456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Dívida Pública

Explicador

PSD. "Governo podia ter reduzido a dívida pública"

O coordenador das Finanças Públicas do PSD lembra que desde 2018 o país teve "taxas de juro historicamente baixas". No PS, Eurico Brilhante Dias acusa o PSD de não discutir dívida publica no OE 2022.
A História do Dia

Putin não paga as dívidas ou não o deixam pagar?

A Rússia diz que pagou 95 milhões de euros em juros de dívida, mas o dinheiro não chegou ao destino. Que consequências é que pode ter para a guerra da Ucrânia e o escalar da tensão com o Ocidente?
Guerra na Ucrânia

Rússia não paga porque não pode ou não a deixam?

Pela primeira vez em mais de 100 anos, a Rússia falhou pagamento de dívida. Segue-se a "disputa jurídica mais caótica de que há memória" mas o Kremlin avisa que pode levar a uma escalada do conflito.
António Costa

António Costa, o Rei Afogado

A bênção da maioria absoluta parece cada vez mais uma maldição e o Orçamento de 2023 coloca o primeiro-ministro na posição de “Rei Afogado”, com o jogador impossibilitado de movimentar qualquer peça.
Dívida Pública

Covid: Madeira com dívida de 5.591 milhões  

A Covid-19 afetou a dívida global da Madeira. No primeiro ano da pandemia atingiu 5.591 milhões. O Governo Regional PSD/CDS-PP foi obrigado a contrair um empréstimo.
BCE

Desta vez vai ser diferente (esperemos)

Com a subida das taxas de juro, o fantasma da crise das dívidas soberanas paira sobre os banqueiros centrais e os governos da Zona Euro.
BCE

O dilema do BCE

Se o BCE tem interpretado o seu mandato com flexibilidade, também é certo que alguns Estados-membros poderão estar a usar essa flexibilidade para evitar reformas que são urgentes desde a última crise.
Dívida Pública

BT. Portugal ainda consegue juros negativos

Ainda foi com juro negativo que Portugal colocou esta quarta-feira uma emissão de 500 milhões de Bilhetes do Tesouro.
BCE

BCE reúne-se de emergência para reagir a mercados

Com o euro muito perto da paridade face ao dólar e os juros da dívida de Itália, Portugal e outros sob pressão, BCE convocou reunião extraordinária para esta quarta-feira.
Mercados Financeiros

Portugal paga mais que o dobro em dívida a 9 anos

Atualizado
O Estado português suportou um custo implícito de 2,33% para emitir dívida a nove anos, mais do que o dobro do juro de pouco mais de 1% que suportou numa emissão comparável em fevereiro.
IGCP

Leilão de OT até 750 milhões até cerca de 10 anos

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública realiza esta quarta-feira o leilão das Obrigações do Tesouro a cerca de 10 anos, com um montante indicativo entre 500 e 750 milhões de euros.
Governo

Querem mesmo fazer reformas?

Sabemos quais foram os maus governos que contraíram a dívida pública. Só governos maus e governantes péssimos explicam uma dívida como a do Estado português, num país com as vantagens do nosso.
Tribunal de Contas

Tribunal de Contas controlou 831 entidades em 2021

Em 831 entidades controladas pelo Tribunal de Contas, correspondentes a cerca de 340,8 mil milhões de euros de despesa pública, o Tribunal salienta "a fiscalização prévia de 2.131 atos e contratos".
Dívida Pública

De quem é o nosso PIB?

A única vantagem que o rácio divida pública/PIB tem não é o seu rigor conceptual, é esconder a enormidade da dívida pública debaixo do PIB e ocultar a incapacidade de o Estado vir a pagar o que deve.
Banco de Portugal

BdP comprou mais dívida do que o Estado emitiu

Banco de Portugal comprou 20,3 mil milhões de euros em dívida pública portuguesa em 2021, mais do que os 18,5 mil milhões do ano anterior. Foi mais do que toda a nova dívida emitida pelo IGCP no ano.
Fact Check

Previsão de dívida é 60MM superior à de Passos?

Uma publicação parte de uma previsão de dívida de 280 mil milhões no final do ano para afirmar que será 60 mil milhões acima da registada no final de 2015. Mas a diferença é menor em 15 mil milhões.
Dívida Pública

Moody's não se pronuncia sobre dívida de Portugal

A agência de notação financeira Moody's optou por não se pronunciar sobre o "rating" e a perspetiva de Portugal, sendo que, na última avaliação, a dívida soberana ficou em "Baa2".
Dívida Pública

Medina quer acelerar redução da dívida pública

O ministro das Finanças admite a necessidade e acelerar a redução da dívida pública porque este constitui "um objetivo estratégico para o país" e permite "assegurar margem para o futuro".
Mercados Financeiros

Dívida nova deixa de ser mais barata que a antiga

À boleia das compras do BCE, Portugal pôde nos últimos anos renovar dívida antiga a custos mais baixos (e, também, com prazos mais longos). Com a subida dos juros, essa folga orçamental desaparece.
Mercados Financeiros

Portugal paga juros mais altos em leilão de dívida

O Tesouro português obteve a totalidade dos 750 milhões de euros pretendidos, mas pagou juros mais elevados numa emissão com prazo de oito anos.
Boa moeda, má moeda

Rating positivo, juros menos pressionados

A Fitch manteve a nota de rating dada à dívida portuguesa mas subiu a perspetiva para “positiva”. Boas notícias para os juros do financiamento do Estado.
Agências de Rating

Fitch melhora perspetiva do "rating" de Portugal

Agência de "rating" melhorou a perspetiva (outlook) da notação de risco de crédito que atribui à República Portuguesa. Maioria absoluta cria "um quadro de maior estabilidade" governativa, diz a Fitch.
Dívida Pública

O monstro (dívida) precisa de amigos

Individualmente, não conseguimos controlar a inflação ou a guerra, mas podemos ter controlo na nossa capacidade de poupança e na visão de longo prazo para não cairmos em crises de dívida cíclicas.
Moçambique

Dívida pública moçambicana aumentou

Moçambique encontra-se "sob a classificação de sobre-endividamento" dado o agravamento de 8% da dívida pública. O governo argumenta dizendo que a situação é sustentável.
Contas Públicas

E se a Lei de Murphy fosse verdade?

O que poderá salvar-nos? Um “enorme aumento de impostos”. Sim, porque com um aumento dos salários de 0,9%, tudo que for aumento dos preços acima disso é um imposto que o Estado está a cobrar-nos.
E o vencedor é...

Guterres prova que mais vale tarde do que nunca

Mesmo com uma viagem a Moscovo que veio tarde, Guterres conseguiu sair bem do encontro entre Putin e Lavrov dizendo o óbvio. Em termos da redução do défice e da dívida, Medina estará na linha certa?
Mercados Financeiros

Taxa de juro a 10 anos de Portugal supera os 2%

Dois meses e meio depois de superar a fasquia de 1%, as taxas de juro da dívida portuguesa a 10 anos superaram os 2% no mercado secundário, pela primeira vez desde finais de 2018.
IGCP

Portugal coloca dívida com juros menos negativos

O IGCP colocou 1.251 milhões, acima do montante máximo, anunciado em dívida a juros inferiores a três meses e mais altos a 11 meses e considerou que o país começa a sentir o impacto da guerra.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Apoios devem ser "cirúrgicos e temporários"

Vítor Gaspar, diretor de Assuntos Orçamentais do FMI, avisa que com inflação mais elevada pode complicar-se a vida para países com mais dívida. Défice português deste ano deverá ser menor: 2,4%.
BCE

BCE suaviza mensagem na retirada dos estímulos

Lagarde vê inflação alta e impacto grave da guerra na economia mas recusa falar em "estagflação". Mas, diz um economista, "se um bicho caminha como um pato e grasna como um pato, então..."
Mercados Financeiros

Custo da emissão de dívida quintuplica em 5 meses

Estado teve de pagar juro de 1,69% para emitir dívida a 10 anos. Em novembro, conseguia endividar-se neste prazo a 0,3%. Custos quintuplicam mas "ainda estão longe de níveis críticos", diz analista.
Mercados Financeiros

Com juro à beira de 1,5%, Portugal prepara emissão

O Tesouro português deverá avançar para uma emissão de dívida a 10 anos, nos próximos dias, depois de ter mandatado um grupo de bancos para gerir a operação de financiamento.
Novo Governo

Medina: redução da dívida pública é "prioridade"

O futuro ministro das Finanças, Fernando Medina, definiu "prioridades fundamentais" durante o seu mandato, sendo que a redução da dívida pública é a principal.
IGCP

IGCP recompra Obrigações do Tesouro em outubro

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai realizar nesta terça-feira um leilão de recompra de Obrigações do Tesouro com maturidade em 17 de outubro.
Mercados Financeiros

Juro da dívida supera 1,3% primeira vez desde 2020

Os juros da dívida de Portugal a 10 anos superaram a fasquia dos 1,3% a 10 anos, o que aconteceu pela primeira vez desde início da pandemia. Fed admitiu subir taxas "agressivamente".
Mário Centeno

"Novo Banco teve tudo para não pedir mais capital"

Governador do Banco de Portugal diz, em entrevista ao Observador, ter "convicção grande" de que o Novo Banco não tem fundamentos para fazer uma chamada de capital relativa a um ano em que teve lucros.
Noticiário

00h. Rússia pode deixar "calote" ao mundo 

A confirmar-se, será a primeira vez desde a Revolução Bolchevique, em 1917. Ainda neste jornal, o relato do cenário vivido neste momento em Mariupol.
Agências de Rating

S&P mantém "rating" mas corta previsôes para o PIB

Agência de "rating" norte-americana não alterou a notação de risco de crédito da República Portuguesa, mantendo-a em BBB com perspetiva estável. Mas economia deverá crescer menos do que se previa.
Banco de Portugal

Dívida pública sobe para mais de 272.400 milhões

O Banco de Portugal informa que face a janeiro de 2021, a dívida pública, que se fixou nos 272.437 milhões de euros em janeiro deste ano, aumentou em 2.568 milhões de euros.
Tribunal de Contas

TdC alerta para "elevado nível de dívida pública"

Tribunal recomenda recapitalização do SNS na nova legislatura, avisa que o elevado nível de dívida pública é risco para sustentabilidade das finanças públicas. E aconselha partilha de gastos na TAP.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.