249kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Defesa

Moçambique

Ministro satisfeito com cooperação com Portugal

Jaime Bessa Neto manifestou a sua "alegria" com a renovação deste programa-quadro. "Vamos trabalhar no sentido de tirarmos todo o proveito possível, olhando para a situação atual do país", sublinhou.
Forças Armadas

Forças Armadas. Crise provoca aumento de efetivos

Há dez anos que o saldo não era positivo: com mais militares a entrar e menos a sair — reflexo da crise provocada pela pandemia, dizem associações do setor — as Forças Armadas cresceram em 2020.
Moçambique

Portugal e Moçambique assinam acordo de cooperação

Os ministros da Defesa português e o seu homólogo de Moçambique vão estar reunidos para um acordo-quadro de cooperação até 2026, que define os termos da cooperação militar para os próximos cinco anos.
Moçambique

Ministros português e moçambicano assinam acordo

Em março, Cravinho revelou que o programa defende uma "resposta multifacetada" à situação no país, e, além da formação de forças especiais, fuzileiros e comandos, inclui outras linhas de cooperação.
Exército

Orion. 1650 militares e 200 viaturas em Portugal

779
Os exercícios centram-se a desempenhar num cenário que recria um território ocupado ilegalmente por forças beligerantes, e um outro de descontaminação Nuclear, Biológico, Químico e Radiológico.
Moçambique

UE pensa em missão como a que tem no Sahel

O chefe da diplomacia europeia suscitou a questão de uma missão de apoio em Moçambique, que originou uma "discussão política", sublinhando que "nunca esteve em questão a presença de tropas".
Myanmar

Myanmar. Militares proíbem televisão por satélite

Esta proibição junta-se ao corte progressivo das comunicações via internet desde o golpe de fevereiro, primeiro com o bloqueio de redes sociais e depois com os "apagões" noturnos do sinal da internet.
Estados Unidos da América

Soldados dos EUA alvo de 3º ataque em três dias

Dois rockets foram disparados esta segunda-feira contra uma base militar que alberga soldados norte-americanos, mas "sem causar danos ou vítimas", na versão do exército iraquiano.
Assalto em Tancos

Ex- PGR considerou queixa anónima "superficial" /premium

Denúncia anónima que antevia assalto a Tancos foi considera "vaga" pelo Ministério Público e não foi investigada. O diretor da PJ, Luís Neves, acusa a PJM de ter "armadilhado" a investigação.
Estados Unidos da América

53 mulheres passam prova em campo de homens

8532
As recrutas e instrutoras estavam limitadas ao outro campo de treinos da Marinha. Quebraram mais uma barreira de género no ramo que tem sido mais resistente à integração de mulheres: fuzileiro naval.
Defesa

Dia da Defesa Nacional é retomado a 3 de maio

A 17.ª edição do dia da Defesa Nacional vai levar 90.068 jovens com mais de 18 anos, de 3 de maio a 17 de dezembro, a cinco unidades militares do país para sensibilizá-los sobre a função das FA.
Indonésia

Vídeo mostra tripulantes do submarino a cantar

2084
A tripulação do navio indonésio gravou um vídeo, em março, da canção "Sampai Jumpa", que em português se traduz para "Adeus". Foi agora divulgado e letra está a emocionar a Indonésia.
Assalto em Tancos

Tancos. Luis Vieira diz que voltaria a fazer tudo

O coronel considera "conscientemente que não agiu contra a lei", afirmando que todo o trabalho da Policia Judiciária Militar, após o furto, foi de recolher informação e recuperar o material.
25 de Abril

Vasco Lourenço: reforma pode "acabar com FA"

291
Vasco Lourenço alertou para possibilidade de reforma da defesa poder "acabar com as Forças Armadas" e acusou poder político: "São uns perfeitos ignorantes. Têm vindo a destruir a condição militar".
Indonésia

Submarino partiu-se em pelo menos três partes

312
Submarino afundado, cuja localização aproximada já tinha sido apurada no sábado, foi encontrado e as autoridades confirmam que o KRI Nanggala se partiu em várias partes. Todos os tripulantes morreram.
Forças Armadas

Fuzileiros regressam após Operação "Corymbe"

365
O pelotão de 17 Fuzileiros portugueses que participou na Operação "Corymbe" no Golfo da Guiné, da Marinha Francesa, regressou no sábado à noite a Portugal.
Resposta Pronta

Submarino. "A cada minuto torna-se mais difícil"

Buscas pelo submarino continuam e as reservas de oxigénio estão a acabar. "Depois de encontrado ainda tem de ser feito o salvamento, mas a possibilidade está lá", diz o comandante Taveira Pinto. 
Indonésia

Submarino indonésio com oxigénio para menos de 24h

"Vamos maximizar os esforços hoje, até ao limite de amanhã às 3h da manhã", disse esta sexta-feira o porta-voz das forças armadas indonésias, Achmad Riad.
NATO

NATO "vigilante" face a retirada de tropas russas

A NATO considera "importante" a retirada das tropas russas na fronteira com Ucrânia, mas vai estar "a monitorizar de perto a concentração militar injustificada da Rússia dentro e ao redor" do país.
Moçambique

Analista pede prudência em intervenções militares

Eventuais intervenções militares, para responder a conflito em Palma devem incluir "respostas que não tornem a situação pior para as comunidades", avisa analista da organização Good Governance Africa.
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM só pensava em recuperar material /premium

Cinco meses e já com 21 arguidos e dezenas de testemunhas ouvidos, Luís Vieira prestou depoimento em tribunal. Afirmou desconhecer identidade do informador e salvou o chefe da Casa Militar de Marcelo.
Indonésia

Submarino desaparecido tem oxigénio para 72 horas

Mais de 400 pessoas, 5 navios e um helicóptero, participam desde quarta-feira nas buscas e resgate do submarino desaparecido com 53 tripulantes, que apenas tem capacidade para 72 horas de oxigénio.
Indonésia

Marinha indonésia procura submarino com 53 pessoas

A Marinha de Guerra da Indonésia anunciou que procura um submarino com 53 pessoas a bordo depois de ter perdido o contacto com o navio, que pode estar a 700 metros de profundidade, ao largo de Bali.
Crime

Comandos. Quatro instrutores acusados de agressão

Enquanto estão a ser julgados 19 militares dos Comandos por causa da morte de dois instruendos, há um outro processo com mais quatro acusados e um terceiro em investigação.
NATO

Militares portugueses em missão NATO na Lituânia

109
Dos 146 militares encontram-se fuzileiros mergulhadores-sapadores e vão participar, entre junho e agosto deste ano, e pela terceira vez, numa missão NATO na Lituânia.
Estado

Quartel no Porto e doca de Lisboa rendem 8 milhões

A receita arrecadada ficou por 76% do previsto e a taxa de execução média não foi além de 36%, num ano "marcado pela atipicidade e inerentes dificuldades em concretizar objetivos estabelecidos".
Forças Armadas

Militares: a maior execução orçamental desde 2015

Há quatro anos que os militares não tinham um valor tão elevado de execução orçamental: 372 milhões de euros, sendo que a Marinha chegou aos 85%, o Exército aos 75% e a Força Aérea aos 63%.
Defesa

Modernização de aviões C-130 com atraso em 2020

A pandemia de Covid-19 é apontada como um dos fatores para o atraso "critico" do projeto de modernização dos três aviões de transporte, busca e salvamento Hércules C-130 da Força Aérea Portuguesa.
Forças Armadas

AOFA repudia reforma rumo à "partidarização"

A Associação de Oficiais das Forças Armadas repudia o processo em curso e escreve que a partidarização/governamentalização das FA "não é caminho a seguir".
Açores

Força Aérea salva homem ao largo da ilha Terceira

O tripulante resgatado pela Força Aérea Portuguesa apresentava "sintomas de insuficiência respiratória" e carecia de "cuidados médicos imediatos". Homem de 52 anos encontra-se hospitalizado.
Marinha

Fuzileiros celebram 400 anos "sempre prontos"

512
Fuzos fazem hoje sobretudo "operações de assistência humanitária, proteção e evacuação de cidadãos nacionais residentes no estrangeiro, além da manutenção, imposição e consolidação da paz".
Forças Armadas

Formação democrática básica em Defesa

Anunciada a reforma da Defesa, é oportuno aproveitar para introduzir na formação dos militares um módulo político-jurídico, que explique aquilo que estão a assumir quando juram defender a Constituição
Moçambique

Portugal já tem 10 militares em Moçambique

113
Portugal já tem 10 militares em Moçambique, numa altura de tensão pelos ataques na província de Palma, e maior parte dos 175 elementos destacados no Afeganistão vão regressar a Portugal.
Ucrânia

EUA acusam Rússia de destacar 25 mil militares

Rússia destacou entre 15.000 e 25.000 soldados para a Crimeia ou para junto da fronteira com a Ucrânia. Os Estados Unidos da América consideram que a situação tem como objetivo "desestabilizar".
Síria

Armas químicas. Síria rejeita relatório da OIAC

O relatório determinou que "existem motivos razoáveis para acreditar" que um helicóptero militar da Força Aérea "atacou o leste de Saraqeb deixando cair pelo menos um cilindro". Síria nega.
Forças Armadas

Uma reforma contra as Forças Armadas

130
Marginalizando as Chefias dos Ramos da decisão política estratégica, estariam criadas as condições para a concretização de um velho projecto: submeter as Forças Armadas a uma total governamentalização
Armamento Nuclear

CPPC quer assinatura de tratado de armas nucleares

O Conselho Português para a Paz e Cooperação "exige" uma assinatura e ratificação do tratado de proibição das armas nucleares. Mais de 50 países já o fizeram e em alguns casos até já entrou e vigor.
Cabul

Cabul garante conseguir defender população sem EUA

Os líderes afegãos dizem que têm sido capazes de defender o seu povo. Já foram realizadas "mais de 98% das operações de forma independente", afirmam, sublinhando que não precisando da ajuda dos EUA.
Irão

Produção de urânio a 60% por "maldade" israelita

O Irão justificou a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao "terrorismo nuclear" e à "maldade" israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo.  
Armamento Nuclear

Irão vai enriquecer urânio até 60% em breve

"Planeamos acumular o produto na próxima semana", indicou embaixador iraniano. decisão anunciada é a "resposta" da República Islâmica ao "terrorismo nuclear" de Israel.
Comentário

Tancos. "Major Vasco Brazão só agora quis falar"

Julgamento começou em novembro e já falaram outros 20 arguidos. “O Major Brazão tinha pedido para analisar algumas provas do processo”, explica Sónia Simões, jornalista do Observador.
Myanmar

Myanmar 24 mil deslocados após ataques do exército

Entre 3 e 12 de abril, ocorreram diariamente na área ataques com morteiros e outras armas, matando um homem, causando danos em casas, escolas e hospitais, e forçando milhares de pessoas a fugir.
Assalto em Tancos

Major arrependido salva ministro e atira a Belém

Major Vasco Brazão, da PJM, diz-se arrependido por não ter comunicado ao MP recuperação das armas de Tancos. Diz que Azeredo não sabia que falavam com um informador, mas a Casa Militar de Marcelo sim.
Armamento Nuclear

Irão acusa Israel de "terrorismo nuclear"

Uma unidade de produção de urânio enriquecido — material necessário à produção de armas nucleares — foi alvo de ataque no Irão. Israelitas terão tido um papel na ofensiva.
Forças Armadas

Forças Armadas reclamam de promoções atrasadas

A Associação de Oficiais das Forças Armadas reclamou, mais uma vez, do habitual atraso nas promoções anuais previstas: "Já deveriam ter sido homologadas até 15 de dezembro de 2020."
Defesa

Alteração nas chefias militares "será fácil"

Ministro João Gomes Cravinho não espera "obstáculos" no Parlamento na aprovação das alterações à lei de defesa nacional. E diz que críticas vêm sobretudo de antigos chefes militares.
Militares

Bandeira nacional para velório de combatentes

485
Os antigos combatentes já podiam ser velados com a bandeira nacional, mas "não era com esta amplitude" e com a facilidade e "proximidade" que passa a existir, face ao envolvimento dos municípios.
Forças Armadas

Forças Armadas. Reforma lenta em busca de consenso

123
A reforma das Forças Armadas está a avançar devagar para que seja garantido o consenso alargado desejado pelo ministro da Defesa Nacional. João Cravinho assumiu intenção de debater tema em março.
Moçambique

Acordo para treino de tropas assinado em abril

Chegou a Maputo o brigadeiro-general Francisco Duarte, que irá comandar a missão de formação de tropas especiais, prevendo-se o envio de duas equipas avançadas de formadores portugueses em abril.
Brasil

Comandates. Mourão defende critério da antiguidade

Para a escolha dos novos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica do Brasil, o Vice-presidente do Brasil defende que o governo adote o princípio da antiguidade.
Angola

Angola está em paz, mas tem de resolver Cabinda

O ex-chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas considera que Angola está em paz, mas ainda é preciso "solucionar" Cabinda. Furtado apela ainda à uniformização dos três ramos militares.
Forças Armadas

Há leis que devem ser fiscalizadas pelo TC

129
A concentração de poderes pode ser muito negativa num Estado que se deseja democrático, livre e equilibrado. A concentração de poderes, no que toca às Forças Armadas, pode ser perigosa.
Moçambique

Moçambique. Ataque em Palma foi "estratégico"

Analista considera que a crise de segurança em Cabo Delgado está a "tornar-se mais séria" e que "vai ser necessária uma intervenção internacional para recuperar o controlo da região" moçambicana.
Brasil

Comandantes das três forças militares demitem-se

118
Os comandantes das três forças militares do Brasil (Exército, Marinha e Aeronáutica) pediram a demissão. É a primeira vez que um gesto deste tipo acontece na história do país.
Fact Check

Só Israel obriga mulheres a fazer serviço militar?

São poucos, mas há mais Estados com serviço militar obrigatória para mulheres. A Coreia do Norte e a Eritreia também também o têm, para homens e para mulheres.
Ministério da Defesa

Militares vão devolver dinheiro recebido a mais

502
São 481 os militares ao serviço da Autoridade Marítima Nacional e os elementos da Polícia Marítima que terão de devolver dinheiro que receberam a mais devido a um erro de cálculo no salário.
Marinha

Marinha resgata tripulante ao largo dos Açores

O tripulante turca "apresentava sintomas de hemorragia gastrointestinal" e necessitava "de cuidados médicos imediatos". Foi transportado para o Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel.
Marinha

Marinha salva velejador italiano "em dificuldades"

Velejador solitário que navegava a 200 quilómetros a oeste do Cabo de São Vicente estava "em dificuldades" quando a ondulação e os vento fortes "afetaram severamente a sua capacidade de navegar".
Forças Armadas

Reforma das FA divide Governo e militares

O ministro da Defesa insiste na necessidade de fazer uma reforma nas Forças Armadas, mas a questão não está a ser pacífica com muitos militares a criticar e Ramalho Eanes a fazer reparos.
Alterações Climáticas

Ministro adepto da "Defesa Verde" para baixar CO2

Gomes Cravinho mostrou-se adepto da "Defesa Verde" para reduzir o impacto ambiental das ações militares, que em 2019 foram equivalentes às emissões de CO2 de 14 mil carros.
Marinha Portuguesa

Base naval do Alfeite vai ter campo de golfe

4097
Diário de Notícias noticia que Marinha está a construir campo de golfe, gerando indignação entre os militares, justificando-se com a "necessidade de edificar uma capacidade de treino" da modalidade.
Moçambique

Governo moçambicano confirma ataque armado a Palma

O Ministério da Defesa de Moçambique confirmou um ataque à vila de Palma, norte do país, junto ao projeto de gás de Cabo Delgado. As comunicações com Palma estão interrompidas.
Coreia do Norte

Japão condena lançamento de mísseis pela Coreia

Ensaio "ameaça a paz e a segurança do Japão e da região circundante". Primeiro-ministro nipónico condena lançamento de projéteis que caíram em águas do mar do Japão e diz que cooperará com EUA e Seul.
Forças Armadas

Defesa da reforma da Defesa

São raros os oficiais que aceitam com naturalidade perdas de autonomia. A posse das armas mais poderosas do país dá-lhes condições únicas para manter essa autonomia contra qualquer oposição doméstica.
Resposta Pronta

"Assédio já é punível dentro das Forças Armadas"

Ministério da Defesa anunciou a criação da Unidade de Prevenção de Assédio. Lima Coelho, presidente da Associação Nacional de Sargentos, considera que a medida é positiva, mas "redundante".
Resposta Pronta

Forças Armadas. Oficiais "perplexos" com anúncio

501
António Mota, presidente da Associação de Oficiais das Forças Armadas, diz-se "surpreendido" com decisão do Ministério da Defesa. "Não tem pés nem cabeça" e "não sabemos como vai funcionar".
Ministério da Defesa

Ministério da Defesa cria Unidade para Assédio 

Unidade terá como missão "acompanhar denúncias de condutas suscetíveis de consubstanciar assédio, violência sexual ou discriminação, quando praticadas" por membros com funções na Defesa Nacional.
Coreia do Norte

O que esconde o silêncio de Kim sobre Biden? /premium

Pyongyang espera pela nova política dos EUA para tomar decisões. Pandemia de Covid-19 e crise económica abalaram a Coreia do Norte, mas testes balísticos podem ser retomados a qualquer momento.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo. Conselho de Estado dedicado à Defesa

A primeira reunião do Conselho de Estado vai realizar-se na sexta-feira e vai ser dedicada à Defesa. Marcelo Rebelo de Sousa nomeou a escritora Lídia Jorge como conselheira de Estado.
Forças Armadas

PSD quer "ministro de Estado coordenador"

Ângelo Correia, antigo governante do PSD e especialista em Defesa Nacional, defende a nomeação de um "ministro de Estado coordenador" das Forças Armadas, forças de segurança e Proteção Civil.
Brasil

Governo pode comemorar golpe militar de 1964

717
Um tribunal regional brasileiro aprovou um recurso que defendia o direito do governo do Brasil e do Exército em celebrar o golpe militar de 1964. Por quatro votos contra um.
Defesa

UE gasta tanto na defesa como a China e a Rússia 

"Em 2020, a despesa total dos 27 em Defesa foi de 197 mil milhões de euros, mais 15% do que em 2017 e perto do investimento da China e consideravelmente superior ao da Rússia", disse Gomes Cravinho.
Reino Unido

Reino Unido decide aumentar arsenal nuclear 

428
Arsenal nuclear será aumentado pela primeira vez desde a queda da União Soviética, pondo fim a uma política de desarmamento nuclear gradual em curso há cerca de três décadas.
Forças Armadas

CSDN dá "luz verde" a reformas nas Forças Armadas

A reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional fora convocada pelo Presidente da República e comandante supremo das Forças Armadas, que aprovou projetos do Governo de reforma na estrutura militar.
Leis

Defesa. Conselho Superior e o reforço do CEMGFA

Centralização de competências no Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas será analisado pelo Conselho Superior de Defesa, com vista à reforma nas Lei de Defesa Nacional e Lei Orgânica das FA.
Myanmar

Myanmar. Militares alargam lei marcial 

Na sequência de mais um fim de semana sangrento, as autoridades impuseram a lei marcial em distritos industriais e densamente povoados da segunda maior cidade do país.
República Centro Africana

ONU aprova reforço de quase 3 mil militares

Foi aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas uma resolução que prevê o aumento gradual de cerca de 3.000 militares na República Centro-Africana.
Guiné-Bissau

Ex-chefe da Marinha guineense suspeito de crimes 

Bubo Na Tchuto, com 71 anos e na reserva, fora condenado a quatro anos de prisão nos EUA após confessar tráfico de droga. Agora, é julgado em Bissau enquanto empresário da área do comércio.
Coronavírus

Militares fizeram 339 mil contactos de rasteio

Estas equipas realizam, diariamente, o contacto com os casos confirmados de Covid-19 e identificam os casos de risco. Há quase 800 militares dos três ramos empenhados na tarefa.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-diretor da PJM volta a falar de Marcelo /premium

Coronel Luís Vieira é arguido num segundo processo crime por violação do segredo de justiça no caso Tancos. Na primeira sessão voltou a dizer que o Presidente da República prometeu falar com PGR.
Estados Unidos da América

Militares vão manter-se no Capitólio até maio

A decisão de Austin surge depois de um pedido de extensão do destacamento feito na semana passada pela polícia do Capitólio. O contingente de soldados será, porém, reduzido para 2.300.
Assalto em Tancos

Tancos. Tribunal procura testemunha-chave

Paulo Lemos, uma das testemunhas principais e que chegou a ser arguido, era para ser ouvido esta segunda-feira, mas o tribunal não o conseguiu notificar. Depoimento de "Fechaduras" foi reagendado.
Dia da Mulher

Número de mulheres subiu nas Forças Armadas 

Governo promete "combater as barreiras à participação plena das mulheres" nas Forças Armadas, referindo que há duas generais e que 20% das categorias de oficiais já estão ocupadas por mulheres.
Forças Armadas

O anunciado reforço das competências do CEMGFA

149
Acentuar, desta forma, a irrelevância das Forças Armadas, é manter a estratégia que tem sido seguida pelo poder político, ao evitar tratar as matérias que verdadeiramente importam.
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM enfrenta outro julgamento /premium

O coronel Luís Vieira tem julgamento marcado por violação do segredo de justiça por ter falado com Marcelo e com o governo. Azeredo Lopes e o à data porta-voz major Brazão não foram acusados.
Coreia do Norte

Coreia do Norte poderá estar a produzir plutónio 

Imagens de satélite detetaram atividade no complexo nuclear de Yongbyon, que esteve inativo durante 2 anos. Analistas sugerem que está a ser extraído plutónio para fabrico de armas nucleares.
Defesa

Estrutura Superior das Forças Armadas

709
Parece que a ideia de mudar só pode ter dois fundamentos. O primeiro é o de que se pretende mudar, não para melhor, mas apenas para mudar. O segundo é o de que se pretende mudar porque sim.
Coronavírus

Militares já trataram mais de mil doentes do SNS

255
Além de receber doentes do SNS nas suas instituições hospitalares, as Forças Armadas fizeram "mais de 188 mil inquéritos epidemiológicos", revelou o Estado-Maior General das Forças Armadas.
Nações Unidas

ONU avisa Irão: inspeções não são "moeda de troca"

A Agência da Energia Atómica está interessada em garantir que a supervisão nuclear não serve de arma de arremesso diplomática entre as partes, depois do regime iraniano ameaçar "tomar medidas".
Marinha

Navio-Patrulha parte para o Golfo da Guiné

A mais recente embarcação da Armada da República Portuguesa, construída em Viana do Castelo, arranca para um projeto-piloto da UE no Golfo da Guiné, onde ocorrem 95% dos casos de pirataria mundial.
Presidente da República

PR espera sucesso na reforma do papel de CEMGFA

Governo irá apresentar uma proposta de lei com o objetivo de alargar as competências do CEMGFA, atribuindo-lhe o comando operacional de todas as áreas de atividade militar.
Fact Check

Morsa fotografada em cima de submarino russo?

Publicação diz que "morsa gigante de 1500 kg cai no sono em cima de um submarino nuclear" na Rússia. Até pode ter acontecido, mas a imagem que ilustra a publicação é falsa e resulta de manipulação.
União Europeia

UE. Líderes reúnem-se para debater segurança

A reunião dos líderes da União Europeia vão debater as prioridades do bloco em termos de defesa e ainda a Bússola Estratégica, assim como a vontade de "renovar a parceria" da UE com a NATO.
Coronavírus

Portugal oferece máscaras a São Tomé e Príncipe

Portugal ofereceu esta quinta-feira um total de 5.000 máscaras de proteção individual às Forças Armadas de São Tomé e Príncipe. O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas agradeceu a oferta.
Militares

Gastos militares globais batem novo recorde 

Os gastos militares globais atingiram um novo recorde. Quase dois terços desse aumento podem ser atribuídos aos Estados Unidos, que continuam representar a maior fatia, com 40,3% dos gastos totais.
União Europeia

Líderes da UE discutem segurança e defesa com NATO

Líderes europeus deverão manifestar a vontade de renovar a parceria com a NATO, assumindo uma maior responsabilidade pela sua segurança, para além de abordar a vizinhança a sul e as ameaças híbridas.
Myanmar

Myanmar. Pelo menos 8 mortos após golpe de Estado

Contrariando os números oficiais (3), uma associação denuncia que o número de pessoas mortas nos protestos foi de 8 e ocorreram entre 9 e 24 de fevereiro, espelhando a repressão do regime.
Rep Democrática do Congo

Congo. Rebeldes negam ataque a diplomata italiano 

Ataque ao diplomata italiano aconteceu numa área próxima da fronteira com o Ruanda. Os rebeldes ruandeses negam estar envolvidos "no ignóbil assassínio" e culpam as forças armadas do Ruanda e RDCongo.
Myanmar

Myanmar: EUA aplicam novas sanções à junta militar

Um general e um tenente-general foram alvo das sanções norte-americanas que congelaram os seus bens nos Estados Unidos. Objetivo é "exercer pressão sobre os militares e a polícia birmanesas".
Ministério da Defesa

Ministro da Defesa é ouvido no parlamento 

O ministro da Defesa deve apresentar uma proposta para alargar as competências do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, de forma a comandar toda a atividade militar.
União Europeia

Ministros dos Assuntos Europeus prepara cimeira 

Há cinco pontos na agenda em particular o combate à pandemia Covid-19, nomeadamente as vacinas e livre circulação de pessoas, e as matérias de Segurança e Defesa, em que se falará da vizinhança a sul.
Fact Check

"Foto magnífica" mostra navio-escola Sagres?

Publicação viral sugere tratar-se de uma fotografia do navio da Marinha portuguesa. Mas a embarcação visível na imagem, apesar de ser também um navio escola, tem bandeira colombiana.
Coronavírus

Dia da Defesa Nacional adiado até 30 de abril 

O Ministério da Defesa decidiu adiar o Dia da Defesa Nacional até ao dia 30 de abril devido à manutenção do estado de emergência e ao confinamento geral do país, imposto por causa do novo coronavírus.
Defesa

Ex-chefes militares contra mais poderes para CEMGF

Governo vai vai apresentar proposta de lei para alterar a estrutura superior de comando das Forças Armadas, mas antigos responsáveis militares estão contra alterações à lei sem reforço de meios.
Ministério da Defesa

Cravinho destaca inversão da descida de miltares

Cravinho destaca a "redução no défice de militares" , elogia o papel do exército no combate à pandemia, desvaloriza o caso de Tancos e diz que a China não é a nova União Soviética.
União Europeia

Missão europeia forma 300 militares no Mali

Portugal tem um contingente de 11 militares na Missão que visa treinar "os quadros superiores das Forças Armadas" do país africano, que enfrenta graves problemas como conflitos internos e terrorismo.
Forças Armadas

Cravinho quer reforço do Chefe do Estado-Maior

Gomes Cravinho pretende alterar a lei de bases sobre as Forças Armadas, colocando os chefes dos ramos militares sob dependência hierárquica do Chefe do Estado-Maior. Objetivo passa por "modernizar".
Pandemia

Qual o papel das Forças Armadas no país?

2115
Se as Forças Armadas portuguesas são reconhecidas além-fronteiras, recebendo os maiores louvores, existirá algum tipo de vergonha em mobilizá-las em território português?
Forças Armadas

Presidente da República reconduz CEMGFA e CEMA

António Silva Ribeiro continua no cargo de chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) e António Mendes Calado como chefe do Estado-Maior da Armada.
Relações Internacionais

UE necessita reforçar presença militar no sul 

Sven Biscop entende que dada a mudança estratégica dos EUA, da Europa para a Ásia, a União Europeia deverá encarregar-se da sua defesa, reforçando a presença militar no norte de África e no Saara.
Óbito

Marcelo esteve no funeral de Marcelino da Mata

6328
Marcelo Rebelo de Sousa, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e o chefe do Estado-Maior do Exército estiveram presentes no funeral do tenente-coronel Marcelino da Mata.
Marinha

Navio português em várias ações contra pirataria

180
O navio Zaire esteve envolvido em várias ações de combate à pirataria na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé na última semana.
África

RCA. 180 militares portugueses recebem louvor 

1573
A carta oficial de comenda do comandante da MINUSCA distingue "louváveis atos de coragem e heroísmo" da "8.ª Força de Reação Rápida portuguesa", que tinha como missão "assegurar um ambiente de paz".
Estados Unidos da América

EUA e Coreia do Sul querem desnuclearização

Os dois países aliados "vão cooperar estreitamente para conseguir a desnuclearização completa" da Coreia do Norte depois do diálogo com Pyongyang ter fracassado desde a cimeira de Hanói, em 2019.
Moçambique

Morte do Chefe do Estado-Maior é "duro golpe"

A morte do militar foi "uma contrariedade" na resolução do conflito em Cabo Delgado, uma vez que tinha trazido uma grande esperança. Mussa foi um defensor da atuação do Exército contra as milícias.
Myanmar

Protestos em Myanmar seguem apesar de libertações

Apesar da libertação de milhares de manifestantes, os protestos contra o golpe de estado militar continuam no Myanmar. No plano internacional, o país está a ser criticado nas Nações Unidas.
Coronavírus

20 militares apoiam coordenador de vacinação 

1666
20 militares dos três ramos das Forças Armadas, estão há uma semana a auxiliar o coordenador da vacinação anti-Covid-19, vice-almirante Gouveia e Melo. Têm ainda uma pequena equipa de três elementos.
Forças Armadas

Governo propõe prorrogação de mandato a almirantes

174
O Governo vai propor ao Presidente da República para prorrogar por dois anos os mandatos de Mendes Calado e António Silva Ribeiro. Mandatos terminam a 1 de março.
Obituário

Na morte de Marcelino da Mata

6611
Depois do fim da guerra só em 1980 a sua saga terminou. Foi reintegrado e promovido a Capitão (graduado em Tenente-Coronel). O império e as malhas que o mesmo tecia iam ficando cada vez mais para trás
Coronavírus

Marcelino da Mata morre com Covid-19 aos 80 anos

29647
O militar mais condecorado no Exército português, o tenente-coronel Marcelino da Mata, morreu esta quinta-feira de Covid-19. Foi um dos fundadores da tropa de elite "Comandos".
Diplomacia

Himalaias. Índia e China reduzem escalada militar

Nova Deli e Pequim chegaram a acordo e começaram a desmobilizar tropas no Lago Pangong, a oeste dos Himalaias, onde os chineses reivindicam Arunachal Pradesh e os indianos Aksai Chin.
Nações Unidas

Ataque a base da ONU no Mali fere 20 soldados

A base foi atacada por "morteiros e armas automáticas", provocando 20 feridos do contingente togolês. Portugal tem 63 militares no país africano, que enfrenta convulsões devido a milícias terroristas.
Irão

Irão pode tentar obter arma nuclear 

Mahmoud Alavi avisou a Europa e os Estados Unidos de que o Irão poderá mudar o rumo do seu programa nuclear -- até aqui pacífico, segundo Teerão --, se todas as sanções impostas não forem levantadas.
Myanmar

Myanmar. Protestos continuam apesar de lei marcial

A lei marcial imposta pelos militares materializou-se num forte controlo e repressão dos protestos pacíficos, incluindo uma ameaça de retaliação contra os manifestantes.
Moçambique

Moçambique. Morreu Eugénio Mussa

Eugénio Mussa era visto pelo chefe de Estado como protagonista-chave na contenção do avanço dos grupos armados na província de Cabo Delgado. Tinha sido nomeado para o cargo há menos de um mês.
Assalto em Tancos

Julgamento de Tancos vai passar para o CNEMA 

Julgamento foi suspenso após casos de Covid. Será retomado a 22 de fevereiro, mas juiz decidiu fazê-lo num sítio mais seguro: uma sala de 638 m2 do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.
Guiné-Bissau

Ex-combatentes. Guiné responsável por pagamentos

A embaixada de Portugal em Bissau refere que a responsabilidade do pagamento de pensões a antigos combatentes guineenses transitou em 1983 para a Guiné-Bissau face a exigências de ex-combatentes.
Estados Unidos da América

Biden dá "apoio total" a "Força Espacial" de Trump

De acordo com a Casa Branca, a administração democrata apoiará e investirá na Força Espacial criada por Donald Trump. A segurança no espaço é uma das preocupações que une os dois partidos nos EUA.
Armamento Nuclear

Tratado nuclear. EUA e Rússia ratificam extensão

Após a Rússia tê-lo feito, foi a vez de os EUA ratificarem a prorrogação do tratado de limitação de armas nucleares. É o único acordo remanescente que limita as armas nucleares das duas potências.
Myanmar

Exército de Myanmar processa Suu Kyi e Presidente

Após depor o governo chefiado por Suu Kyi e o presidente Win Mynt, o Exército processou ambos, a primeira por possuir um aparelho eletrónico ilegal e o segundo por infringir as normas contra a Covid.
Cabo Verde

Portugal oferece equipamento militar e máscaras

Autoridades portuguesas ofereceram dois botes e motores para os fuzileiros da Guarda Costeira cabo-verdiana, material de mergulho e 10 mil máscaras de proteção individual contra a Covid-19.
Defesa

Portugal e Cabo Verde querem segurança marítima 

No âmbito da Iniciativa Mar Aberto da CPLP, Portugal reforçou a cooperação com Cabo Verde na área da segurança marítima, aportando navios no país africano e realizando formações e treinos navais.
Armamento Nuclear

Rússia prorroga acordo que limita armas nucleares 

Vladimir Putin assinou a prorrogação do tratado russo-americano New START, que tem como intuito reduzir e limitar as armas ofensivas estratégicas. O tratado foi aprovado por unanimidade e vigora até 2026.
Crime

Detido homem que tentou matar irmão

Um homem de 31 anos que tentou matar o irmão com uma garrafa de vidro "foi detido em flagrante delito pela PSP da Esquadra da Marinha Grande".
Diplomacia

Novo programa de cooperação entre Lisboa e Maputo

339
Os dois países estão a criar um novo programa de cooperação militar, algo que já acontece desde 1988. O novo acordo tem como objetivo melhorar os "desempenhos operacionais" de Moçambique.
Joe Biden

Biden congela venda de caças F-35 aos Emirados

Se o acordo tivesse sido cumprido, os Emirados Árabes Unidos seriam o primeiro estado do Médio Oriente a operar o avião. A venda havia sido acordada pela Administração Trump após os Acordos Abraham.
Militares

139 militares portugueses voltam do Afeganistão

Um total de 139 militares portuguesa, da 5ª Força Nacional Destacada, vão regressar do Afeganistão após terem estado seis meses na capital do país, tendo sido distinguidos com uma Medalha NATO.
Marinha Portuguesa

Marinha Grande assegura refeições a 375 alunos

157
O Município da Marinha Grande vai assegurar refeições a 375 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo beneficiários da ação social escolar, "durante o período em que as escolas estarão encerradas".
Armamento Nuclear

Coimbra saúda proibição de armas nucleares

A Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra saudou a entrada em vigor do Tratado Internacional de Proibição das Armas Nucleares. O tratado internacional entrou em vigor às 00h00 desta sexta-feira.
Armamento Nuclear

ONU e papa saúdam tratado sobre armas nucleares

203
Documento proíbe a utilização, desenvolvimento e armazenamento de armas nucleares e foi recebido por António Guterres e pelo Papa Francisco como uma etapa para "um mundo sem armas nucleares".
Armamento Nuclear

Armas Nucleares. Portugal não assina tratado

Santos Silva explicou que Portugal não subscreveu o Tratado de Proibição das Armas Nucleares (que proíbe exaustivamente as armas nucleares) devido a carecer de "significativo valor prático".
Marinha

Demitiu-se presidente do Arsenal do Alfeite 

José Miguel Antunes Fernandes, demitiu-se por "motivos pessoais". Empresa que administra o Arsenal do Alfeite tem um problema financeiro estrutural grave "há cerca de 10 anos".
Coronavírus

Base Naval de Lisboa acolheu quatro infetados

Quatro doentes infetados com Covid-19 foram encaminhados na sexta-feira para o centro de acolhimento de doentes, disponibilizado pela Marinha Portuguesa, na Base Naval de Lisboa.
Assalto em Tancos

Covid-19. Julgamentos de Tancos e caso SEF adiados

O advogado Ricardo Sá Fernandes — que representa arguidos quer no caso Tancos, quer no caso do homicídio de Ihor Homeniuk — testou positivo à Covid-19. Ambos os julgamentos foram suspensos.
Donald Trump

Trump: "Foi uma honra reconstruir o Exército"

Presidente cessante dos EUA enviou uma mensagem às Forças Armadas, dizendo que "reconstruir" o Exército "foi uma honra". Trump destacou ainda o investimento milionário em "novos bonitos equipamentos".
Militares

Exército.118 militares em missão no Afeganistão 

175
São cento e dezoito os militares portugueses que partiram na madrugada desta quinta-feira de Lisboa para a capital do Afeganistão. Levam consigo a missão de garantir a segurança do aeroporto de Cabul.
Assalto em Tancos

Covid. Sessão de julgamento de Tancos cancelada

O advogado Ricardo Sá Fernandes, que defende o major Brazão, testou positivo e pediu ao tribunal para suspender o julgamento. Juiz cancelou sessão desta quinta-feira e vai decidir quando retoma.
Guerra Colonial

Antigos combatentes querem melhorar estatuto 

Movimento de antigos combatentes vai organizar um congresso nacional para julho, a fim de melhorar o Estatuto do Antigo Combatente, aprovado em 2020. Reclamam mais benefícios e "solidariedade".
Defesa

Quase dois mil militares no estrangeiro em 2021

101
O Estado português quer enviar 1.706 militares para o estrangeiro em 2021 com recurso a 75 viaturas, sete aeronaves e seis navios por parte dos três ramos das Forças Armadas.
Ministério da Defesa

Há novas instalações do Balcão Único da Defesa 

O Balcão Único da Defesa é um espaço no qual se podem encontrar serviços destinados aos Antigos Combatentes ou informações sobre o Dia Da Defesa Nacional, entre outras.
Assalto em Tancos

"João Paulino é alguém muito inteligente", diz PJ

Inspetor da PJ acredita que o mentor do assalto a Tancos mentiu em tribunal e que levou mais de dois arguidos para o crime, em junho de 2017. E assume lapsos nalguns documentos da investigação.
Coronavírus

Governo suspende Dia da Defesa Nacional até março

Evolução da pandemia levou o Ministério da Defesa a suspender, de forma preventiva, o início da 17.ª edição do Dia da Defesa Nacional. Pelo menos até 28 de fevereiro, anunciou.
Defesa

Ministro defende reforço de presença no Mali

O ministro da Defesa defende que Portugal tem uma "responsabilidade especial" para mobilizar a Europa para a importância das missões no Mali, prometendo um reforço da presença nacional.
Vacinas

Militares vacinados na próxima semana

Ministro da Defesa adianta que vacinação para os profissionais de saúde do Hospital das Forças Armadas de Lisboa, Porto e no Centro de Apoio Militar Covid-19, começa a partir de 4 de janeiro.
Acidentes e Desastres

Navio ajudado após fogo na casa das máquinas

As autoridades marítimas auxiliaram, ao largo de Sagres, um navio de bandeira dinamarquesa com 370 metros de comprimento, que ficou à deriva após incêndio na casa de máquinas que foi controlado.
Militares

Costa elogia ação dos militares portugueses 

Os elogios do primeiro-ministro foram tecidos numa mensagem vídeo de Natal dirigida aos militares portugueses em missões externas gravada em São Bento, Lisboa.
República Centro Africana

Forças Armadas confirmam missão portuguesa na RCA

227
António Silva Ribeiro confirmou que a Força de Reação Imediata portuguesa participou numa "missão difícil" na República Centro-Africana, que envolveu "contactos de fogo com alguma intensidade".
República Centro Africana

Rússia nega envio de tropas para a RCA

Um porta-voz do governo da República Centro-Africana afirmou que a "Rússia enviou várias centenas de homens das forças regulares e equipamento pesado" para o país. A Rússia nega as informações.
República Centro Africana

RCA. Ministra agradece atuação de Portugal

366
A ministra da Defesa da República Centro Africana agradeceu a atuação "com coração" dos militares portugueses integrados nas missões das Nações Unidas e União Europeia naquele país.
Coronavírus

Alguns militares terão prioridade na vacinação

O ministro da Defesa anunciou que alguns militares estarão entre os prioritários para receber a vacina contra a Covid-19, "porque cumprem missões de primeira importância", justificou.
República Centro Africana

Ministro da Defesa visita militares na RCA

João Gomes Cravinho encontra-se em visita ao destacamento militar português na República Centro-Africana, que tem a seu cargo uma das missões nacionais externas mais complexas no plano da segurança.
Coronavírus

Câmaras, militares e dentistas despistam contágios /premium

O projeto está a resolver o atraso dos inquéritos epidemiológicos e a identificação de contactos de risco a Norte. Poderá ser alargado ao resto do país e a intenção é despistar contágios em 24 horas.
A página está a demorar muito tempo.