436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Supervisão Bancária

Guerra na Ucrânia

Sanções às criptomoedas na Rússia? Qual a razão?

Há vozes a pedir que se apliquem sanções por parte dos aliados às criptomoedas na Rússia. O país de Putin aumentou o seu peso no ecossistema, apesar de ter admitido bani-las.
Multibanco

Monopólio? Queixa no Banco de Portugal contra SIBS

Uma “fintech” estrangeira apresentou uma queixa formal no BdP contra a dona do Multibanco por práticas anti-concorrenciais. É dossiê delicado para o administrador (reconduzido) Hélder Rosalino.
Banco de Portugal

Banco de Portugal instaurou 77 processos

Segundo a "Síntese da atividade sancionatória do Banco de Portugal" relativa ao segundo trimestre deste ano, dos 29 processos decididos, 15 respeitam a infrações de natureza prudencial.
Banca

Berardo e as guerras de poder

Joe Berardo não é o único. Vários foram os empresários que se envolveram nas guerras promovidas por Sócrates de controlo de um banco e empresas, com o dinheiro dos depositantes. E que saíram queimados
Supervisão Bancária

BdP admitiu limitar financiamento do BES ao BESA

Um dos responsáveis da supervisão do BdP revelou no Tribunal da Concorrência que em 2013 foi ponderado o fim da isenção ao limite de 25% de fundos próprios para financiamento do BES ao BESA.
Banca

União Bancária desunida sobre as perdas na banca

Líder do mecanismo único de supervisão tinha pedido a criação de um "banco mau" à escala europeia, mas a presidente da resolução europeia vem, agora, defender exatamente o contrário.
Banca

A banca na mão de estranhos, nós nas mãos da banca

Apesar dos progressos na rentabilidade da actividade bancária, não tem sido fácil atrair capital para este sector. Os nossos capitalistas são poucos e, neste momento, não mostram interesse pela banca.
Isabel dos Santos

Luanda Leaks. O cerco a Isabel dos Santos

Supervisores, antigos parceiros, empresas participadas, governos, justiça. De todos os lados caem novos ataques contra Isabel dos Santos, que promete combater a polémica nos tribunais internacionais.
Luanda Leaks

BdP quer Isabel dos Santos fora do Eurobic

O supervisor criou um gabinete de crise, admite reavaliar a idoneidade de Isabel dos Santos e de membros da administração de Teixeira dos Santos e deixa em aberto uma investigação formal ao Eurobic.
Banca

Isabel dos Santos: BdP admite colaborar com Angola

O Banco de Portugal "considera todos os factos novos que possam ser relevantes" para avaliar estatuto de Isabel dos Santos como acionista de banco português. E garante colaborar com autoridades.
Supervisão Bancária

BdP deixou Montepio ter crédito sem garantia

Um crédito do Montepio ao construtor José Guilherme não esteve protegido durante quatro anos. A situação arrastou-se até final do ano passado, quando o Banco de Portugal exigiu resolução do problema.
Banca

900 milhões para grandes devedores sem garantias

Relatório de grandes devedores não tem nomes nem contabiliza imparidades. Mas mostra que em vários bancos havia milhões e milhões dados em créditos sem qualquer garantia. E só a grandes clientes.
CMVM

CMVM aplicou 39 coimas nos mercados de capitais

Supervisor diz que em 2018 foram concluídos 63 processos de contraordenação, mais do que o dobro do ano anterior, o que em 39 casos levou à aplicação de coimas -- no total, somaram 2,17 milhões.
BCE

BCE arrasa propostas de Centeno para a supervisão

Críticas em toda a linha. Num documento, obtido pelo Observador, o BCE obriga Mário Centeno a alterar várias propostas que constam do pacote legislativo. Ministro fará as "clarificações necessárias"
CMVM

Supervisão. Reforma do Centeno reduz independência

Banco de Portugal e CMVM acusam proposta de reforma de supervisão feita pelo Governo de reduzir independência de reguladores. BdP ataca controlo por Inspeção das Finanças que depende do ministro.
Banca

O medo do Montepio e dos devedores do Novo Banco

Na última semana ficámos a saber que a Associação Mutualista Montepio Geral consegue obrigar o Governo a mudar leis. E que não se enfrentam devedores do Novo Banco por medo.
Caixa Geral de Depósitos

Os crimes na Caixa já prescreveram? Nem por isso

MP investiga crimes de corrupção, gestão danosa, participação económica em negócio e peculato. Prémios de gestão para administradores sob suspeita. Boa parte dos crimes não prescreveu.
Sistema Financeiro

Goodhart na regulação bancária

Se é esta a regulação que temos, para que serve a regulação? Será apenas para iludir o povo com a impressão de que políticos e Governos levam a sério a estabilidade do setor financeiro?
Supervisão Bancária

Reclamações bancárias com maior subida desde 2013

O número de reclamações bancárias cresceu 8,1% no ano passado. O Banco CTT liderou o número de queixas no crédito ao consumo e contas. O BIC Português recebeu mais queixas no crédito à habitação.
Supervisão Bancária

Novo regulador pode enfraquecer a concorrência

Autoridade da Concorrência é contra entrega da investigação de práticas restritivas da concorrência a novo regulador financeiro. Alerta para conflitos de interesse e enfraquecimento da concorrência.
Banca

O que falhou na banca? Tudo e pode voltar a falhar

Falharam os supervisores, falharam os auditores, mas falhou sobretudo o modelo de gestão na banca portuguesa, concluíram especialistas em conferência sobre crise financeira. E pode voltar a acontecer.
Atualidade

Vêm aí grandes mudanças na sua relação com a banca

Dentro de dois meses entra em vigor uma nova diretiva na UE. As instituições financeiras vão perder o monopólio dos seus dados e pagamentos. Veja o que vai mudar na sua relação com os bancos.
Inovação

A banca como a conhecemos acaba no início do ano

No início de 2018 entra em vigor a diretiva europeia que vai regular as novas tecnologias na banca. "Alguns Davides podem vencer certos Golias", disse o comissário europeu Carlos Moedas em Lisboa.
Supervisão Bancária

BdP critica proposta para nova supervisão

Apesar de concordar "em termos genéricos" com as principais propostas do grupo de trabalho liderado por Carlos Tavares, o Banco de Portugal defende que não incorpora totalmente as regras europeias.
Banca

O BES e o novo modelo de supervisão

Os casos BES e Banif não teriam acontecido se já tivéssemos o novo modelo de supervisão bancária em discussão pública? As arquitecturas de governação não mudam as pessoas nem alteram os incentivos.
Banca

Resolução bancária. PSD receia governamentalização

Intervenção do governo em decisões de resolução bancária preocupa o PSD nas propostas para a reforma da supervisão financeira. PS lembra que tem sido o Estado a pagar a fatura dos bancos resolvidos.
Supervisão Bancária

Supervisão. Gestores nomeados após concurso

Administradores nomeados só depois de seleção por concurso e governador do Banco de Portugal nomeado pelo Presidente da República, são propostas para mudar a supervisão financeira.
Supervisão Bancária

O que pode mudar na fiscalização dos bancos

A banca e a sua supervisão voltam a estar em debate no Parlamento. O Observador foi ver quais os problemas que se foram colocando nos últimos anos e as soluções que os partidos agora apresentam.
Supervisão Bancária

BdP perde resolução e supervisão macro

O novo modelo de supervisão financeira, revelado por Mário Centeno, prevê criação de nova entidade independente que ficará com supervisão macro e a resolução de bancos, que estão no Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Do Banco de Portugal para a CGD: só 6 meses depois

O diretor de supervisão nomeado em 2014 sai para o setor financeiro. Carlos Albuquerque deverá ir para a Caixa, mas tem de esperar pelo menos seis meses. O BCE decide.
Supervisão Bancária

Supervisão bancária deve adaptar-se à tecnologia

O secretário de Estado do Tesouro, Ricardo Mourinho Félix, defendeu que a supervisão do sistema bancário terá de "ser reformada e utilizar as novas tecnologias de processamento de dados e de informação em seu benefício".
Banco de Portugal

Um banco grande demais para cair é grande demais

Luís Máximo dos Santos, nome proposto para o Banco de Portugal, alerta para os riscos da concentração bancária. Defende que capital estrangeiro deve ser o mais diversificado possível.
Novo Banco

Bancos não terão "desconto" se preço for baixo - como aconteceu

Se o Novo Banco for vendido a um preço baixo, os bancos não terão "desconto" dos contribuintes. À chefe da supervisão europeia, Costa diz que o Estado não pede "privilégios" para recapitalizar a CGD.
Banco de Portugal

Elisa Ferreira. Convite veio do governador

Elisa Ferreira revela que o convite para integrar administração do Banco de Portugal veio do governador. A eurodeputada socialista alerta para as falhas da união bancária europeia.
Supervisão Bancária

Banco de Portugal abriu mais 155 processos em 2015

Supervisor fala em aumento muito expressivo do número de processos de contraordenação que são de especial dimensão e complexidade. Gestores com idoneidade reavaliada quase triplicaram para 33.
Banca

Chefe da supervisão bancária em conferência da TVI

Associação Portuguesa de Bancos organiza, em parceria com a TVI, uma conferência sobre os desafios do setor bancário. Além de Daniele Nouy, participam o Presidente da República e o primeiro-ministro.
Autoridade da Concorrência

Tribunal suspende investigação à banca

O processo teve início a 29 de maio de 2015, quando a AdC acusou quinze instituições bancárias por suspeita de prática concertada. A suspensão decorre de despacho de 30 de março do tribunal.
Banco de Portugal

Governador acumula supervisão após saída de Varela

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, vai ficar com o pelouro da supervisão prudencial, depois de António Varela ter renunciado ao mandato a 7 de março.
Banco de Portugal

Caso BES. Avaliação aponta falhas desde Constâncio

A autoavaliação do Banco de Portugal, feita com apoio da BCG, à atuação no caso BES, aponta falhas à atuação do regulador desde Vítor Constâncio, diz Jornal de Negócios. BdP recusou dar documento.
Banco de Portugal

Supervisão. O "mais bem preparado" demitiu-se

O elogio da ex-ministra das Finanças a António Varela quando assumiu a pasta da supervisão terá caído mal junto de altos quadros do BdP. São já quatro os administradores a substituir este ano.
Banco de Portugal

António Varela demite-se da supervisão do BdP

Administrador pediu a demissão de administrador do Banco de Portugal com o pelouro da supervisão. A informação já foi confirmada.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.