Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Defesa
Assalto em Tancos

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

Amândio Marques está acusado dos crimes de associação criminosa, tráfico de armas, denegação de justiça, prevaricação, falsificação de documentos e favorecimento pessoal.
Navios

"Sagres" parte do Rio com destino a Montevidéu

1130
O navio-escola "Sagres" parte do Rio de Janeiro com destino a Montevidéu naquela que será a sua quarta paragem desde que saiu de Lisboa para uma viagem de circum-navegação.
Armamento

Despesas militares globais aumentam 4% em 2019

As despesas militares globais aumentaram 4% em 2019, o maior número em dez anos, consequência da crescente rivalidade entre potências e da corrida às novas tecnologias.
Assalto em Tancos

Carlos Alexandre: Supremo deve decidir sobre Costa

163
Em causa está a divulgação pública das 100 resposta sobre o caso Tancos. O entendimento é que só o Supremo terá competência para decidir sobre a violação do segredo de justiça por parte do PM.
GNR

GNR condenado por aliciar menor volta ao trabalho

145
Depois de ter sido condenado a nove meses de pena de prisão, suspensa, e a 18 meses de inibição de atividade, por aliciar uma menor, o comandante da GNR viu a suspensão de funções revogada.
Assalto em Tancos

Tancos. Brazão condenado a multa por recusar exame

166
O ex-porta-voz da Polícia Judiciária militar, acusado no caso de Tancos, recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa que não lhe deu razão. MP também o processou por desobediência.
Assalto em Tancos

"Manipulador"? MP quis fazer perícia a Brazão /premium

Procuradores de Tancos pediram perícia ao ex-porta-voz da PJ Militar sem que ele próprio soubesse que suspeitavam que era "manipulador". Mas Brazão recusou fazer o exame e agora optou pelo silêncio.
Forças Armadas

Cabo Verde: 30 oficiais para mil operacionais

As Forças Armadas cabo-verdianas têm 30 oficiais superiores, para cerca de 1000 operacionais, no Quadro Permanente. Enquadram o novo Estatuto dos Militares, que vai permitir atualizar os salários.
António Costa

Foram vocês que pediram uma sociedade socialista? /premium

2309
O PS já tinha sob a sua pata a quase totalidade dos “media”, a parte que interessa do “empresariado”, a banca, o universo sindical, a generalidade dos partidos. Agora subjugou o que restava da Justiça
Força Aérea

Ministro da Defesa visita fábrica de aviões

João Gomes Cravinho vai acompanhar a montagem dos 5 aviões KC-390 Millenium adquiridos para a Força Aérea Portuguesa, que representam um investimento de 827 milhões de euros.
Forças Armadas

Militares reivindicam valorização salarial

147
Numa moção, os militares das Forças Armadas reivindicam a valorização dos salários e carreiras, a revisão do estatuto e do regulamento de avaliação e o reconhecimento das Associações Profissionais.
França

Macron desafia europeus a não serem espectadores

130
Macron vai propor "uma oferta de diálogo" e "de apoio" aos europeus para afirmar uma autonomia europeia "em matéria de defesa e de controlo dos armamentos" num mundo instável, segundo o Eliseu.
Iraque

Ministro: militares deverão ficar no Iraque

140
Ministro da Defesa afirmou que “as principais missões continuarão todas", destacando a continuidade na República Centro-Africana, Afeganistão e Iraque, que atravessa uma situação de imprevisibilidade.
Assalto em Tancos

Costa violou segredo? Juiz comunica ao MP

5709
O PM publicou no site do Governo o documento com as suas 100 respostas como testemunha do caso Tancos. Carlos Alexandre lembra que o processo tem ainda segredo de justiça e pede uma posição ao MP.
Defesa

Conselho de Defesa discute situação no Iraque

Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu-se "para se inteirar sobre a situação político-militar no Iraque", tendo sido informado "sobre o ponto de situação das forças nacionais destacadas".
Assalto em Tancos

As 100 respostas de Costa ao juiz Carlos Alexandre

974
Costa garante que não soube da encenação do achamento das armas, nem por Azeredo Lopes nem por qualquer outra pessoa. Mas estranhou envolvimento da GNR de Loulé. 29 respostas são apenas "Não".
Grécia

Grécia vai enviar mísseis para a Arábia Saudita

O governo grego vai enviar em breve mísseis Patriot para a Arábia Saudita que se destinam a "proteger as infraestruturas energéticas cruciais". Sistema de defesa será acompanhado por 130 militares.
União Europeia

UE critica decisão dos EUA voltarem a usar minas

A UE critica a decisão anunciada pela Casa Branca, por considerar que vai contra a norma global contra minas antipessoais "que salvou dezenas de milhares de pessoas ao longo dos últimos 20 anos.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo nada fez porque PGR já sabia

841
O ex-ministro da Defesa foi interrogado durante todo o dia no Tribunal do Monsanto. Recusa ter sabido da operação antes da recuperação das armas e diz que ficou à espera de Joana Marques Vidal.
Assalto em Tancos

Tancos. Fechaduras recusa ter sido informador 

Paulo Lemos chegou a ser arguido no processo, mas arrependeu-se antes do crime e comunicou o plano do crime a uma procuradora. Foi esta sexta-feira ouvido por Carlos Alexandre.
Assalto em Tancos

Chefe de gabinete de Azeredo lembra telefonema

Ouvido no parlamento, o general Martins Pereira não se lembrava se quando recebeu os responsáveis da PJM tinha telefonado ao ministro. Em tribunal admitiu que sim e que encontrou o memorando original.
Assalto em Tancos

Tancos. Arguido João Paulino sai da cadeia

355
João Paulino, que, segundo a acusação, foi um dos mentores do furto do armamento dos paióis de Tancos, saiu da cadeia cerca das 18h30, ficando com a medida de coação de apresentações periódicas.
Assalto em Tancos

"Muitas perguntas sobre o que sabia Marcelo"

121
"Carlos Alexandre também quer saber se Marcelo sabia ou não". Sara Antunes Oliveira ajuda a descodificar as cem perguntas enviadas pelo juiz a António Costa. E explica o que se segue. Ouça aqui.
Assalto em Tancos

As 100 perguntas do juiz Carlos Alexandre a Costa /premium

361
A segurança de Tancos, a recuperação das armas e a relação de Azeredo Lopes com a PJM. Carlos Alexandre quer que Costa explique quem, quando, onde e porquê. Mas também quer saber o que sabia Marcelo.
Assalto em Tancos

Carlos Alexandre não afasta chamar António Costa

439
Perguntas chegaram a S. Bento na sexta-feira e Costa tem 15 dias para responder. Se esclarecimentos escritos não forem suficientes, o primeiro-ministro ainda pode ser chamado a tribunal.
Força Aérea

Elogio fúnebre: General José Lemos Ferreira

763
Lemos Ferreira foi um militar corajoso e defendeu sempre as suas convicções, a Força Aérea e a Pátria. Como CEMFA e como CEMGFA nunca teve qualquer atitude de subserviência para com o poder político.
Óbito

Morreu o general José Lemos Ferreira

133
Lemos Ferreira era chefe de repartição do Estado-Maior da Força Aérea aquando do golpe de estado do 25 de abril de 1974. No fim da sua carreira militar, foi presidente do Conselho de Gerência na ANA.
Força Aérea

Montijo. Saída da Força Aérea custa 100 milhões

335
Ministro da Defesa Nacional estima que a saída da Força Aérea da base do Montijo custará cerca de 100 milhões de euros, implicando transferência de helicópteros e aviões de treino para outras bases.
Forças Armadas

Cravinho: Forças Armadas sem "movimentos Zero"

O ministro da Defesa Nacional garantiu que movimentos conhecidos por "se esconderem atrás do anonimato não correspondem à forma de ser dos militares" e garantiu que são "praticamente inexistentes".
Assalto em Tancos

Defesa de Paulino quer acesso a ações encobertas

Depoimento de João Paulino, alegado cabecilha do assalto aos paióis de Tancos, foi adiado. Defesa quer ter acesso ao teor das ações encobertas da PJ: "Isso é o pior lamaçal que existe no processo".
Militares

40% de adesão no protesto de militares

O protesto convocado por militares esta terça-feira nas messes teve uma adesão de "40 a 50%". O presidente da Associação disse "que a participação foi massiva e outras em que não houve muita”
Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça com programa nuclear

A Coreia do Norte ameaçou acelerar o seu programa de armamento nuclear, perante o impasse nas negociações com os Estados Unidos. O embaixador norte-americano mostrou-se preocupado com a situação.
Irão

Avião ucraniano foi abatido por dois mísseis

O relatório de investigação à queda do avião ucraniano concluiu que foram disparados dois mísseis contra este. Queda aconteceu no mesmo dia em que duas bases no Iraque foram atacadas.
França

Mali. França anuncia novas operações militares

Ministra da Defesa francesa anunciou novas operações militares no Mali, Burkina Faso e Níger. Macron e o G5 Sahel designaram o Estado Islâmico no Grande Saara como inimigo prioritário.
Defesa

Açores. Revisão de acordo de cooperação com EUA

Vasco Cordeiro, chefe do executivo açoriano, quer rever laço de cooperação e defesa entre Portugal e Estados Unidos para que se encontre uma solução global que minimize problemas do acordo.
Força Aérea

FA gastou 54 mil euros em relógios sem concurso

1562
Encomenda de 200 relógios comemorativos dos 60 anos da base de Monte Real foi feita à Torres Joalheiros por ajuste direto. Força Aérea diz que como são "criação artística" não há violação da lei.
Supremo Tribunal de Justiça

Supremo anuncia sala de imprensa provisória

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça disponibilizou uma sala de imprensa provisória, após reconhecer as condições deficientes a que os jornalistas têm sido sujeitos no Tribunal de Monsanto.
Força Aérea

Vídeo. Força Aérea faz duplo resgate em simultâneo

Força Aérea recebeu dois pedidos de ajuda praticamente em simultâneo. Um dos alertas ativou um meio aéreo da Base das Lajes, outro do Montijo.
Assalto em Tancos

Tancos. Vieira falou e atirou ao diretor da PJ

O coronel Luís Vieira reiterou discordar com a decisão da Procuradora-Geral da República em atribuir a investigação à PJ civil e falou na sua relação conturbada com o diretor, que será sua testemunha.
Assalto em Tancos

Ex-diretor da PJM interrogado no processo Tancos

O coronel Luís Vieira é ouvido esta terça-feira no decorrer do caso Tancos. O ex-diretor da Polícia Judiciária Militar é acusado de associação criminosa e tráfico e mediação de armas.
Estados Unidos da América

EUA. 20 militares sauditas em treino saem do país

Em causa estão mensagens "jihadistas", anti-americanas e pedófilas descobertas nas redes sociais, após investigação ao tiroteio que ocorreu em dezembro numa base naval na Florida e causou 4 mortos.
Guerra

Rockets atingem base dos EUA no Iraque

580
Uma base com tropas americanas no Iraque foi atingida por oito rockets. Três soldados iraquianos feridos. Mike Pompeo já reagiu: ataques ao povo e soberania do Iraque "têm de acabar".
Armamento Nuclear

CNJP teme recuo no controlo de armas nucleares

A CNJP lamenta que, poucos dias depois de, em 1 de janeiro, Dia Mundial da Paz, o Papa ter chamado a atenção para a necessidade de “abandonar a espiral da vingança para construir um futuro de paz”.
Assalto em Tancos

Azeredo admite desistir do testemunho de Costa

2122
Depois de Carlos Alexandre ter considerado essencial que o primeiro-ministro depusesse presencialmente, a defesa do ex-ministro Azeredo Lopes acusado no processo pondera desistir da testemunha.
Médio Oriente

"É mais positivo falar do que combater"

O ministro da defesa, João Gomes Cravinho, reagiu ao discurso de Donald Trump dizendo que "é mais positivo falar do que combater".
Donald Trump

Trump. O essencial do discurso de alerta ao Irão

273
Em 10 minutos, Trump fez um discurso de resposta ao ataque iraniano desta quarta-feira. O presidente dos EUA anunciou sanções contra o Irão e alertou: é altura de acabar com o apoio ao terrorismo.
Assalto em Tancos

Juiz insiste no depoimento presencial de Costa

2618
Alexandre considera que presença do PM na instrução do processo de Tancos é indispensável e discorda da decisão do Conselho de Estado. Cabe a Azeredo Lopes dizer se mantém pedido para ouvir Costa.
Irão

Irão. Ucranianos recuam na causa do acidente aéreo

287
Um avião ucraniano despenhou-se com 176 pessoas a bordo. Ucranianos recuam nas garantias iniciais de que se deveu a falha no motor. Irão recusa entregar à Boeing caixas negras do aparelho.
Assalto em Tancos

Tancos. Silêncio no primeiro dia de instrução

Arrancou esta quarta-feira a fase de instrução do caso de Tancos. Oito dos 23 arguidos não contestaram a acusação e alguns apenas indicaram testemunhas. Mas todos terão que ir a tribunal.
Ministério da Defesa

34 portugueses no Iraque nunca tiram o colete

152
O ministro da Defesa garantiu horas antes do ataque que os militares portugueses no Iraque estão “em segurança”. Não podem despir o colete, tirar os óculos ou largar a arma. Costa deu-lhes relógios.
João Cravinho

Ministro garante "apoio à família militar"

O ministro da Defesa Nacional garantiu que o Instituto de Apoio das Forças Armadas "continuará a sua missão de apoio à família militar", apontando que encara 2020 com otimismo.
Justiça

O conselheiro Anacleto e a Justiça /premium

262
O conselheiro Anacleto tem medo que o juiz Carlos Alexandre, o MP e as defesas dos arguidos tentem descobrir a verdade sobre o conhecimento de António Costa do caso Tancos? Se não tem, parece.
Marinha Portuguesa

Navio Sagres em frenesim antes da circum-navegação

1132
O navio Sagres vai realizar a sua quarta e mais longa viagem de circum-navegação. Deve atracar em Tóquio a 18 de julho, onde será "a casa de Portugal" durante os Jogos Olímpicos 2020.
Forças Armadas

Sargentos: OE e mensagens com amargo sabor a vazio

450
Nem o Orçamento de Estado nem as mensagens da tutela e do Comando Supremo das Forças Armadas agradaram à Associação Nacional de Sargentos.
Marinha

Marinha portuguesa salvou 241 pessoas em 2019

176
"Com uma taxa de eficácia de 98,8%", nas 511 missões de busca e salvamento foram empenhados igualmente meios de salvamento da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea e outros recursos.
Força Aérea

Em 2019, Força Aérea salvou 26 vidas no mar

962
A Força Aérea transportou, em 2019, "mais de 650 doentes" e salvou "26 vidas em alto mar". Os F-16 realizaram "mais de 518 horas de voo de vigilância".
António Costa

Tancos. Costa pediu para depor por escrito

3713
O juiz Carlos Alexandre queria que o depoimento do primeiro-ministro fosse presencial. António Costa disse que estava disponível para depor por escrito e o Conselho de Estado aceitou.
António Costa

Forças Militares. A mensagem de Natal de Costa 

110
O primeiro-ministro está agradado com o desempenho das forças militares portuguesas em missões estrangeiras, como a levada a cabo pela Polícia Marítima na ilha de Samos, na Grécia.
Exército

Costa elogia militares portugueses no Iraque

António Costa falou no Iraque e dirigiu-se aos militares portugueses em missões externas que elevam o prestígio nacional e que contribuem para a segurança coletiva.
Militares

Costa visita militares portugueses no Iraque

O primeiro-ministro está esta quarta-feira no Iraque a visitar o contingente militar português, que tem como principal missão a formação das forças iraquianas para que combatam eficazmente o "Daesh".
Assalto em Tancos

Tancos. Pedido para ouvir PM chegou ao Conselho

Já chegou o pedido para audiência do Primeiro-Ministro na sequência do caso de Tancos, ao Conselho de Estado. Sem autorização deste órgão, António Costa não pode depor em tribunal enquanto testemunha.
Força Aérea

Vídeo. Força Aérea resgata tripulante de navio 

Homem era tripulante do navio panamiano Luminous Sky e precisou de assistência médica urgente esta terça-feira. Força Aérea procedeu à operação de resgate, a cerca de 300 km do Montijo, e filmou tudo.
Militares

Governo. Complemento especial para ex-combatentes

193
A proposta do Governo de Estatuto do Antigo Combatente prevê um "complemento especial" de 7% "por cada ano de prestação de serviço militar". Medida abrange, principalmente, os mais desfavorecidos.
Forças Armadas

Forças Armadas reconhecem falta de efetivos 

O almirante António Silva Ribeiro reconheceu que o problema da falta de efetivos não se resolverá "de um dia para o outro", mas garantiu que estão em curso medidas para reverter a situação.
Assalto em Tancos

Tancos. Ex-ministro da Defesa diz-se tranquilo

"Estou tranquilo, como sempre estive", garantiu o ex-ministro da Defesa em relação ao início da instrução do processo de Tancos. Azeredo Lopes vai ser ouvido a 3 de fevereiro.
Assalto em Tancos

Conselho não recebeu pedido para Costa depor

O Conselho de Estado não recebeu qualquer solicitação para que o primeiro-ministro seja ouvido no caso Tancos, garantiu Marcelo, explicando que a decisão não exigirá uma reunião deste órgão.
Assalto em Tancos

Carlos Alexandre ouve Azeredo a 3 de fevereiro

O juiz Carlos Alexandre vai começar a ouvir acusados e testemunhas do Caso Tancos a partir de 8 de janeiro. O ex-ministro Azeredo Lopes será ouvido no dia 3 de fevereiro. Costa também será ouvido.
Assalto em Tancos

Tancos: Costa não foi notificado para ser ouvido

Primeiro-ministro afirma que não recebeu qualquer notificação para ser ouvido presencialmente sobre o caso de Tancos. Conselho de Estado ainda não recebeu pedido para ouvir Costa enquanto testemunha.
Assalto em Tancos

Juiz Carlos Alexandre quer ouvir António Costa

2067
O juiz Carlos Alexandre pediu para ouvir o primeiro-ministro presencialmente na fase de instrução do processo de Tancos. Testemunho pode ser impedido pelo Conselho de Estado.
Donald Trump

Trump avisa Kim Jong-un de que pode perder tudo

Presidente dos EUA lembra líder norte-coreano do acordo para a desnuclearização firmado em 2018, um dia depois de ter sido noticiado mais um teste nuclear em Sohae.
Estados Unidos da América

EUA: domínio na venda global de armas

138
Os EUA aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, indica relatório do Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo. As vendas totalizaram 222,3 mil milhões de euros.
Forças Armadas

Forças Armadas. Oficiais vêem condições a piorar

1098
Mais de 70% dos inquiridos pela Associação dos Oficiais das Forças Armadas considera que condições pioraram e que há demasiada influência política. Maioria quer sindicato militar, mas é contra greve
Forças Armadas

Combatentes. Conselho de Ministros aprova proposta

A proposta de lei que fixa o Estatuto de Antigo Combatente, que incorpora "instrumentos de apoio económico e social", foi esta quinta-feira aprovada pelo Conselho de Ministros.
Militares

Militar diz que foi o colega que se matou com G-3

Um militar dos Comandos acusado de matar outro com uma espingarda G-3, no Quartel da Carregueira, diz que o colega se suicidou depois de se confessar desanimado por ter sido excluído de uma missão.
Lisboa

Antigos combatentes prometem concentrações mensais

Antigos combatentes da guerra colonial concentraram-se esta quinta-feira em frente à Assembleia da República pela terceira vez desde outubro, prometendo voltar a fazê-lo até a aprovação do estatuto.
Cabo Verde

Cabo Verde. Fuzileiros sofrem ferimentos ligeiros

Um fuzileiro português e dois cabo-verdianos sofreram ferimentos ligeiros durante um exercício na Praia, quando uma das microcargas explosivas utilizadas para criar um cenário tático deflagrou.
NATO

NATO. Aliados acordaram manter unidade

O secretário-geral da NATO afirmou que as divergências atraem sempre mais atenções, mas ainda assim houve decisões. Na cimeira falou-se da contribuição para a defesa, da ameaça russa e da Síria.
Assalto em Tancos

Tancos. Juiz Carlos Alexandre vai ficar com caso 

892
O conhecido juiz português, de 57 anos, vai liderar a instrução do processo de Tancos. O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes está acusado de quatro crimes.
Marinha Portuguesa

Marinha portuguesa detona minas no Mar do Norte

Equipa de mergulhadores da Marinha integra pela segunda vez uma missão da NATO. Estão a desativar explosivos em zonas que foram de conflito durante as Guerras Mundiais, no Báltico e Mar do Norte.
Assalto em Tancos

Vasco Brazão teve "orientações" do diretor da PJM

Vasco Brazão assume ter participado na recuperação do material que não foi comunicado "como devia", e que agiu sob orientação de Luís Viera, diretor nacional da Polícia Judiciária Militar.
País

PCP condena investimento em defesa

344
O PCP manifestou a sua "clara oposição" à cedência perante a imposição dos Estados Unidos de investir 2% do PIB em defesa. O partido comunista invocou o artigo 7º da constituição para se justificar.
Alemanha

Exército alemão pede desculpa por farda nazi

205
O exército alemão pediu desculpas por ter publicado uma foto da farda das Wehrmacht, as forças armadas do regime nazi, com o comentário "ainda hoje o estilo militar é alta costura".
Defesa

Portugal dedica 1,52% do PIB à Defesa

Portugal dedica atualmente 1,52% do PIB à área da Defesa, acima da meta de 1,41%. Até 2024, o Governo pretende chegar a 1,66%, ficando ainda aquém do acordado entre os membros da NATO.
Assalto em Tancos

Tancos. Luís Vieira sem intenção de encobrir roubo

O ex-diretor da Polícia Judiciária Militar diz que "nunca pretendeu encobrir a atuação do arguido João Paulino (ex-fuzileiro) e dos restantes arguido". Foi tudo "ficcionado" pelo Ministério Público.
Coreia do Norte

Coreia do Norte dispara dois presumíveis mísseis

A Coreia do Norte procedeu ao lançamento de dois novos projéteis não identificados. A guarda costeira japonesa foi quem deu o alerta e julga tratar-se de dois mísseis.
Assalto em Tancos

Tancos. Como Azeredo quer desmontar a acusação /premium

Em 250 páginas, o ex-ministro insiste que não fez parte da encenação montada pela PJM, contesta provas como o SMS em que diz "Eu sabia" e acusa a PJ e o MP de vingança e de "obsessão quase doentia".
Angola

Angola procura apoio da China no combate ao crime

O ministro do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, deslocou-se à China para avaliar a implementação do CISP — uma estrutura que vai auxiliar os órgãos de defesa e segurança pública no país angolano.
Assalto em Tancos

Ministro quer recuperar imagem pública da PJM

A tomada de posse de Paulo Isabel como diretor-geral da Polícia Judiciária Militar tem como objetivo restabelecer a imagem pública da força policial, abalada pelo caso de Tancos.
Assalto em Tancos

Tancos. Azeredo Lopes chama Costa como testemunha

391
Costa surge em primeiro lugar numa lista de 9 testemunhas chamadas por Azeredo Lopes. No pedido de abertura de instrução, o ex-ministro fala em "preconceitos, omissões e falsidades" da acusação.
Angela Merkel

Merkel quer NATO preservada e garante investimento

"É do nosso interesse preservar a NATO, mais do que no tempo da Guerra Fria", afirmou a chanceler alemã, garantindo que a Alemanha vai cumprir objetivo de 2% do PIB ser destinado a despesas militares.
Estados Unidos da América

Pompeo: Testes da Turquia são "inquietantes"

Mike Pompeo considerou "inquietante" que a Turquia tenha iniciado testes dos sistemas russos de defesa antiaérea, apesar dos apelos em sentido contrário e da ameaça de sanções.
Assalto em Tancos

Tancos: Azeredo Lopes pediu abertura de instrução

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes e o antigo diretor da PJ Militar Luis Vieira, acusados no caso do furto e achamento das armas em Tancos, já requereram a abertura de instrução.
NATO

NATO deve responder em harmonia com Europa

O ministro da Defesa Nacional defende que a NATO tem de responder às ameaças convencionais, assimétricas, híbridas e ciber, e ser capaz de aproveitar a identidade europeia de defesa.
Defesa

Defesa Nacional aprova missões militares para 2020

O Conselho Superior de Defesa Nacional deu esta segunda-feira luz verde às propostas das Forças Nacionais Destacadas (FND) para 2020 já com “financiamento assegurado”
Turquia

Turquia ignora EUA e testa sistema de defesa

A Turquia comprou mais de 100 dispositivos antiaéreos S-400 à Rússia. País arrisca sanções por parte dos Estados Unidos da América caso decida ativar a tecnologia. Ankara já disse que é para avançar.
Papa Francisco

Papa em Nagasaki fala sobre desarmamento nuclear

163
O papa Francisco pediu aos líderes mundiais que renunciem às armas nucleares, numa intervenção em Nagasaki, alvo da segunda bomba atómica lançada pelos Estados Unidos sobre o Japão em 1945.
Jair Bolsonaro

Bolsonaro quer isentar polícias de punições

345
O Presidente do Brasil quer isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais relacionadas com operações de segurança realizadas por ordem da Presidência.
Aviação

Base aérea n.º 1 muda-se para Beja na primavera

A Base aérea n.º 1 vai-se mudar de Sintra para Beja na primavera para resolver constrangimentos no espaça aéreo causada pelo Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Força Aérea

Força aérea resgata homem num navio. Veja o vídeo

Este domingo, a Força Aérea portuguesa resgatou um homem de 47 anos que precisava de assistência médica urgente e que estava a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa Veja o vídeo.
Mundo

EUA vão retirar isenção a central nuclear iraniana

Mike Pompeo anunciou a retirada da isenção de sanções à central nuclear de Fordow afirmando que não existe razão legítima para o Irão retomar o enriquecimento de urânio.
Ministério Dos Negócios Estrangeiros

Portugal vê defesa europeia como reforço da NATO

"Todos os esforços para intensificar a Política Europeia de Segurança e Defesa, (...) são para nós um processo de robustecer o pilar europeu da NATO", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Hong Kong

Exército chinês saiu para limpar Hong Kong

É raro os militares chineses saírem da caserna, desta vez foram destacados em Hong Kong para ajudar a limpar as ruas das barricadas e destroços deixados pelos manifestantes pró-democracia.
Forças Armadas

Ministro pede "gestão exemplar" às Forças Armadas

163
"Exige-se de todos um comportamento moral e ético irrepreensível na gestão dos recursos públicos", afirmou João Gomes Cravinho. O ministro prometeu ainda trabalhar "de forma próxima" com os militares.
Marinha Portuguesa

Marinha procura piratas no Golfo da Guiné

O Centro de Operações Marítimas da Marinha recebeu um alerta de socorro de um navio mercante no Golfo da Guiné. O incidente tratou-se de um ataque ligado ao fenómeno de pirataria marítima na região.
Forças Armadas

Já há mais sargentos e oficiais do que praças

16767
Nos primeiros três meses do ano, mil militares abandonaram as Forças Armadas — 750 eram praças do Exército. Associações de militares já admitem recorrer ao Serviço Militar Obrigatório.
Medicamentos

Laboratório Militar vai fazer fármacos com canábis

Até ao final deste ano “o LMPQF vai começar a manipular canabinoides de modo a poder aviar as receitas dos pacientes que já conseguem ter uma prescrição médica”, adiantou a presidente do OPCM.
PSP

Acusados de furto de armas envolvidos em Tancos

475
Entre os 12 acusados por furto de armas da PSP em Lisboa, estão António Laranjinha e João Paulino, também implicados e acusados no processo do furto das armas dos paióis da base militar de Tancos.
Rússia

Novo sistema de armas russo é único no mundo

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, garante que o novo sistema de armamento do país é único no mundo, pois não há equivalente no estrangeiro, mas insiste que não será usado para ameaçar ninguém.
Mali

Estado Islâmico reivindica ataque no Mali

Grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou ataque de sexta-feira a uma base militar no norte do Mali que provocou a morte a 53 soldados e um civil.
Assalto em Tancos

Tancos. Alargado prazo para requerer instrução

O prazo para os arguidos que foram acusados no caso de Tancos pedirem a abertura da fase de instrução do processo foi alargado até 25 de novembro.
Forças Armadas

AOFA desconfia de promessa do ministro da Defesa

111
"Aquilo que o senhor ministro ontem disse nós vemos com enormíssima desconfiança", afirmou o presidente da AOFA, referindo-se aos incentivos ao recrutamento prometidos pelo ministro da Defesa.
Estado Islâmico

Al-Baghdadi sepultado no mar como Bin Laden

129
O corpo do líder do Estado Islâmico foi sepultado no mar após a operação militar dos EUA, confirmou à AFP um dirigente do Pentágono. Tal como aconteceu com Bin Laden.
Rússia

Russia vende armas a governos africanos em cimeira

É uma verdadeira feira onde empresários podem experimentar armamento russo e assinar protocolos nucleares milionários. Vladimir Putin esteve presente, tal como 43 chefes de estado e governo africanos.
País

Major afastado por usar canhão em torneio de golfe

3458
Carlos Perestrelo, major-general na Madeira, foi esta quinta-feira afastado depois de ter sido tornado público um vídeo em que se vê um civil a disparar um canhão num torneio privado de golfe.
Timor-Leste

Timor. Mais 600 efetivos para as forças de defesa

O recrutamento de 600 novos praças para as Forças de Defesa de Timor-Leste foi aprovado pelo governo timorense esta quarta-feira. As forças de defesa timorenses têm atualmente cerca de 2.160 efetivos.
África

Navio-patrulha Sines leva segurança a África

O navio chegou a Cabo Verde. A bordo estão várias toneladas de material doado por instituições portuguesas e que será distribuído por países de língua portuguesa ao longo da missão.
Ministério Público

MP. Autonomia e poderes hierárquicos em discussão

Dicotomia entre a autonomia dos procuradores e a obediência à hierarquia será tema de discussão na sessão plenária do Conselho Superior do Ministério Público desta segunda-feira.
Militares

Já há acordo para dívida da ação social militar

O Governo chegou a acordo para a situação "insustentável" da dívida do sistema de ação social dos militares. Os militares temem que unidades de saúde possam vir a suspender os acordos com o IASFA.
Forças Armadas

Ministro da Defesa garante regularização da dívida

Dívidas são "fruto de um sistema mal desenhado e, convenhamos, de uma gestão que não tem sido a melhor no IASFA", disse o ministro da Defesa Nacional.
Síria

Síria: Turquia ameaça atacar curdos

“Se eles [forças militares curdas] não se retirarem, a nossa operação vai recomeçar”, ameaçou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco que acusa os curdos de violarem o acordo de cessar fogo.
Militares

Militares regressam do Iraque. "Dever cumprido"

167
Militares portugueses regressaram do Iraque com "sentimento de dever cumprido. O contigente partiu em abril para o país do Médio Oriente, para "ministrar treino e formação às tropas iraquianas".
Acordo Nuclear

Irão disponível para renegociar acordo nuclear

O Presidente iraniano disse estar disponível para renegociar o acordo nuclear, desde que não contribua para a campanha presidencial de Donald Trump.
Militares

Base Aérea 5 quer solução para saída de militares

O coronel João Gonçalves, comandante da Base Aérea n.º 5, alertou para a saída contínua de militares e pediu uma solução urgente para tornar a carreira mais atrativa.
Ministério Administração Interna

MAI defende conexão da defesa e segurança interna

O ministro da Administração Interna defendeu esta segunda-feira, na receção a 100 novos estagiários do SEF, "uma cooperação muito estreita entre as áreas da Defesa Nacional e Segurança Interna".
Assalto em Tancos

Tancos. PJ acusa PJM por fugas de informação

111
A PJ aponta o dedo à PJM pelas "sucessivas fugas" que levaram a uma "constante alteração de estratégias de investigação" e permitiram aos suspeitos "destruir eventuais elementos de prova".
Armamento

Alemanha. Embargo à venda de armas à Turquia

311
Berlim decidiu suspender venda de armas à Turquia por temer que possam ser usadas na ofensiva militar na Síria contra os curdos. Medida foi anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.
Assalto em Tancos

Marcelo sobre Tancos: "Marques Vidal foi leal"

424
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a antiga procuradora-geral foi de uma "lealdade institucional total" durante a investigação do caso Tancos e que o informou sobre o desenvolvimento da investigação.
Assalto em Tancos

Tancos. MP não atua com base critérios políticos

151
Sobre a data em que foi conhecida a acusação de Tancos (durante a campanha para as eleições), a procuradora-geral da República assegurou que o MP não tem que "atender a esse tipo de timings".
Moda Lisboa

O dia em que a ModaLisboa chegou ao Exército /premium

Durante três dias, o Exército abre as portas de um edifício histórico. Mérito da ModaLisboa, que convida a cidade a conhecer criadores e um património singular. O Observador foi o primeiro a entrar.
Assalto em Tancos

Azeredo sobre Tancos: "sou absolutamente inocente"

Ex-ministro da Defesa quebra o silêncio e manda nota à Agência Lusa a dizer que está inocente e que as notícias que têm vindo diariamente a público não são mais que um "assassinato no espaço público"
Assalto em Tancos

PSD quer ouvir Costa. PS fala em nova comissão

Nenhum membro do Governo compareceu ao debate sobre Tancos em que os partidos da direita exigiram respostas de António Costa e os da esquerda acabaram por falar na possibilidade uma nova comissão.
Forças Armadas

Vídeo. Militares portugueses sofrem emboscada

3853
Militares portugueses enfrentaram grupos armados na República Centro-Africana, nas últimas semanas de setembro. No vídeo é possível ver como sofreram uma emboscada. Não houve vítimas mortais.
Assalto em Tancos

Tancos. PS disponível para nova comissão - como aconteceu

126
Acusação do MP abriu campanha eleitoral. PSD quer esclarecer se, afinal, o primeiro-ministro António Costa sabia, ou não, que a PJM estava a investigar o furto e que encenou a recuperação das armas.
Assalto em Tancos

Tancos. PJ alertada para hipótese de fraude

Coronel que dirigia investigação criminal da GNR confidenciou por duas vezes a responsáveis pela investigação que toda a história do achamento de armas era suspeita.
Assalto em Tancos

Tancos. Parlamento reúne comissão permanente

Debate sobre o caso de Tancos acontece esta quarta-feira, a pedido do PSD depois de ter sido conhecido o despacho do Ministério Público, que acusa o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes.
Assalto em Tancos

Tancos. Comissão fará debate na quarta-feira

A Comissão Permanente da Assembleia da República reúne-se na quarta-feira para um debate político sobre Tancos, a pedido do PSD, que pretendia que a discussão tivesse acontecido na semana passada.
Assalto em Tancos

Tancos. MP diz que Lopes sonegou informação à PGR

252
MP considera que o ex-ministro da Defesa sonegou informação à procuradora-geral da República sobre recuperação das armas e quis que Joana Marques Vidal fosse complacente com a situação.
Assalto em Tancos

Sindicato critica diretor do DCIAP

201
Em texto publicado na Sábado, António Ventinhas lembra que "interferência dos superiores hierárquicos nas investigações criminais é limitada". Diretor do DCIAP impediu audições de Costa e Marcelo.
Estados Unidos da América

EUA preparam exercício militar na Europa para 2020

Comando Europeu dos Estados Unidos anunciou que o exercício "Defender Europe 20" pretende apoiar os objetivos da NATO "de aumentar a prontidão dentro da Aliança e dissuadir potenciais adversários".
Brasil

Brasil volta a explorar urânio e amplia nuclear

Há cinco anos que o Brasil não extrai urânio, devido a questões ambientais. Agora, o Governo espera iniciar os trabalhos numa mina da Bahia até ao final do ano, para ampliar o programa nuclear.
Furacão

Forças Armadas avaliam acessos ao Porto das Lajes

Os militares dos três ramos das Forças Armadas constituem-se como equipa avançada para avaliar o estado de acessibilidade do Porto das Lajes das Flores e de outras infraestruturas.
Assalto em Tancos

Brazão: Azeredo "sabia o que se estava a passar"

164
Brazão nega, nas primeiras declarações públicas, que o papagaio-mor seja Marcelo. “Falava de um comentador televisivo, utilizando uma alcunha que uso habitualmente quando a ele me refiro."
Estados Unidos da América

EUA vai vender mísseis Javelin à Ucrânia

Os Estados Unidos validaram a venda à Ucrânia do lançador de mísseis anti-tanque Javelin, mencionada na conversa telefónica entre Donald Trump e o presidente ucraniano Vladimir Zelensky.
Assalto em Tancos

Tancos. Vieira pede dilação de prazo de instrução

O advogado de Luís Vieira disse que pediu ao juiz de instrução João Bártolo a dilação do pedido de abertura de instrução, sem quantificar, no entanto, o número de dias.
Coreia do Norte

Coreia do Norte confirma lançamento de novo míssil

Míssil foi disparado na quarta a partir de um submarino e caiu no mar do Japão. Regime fala em "sucesso" e diz que nova arma vai aumentar defesa. Teste surgiu antes do regresso às negociações com EUA.
Assalto em Tancos

Diretor do DCIAP não quis "perturbar" PR e PM

2569
Morais Pinto proibiu os investigadores do caso Tancos de inquirirem Marcelo e Costa e terá mandado suprimir 48 questões para outras testemunhas que envolviam o Presidente da República.
Assalto em Tancos

Azeredo soube que armas podiam ser entregues

150
O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes admitiu no interrogatório judicial que teve conhecimento da existência de um informador e que os autores do furto das armas estavam dispostos a entregar material.
Assalto em Tancos

Porque é que Marcelo e Costa não foram ouvidos?

448
Constituição de arguido de Azeredo Lopes levou investigadores a quererem ouvir Marcelo e Costa. Nem o pedido de autorização, nem a recusa do diretor do DCIAP estão registados nos autos do caso Tancos.
Assalto em Tancos

Assembleia só discute Tancos depois das eleições

1157
A Assembleia da República só voltar a debater o caso Tancos depois das eleições legislativas deste domingo. A informação foi anunciada por Fernando Negrão. Ferro Rodrigues já reagiu às críticas.
Assalto em Tancos

Tancos: parlamento decide pedido de debate

PS opõe-se a esta diligência pedida pelo PSD em vésperas de eleições, BE, CDS-PP e PCP já se mostraram disponíveis para a reunião de emergência.
Assalto em Tancos

Casos de justiça podem ser avaliados politicamente /premium

290
Não necessitamos de saber se Costa sabia ou não sabia das manigâncias de que Azeredo Lopes está acusado, porque já sabemos o suficiente para avaliar politicamente pois Azeredo foi uma escolha de Costa
Assalto em Tancos

Azeredo viu memorando? Não se lembra disso

1495
O Expresso teve acesso ao interrogatório feito ao antigo ministro da Defesa. Azeredo admite que possa ter apagado memorando que não se lembra de ler. "Antes de sair apaguei os telemóveis todos".
Assalto em Tancos

Tancos. MP equacionou chamar Costa e Marcelo

818
Os procuradores admitiam ouvir PR e PM como testemunhas e levaram a questão ao diretor do DCIAP. Albano Pinto achou que as inquirições não eram relevantes e as diligências não foram marcadas.
Assalto em Tancos

Tancos. Joana Marques Vidal entre as testemunhas

108
A ex-PGR, o ex-chefe de gabinete do ministro da Defesa e o antigo chefe da Casa Militar do Presidente da República estão entre as testemunhas do Ministério Público para julgamento do processo.
Coreia do Norte

EUA e Coreia do Norte retomam diálogo sexta-feira

EUA e Coreia do Norte “concordaram em manter um contacto preliminar a 4 de outubro e manter uma reunião de trabalho a 5 de outubro”, segundo comunicado norte-coreano.
Assalto em Tancos

Tancos. Luís Vieira vai pedir instrução

Luís Vieira é acusado de associação criminosa, tráfico de armas, falsificação de documentos, denegação de justiça, prevaricação e favorecimento pessoal.
Assalto em Tancos

A principal lição de Tancos /premium

1040
Sempre que sente a sua ascendência beliscada, logo o PS é tomado de um sentimento de subversão e de guerrilha. Foi o que vimos em todos os “casos” que o incomodaram nestes anos, da Casa Pia a Tancos.
Assalto em Tancos

Major Vasco Brazão vai pedir abertura de instrução

100
O ex-porta-voz da PJM vai pedir a abertura de instrução do processo de Tancos, no qual está acusado de associação criminosa, tráfico de armas, denegação de justiça e prevaricação, entre outros crimes.
Assalto em Tancos

Ferro convoca reunião para avaliar pedido do PSD

1495
O líder parlamentar do PSD pediu uma reunião com "urgência" sobre Tancos. PS diz não ser "razoável". Ferro Rodrigues convocou reunião para apreciar pedido dos sociais-democratas.
Assalto em Tancos

Uma conspiração para mim, uma conspiração para ti /premium

456
O PS optou por inventar uma teoria conspirativa sobre o caso Tancos para continuar a proteger Azeredo Lopes mas também para sinalizar algo pouco democrático: não aceita o escrutínio aos seus.
A página está a demorar muito tempo.