avião que aterrou em Caracas transportava o responsável pela defesa da Rússia e 99 militares. Pouco minutos depois, chegou um avião de carga com 35 toneladas de material.
Moçambique

Fuzileiro da Marinha resgata mulher em Moçambique

1.396
Faustino era um dos portugueses responsáveis por sobrevoar as zonas isoladas da Beira, Moçambique. Quando viu uma mulher a acenar, ofereceu-se para a resgatar. O momento foi fotografado pelos colegas.
Brasil

Brasil prevê poupar 2,4 mil milhões em pensões

A proposta de reestruturação do sistema de proteção social das Forças Armadas brasileiras foi entregue na quarta-feira no Congresso. Em 20 anos, a poupança estimada é de 7,8 mil milhões de euros.
Assalto em Tancos

Tancos. Lucília Gago defende PJMilitar

A atual PGR defendeu o "trabalho de qualidade" da PJMilitar no caso do furto de armas em Tancos contrariando assim a anterior PGR que no dia anterior tinha feito duras críticas àquela polícia.
Nova Zelândia

Nova Zelândia proíbe venda de semiautomáticas

1.783
A primeira-ministra da Nova Zelândia anunciou a proibição da venda "todas as armas semiautomáticas de estilo militar", bem como as armas de assalto. A lei entra em vigor no próximo mês.
Assalto em Tancos

Joana Marques Vidal acusa PJMilitar de ação ilegal

393
Ouvida na comissão de inquérito ao furto de material militar, Joana Marques Vidal disse que a PJM "fez diligências" e prosseguiu uma "investigação criminal quando não tinha competência para isso".
Crimeia

UE e NATO condenam militares russos na Crimeia

A União Europeia e a NATO condenaram esta segunda-feira a crescente presença militar russa na Crimeia e em Sebastopol, sublinhando que este facto tem um "impacto negativo" na região do Mar Negro.
Nova Zelândia

Nova Zelândia. Polícia soube da venda das armas

O proprietário de "Gun City" diz que a polícia verificou a encomenda das quatro armas que vendeu ao assassino de Christchurch. A primeira-ministra anunciou nova lei das armas para breve.
Forças Armadas

Infraestruturas militares recebem 262 milhões 

133
O montante de 262 milhões de euros indicado no diploma corresponde à despesa autorizada para o período de vigência da Lei das Infraestruturas Militares, entre 2019 e 2030.
Telecomunicações

Huawei. Defesa "não tem base" para preocupações

António Costa, na entrega à NATO de um edifício para a Agência de Comunicações e Informações, não respondeu. Já o Ministro da Defesa, diz que decisões sobre Huawei vão "ser tomadas no momento certo".
Assalto em Tancos

SIS não liga furto em Tancos a terrorismo

Questionada sobre a chamada "lista de compras" partilhada por serviços de informações estrangeiros, a secretária-geral do SIS descarta relação entre o caso de Tancos e grupos criminosos.
Forças Armadas

PR promulgou número de efetivos nas Forças Armadas

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou esta quarta-feira o diploma do Governo que fixa os efetivos das Forças Armadas para o ano de 2019
Assalto em Tancos

Chefe das secretas invoca "sigilo" sobre Tancos

A secretária-geral do Sistema de Informações da República invocou sigilo para evitar responder em detalhe ao PCP na comissão de inquérito ao furto de Tancos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)