771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Certificados de Aforro

Certificados de Aforro

Só um banco vai ajudar o Estado a vender aforro

Um ano depois de o Governo passar a permitir que outras instituições, além dos CTT (e do AforroNet, do IGCP), comercializassem certificados de aforro, só um banco terá decidido (para já) participar.
Legislativas 2024

Estado priva herdeiros dos certificados de aforro?

Todos os anos, Estado fica com milhões em certificados de aforro de pessoas que morreram e cujos herdeiros não reclamaram. IL quer mudar isto. O Observador disseca uma medida por dia até 10 de março.
Boa moeda, má moeda

Certificados de aforro estão a perder brilho

O saldo líquido de poupança em Certificados de Aforro é negativo há cinco meses. Em Janeiro, a saída foi de 214 milhões de euros.
Economia

Certificados de aforro: limite de 7.000 milhões 

Limite de 7.000 milhões de euros para os certificados de aforro e certificados do tesouro em 2024 é igual ao limite estabelecido para 2023. Limite máximo foi sendo reforçado ao longo do ano passado.
Finanças Pessoais

Onde poupar e investir à entrada em 2024?

Há depósitos a render mais de 4%. Certificados de aforro rendem menos mas, mesmo assim, podem valer a pena. E os PPR são um bom negócio ou é melhor olhar para alternativas mais baratas como os ETF?
Certificados de Aforro

Estado ganha 18 milhões em certificados esquecidos

Quando, dez anos após a morte, os certificados de aforro não são reclamados ou o nome alterado, o Estado fica com o dinheiro. Em cinco anos foram 18 milhões de euros para os cofres públicos.
Economia

Certificados de aforro captaram 14,4 mil ME

Certificados de aforro atingiram 14,4 mil milhões de euros nos primeiros sete meses deste ano, com uma amortização de 960 milhões de euros. A procura continua a aumentar, mas o ritmo é menor.
Certificados de Aforro

Aforro foi "um dos maiores erros financeiros"

Líder do Chega considerou que "descida gritante nos níveis de poupança" terá consequências para a economia e para "o bolso dos portugueses", apelando a justificações da parte de Medina.
E o vencedor é...

Medina é mais político do que economista

Se existe dinheiro para o SNS como diz Medina, então é mesmo incompetência. Sobre Certificados de Aforro, fica a faltar uma conferência de imprensa. Ainda a indigestão da nossa direita sobre Espanha.
Certificados de Aforro

Aforro: Governo não cedeu a pressões, diz Medina

O ministro das Finanças defende que Certificados de Aforro não podem ter o mesmo papel que Obrigações do Tesouro na carteira da dívida pública, e rejeita pressões da banca para terminar com a série E.
Certificados de Aforro

UTAO. Estado poupa ao emitir certificado de aforro

"As OT são a opção mais cara para o Estado em cada trimestre dos 10 anos da sua vida. O serviço da dívida cresce linearmente ao longo dos 40 trimestres", conclui o relatório da UTAO.
Certificados de Aforro

Mudança nos certificados foi planeada desde abril

Secretário de Estado das Finanças recusa a ideia de que a mudança na remuneração dos certificados de aforro "tenha sido resultado da entrevista A, B ou C". Estava a ser preparada desde abril.
Banco de Portugal

Centeno. Não se deve "empurrar" banca em depósitos

Governador do Banco de Portugal diz que juros dos depósitos "ainda têm margem para subir" mas não se deve "empurrar" os bancos para pagarem mais pelos depósitos (nem vender certificados ao balcão).
Poupança

Aforro. PCP acusa Governo de obedecer à banca

O fim da Série E dos certificados de aforro é visto pelo PCP como "um favor inexplicável à banca" e o partido afirma ter o setor. O PCP defende ainda a mobilização do "banco público, a CGD".
Certificados de Aforro

Teixeira dos Santos critica taxa de certificados

Dois ex-ministros das Finanças a criticarem o Estado sobre os certificados de aforro. Teixeira dos Santos diz mesmo que a taxa da nova série podia ser acima dos 2,5% aplicados.
Juros

Aforro: a questão não é a cedência à banca

A Autoridade da Concorrência e o Banco de Portugal deveriam averiguar se há, ou não, algum ilícito neste comportamento, onde quase todos bancos pagam pelos depósitos a mesma taxa de juro.
A História do Dia

Os Certificados de Aforro ainda valem a pena?

O Governo pôs fim a uma série que dava maior rendimento e sem aviso prévio. O que está em causa? Edgar Caetano, jornalista da secção de economia, é o nosso convidado.
Noticiário

4h. Professores em greve. FENPROF com expectativas

FENPROF espera que a greve leve a que as provas de aferição que estão agendadas não se realizem. Ainda, Presidente da República considera que as mudanças nos certificados de aforro são apelo à banca.
Noticiário

2h. Aforro. Mudanças são "apelo" à banca, diz PR

Marcelo Rebelo de Sousa diz que é um sinal para que os bancos ofereçam mais juros pelos depósitos. Ainda, FENPROF espera que greve nacional de docentes leve a que as provas de aferição não se realizem
Certificados de Aforro

Os Certificados de Aforro, os impostos e a banca

Queremos emprestar dinheiro a juros elevados a quem pagamos impostos. Esta é a maravilha das ilusões criadas pelo mundo financeiro.
Certificados de Aforro

Mudar certificados é "apelo implícito à banca"

Presidente da República acredita que Governo não cedeu à banca ao suspender uma série de certificados de aforro (lançando outra com menor rentabilidade). E diz que "a banca tem de ajudar".
Certificados de Aforro

Certificados. Quanto pode ganhar com a nova série?

Nova série de certificados de aforro rende menos do que a anterior. Compare as rendibilidades das duas e saiba quanto pode ganhar. Governo quer bancos a vender mas estes não se comprometem.
Certificados de Aforro

Chega quer ouvir Medina sobre certificados

Ventura quer Fernando Medina a explicar esta mudança "tão drástica" sobre o fim dos certificados de aforro série E. Este fim de comercialização "é relevante para as poupanças dos portugueses".
Noticiário

12h. Banca duvida da venda de certificados aforro

Associação Portuguesa de Bancos diz não estar a par do envolvimento dos bancos na venda destes certificados. Ainda, Costa quer cereais fora das sanções à Rússia, para garantir segurança alimentar.
Noticiário

10h. TAP. "Lamentável" CEO escapar a corte

SNPVAC diz que é lamentável ex-CEO ter escapado a corte de 30% no vencimento. Pouca procura por certificados de aforro nas estações dos CTT.
Certificados de Aforro

Novos certificados de aforro saem esta 2ª feira

Os títulos da "série F" terão um prazo máximo de 15 anos para regressar à conta bancária associada, contendo um prémio de permanência que vai subindo com a subscrição, tendo uma taxa bruta de 2,5%.
Noticiário

9h. Aforro. "Incompreensão" diz Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite critica mudanças nos certificados de aforro. Pouco impacto no Porto com a greve dos revisores da CP.
Noticiário

TAP. Ex-CEO escapa a corte de salário de 30%

Os cortes de 30 por cento nos rendimentos estão em vigor durante plano reestruturação da TAP. Ex-CEO é exceção à regra. Ainda, baixam juros dos certificados de aforro, decisão criticado dentro do PS.
Noticiário

22h. Especialidades não cumprem tempos de espera

Em causa está a escassez e a distribuição assimétrica de especialistas. Ainda as críticas de PSD e PCP às mudanças nos certificados de aforro e a festa do FC Porto no Jamor.
Certificados de Aforro

PSD: Governo está a acabar com classe média

António Leitão Amaro diz que o Governo, depois de "esmagar [a classe média] com impostos recorde, agora desvaloriza um dos principais instrumentos de poupança"
Certificados de Aforro

Bancos vão vender certificados de aforro

Os certificados de aforro vão também passar a poder ser subscritos aos balcões físicos e digitais dos bancos, juntando-se aos CTT e Espaços do Cidadão na venda deste produto de poupança.
Noticiário

12h. Aforro. "Banca tem que explicar juros"

Susana Peralta defende que banca tem que explicar juros baixos nas taxas de depósito. Adeptos já fazem a festa no Jamor.
Comentário

Aforro. "Não estamos preocupados com as famílias"

Economista Susana Peralta defende que são precisos esclarecimentos acerca das condições de mercado da banca que explicam este preço. "Outro grande problema é que nos retira do esforço do BCE", refere.
Noticiário

11h. Taça. Já há festa no Jamor

Taça de Portugal. Adeptos começam a chegar ao Jamor. Susana Peralta analisa mudanças nos Certificados de Aforro.
E o vencedor é...

Certificados de Aforro e um Governo desastrado

Quando um SE tem de dar uma conferência sobre uma medida anunciada na noite anterior, é porque algo correu mal. PS está em modo "no pasa nada". Na Educação, estamos a hipotecar o futuro do país.
Noticiário

10h. Aforro passa a ser subscrito nos bancos

Certificados de Aforro passam a poder ser subscritos nos bancos. Criança de 2 anos morreu em ataque a Dnipro.
Noticiário

2h. Certificados de aforro. PCP critica decisão

O secretário-geral comunista, Paulo Raimundo, insiste que o Governo está a fazer um favor à banca. O líder do PCP não ficou convencido com as declarações do Secretário de Estado das Finanças.
Certificados de Aforro

Raimundo. "A banca manda e o Governo concretiza"

Secretário-geral do PCP diz que a garantia do secretário de Estado das Finanças de que "houve zero cedência à banca" nas alterações das emissões dos certificados de aforro são uma "risota".
Resposta Pronta

Certificados de Aforro. "Decisão em mau timing"

O economista Filipe Garcia considera que o Governo cortou uma medida eficaz numa altura em que as famílias portuguesas precisam de instrumentos de apoio face à inflação.
Noticiário

20h. Livre e PAN no Partido Verde Europeu 

A votação decorreu esta tarde, na Áustria. Os partidos congratulam-se pela adesão. Ainda neste jornal, as explicações do Governo sobre a polémica em torno dos certificados de aforro.
Noticiário

19h. Man. City vence Taça de Inglaterra

Os citizens venceram o Manchester United por 2-1 e ficam a um título do triplete. Ainda neste jornal, as explicações do secretário de Estado das Finanças sobre as mudanças nos certificados de aforro.
Certificados de Aforro

O que muda nos certificados de aforro em 7 pontos

Secretário de Estado garante que não houve cedência à banca e diz que os novos certificados são um produto "competitivo" — mas reconhece que menos do que a série anterior. O que muda em 7 pontos.
Noticiário

16h. Pizarro "tranquilo" com plano de saúde da JMJ

Pizarro revela detalhes do plano de saúde da JMJ que vai ser conhecido para a semana . Ainda neste jornal, PR está preocupado com as mudanças nos certificados de aforro.
Noticiário

15h. Aforro. PCP quer ouvir Governo na AR

O PCP acusa o Governo de estar a fazer um favor à banca, ao baixar a remuneração dos certificados na nova série de 3,5% para 2,5%. Ainda neste jornal, a visita do PR à Feira Nacional da Agricultura.
Certificados de Aforro

Certificados de aforro. PCP requer audição

Na nova série de CA cuja comercialização fica disponível na segunda-feira, a taxa base não pode ir além dos 2,5% - estando também previsto um acréscimo por via de um prémio de permanência.
Noticiário

14h. Educação. "Greves comprometem escola pública"

João Costa pede que o ano termine com maior tranquilidade para que não se perturbe a essência da escola pública. Ainda neste jornal, as declarações do PR sobre uma eventual descida de impostos.
Noticiário

11h. Aforro. Menos pressão sobre a banca

Mudanças nos Certificados de Aforro retiram pressão sobre a banca, diz economista Filipe Garcia. PR chega à Feira de Agricultura de Santarém.
Resposta Pronta

Certificados de Aforro. "Ficam menos favoráveis"

Especialista em mercados financeiros Filipe Garcia admite que "pode ter havido pressão da banca" para o corte na remuneração. Explica que alternativa é "relativamente atrativa", mas cada vez menos.
Noticiário

10h. Aforro. Nova série menos generosa

Nova série dos Certificados de Aforro tem remuneração menos generosa. PS deve decidir hoje adiamento do Congresso para o primeiro trimestre do ano que vem.
Noticiário

3h. Certificados de aforro. Nova série na 2ª feira

Anúncio feito esta noite pelo Ministério das Finanças através de um comunicado. Os juros vão passar de 3,5% para um máximo de 2,5%. Está ainda prevista a atribuição de prémios de permanência.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos