566kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Quantitative Easing

Quantitative Easing

Draghi, o Senhor dos Anéis

Para nós a palavra de Draghi constitui uma espécie de suporte básico de vida ou última amarra ao cais de um país viável. É como se o Banco Central Europeu tivesse “quatro braços que agarram Portugal”.
Quantitative Easing

E se chovesse dinheiro?

Se se chegar ao ponto de se imprimir dinheiro para distribuir, prefiro que seja um helicóptero a reparti-lo por todos em vez de ser entregue aos governos para o distribuir por interesses seleccionados
BCE

Bazuca reforçada. BCE vai comprar mais dívida

Banco central vai poder comprar mais dívida pública nos leilões do que o limite que tinha imposto a si próprio. Projeções de crescimento para os próximos anos foram revistas em baixa.
BCE

BCE satisfeito. Estímulos "parecem ser eficazes"

Sondagem trimestral aos bancos divulgada esta terça-feira pelo BCE traz boas notícias. Banco estão a usar liquidez que está a ser injetada para aumentar os empréstimos à economia, diz o BCE.
BCE

Draghi: "Ainda não temos união económica genuína"

Mario Draghi diz que a "convergência económica não foi a que esperávamos no início" da zona euro. É preciso "mais partilha de soberania", diz o presidente do BCE.
BCE

Passos não queria mais BCE, mas foi cauteloso

O BCE usou a bazuca e o PS disparou sobre ele. O Observador foi rever o que disse Passos nos últimos anos e procurar os factos, para perceber quem tem razão em quê.
BCE

O significado e os riscos da decisão do BCE

O BCE só pode apoiar a economia temporariamente, na esperança de que isso dê aos Governos mais tempo para as reformas dos mercados de bens e serviços e do trabalho tão desesperadamente necessárias.
Zona Euro

Draghi dispara "bazuca": 1,1 biliões de euros

É um dia histórico para a zona euro. O BCE anunciou um plano de injeção de liquidez através da compra de dívida pública de 60 mil milhões de euros por mês. Compras vão durar enquanto forem necessárias
Quantitative Easing

Porque não acredito na bala mágica de Mario Draghi

Falta-me fé nos estímulos do BCE. Mais dinheiro na economia pode não significar mais investimento e mais consumo. Tal injecção de adrenalina pode não despertar o corpo dormente da economia europeia.
Expansão Monetária

O BCE vai mesmo fazer o impensável?

Os americanos estão a fazê-lo. Os britânicos também. Os japoneses estão a fazê-lo ainda mais do que os dois primeiros. Será esta quinta-feira que o BCE lança um plano de compra de dívida pública?
Dívida Pública

Portugal pode ficar de fora das compras do BCE

O BCE tem em cima da mesa um plano de compra de dívida pública de até 500 mil milhões de euros. Uma das hipóteses é que as compras se limitem a dívida com "rating" máximo, que Portugal não tem.
Expansão Monetária

BCE a estudar formas de comprar dívida pública

Jornal holandês diz que há três hipóteses em cima da mesa. O BCE já está a analisar a melhor forma para avançar com a compra de dívida pública como forma de combater a inflação baixa na zona euro.
Quantitative Easing

Motim no BCE? Compra de dívida gera mais discórdia

A oposição da Alemanha à compra de dívida parece estar a ganhar novas dimensões e a imprensa diz que a comissão executiva se partiu na ultima semana. Em Itália já se fala em regresso.
Macroeconomia

Draghi não espera queda de preços mas vê riscos

Presidente do BCE continua a ver a queda de preços como problema apenas da periferia, mas vê riscos e volta a falar em compra de ativos.
Macroeconomia

BCE deve cortar juros em junho

Instituição de Mario Draghi prepara pacote de medidas para avançarem já no próximo mês, mas o tão esperado programa de compra de ativos fica de fora. Para já.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.