824kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Dívida Pública

Japão

Japão reduz programa de compra de dívida pública

O principal índice da bolsa de valores de Tóquio, que se manteve em terreno negativo durante a primeira parte da sessão da manhã subiu 0,7% em apenas 15 minutos, na sequência do anúncio do BoJ.
Dívida Pública

Nas costas dos sucessores e dos contribuintes 

É mais que tempo de ficarmos irados com Fernando Medina e o seu governo, que se esqueceu de dizer que as Administrações Públicas não detinham menos dívida no final de 2023 do que no final de 2022.
Dívida Pública

Dívida pública: discutir o que realmente interessa

Mais do que discutir como distribuir o excedente temos de nos concentrar em perceber como conseguimos promover o crescimento das pessoas e empresas, a eficiência, a inovação e o empreendorismo.
BCE

BdP terminou ano de 2023 com menos dívida pública

No cumprimento das compras de dívida ordenadas pelo BCE, o Banco de Portugal comprou 3,6 mil milhões de euros em dívida pública, mas quase o dobro desse valor em títulos atingiu a maturidade.
Reportagem Observador

Medina. "Erros, ignorância e Sherlock Holmes"

Fernando Medina responde às acusações de reduzir artificialmente a dívida. Atirou à "profunda ignorância" da UTAO e aos deputados que não são nenhuns "Sherlock Holmes". Espera as boas notícias do PIB.
Noticiário

11h. Medina usou empresas para diminuir a dívida

O ex-ministro das finanças usou três empresas públicas para melhorar os resultados da dívida pública, em 2023. Ainda neste jornal, a Ucrânia deteve agentes russos que preparavam um ataque em Kiev.
Noticiário

9h. Casa da Moeda e NAV ajudaram a baixar a dívida

Medina terá feito um esforço adicional no final ano passado para abater a dívida pública, contactando a Águas de Portugal, a Casa da Moeda e a NAV Portugal. Rui Rio acredita que a PGR deve demitir-se.
Finanças Públicas

Medina tirou 100 milhões à AdP que seriam repostos

A Águas de Portugal pagou um dividendo extraordinário de 100 milhões no final do ano com o compromisso de haver mais tarde um aumento de capital. Miranda Sarmento inviabiliza operação.
União Europeia

Novas regras para défice e dívida entram em vigor

Caberá agora aos Estados-membros preparar os seus planos nacionais, que a Comissão Europeia avaliará, definindo um período de pelo menos quatro anos para que a dívida comece a descer.
Parlamento

Audições de Medina e Miranda Sarmento aprovadas

Fernando Medina, ex-ministro das Finanças, a propósito da dívida pública, e Miranda Sarmento, atual titular da pasta, por causa do IRS, vão ser ouvidos no Parlamento.
Economia

Riscos da dívida continuam a diminuir

Documento divulgado pela Comissão Europeia conclui que "vulnerabilidades relacionadas com o alto nível de endividamento" continuam a diminuir "a um ritmo acelerado".
União Europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras orçamentais

Parlamento aprovou a revisão das regras de governação económica da UE, que já havia acordado provisoriamente com o Conselho em fevereiro passado, ao aprovar de forma clara três peças legislativas.
E o vencedor é...

PSD, o campeão a dar tiros nos pés

Assim que a porta abriu, bastou uma rajada de vento para o Governo abanar e causar estragos. Os problemas de crescimento do Livre e os "truques e pózinhos" de Medina para baixar a dívida pública.
Economia

UTAO alerta que redução da dívida foi "artificial"

A UTAO indica que "haverá casos em que este reforço resultou de meras opções de gestão e casos em que as opções de gestão financeira foram condicionadas por orientações do Governo".
BCE

Até Alemanha aceita baixar juro mas dólar é ameaça

Conselho do BCE reúne-se esta 5ª feira. Juros só devem ser reduzidos na próxima reunião, em junho, mas zona euro corre riscos se baixar as taxas (muito) antes dos EUA, o que é cada vez mais provável.
Noticiário

7h.Prioridade para a APB é reduzir dívida pública

Para Vítor Bento, o mais importante é reduzir a dívida "para níveis sustentáveis". Ainda neste jornal, os leões venceram esta noite em casa o Benfica.
Banco de Portugal

Dívida pública detida pelas famílias aumenta

O novo aumento deveu-se essencialmente à subscrição de Certificados de Aforro mas foi parcialmente compensada pelo desinvestimento em certificados do Tesouro.
Noticiário

12h.Portugal aponta excedente orçamental histórico

A dívida publica fixou-se em 99,1% do PIB em 2023, mais quatro décimas do que o que tinha sido estimado pelo Banco de Portugal. Ainda neste jornal, Portugal regista um excedente orçamental histórico.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa descem a 2, 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a descer esta quarta-feira a dois, a cinco e a 10 anos, os três abaixo dos 3%. Ficam alinhados com os juros da Grécia, Irlanda, Itália e Espanha.
Finanças

IGCP coloca 1.001 milhões em dívida  

O IGCP tinha anunciado, esta quarta-feira, a realização de dois leilões de OT com maturidades de cerca de sete e 18 anos, com um montante indicativo global entre 1.000 e 1.250 milhões de euros .
Juros da Dívida

Juros da dívida sobem a dois anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta terça-feira a subir a dois anos e a descer a cinco e a 10 anos. Os juros de Espanha, Grécia e Itália desciam em todos os prazos.
Dívida Pública

Do outro lado do espelho

Espreitando do outro lado do espelho, o brilharete da dívida pública esconde mais de uma década de redução do stock de capital público que reduz o potencial de crescimento da economia e o bem-estar.
União Europeia

Dívida: Presidente do Eurogrupo elogia Portugal

"Trata-se de uma evolução excecional para as finanças nacionais de Portugal e um contributo importante para a resiliência contínua da zona euro", refere Paschal Donohoe sobre as finanças portuguesas.
Noticiário

14h. Dívida pública supera valor mínimo de 2009

2023 regista a maior descida na dívida pública desde 2009. É a segunda maior em cinco décadas. Ainda, já há postos fronteiriços condicionados pelo protesto dos agricultores portugueses.
Banco de Portugal

BdP confirma: dívida ficou abaixo de 100%

Tal como Mário Centeno já tinha pré-anunciado de manhã, a dívida do Estado português ficou abaixo dos 100% do PIB em 2023: 98,7%. O dado foi confirmado pelos dados oficiais do Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Centeno anuncia dívida abaixo de 100% do PIB

Governador do Banco de Portugal anuncia que, "com toda a probabilidade", o indicador sobre a dívida pública que vai sair esta quinta-feira vai apontar para uma dívida abaixo de 100% em Portugal.
IGCP

IGCP coloca 1.699 milhões em dívida de longo prazo

Nos primeiros leilões de 2024, o IGCP colocou 1.699 milhões de euros em Obrigações do Tesouro com maturidades de cerca de cinco, 18 e 21 anos, às taxas médias de 2,471%, 3,462% e 3,527%,.
Dívida Pública

Dívida pública na União Europeia recua para 89,9%

A dívida pública diminuiu para os 89,9% do Produto Interno Bruto quer na variação homóloga, quando atingiu os 92,2%, quer na trimestral (90,3%).
Bilhetes do Tesouro

IGCP coloca 1.900 milhões com juros acima de 3%

Em Bilhetes do Tesouro foram colocados 1.900 milhões de euros a dois, seis e a 12 meses a taxas de juros médias acima de 3%. O IGCP tinha anunciado três leilões de até 2.000 milhões de euros.
Bilhetes do Tesouro

IGCP realiza três leilões de até 2.000 milhões

As maturidades dos Bilhetes do Tesouro a leiloar são a 15 de março de 2024, 19 de julho de 2024 e 17 de janeiro de 2025. O IGCP vai realizar três leilões com um montante até 2.000 milhões de euros.
Dívida Pública

Adeus Bélgica, olá Finlândia!

Seria prova de grande maturidade política se os dirigentes da AD introduzissem no seu programa um compromisso firme e inequívoco de reduzir o peso da dívida pública para menos de 75% do PIB até 2028.
Dívida Pública

Portugal emite dívida a 10 anos a menos de 3%

O Estado português colocou quatro mil milhões de euros em títulos de dívida que serão reembolsados aos investidores em 2034. Custo foi mais baixo do que aquele que vinha sendo pago nos últimos meses.
Resposta Pronta

Contas certas? "Cavaco cai na armadilha"

"Ao sugerir um comitê independente que decida o montante do défice". Susana Peralta, em análise ao saldo orçamental, alerta que esse valor "tem que partir do debate democrático do Parlamento".
Resposta Pronta

"É enorme hipocrisia Brilhante Dias acusar Cavaco"

António Nogueira Leite considera que Eurico Brilhante Dias "fala para adolescentes", pois adultos sabem o que Sócrates fez. Sobre a dívida pública, considera "um pouco falacioso" falar-se em redução.
Noticiário

14h. Dívida pública continua a recuar

Dívida pública recua cerca de 10 mil milhões de euros. Ainda neste jornal, o líder parlamentar do PS acusou Cavaco Silva de "fraca qualidade moral".
Banco de Portugal

Dívida pública recua para 270.400 milhões

A dívida pública na ótica de Maastricht recuou 270.400 milhões de euros em outubro. Em setembro, totalizava 279.926 milhões de euros, menos 531 milhões de euros do que no mês de agosto.
Resposta Pronta

"Há dinheiro para pagar quando se cobram impostos"

A economista Susana Peralta considera que Luís Montenegro está a aumentar a dívida pública e a diminuir o IRS. Ainda, "é preciso abrir os cordões à bolsa para resolver prolemas da Educação".
Dívida Pública

O fantasma da Dívida Pública

Não estará o BCE a abrir a porta para um futuro ataque especulativo e para o nascimento de uma nova crise de dívida soberana que exponha a heterogeneidade das economias da Zona Euro?
Rating

A economia vista pela Moody’s

A agência que nos provocou uma comoção de protesto em 2011 é agora a que nos vê, surpreendentemente, como muito bem-sucedidos. Será assim?
Direto ao Assunto

"Um processo caricato" gerou queda do Governo

Ex-ministro da Economia, Caldeira Cabral, aponta para falta de clareza entre titulares do inquérito e PGR: "Não se percebe o porquê de António Costa ser mencionado" no comunicado que levou à demissão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas