Defesa

Rússia

Rússia exige dissolução do exército do Kosovo

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo exigiu a dissolução do exército do Kosovo aprovado pelo parlamento de Pristina esta sexta-feira. Exército foi aprovado por unanimidade.
Brasil

Brasil diz que submarinos são só para defesa

A Marinha brasileira lançou ao mar o primeiro dos cinco submarinos que tem construção, um dos quais de propulsão nuclear. O chefe de Estado do país garante que é apenas para defesa da soberania.
Afeganistão

Militares têm "histórias positivas" do Afeganistão

216
O comandante da 1ª força nacional destacada para a missão Afeganistão disse que houve situações difíceis de gerir, mas também "histórias positivas" e que os militares responderam de forma eficaz.
Praxes

Violência nas praxes da Escola Naval denunciada 

Embora a Marinha negue que as regras tenham sido violadas, adotou como medida de prevenção restringir o contacto entre os alunos de 1.º ano com os restantes cadetes.
Moçambique

Renamo "desapontada" com nomeações de oficiais

A Resistência Nacional Moçambicana considera que o memorando assinado nas negociações de paz prevê a indicação de 14 oficiais e está desapontada com as nomeações interinas de três oficiais do partido.
Secretas

MIlitares e Secretas assinam acordo de cooperação

A iniciativa de Graça Mira Gomes e do almirante Silva Ribeiro, representa um importante passo para formalização da colaboração na partilha de informações entre o CEMGFA e o SIRP.
Diplomacia

Kim Jong-un não deve visitar Seul este ano

A falta de progressos no diálogo entre Pyongyang e Washington parecem ser um entrave à realização de uma nova cimeira inter-coreana, que seria a quarta desde abril.
Irão

Irão confirma que fez um teste recente com mísseis

No início do mês, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pediu que os países que violem tratados internacionais, como a Rússia, a China ou o Irão, sejam confrontados.
Ministério da Defesa

CEMGFA. Missão na RCA é "a mais difícil de todas"

1.393
Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas afirmou que a missão dos militares portugueses na República Centro-Africana "é a mais difícil" de todas e admitiu "preocupação".
Exército

República Centro-Africana: papel "imprescindível"

O ministro da Defesa Nacional defendeu este domingo que Portugal "tem ainda um papel imprescindível a desempenhar" na República Centro-Africana, na estabilização do país.
Comissão de Inquérito

Tancos. CDS pede centenas de documentos

CDS pede documentos a oito entidades diferentes. Deputados querem analisar memorando com dados sobre recuperação das armas, louvores a elementos da operação e atas de reuniões de segurança.
Intervenção Militar

RCA. Insegurança obriga a operação mais ampla

112
Há três semanas que dura "um impasse" em Bambari, na República Centro Africana, com parte da população "capturada" por grupos armados e impossibilitada de fazer uma vida normal.
República Centro Africana

"Seria uma sorte" ter mais portugueses na RCA /premium

162
Parfait Onanga-Anyanga, responsável da ONU pela República Centro Africana, admite que o conflito se arraste por mais dez anos. Ter mais homens no terreno "faria a diferença".
Comissão de Inquérito

Tancos. PCP desafia Rio a pedir a própria audição

Deputado Jorge Machado recupera declarações do líder do PSD antes e logo após as detenções de inspetores e ex-diretor da PJ Militar, quando disse ter "outras informações" sobre a investigação
Vladimir Putin

Rússia vai desenvolver mísseis se EUA o fizerem

Vladimir Putin faz anúncio um dia depois de o secretário de Estado dos EUA ter anunciado que as obrigações do país perante o Tratado de Forças Nucleares Intermediárias ficam suspensas em 60 dias.
Assalto em Tancos

"Arruaceiro" e "fascista".CDS e PS trocam insultos

526
António Carlos Monteiro disse que Ascenso Simões é "um arruaceiro". O socialista respondeu-lhe "fascista, o senhor não é dono do parlamento". O episódio teve lugar na Comissão de Defesa sobre Tancos.
Parlamento

Inquérito a Tancos. PS evita contágio das eleições

Socialistas propõem que os trabalhos comecem já na próxima semana e sugerem audições entre o Natal e o Ano Novo.
NATO

NATO pede à Rússia para cumprir tratado

Os aliados reconheceram expressamente que Moscovo "desenvolveu e utilizou" o sistema de mísseis 9M729, que "viola o tratado INF e representa um risco significativo para a segurança euro-atlântica".
Ministério da Defesa

Ministro propõe mais debate e conhecimento das FA

O ministro da Defesa Nacional defendeu, não só os portugueses devem ir ao encontro das Forças Armadas mas também as Forças Armadas devem "dar-se a conhecer".
Comissão de Inquérito

CDS chama Costa à comissão de inquérito

António Costa é um dos 45 nomes que os centristas juntaram no requerimento para as audições sobre o furto de Tancos, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito.
Estados Unidos da América

Donald Trump quer pôr fim à corrida às armas

O Presidente dos EUA está disposto a trabalhar com os homólogos chinês e russo, para por fim à corrida ao armamento. Na opinião de Trump, esta é uma situação que está "fora de controlo".
Comissão de Inquérito

PSD quer três ministros na comissão de inquérito

João Gomes Cravinho (Defesa), Eduardo Cabrita (Administração Interna) e Francisca Van Dunem (Justiça) são alguns dos nomes que os sociais-democratas vão chamar ao Parlamento.
Assalto em Tancos

Tancos: PS chama Costa a depor por escrito

178
O PS vai chamar o primeiro-ministro, António Costa, a depor por escrito na comissão de inquérito ao furto de Tancos, e quer ouvir a anterior procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.
Exército

PR confirma Rui Guerreira Pereira como vice-CEME

Presidente da República confirmou nomeação de Rui Guerra Pereira depois do antecessor Fernando Serafino ter pedido para ser exonerado e ter passado à reserva.
Assalto em Tancos

Tancos. BE chama Azeredo Lopes e Aguiar-Branco

O BE enviou a lista com os nomes das personalidades que quer ouvir na Comissão de Inquérito a Tancos. Entre eles figuram Azeredo Lopes, Aguiar-Branco e Rovisco Duarte. António Costa fica de fora.
Militares

Comando suspeito de matar outro fica em preventiva

O militar suspeito de matar um camarada de armas, Luís Teles, com um tiro de G3, vai aguardar julgamento em prisão preventiva.
Ministério da Defesa

Montijo. Saída da Força Aérea custa “200 milhões"

380
Ministro da Defesa avança “valor indicativo” para transferir os helicópteros EH101 e os aviões de carga da Força Aérea para Beja e Sintra. Operação pode demorar três anos.
Forças Armadas

Tabagismo é fator de risco nas Forças Armadas

377
A taxa de consumo de álcool é menos elevada do que se supunha e o tabagismo é um fator de risco, segundo indica o estudo avançado pelas Forças Armadas sobre a prevalência de distúrbios de consumo.
Exército

Detido comando suspeito de assassinar colega

192
A PJ Militar deteve esta quarta-feira um militar dos Comandos suspeito de assassinar o colega Luís Teles Lima em setembro, num caso que chegou a ser comunicado à família como sendo de suicídio.
Assalto em Tancos

Tancos: suspeita de terrorismo e crime organizado

280
A investigação do Ministério Público sobre Tancos, tendo em conta suspeitas de criminalidade organizada, contraria declarações de António Costa. Primeiro-ministro remete esclarecimentos para o SSI.
António Costa

Três perguntas, três não-respostas /premium

307
Os desafios da nossa evolução demográfica não são compatíveis com um discurso puramente conjuntural de “vamos lá fazer com que alguns jovens regressem ao país e diversificar algumas fontes de receita"
Assalto em Tancos

MP junta casos de roubo e aparecimento de armas

A Procuradoria-geral da República confirmou à Agência Lusa que juntou no mesmo processo o caso do roubo e do aparecimento do material militar em Tancos. O caso está em segredo de justiça.
Autoeuropa

Autoeuropa: acordo para ter carros na base aérea

Um protocolo assinado em agosto entre a Autoeuropa e a Força Aérea revela que a Autoeuropa terá pago 120 mil euros para poder estacionar até 8 mil carros na base do Montijo, avança a TSF.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo elogia sucesso dos sargentos nas missões

951
Os sargentos, sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, "são o elo fundamental da estrutura do exército e das forças armadas".
António Costa

4258 dias depois, Costa não viu nada

6.112
Aconteceu depois de Pedrógão, dos fogos de Outubro, de Tancos e repete-se com Borba. António Costa acumula 4258 dias no governo. Nunca nada que corra mal é com ele. Opinião de José Manuel Fernandes.
Exército

Exército admite sargentos a curso com negativa

278
Cerca de 10% dos candidatos ao curso de sargentos para o quadro permanente do ramo entrou com nota negativa por falta de militares para preencher as vagas disponíveis.
Inovação

Parece filme, mas não é. O vídeo do militar voador

130
A imagem parece saída de um filme de heróis da Marvel, mas foi uma demonstração feita no Fórum Inovação Defesa que se realizou em Paris. Veja o vídeo do militar a sobrevoar o rio Sena.
Forças Armadas

FA vai atuar em desastres mais regularmente

A resposta das Forças Armadas em desastres humanitários vai ser uma realidade cada vez mais frequente e mais presente, afirmou esta sexta-feira, em Coimbra, o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.
Democracia

O governo é responsável de quê? /premium

2.932
Em Portugal, a maior ameaça à democracia não vem de populismos, mas do desaparecimento da responsabilidade política, tal como vimos em Pedrogão, em Tancos e em Borba.
Forças Armadas

Aprovada modernização das Forças Armadas

270
O Conselho de Ministros aprovou a proposta de Lei de Programação Militar (LPM) para o período 2019/2030, que prevê um investimento de 4,74 mil milhões de euros.
Conselho de Ministros

Verbas aprovadas para manutenção militar

267
O Conselho de Ministros aprovou esta uma despesa de 16 milhões de euros para a manutenção dos caças F-16 da Força Aérea e um montante de 4,3 milhões de euros para a manutenção de uma fragata.
Marinha Portuguesa

Desapareceu material de um navio da Marinha

12.188
A Polícia Judiciária Militar e a Marinha vão investigar o desaparecimento de 14 agulhetas de incêndio a bordo do navio Bérrio. Há dois meses foi perdida uma caixa de munições, que foi recuperada.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Museu é a prova "pujança" da Força Aérea

202
O Presidente da República destacou que o Museu do Ar é "uma instituição aberta", com núcleos da TAP e da ANA-Aeroportos de Portugal, "que mostram a colaboração" entre a aviação militar e civil.
Iémen

No Iémen, a guerra das crianças é contra a fome 

3.657
São as vítimas mais flagrantes da guerra e têm um inimigo comum: a fome. Em três anos de conflito, morreram 85 mil crianças subnutridas. Estes são os rostos da pior crise humanitária do mundo.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS acusa esquerda de dificultar inquérito

429
Telmo Correia, deputado do CDS, criticou os partidos da geringonça por defenderem a devolução dos documentos enviados pela Procuradoria, e em segredo de justiça, que estão na posse do parlamento.
Defesa

Detetadas minas antipessoais desmilitarizadas

Uma ação de rotina preliminar ao fecho de contas da "holding" Empresa Portuguesa de Defesa detetou minas antipessoais desmilitarizadas em propriedade daquela entidade, sem risco para a segurança.
Óbito

Marcelo recorda Loureiro dos Santos como patriota

O Presidente da República diz que general deixa um exemplo nestes tempos em que "o valor da Pátria, da identidade nacional e do prestígio e do respeito das forças Armadas são essenciais"
Óbito

Elogios na despedida de Loureiro dos Santos

Dezenas de personalidades passaram este domingo pela Capela da Academia Militar. Marcelo elogiou o contributo decisivo do general Loureiro dos Santos para a democracia partidária.
Argentina

Argentina. Submarino encontrado um ano depois

273
O submarino argentino San Juan, que desapareceu a 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes, foi descoberto na sexta-feira no Oceano Atlântico, informou a Marinha daquele país em comunicado.
Aeroportos

Há "acordo de princípio" para aeroporto do Montijo

Entre os requisitos colocados à ANA para o novo aeroporto no Montijo estão "taxas aeroportuárias competitivas" e há um "acordo de princípio" com a Força Aérea.
Assalto em Tancos

Ministro sem "receio" sobre segurança dos paióis

O ministro da Defesa Nacional escusou-se, contudo, a comentar o facto de este problema não ter sido ainda esclarecido pelas investigações.
Estados Unidos da América

Médicos em campanha contra armas semi-automáticas

121
Os médicos americanos estão a mostrar nas redes sociais o que significa lidar com vítimas de tiroteios. A campanha visa restringir a venda de armas semi-automáticas nos Estados Unidos.
Assalto em Tancos

PSD questiona isenção de presidente da comissão

A posse da comissão de inquérito ao furto de material militar de Tancos ficou marcada por incidente levantado pelo PSD quanto a um eventual conflito de interesses do presidente, Filipe Neto Brandão.
Assalto em Tancos

Ministra exalta-se sobre Tancos: "Irrito-me sim"

1.956
A ministra da Justiça garantiu no parlamento que sabe "zero" sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos e irritou-se na resposta ao deputado do PSD, Carlos Peixoto
CDS-PP

Cristas chama Costa a falar de Tancos

O esclarecimento de "toda a verdade, tudo o que passou em Tancos e o hipotético encobrimento do furto" são as intenções de Assunção Cristas, que chamará António Costa a depor.
Assalto em Tancos

Tancos. Jerónimo desconfia de intenções do CDS

O secretário-geral do PCP afirma que é mais importante apurar os contornos do assalto aos paióis do que desvendar o eventual encobrimento do caso.
Corrupção

Moçambique acusa 10 militares de corrupção

O Ministério Público moçambicano formalizou a acusação contra dez militares por práticas de corrupção que lesaram o Estado num valor superior a quatro milhões de meticais (58 mil euros).
Coreia do Norte

Coreia do Norte tem mísseis nucleares em 13 locais

Segundo a investigação de um centro de estudos norte-americano, divulgada na segunda-feira, a Coreia do Norte tem mísseis balísticos com capacidade nuclear em pelo menos 13 locais secretos.
Aviação

F-16. Piloto teve vontade de chorar: "Temi o pior" /premium

4.955
Um dos pilotos de F-16 que guiou o avião da Air Astana por entre as nuvens contou tudo o que sentiu nesta missão. Veja o que aconteceu em terra nos 97 minutos em que o avião andou descontrolado no ar.
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa visita o Exército esta semana

O ministro da Defesa Nacional visita na quarta-feira a Marinha e na sexta-feira o Exército, visando inteirar-se das medidas de segurança e vigilância adotadas na sequência do furto de Tancos.
Reino Unido

Reação a ataque degrada serviços secretos russos

A reação dos países ocidentais ao envenenamento de um ex-espião "degradou profundamente" a capacidade dos serviços secretos da Rússia, acredita a primeira-ministra britânica, Theresa May.
Faro

Avião com 149 passageiros aterra de emergência

1.510
A Força Aérea acompanhou até Faro um avião da companhia aérea holandesa Transavia que declarou emergência depois de descolar do Funchal. O Boeing 737 transportava 149 passageiros a bordo.
Militares

Ex-militares terão carreiras reconstítuidas

464
Os antigos militares reintegrados em funções na sequência do novo período de regularização ao abrigo da lei de 1974 terão as carreiras reconstituídas, mas sem direito a retroativos nas pensões.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)