454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Marinha

Noticiário

6h. Glastonbury palco de protestos contra EUA

Billie Eilish liderou o coro de condenação. Ainda neste jornal, Gouveia e Melo diz que Portugal tem de defender o Oceano Atlântico através do combate aos submarinos inimigos.
Marinha

Combate à poluição do mar

Aos que dizem que o modelo da Autoridade Marítima tem mais de dois séculos e que não deve mudar há prova do contrário. Só a sorte e o segredo militar obstam a que sejam públicas e notórias as falhas.
Forças Armadas

Chefe da Armada contesta competências do sindicato

Gouveia e Melo contesta as competência do sindicato na gestão da Marinha. O Chefe da Armada ainda não recebeu "nenhuma providência cautelar".
Marinha

Resgatado tripulante de veleiro ferido nos Açores

O homem, a bordo de um veleiro com bandeira de França, teve de ser resgatado na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo craniano.
Guerra na Ucrânia

Revelado áudio do momento final a bordo do Moskva

Na gravação, um tripulante informa que o navio tem dois buracos, um deles abaixo da linha de água, e que não é possível chegar aos barcos rebocadores.
Açores

Açores. Três tripulantes de veleiro auxiliados

Três tripulantes, de 19, 32 e 48 anos foram auxiliados nos Açores: tinham "avarias" na embarcação onde seguiam, que se encontrava a navegar a cerca de 476 quilómetros a sudoeste da ilha das Flores.
Marinha

Gouveia e Melo substitui capelão da Marinha

Não foi à primeira, será agora. Almirante afasta padre que criticou discurso de Gouveia e Melo contra fuzileiros a propósito da morte de agente da PSP. Padre dos Pupilos do Exército assume funções.
Marinha

Buscas por pescadores desaparecidos continuam

As buscas prosseguem por dois pescadores desaparecidos no sábado nos Açores, depois de o barco onde seguiam ter encalhado junto à ilha de Santa Maria. Barco já foi recuperado.
Marinha

Dois pescadores desaparecidos nos Açores

Dois pescadores foram dados como desaparecidos nos Açores, depois de o barco onde seguiam ter encalhado junto à ilha de Santa Maria, revelou a Marinha Portuguesa.
Defesa

Defesa. Secretário Estado quer modernizar Marinha

Marco Capitão Ferreira esteve na Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, na entrega de uma nova embarcação salva-vidas, que tem como um das missões apoiar o setor da pesca da região.
Guerra na Ucrânia

O que vão fazer 222 militares na Roménia?

Marcelo despede-se dos militares portugueses que vão para uma missão "prevista" mas "reforçada". Vão integrar partes do exército romeno, mas não vão entrar na Ucrânia.
Noticiário

15h. Fuzileiros."Punição, sem julgar todo o corpo"

Marcelo Rebelo de Sousa referia-se ao caso da morte do agente da PSP, Fábio Guerra, para pedir a não condenação de todos os fuzileiros. Ainda neste jornal, a polícia que está a investigar Ronaldo
Drogas

Marinha abre processo a militar que vendia droga

Após o interrogatório judicial, o militar ficou sujeito a apresentações periódicas diárias, proibido de contactar com e frequentar locais ligados ao tráfico e o consumo de droga.
Drogas

Militar vendia droga a colegas toxicodependentes

Arguido, um elemento da Marinha, vendia estupefacientes a militares que estavam em tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependências e Alcoolismo do Hospital das Forças Armadas.
Marinha

Gouveia e Melo volta atrás e reintegra capelão 

Licínio Luís, capelão da Marinha, vai ficar na base do Alfeite e não voltará aos fuzileiros. Anúncio da reintegração foi feito esta quinta-feira durante missa campal em Pinheiro da Cruz.
Noticiário

7h. Morte de PSP. Capelão da Marinha exonerado

Licínio Luís, Capelão da Marinha, afirmou que o Almirante "julgou sem saber", e foi afastado do cargo. Ainda, São Jorge registou ontem à noite o maior sismo desde o início da crise sismovulcânica.
Marinha

Morte de PSP. Capelão da Marinha exonerado

Marinha avança ao Observador que o capelão do ramo foi exonerado depois de críticas ao almirante Gouveia e Melo.
Marinha Portuguesa

Morte PSP. Crítica a almirante pode valer expulsão

Capelão criticou palavras de chefe da Marinha a propósito de fuzileiros envolvidos na morte de agente da PSP. Hipótese de expulsão gerou onda de protestos. Antigos militares ponderam entregar boinas.
Marinha

"Não quero arruaceiros na Marinha"

O almirante Gouveia e Melo, chefe de Estado Maior da Armada, fez intervenção no Corpo de Fuzileiros, mas pôs vídeo na intranet para chegar a toda a Marinha. E foi duro nas palavras.
Crime

Suspeitos de morte de polícia em prisão preventiva

Juiz Carlos Alexandre determinou que os dois fuzileiros ficarão em prisão preventiva por considerar que existe o perigo de interferirem na investigação. Ficam presos em Tomar, na prisão militar.
Semáforo Político

"Avaliação psicotécnica mais rigorosa a militares"

A propósito das agressões a agentes da polícia, Ângelo Correia defende "testes a meio do percurso militar". "Evitaria que situações temperamentais ficassem despercebidas", diz o ex-ministro do MAI.
Marinha

Marinha abre inquérito a agressões a polícias

Marinha anunciou em comunicado que os militares informaram as "respetivas chefias" dos confrontos que tiveram na via pública na madrugada de sábado e decidiu abrir um inquérito interno.
Marinha

PR assistiu a exercícios militares na Base Naval

O Presidente visitou a Base Naval do Alfeite a convite de Gouveia e Melo. Marcelo ouviu o hino nacional tocado pela banda da Armada, assistiu a um desfile de pelotões navais e a exercícios militares.
Condecorações

PR condecora ex-chefes Marinha e Força Aérea

Na cerimónia que decorreu na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, o Presidente da República disse que a distinção trata do "reconhecimento do mérito funcional", mas tem uma "componente pessoal".
Marinha

Incêndio em navio ao largo dos Açores estável

O navio mercante ao largo dos Açores continua com um incêndio ativo, mas "estável" e "sem poluição". Os 22 tripulantes foram resgatados do "Felicity Ace" em segurança.
Navios

Marinha resgata tripulantes de navio a arder

Os 22 tripulantes do navio "já foram resgatados". O navio "Felicity Ace" tem bandeira do Panamá e terá a bordo vários carros com origem na Alemanha, com destino aos Estados Unidos da América.
Marinha

Marinha desativa granada na margem do rio Douro

A equipa de prontidão de inativação de engenhos explosivos avaliaram a situação e procederam "à destruição do engenho através de uma detonação controlada".
Marinha

Açores. Marinha resgata tripulante de navio

Tripulante, de 43 anos e de nacionalidade georgiana, "apresentava sintomas que careciam de cuidados médicos diferenciados". À chegada a Ponta Delgada foi transportado para o hospital.
Cassete 60

Submarino desapareceu do radar durante 30 anos

Quase 70 homens iam a bordo. De repente deixou de comunicar com terra. Marinha israelita continuou a busca, mas só em 1999 foi encontrado a 3 mil metros de profundidade. Ninguém sabe porquê
Marinha Portuguesa

Marinha resgata homem de navio ao largo dos Açores

De acordo com a Marinha, o tripulante resgatado, com nacionalidade chinesa, estava a bordo do navio mercante KANG MAY, com bandeira da Libéria, a navegar a cerca de 228 milhas náuticas.
Marinha

"Zaire" há quatro anos em missão em São Tomé

O navio patrulha "Zaire", da Marinha Portuguesa, assinala o 4.º ano de missão em São Tomé e Príncipe, onde no último ano percorreu quase 8.600 milhas náuticas em ações de natureza diversa.
Rússia

Marinha russa inicia manobras militares no país

O objetivo das manobras consiste na "defesa dos interesses nacionais russos nos mares" e ainda "na luta contra as ameaças militares" à Rússia.
Coronavírus

Militares recuperados regressam a navio da Marinha

Dez militares infetados com Covid-19 da corveta António Enes permanecem em isolamento numa unidade hoteleira do Porto Santo. Os restantes 31, já recuperados, regressaram ao navio.
Coronavírus

Marinha tem primeiro grupo obrigado a vacinar-se

Ramo das Forças Armadas liderado por Gouveia e Melo recusa "obrigatoriedade" mas admite que vacinação é "requisito" para militares operacionais. São o primeiro grupo que tem de se vacinar em Portugal.
Crime

Pirataria marítima com valor mais baixo desde 1994

A pirataria regista uma descida significativa para a qual contribuiu a queda de ataques no Golfo da Guiné, ao largo da costa ocidental de África.
Noticiário

13h. Já estão a ser retirados militares infetados

Já estão a ser retirados militares infetados da corveta atracada na Madeira. Nasceu Santiago, a mãe está em UCI com Covid-19. E ainda, Ronaldo diz o que falta ao Manchester United.
Coronavírus

Autoridades ponderam retirar infetados do navio

A corveta António Enes iria buscar elementos a Lisboa para os transportar para o Funchal na passada terça-feira. O número de infetados para 39 e as autoridades locais estão a ponderar retirá-los.
Noticiário

9h. Crianças. DGS exclui dose de reforço

Norma da DGS esclarece que vacinação com dose pediátrica a crianças entre os 5 e os 11 anos não prevê, por enquanto, dose de reforço. E ainda, surto de Covid-19 na Marinha sem "doentes graves".
Noticiário

8h. Surto em embarcação não tem impacto na marinha

Ponto de situação sobre o surto na embarcação no Porto Santo, na Madeira. Hospitais estão a suspender visitas, por causa do aumento dos isolamentos. E ainda, debate entre Costa e Catarina Martins.
Marinha

Gago Coutinho e Sacadura Cabral homenageados

"A épica viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral será sempre um legado e inspiração", sublinha o chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.