Dark Mode 97,4 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Dívida Pública

Dívida Pública

Dívida pública de Cabo Verde no máximo histórico 

O rácio da dívida pública era de 117,3% do PIB em abril de 2019 e este agravamento é explicado com o acréscimo imprevisto com despesas para reforçar o Sistema Nacional de Saúde devido à pandemia.
Dívida Pública

Dívida pública com recorde de 264,4 mil milhões

A dívida pública aumentou para 264,4 mil milhões de euros em maio, o valor mais alto desde 1995. Em abril estava nos 262,1 mil milhões de euros.
Coronavírus

BCE apela a boa gestão da dívida pública

O vice-presidente do Banco Central Europeu para que alguns países da zona do euro façam uma boa gestão a médio prazo do aumento da dívida pública, devido à pandemia do novo coronavírus.
Dívida Pública

Dívida pública contingente permitiria poupança

Se toda a dívida portuguesa registada em 2019 fosse dívida pública contingente, Portugal pouparia 1.187 milhões de euros em juros num ano de crescimento real igual ou inferior a zero.
Angola

Angola terá de pagar 5 mil milhões de dívida

153
A agência de notação financeira Fitch Ratings diz que Angola deverá ter de pagar cerca de 5 mil milhões de dólares este ano em pagamentos de dívida pública.
Dívida Pública

Portugal emite até 1.250 milhões de dívida

Portugal vai emitir dívida num montante até 1.250 milhões de euros, com maturidades de três e onze meses, na quarta-feira, informou o IGCP - Agência da Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.
Dívida Pública

Portugal faz nova emissão de dívida de dívida

Portugal emite esta quarta-feira até 1.500 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) a cerca de seis e 10 anos.
Coronavírus

As últimas contas (certas?) de Centeno /premium

113
O último orçamento de Centeno aponta para o regresso a défices do tempo da troika e uma dívida pública recorde. A culpa é do Covid e da queda da economia. Contas certas? Será João Leão a responder.
Coronavírus

BCE mete 600 mil milhões de munições na bazuca

180
Banco Central Europeu prevê quebra do PIB da Zona Euro de 8,7% (que pode ir até 12,6%) e por isso abriu os cordões. Mais 600 mil milhões para comprar dívida e estende programa "até junho de 2021".
Dívida Pública

Dívida pública atingiu recorde em abril

5039
A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, um valor recorde, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal nesta segunda-feira.
Coronavírus

Reino Unido. Endividamento público alcança recorde

O endividamento do governo britânico alcançou os 68.746 milhões de euros em abril. Em causa estão os fortes gastos no combate à Covid-19, como o programa de manutenção de postos de trabalho.
Banco de Portugal

Banco de Portugal atingiu "máximo histórico" 

O balanço do Banco de Portugal atingiu o "máximo histórico" de 160 mil milhões de euros em 2019, mais 1% face a 2018. Mais de 50 mil milhões de euros são dívida pública.
Coronavírus

África: pagar dívida ou combater a pandemia?

Analistas dizem que "muitos investidores nos mercados emergentes sentem e percebem que muitos emissores de dívida soberana e também empresas vão ser duramente atingidos ou já estão em dificuldades".
Coronavírus

Argentina estende prazo de renegociação da dívida

O Governo argentino decidiu reabrir o processo de reestruturação, mas espera que agora os credores façam uma contra-oferta sobre a qual negociar, com a premissa de qualquer proposta seja sustentável.
BCE

BCE vai continuar a comprar dívida da zona euro

O Tribunal Constitucional alemão ordenou ao Bundesbank a interrupção da compra de dívida no prazo de três meses, se o BCE não justificasse que as compras de dívida são proporcionais.
Dívida Pública

A história do futuro próximo

O desemprego e a dívida pública são os novos vírus, e para eles não há vacina conhecida. Os rendimentos disponíveis de muitas famílias vão forçosamente baixar. E sobrará a dúvida: quem paga isto tudo?
Dívida Pública

A dívida e uma trindade diabólica /premium

155
Os países mais endividados, limitados na sua capacidade de apoio às empresas, poderão sair desta crise com um tecido produtivo mais enfraquecido e com perda de quotas nos mercados internacionais.
Coronavírus

CEDEAO quer anulação da dívida pública africana 

Os chefes de Estado da CEDEAO decidiram "apoiar a iniciativa da União Africana de negociação com os parceiros para a anulação da dívida pública e uma reestruturação da dívida privada".
Coronavírus

Mercados preparam-se para (mais) uma deceção

151
Analistas preveem "noite longa e inconclusiva", que deverá resultar num comunicado vago sobre até onde o Conselho Europeu admite ir (além do plano de Centeno, que vale muito menos do que parece).
Zona Euro

Portugal com a terceira maior dívida 

Portugal registou um excedente de 0,2% e a terceira maior dívida (117,7%). Na zona euro, o défice de 0,7% manteve-se estável face ao trimestre anterior e a dívida pública recuou para os 84,5%
Dívida Pública

Portugal regressa ao mercado de dívida

Em causa estão leilões de Obrigações do Tesouro entre 750 e 1.000 milhões de euros, tendo os títulos maturidades em 21 de julho de 2026 e 15 de fevereiro de 2030.
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa sobem a 2, 5 e 10 anos

Os juros a 10 anos subiam para 0,990%, uma subida face aos 0,956% registados na sexta-feira, depois de terem avançado até 1,441% em 18 de março.
Dívida Pública

Juros baixos permitiram reduzir dívida nacional

Em 2019, a dívida pública portuguesa situou-se nos 117,7% do Produto Interno Bruto, abaixo dos 121,9% de 2018, e era esperado que continuasse a descer para 116,7% em 2020.
União Europeia

Uma União Europeia mais Keynesiana

Este é o momento politicamente mais avisado para substituir as dívidas nacionais por dívida pública europeia, mesmo que isso seja feito a troco da promessa de União Europeia mais federal e keynesiana.
Dívida Pública

Dívida pública aumentou para 255,4 mil milhões

127
Para este aumento, refere o Banco de Portugal, contribuiu sobretudo o aumento dos títulos de dívida (2.700 milhões de euros), mas também das responsabilidades em depósitos.
Coronavírus

IGCP reforça em 250 milhões cada leilão em 2020

O IGCP vai "acelerar a execução do programa de financiamento de médio e longo prazo" em resposta ao acréscimo de financeiro necessário para 2020, causado pela pandemia da Covid-19.
Dívida Pública

Juros da dívida caem a dois, cinco e 10 anos

Cerca das 8h35 em Lisboa, os juros a 10 anos estavam a cair para 0,652%, contra 0,706% na quinta-feira, depois de terem subido até 1,441% em 18 de março, um máximo desde março de 2019.
Dívida Pública

Portugal emite até 1.250 milhões em dívida 

Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai realizar dois leilões de Obrigações do Tesouro a cerca de seis e 10 anos, com um montante entre mil milhões e 1.250 milhões de euros.
Dívida Pública

Dívida pública sobe para 252,1 mil milhões

Para este aumento contribuiu "essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida, que foi parcialmente compensado pela redução de certificados do Tesouro", refere o Banco de Portugal.
Agências de Rating

Moody's: "É um enigma Portugal não crescer mais" /premium

4281
O Estado deve conseguir um excedente orçamental este ano, mas ao olhar para a composição da despesa pública, formou-se nos últimos anos uma maior "rigidez", alerta a agência Moody's, em entrevista.
Atualidade

Argentinos protestam contra pagamento da dívida

Manifestações têm tomado as ruas de Buenos Aires, esta semana, contra a presença do FMI no país. Pressionam o governo para que suspenda o pagamento da dívida e dê prioridade à crise social.
Dívida Pública

Dívida pública ainda subiu 600 milhões em 2019

646
A dívida pública portuguesa atingiu 249,7 mil milhões de euros em dezembro. Em valor nominal, são mais 600 milhões de euro do que no final de 2018. Dívida líquida, sem depósitos do Estado, subiu mais.
Dívida Pública

Portugal prolongou maturidade da dívida pública

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) também vendeu 949 milhões de euros de "OT 1,95 junho 2029" ao preço médio de 116,04%, a primeira operação de troca de OT deste ano.
Dívida Pública

Dívida pública recua, mas continua 3.ª maior da UE

Só Grécia e Itália mantém valores mais altos. Portugal registou o maior recuo em 2019, registando menos 5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Dívidas

A dívida e a debilidade das instituições /premium

197
A dívida total do Estado, empresas e famílias representa cerca de 320% do PIB, continua a ser uma das mais elevadas do mundo, expõe a economia a graves riscos e põe a nu a debilidade das instituições.
Obrigações

Obrigações satisfazem 24% das necessidades em 2020

Na primeira emissão de Obrigações do Tesouro de 2020, a República Portuguesa colocou "4.000 milhões de euros de uma nova OT com maturidade em outubro de 2030", com uma taxa de 0,499%.
Dívida Pública

Dívida pública cai 900 milhões de euros 

A dívida pública cifrou-se em 251,4 mil milhões de euros em outubro, tendo contribuído para a diminuição o "reembolso antecipado de 2 mil milhões de euros" aos credores antecipados.
Dívida Pública

Portugal adia pagamento de dívida para 2028

Portugal estendeu a maturidade de 532 milhões de euros em Obrigações do Tesouro em circulação de 2021 para 2028 e 2034. Esta é a sexta vez que o ICGP adia maturidade de dívida este ano.
Argentina

Argentina diz que paga dívida ao FMI sem ajustes

Alberto Fernández, Presidente eleito da Argentina, assumiu que vai pagar a dívida que tem ao FMI, mas rejeita fazer novos ajustes fiscais evocando o enorme esforço do presidente ainda no cargo.
Angola

Angola admite dívida pública recorde em 2020

A ministra das Finanças do país admitiu ver a dívida pública subir em relação ao PIB, mas que há de diminuir na segunda metade de 2020. A inflação deve também rondar os 25% para 2020.
Economia

Moçambique. Acordo faz dívida subir para 101%

Dívida de Moçambique sobe dos 97% para os 101% do PIB, onde 13% se deve aos empréstimos da ProIndicus e Mozambique Asset Management no valos de 1,2 mil milhões de euros.
Mercados Financeiros

Dívida. Juros caem a 2 anos e sobem a 5 e 10.

Juros da dívida portuguesa caem a dois anos, mas sobem a cinco e 10 em congruência com Espanha.
Dívida Pública

Dívida pública portuguesa recua em 2018

A dívida pública portuguesa recuou em 2018 para os 122,2% do PIB, mas mantém-se a terceira maior da União Europeia. Estónia (8,4%), no Luxemburgo (21,0%), na Bulgária (22,3%) têm os rácios menores.
Programa de Ajustamento

Portugal reembolsou mais 2 mil milhões a credores

Portugal já reembolsou antecipadamente os dois mil milhões de euros ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) pelos empréstimos concedidos durante a 'troika', anunciou o credor europeu.
Dívida Pública

Portugal emite 1.250 milhões de euros em dívida

Portugal lançou no mercado 1.250 milhões de euros em dívida pública a três e 11 meses. As taxas de juro são menos negativas do que as da dívida emitida em agosto.
Leilão De Dívida

Portugal paga menos de 0,5% por dívida a 15 anos

Estado português pagou juros mais baixos num leilão de dívida a 15 anos -- 750 milhões de euros a uma taxa média de 0,49%, um mínimo histórico neste prazo.
Dívida Pública

"Estamos a cavar o buraco onde já estamos metidos"

2571
O presidente da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social fala numa escalada do crédito "preocupante" e afirma que os portugueses correm o risco de ficarem ainda mais endividados.
IGCP

Portugal adia reembolso de 910 milhões em dívida

Portugal prolongou esta quarta-feira a maturidade de 910 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) em circulação, de 2021 e 2022 para 2023 e 2027.
Dívida Pública

"Imaginem o choque de taxas de juro de 2%" no PIB

23479
O banqueiro português do Lloyds esteve em Lisboa e partilhou os seus receios para a economia portuguesa. A dívida total portuguesa — que chegou aos 289% do PIB — surge à cabeça.
Economia

Endividamento desce para 728 mil milhões de euros

Para esta redução de 0,18% contribuiu a queda de 1,0 mil milhões de euros no endividamento do setor público, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal.
Economia

Standard & Poor’s: perspetiva passa a "positiva"

223
“A S&P reviu o ‘outlook’ de Portugal de ‘postivo’ para ‘estável’”, lê-se no comunicado da agência. S&P alude ao "reforço da resiliência da economia portuguesa", o que as Finanças já congratularam.
Dinheiro

Jerónimo Martins recusa-se a pagar 20,7 milhões

738
O dono do Pingo Doce e do Recheio recusa-se a pagar ao Estado uma dívida de 20,7 milhões que acumulou nos últimos sete anos, relativamente à Taxa de Segurança Alimentar Mais e fez queixa a Bruxelas.
Mercados Financeiros

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 10 anos

Emissão de dívida a 10 anos, esta quarta-feira, contou com o pagamento dos juros mais baixos de sempre em operações de financiamento público neste prazo de referência.
Dívida Pública

Dívida pública recuou em julho

A dívida pública diminuiu 0,2 mil milhões de euros face a junho. De acordo com o Banco de Portugal, para esta diminuição contribuiu "essencialmente a redução dos títulos de dívida".
Argentina

FMI. Argentina quer rever vencimentos da dívida

Argentina pediu ao FMI para reprogramar os vencimentos da dívida de 57 mil milhões de dólares, cujos primeiros reembolsos deviam ocorrer em 2021, num momento de agravamento na crise do governo Macri.
Grécia

Grécia capta 1.137,5 ME e paga juros históricos

A Grécia financiou-se em 1.137,5 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro no prazo de seis meses, a um juro de 0,15%, um mínimo histórico já obtido no anterior leilão de 31 de julho.
Mercados Financeiros

Já se paga o "privilégio" de emprestar a Portugal /premium

386
BCE vai lançar nova "bazuca" de estímulos. Antecipação está a aprofundar queda dos juros. À boleia, Portugal já goza de juros negativos na dívida até 8 anos. A 10 anos, só 0,1%. Boa notícia. Ou não?
Transportes

Passes. Descontos não serão suspensos

4911
Operadores de transporte em Lisboa ponderaram suspender descontos dos passes a partir de setembro pela falta de pagamento do Governo, mas garantia de pagamento do Executivo desbloqueou situação.
Futebol

Ronaldinho impedido de sair do Brasil

Com dívidas acumuladas desde 2012, o jogador brasileiro tem 4 dos 57 imóveis já penhorados pelo Ministério Público, deve mais de 4 milhões de euros ao Estado e não pode sair do país.
Dívida Pública

Portugal tem 3.ª maior dívida pública da UE

1043
As dívidas públicas da zona euro e da União Europeia recuaram no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo. Portugal mantém-se no grupo dos países mais endividados, divulgou o Eurostat
Dívida Pública

Dívida pública continua a subir

396
A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, atingiu os 252.515 milhões de euros em maio, mais 180 milhões de euros face a abril, divulgou o Banco de Portugal.
Dívida Pública

Custo da dívida pública com mínimo histórico

252
O custo da dívida emitida por Portugal entre janeiro e maio fixou-se em 1,5%, um mínimo histórico desde 2010, segundo o boletim mensal do IGCP - Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública.
Assembleia Da República

Grandes devedores levam Ferro a convocar reunião

Na próxima terça-feira a mesa da Assembleia da República vai ter uma reunião para discutir o acesso à lista secreta dos grandes devedores dos bancos.
Angola

Angola. Dívida atinge valor mais alto de sempre

O valor da dívida pública do país africano atingiu os 65.500 milhões de euros no final de 2018. João Loureço diz que valor elevado se deve ao saldo primário das contas fiscais.
IGCP

Troca de dívida. A arte de facilitar a “corrida”

O Estado continua a aliviar a pressão a curto prazo, fazendo troca de dívida pela terceira vez este ano. Mas o que é que isso significa exatamente? É melhor começarmos por uma corrida de obstáculos
Dívida Pública

Endividamento da economia sobe até 724 mil milhões

530
O endividamento do setor não financeiro aumentou em março para 724,4 mil milhões de euros, dos quais 323,3 mil milhões respeitavam ao setor público e 401,1 mil milhões de euros ao setor privado.
Dívida Pública

Portugal vai pedir emprestado em moeda chinesa

391
Governo vai vender na próxima semana o equivalente a 260 milhões de euros para alargar base de investidores na dívida portuguesa.
Dívida Pública

Portugal emite até 1.500 milhões em dívida

A IGCP informou que os BT a serem leiloados esta quarta-feira têm maturidades em seis e 12 meses e que o montante indicativo global é de entre 1.250 milhões e 1.500 milhões de euros.
Mercados Financeiros

Foi há 5 anos que Portugal regressou aos mercados

1504
Estávamos em 2014 e Pedro Passos Coelho liderava o Governo de coligação entre PSD e CDS. A decisão surgiu depois de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros
Mercados Financeiros

Commerzbank elogia Portugal. Juros vão descer mais

O influente banco alemão elogia a estabilidade política em Portugal e diz que o país continua a "colher os frutos das reformas feitas anteriormente". Mas os mercados podem sofrer abalo ainda este ano.
Dívida Pública

Dívida pública sobe 1,1 mil milhões

1144
É o terceiro aumento consecutivo desde o início do ano. A dívida pública está agora nos 250,4 mil milhões de euros, divulgou esta quinta-feira o Banco de Portugal.
Dívida Pública

Portugal. Dívida a 10 anos com mínimo histórico

Portugal colocou hoje 1.000 milhões de euros, montante máximo anunciado, em Obrigações do Tesouro a 10 e 18 anos, com juros a caírem de novo para mínimos de sempre no prazo mais curto.
Mário Centeno

"Não houve uma dramática" viragem da austeridade

3390
Mário Centeno reconhece, numa reportagem do Financial Times, que não houve uma "dramática" viragem da austeridade, O governo fez mudanças, mas "não foram grandes mudanças".
Agências de Rating

DBRS sobe perspetiva da dívida portuguesa

"O défice orçamental está a aproximar-se lentamente do equilíbrio e o rácio dívida pública/PIB está a descer a um ritmo saudável", entende a DBRS. Governa congratula-se com efeitos de juros baixos.
Banco de Portugal

Dívida pública sobe 1,2 mil milhões de euros

602
A dívida pública aumentou 1,2 mil milhões de euros entre janeiro e fevereiro para 249,3 mil milhões. Para este aumento contribuiu essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida", sublinhou o BdP.
Dívida Pública

Dívida pública baixa para 121,5% do PIB 

O valor apurado pelo Banco de Portugal fica ligeiramente acima da meta do Governo para 2018. A dívida baixou face ao trimestre anterior, quando se fixou nos 125% do PIB.
Comissão Europeia

Bruxelas diz que Portugal mantém desequilíbrios

A Comissão Europeia destaca que a "dívida pública e privada, e um elevado nível de crédito malparado constituem vulnerabilidades num contexto de baixo crescimento da produtividade".
Dívida Pública

Moody's mantém rating de Portugal estável

A agência de notação financeira dá uma nota de 'Baa3' a dívida pública. Moody's foi a última agência de rating a retirar a dívida de Portugal da classificação de "lixo".
Economia

Menos dívida pública, novo abrandamento económico

Moody's explica que nos últimos 10 anos registou-se um longo período de expansão económica, mas as medidas adotadas para estimular a economia e evitar uma ainda maior depressão económica acabaram.
Mercados Financeiros

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 10 anos

222
IGCP colocou 1.000 milhões de euros em dívida pública a 10 e a 15 anos, que no caso do prazo mais curto obteve uma taxa de juro de 1,57%, a mais baixa de sempre em leilões a 10 anos.
Obrigações

Portugal levanta até 1.000 milhões em dívida

Trata-se de uma linha de obrigações a 10 anos com juro de 1,95% e de outra linha a 15 anos com juro de 2,25%. Leilão terá um montante indicativo global entre 750 e 1.000 milhões de euros.
Dívida Pública

Standard&Poor's revê em baixa perspetiva de Angola

A dívida pública de Angola em percentagem do PIB aumentou significativamente em 2018, em parte devido ao impacto da forte depreciação do kwanza no volume de dívida pública em moeda estrangeira.
Crónica

O regresso do Rei

Os professores acreditam que os 9 anos, 4 meses e 2 dias de tempo de serviço congelado hão-de sair do nevoeiro da dívida e os enfermeiros, que os 68% de aumento hão-de chegar com a maré.
Dívida Pública

Dívida pública aumenta para 244,9 mil milhões 

De acordo com o Banco de Portugal, a dívida pública atingiu valores recorde em outubro e novembro. Em dezembro reduziu, mas no conjunto deste ano aumentou 2,1 mil milhões de euros, face a 2017.
Angola

Angola paga contas em atraso com dívida pública

Decreto anterior tinha estabelecido o final de janeiro como prazo-limite para que os credores apresentassem os comprovativos dos créditos atrasados contratados pelo Estado entre 2013 e 2017.
Obrigações do Tesouro

Portugal adia reembolso de 702 milhões em dívida

A agência que gere o endividamento público em Portugal, o IGCP, fez uma operação de troca que adiou reembolsos de dívida de 2020 para 2028.
Dívida Pública

Dívida e crédito. Portugal mantém nível estável

O vice-presidente da agência de notação financeira, confirma que Portugal apresenta "uma tendência estável na nossa classificação, o que sugere que os riscos são em geral equilibrados".
Banco de Portugal

Dívida em recorde, antes do pagamento ao FMI

1097
Valor nominal da dívida pública aumentou em novembro, em relação ao mês anterior, mas um aumento que se explica pelas emissões de dívida para fazer o pagamento ao FMI (em dezembro).
Moçambique

Moody's atenta a relação do FMI em Moçambique

Analista da Moody's que segue Moçambique considera que reestruturação dos títulos de dívida e o que acontece com a dívida comercial, para além da relação com o FMI, são as grandes questões de 2019.
Angola

Angola. Governo pagou mil milhões da dívida

O Governo angolano pagou desde janeiro cerca de mil milhões de euros para regularizar a dívida. A dívida foi saldada mediante a compra de títulos de tesouro, liquidez ou por via de compensação fiscal.
Tribunal de Contas

Vítor Caldeira: "É necessário estar vigilante"

132
O TC alertou para os riscos na sustentabilidade das finanças públicas associados "ao volume da dívida pública" e ao peso das pensões. "É necessário estar vigilante", afirmou Vítor Caldeira.
Dívida Pública

Retrato de uma dívida ainda demasiado alta /premium

468
O Estado e mesmo os bancos estão em pior situação para enfrentar uma crise do que estavam há uma década quando o abalo do subprime gerou a Grande Depressão.
Angola

Acordo com FMI facilita emissão de dívida em 2019

O acordo de financiamento será fulcral para aumentar as reservas em moeda externa e para tornar mais fácil para o Governo emitir mais dívida pública em moeda estrangeira no próximo ano.
Dívida Pública

Dívida volta a recordes, acima de 251 mil milhões

5906
Dados do Banco de Portugal indicam que, por força das emissões recentes de dívida, o valor total voltou a aumentar. Mesmo a dívida líquida de depósitos aumentou (para 224,5 mil milhões)
Atualidade

Centeno, "empolgado", celebra a dívida a crescer

2755
Na sessão de perguntas dos cidadãos, em Braga, o ministro das Finanças tropeçou nas palavras e teve de ser corrigido pelo primeiro-ministro. Estava "empolgado" a ver "tudo a crescer", justificou.
China

Dívida pública chinesa atinge 149% do PIB em 2020

A Moody's assegura que a China está a abrandar as medidas que visam travar o 'boom' do endividamento, face ao abrandamento da atividade doméstica e os riscos gerados pelas disputas comerciais.
Dívida Pública

Juros da dívida caem a dois, cinco e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam esta sexta-feira de manhã a descer a dois, cinco e dez anos em relação a quinta-feira, alinhados com os da Irlanda e Espanha.
Poupança

A dose certa de optimismo (ou pessimismo) /premium

Os dados da poupança em Portugal, quando ligados com a dívida do País, alertam-nos para a necessidade de moderar o optimismo.
Moçambique

Moçambique normaliza relação com os mercados

O representante do grupo de credores assinou o acordo com o Governo de Moçambique sobre a dívida pública e garante que este vai oferecer um caminho para atingir o crescimento a longo prazo.
Angola

Governo angolano diz que nunca escondeu dívida

O Governo angolano afirmou esta terça-feira que nunca escamoteou os dados sobre a dívida pública de Angola nem houve qualquer tentativa para esconder informação.
Dívida Pública

Dívida pública baixa para 248,96 mi milhões

A dívida pública baixou 314 milhões de euros em setembro, face ao final de agosto, para os 248,96 mil milhões de euros, após dois meses a subir, divulgou hoje o Banco de Portugal.
António Costa

O caminho para lado nenhum /premium

1195
O sucesso de António Costa reflecte a capacidade de que a oligarquia política continua a dispor, numa sociedade envelhecida e dependente, de fazer pagar por todos o que só beneficia alguns.
Finanças

Dívida no setor não financeiro em 719 mil milhões

Em agosto, do total do endividamento do setor não financeiro, 319,7 mil milhões de euros eram referentes ao setor público e 399,5 mil milhões de euros ao setor privado.
Orçamento do Estado

De reino a protectorado, que futuro?

Portugal é hoje uma espécie de protectorado que tem de suportar os ditames dos credores. E infelizmente a maioria dos agentes políticos é situacionista, beneficia da situação actual e não quer mudar.
Dívida Pública

Dívida pública sobe para 249,3 mil milhões

A dívida pública situou-se em 249,3 mil milhões de euros em agosto, aumentando 1,0 mil milhões de euros relativamente ao final de julho, divulgou esta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).
Dívida Pública

Despesa com juros da dívida pública cresceu 3,8%

A dívida pública situou-se em 125,8% do PIB no final do segundo trimestre, uma descida de seis pontos percentuais. Mas a despesa com juros da dívida cresceu 3,8%, acima da meta inscrita no OE.
Dívida Pública

Centeno. Pressão sobre Itália não afeta Portugal

O ministro das Finanças diz que a dívida pública portuguesa não é afetada pela desconfiança dos mercados face a Itália e destaca que os juros da dívida de Portugal estão mais próximos dos da Alemanha.
Agências de Rating

S&P dá perspetiva positiva, mas não sobe rating já

Standard & Poor's não mexeu no rating da dívida portuguesa, mas mudou a perspetiva de estável para positiva. Ministério das Finanças diz que é resultado de políticas de Governo.
Moçambique

Moçambique. Negociações podem fechar até dezembro

O ministro da Economia e Finanças de Moçambique considera que a negociação entre o Governo e os credores de dívida pública com origem na empresa Ematum pode estar concluída até final do ano.
Dívida Pública

Dívida pública aumenta em julho

A dívida pública na ótica de Maastricht, calculada de acordo com a definição utilizada no Procedimento dos Défices Excessivos, aumentou em julho para os 248,2 mil milhões de euros.
Angola

Shoprite aplica 222 milhões em dívida angolana

A compra de dívida pública angolana, sobretudo indexada ao dólar, tem sido uma forma de proteção utilizada pelas empresas internacionais que operam em Angola contra a desvalorização do kwanza.
Dívida Pública

Dívida pública baixa para 125,8% do PIB até junho

A dívida pública caiu para os 125,8% do PIB no final de junho, mas ainda acima da meta para o ano e do valor de 2017. A almofada financeira do Estado está em mínimos de pelo menos um ano.
Espanha

Dívida pública espanhola atinge recorde em junho

A dívida pública espanhola alcançou 1,162 biliões de euros em junho, um número recorde e um aumento de 7.144 milhões de euros em relação a maio, segundo dados divulgados pelo Banco de Espanha.
Moçambique

Dívida pública de Moçambique nos 113,7% em 2022

A consultora FocusEconomics prevê que a dívida pública de Moçambique suba de 110,4%, para 113,7% do Produto Interno Bruto em 2022.
Dívida Pública

Mil milhões em dívida com juros mais negativos

Portugal colocou mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a taxas de juro médias negativas, a descerem ligeiramente nos 11 meses e mais baixas nos 3 meses em relação aos anteriores leilões.
Dívida Pública

Juros sobem a 2 anos e descem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a subir a dois anos, e a descer a cinco e a dez anos em relação a terça-feira, enquanto para Espanha os juros desciam em todos os prazos.
Dívida Pública

Dívida. Portugal emite mil milhões de euros

Portugal vai hoje ao mercado para emitir até 1.000 milhões de euros em dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) a três e a 11 meses, segundo o IGCP.
Dívida Pública

Dívida pública alivia de máximo histórico

A dívida pública caiu em junho para os 246,7 mil milhões de euros, de acordo com a informação divulgada esta quarta-feira pelo Banco de Portugal.
Dívida Pública

Portugal com terceira maior dívida pública da UE

A dívida pública fixou-se nos 86,8% do PIB na zona euro e nos 81,6% na União Europeia, no primeiro trimestre, com Portugal a manter a terceira maior (126,4%).
Dívida Pública

QE. Escassez motiva baixas compras de dívida

Apesar de Portugal ter uma das dívidas públicas mais elevadas do euro, parte não conta para o programa de compra de dívida do BCE, obrigando Carlos Costa a apostar em entidades como o BEI em 2017.
Dívida Pública

O que são as Green Bonds de que fala Centeno?

Portugal está a preparar-se para emitir dívida em moeda chinesa na China e está a estudar a possibilidade de avançar também com a emissão de Green Bonds, diz o ministro. Mas que dívida é esta?
Finanças

Centeno garante que dívida pública é sustentável

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu que a dívida pública é sustentável, mas considerou que há riscos e que, por isso, é necessário manter uma "política orçamental rigorosa".
IGCP

Portugal paga menos por dívida a 10 e 15 anos

IGCP pagou taxa de cerca de 1,7% por dívida a 10 anos e menos de 2,3% na emissão de títulos com maturidade de 15 anos. No total, o Estado português financiou-se em 950 milhões de euros.
Presidente da República

Marcelo relativiza subida da dívida

1756
Presidente da República relativiza subida da dívida pública para um máximo histórico, defendendo que é conjuntural, e mostrou-se confiante que a dívida irá descer daqui a uns meses.
Dívida Pública

Novo máximo histórico na dívida: 250.313 milhões

8757
A dívida do Estado português subiu 300 milhões em maio, subindo a um novo recorde. Enquanto não são refletidos os reembolsos de obrigações previstos para este ano, indicador continua a subir.
Banco de Portugal

Zona euro continuará a apoiar emissões de dívida 

O governador do Banco de Portugal disse que Portugal tem de manter a trajetória de redução da dívida acumulada e que a zona euro continuará a apoiar as emissões de dívida portuguesa.
Moçambique

Moçambique. Dívida pública foi de 81,8% do PIB

Segundo o Governo de Moçambique, o saldo acumulado da dívida pública no final de 2017, excluindo garantias, foi de 661 mil milhões de meticais (9.500 mil milhões de euros).
Troika

Portugal poupa 1350 milhões com empréstimo europeu

O empréstimo do Mecanismo Europeu de Estabilidade permitiu a Portugal poupar 1350 milhões de euros em juros no ano passado face ao que pagaria no mercado. Grécia poupa 10 vezes mais.
Bilhetes do Tesouro

Tesouro. Portugal emite até 1.250 milhões

Portugal vai arrecadar até 1.250 milhões de euros através de dois leilões de Bilhetes do Tesouro. Esta é a última ida ao mercado para financiamento de curto prazo.
Mercados Financeiros

Portugal paga mais caro para ir aos mercados

Leilão de dívida a cinco e a 10 anos saiu mais caro do que em operações anteriores, fruto da subida das taxas de juro e no rescaldo da crise política em Itália.
Dívida Pública

Portugal emite hoje até mil milhões em dívida

Portugal volta hoje ao mercado para emitir até 1.000 milhões de euros em dois leilões de Obrigações do Tesouro a cinco e dez anos.
Angola

Emissão de 3 mil milhões é sinal de confiança

A revista britânica The Economist afirma que a emissão de três mil milhões de dólares da dívida pública angolana demonstra confiança no país por parte dos investidores.
Angola

Mais de metade da dívida é garantida com petróleo

Em 2016, o petróleo era dado como garantia para 57,6% da dívida pública externa angolana. No ano seguinte o valor subiu para 59%. Segundo o Governo, o país vai continuar a aumentar os empréstimos.
Mundo

Angola. Dívida a Israel é 8% da dívida externa 

A dívida de Angola a Israel já representa cerca de 8% da dívida externa, indicam dados recentes do Governo angolano, mas que a Embaixada israelita em Luanda desconhece.
Moçambique

Moçambique quer emitir dívida para pagar dívida

O ministro da Indústria e Comércio de Moçambique disse à Lusa que o Governo está a estudar a possibilidade de emitir dívida para pagar as dívidas atrasadas, que chegam a 12% do PIB moçambicano.
Dívida Pública

Juros da dívida de Portugal a subir

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a subir a dois, cinco e dez anos face a segunda-feira, alinhados com os de Itália.
Finanças Públicas

Dívida pública volta a superar os 250 mil milhões

1969
Não é um máximo histórico (em agosto de 2017 o valor esteve mais acima), mas há um aumento da dívida pública em 4,2 mil milhões de euros em abril, fruto da emissão de obrigações do Tesouro.
Moçambique

Dívida faz Moçambique perder 80 milhões por ano

O chefe de missão do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Moçambique disse à Lusa que o país está a perder até 80 milhões de dólares por ano por ter uma dívida pública insustentável.
Dívida Pública

Dívida pública aumentou para 126,4% do PIB

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, atingiu em março 126,4% do Produto Interno Bruto (PIB), acima do valor de dezembro de 2017.
Itália

CE avisa governo italiano sobre dívida pública

A Comissão Europeia avisou esta terça-feira o novo governo italiano sobre as derrapagens orçamentais, recordando que o país é um dos Estados mais endividados da Zona Euro.
Angola

Angola: dívida externa superior a 20 mil milhões

A dívida externa de Angola à China, bilateral e comercial, através dos bancos, ascendia em 2017 aos 21.500 milhões de dólares (18.100 milhões de euros), que se soma à contraída no Brasil e Rússia.
Juros

Juros da dívida sobem a dois, cinco e dez anos

Os juros da dívida portuguesa estavam a subir a dois, cinco e dez anos, alinhados com os de Itália. Os de Espanha subiam a dois anos, desciam a cinco e estavam inalterados a dez anos.
Dívida Pública

Portugal vai colocar até 1.250 milhões de dívida

Portugal vai realizar na próxima quarta-feira dois leilões de Obrigações do Tesouro a cinco e a dez anos, com um montante indicativo global entre 1.000 milhões de euros e 1.250 milhões de euros.
Angola

Angola emite 3 mil milhões de dívida com juros

O Governo angolano fez duas emissões de dívida pública, uma a 10 anos e outra a 30, num total que ronda os 3 mil milhões de dólares. Taxas de juro ficaram acima dos 8,2%.
Angola

Angola. Dívida pública sobe para 72,8%

Relatório da Moody's, diz que "o perfil de crédito é limitado pela contínua deterioração das métricas da dívida, em que a dívida pública deverá provavelmente ultrapassar os 70% em 2018".
Fact Check

PS conseguiu maior redução da dívida em 20 anos?

O primeiro-ministro garantiu que o Governo conseguiu a maior redução da dívida pública dos últimos 20 anos. Apesar de ter conseguido reduzir o peso da dívida no PIB, há outros dados a ter em conta.
Dívida Pública

FMI preocupado com a dívida pede contenção

A dívida nas economias desenvolvidas está em níveis que não se viam desde a Segunda Guerra Mundial e a dívida mundial é mais do dobro de toda a riqueza produzida num ano.
Dívida Pública

Portugal colocou 1.250 milhões de euros em dívida

Até ao final de junho, a IGCP prevê mais duas idas ao mercado para emissão de Bilhetes do Tesouro, procurando colocar até 1.750 milhões de euros em maio e até 1.250 milhões de euros no mês seguinte.
Bilhetes do Tesouro

Tesouro. Portugal emite até 1.250 milhões de euros

Portugal vai hoje ao mercado para emitir até 1.250 milhões de euros em dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) a três e a 11 meses.
Moçambique

Responsabilidade por dívidas deve ser partilhada

Filipe Nyusi defendeu que "não pode ser só Moçambique" a ser responsabilizado pelas dívidas contraídas pelas empresas. Responsabilidade deve ser partilhada com credores.
Moçambique

Ministro não vai a Washington negociar dívida

O ministro das Finanças moçambicano disse esta quinta-feira que a sua deslocação a Washington é única e exclusivamente para o encontro com o FMI e o Banco Mundial, onde "não se discute a dívida".
Orçamento do Estado

Governo quer cortar menos de 300 milhões no défice

Contas do Governo para o Programa de Estabilidade mostram um corte inferior a 300 milhões de euros no défice deste ano. Ajustamento previsto para 2019 é quase o quádruplo.
Economia

Juros da dívida de Portugal a subir a 2 e 5 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a subir a dois e cinco anos e a descer a dez anos em relação a quarta-feira. Às 8h45 em Lisboa, os juros a dez anos estavam a descer para 1,690%.
Dívida Pública

Procura da emissão ultrapassou 16 mil milhões

Portugal regressou ao mercado de dívida de médio e longo prazo com uma emissão sindicada de três mil milhões de euros. A transação teve uma procura que rondou os 16 mil milhões de euros.
Moçambique

Dívida moçambicana insustentável desde 2016

O volume da dívida pública moçambicana atingiu 701.708 milhões de meticais em 2016. A dívida ultrapassou os limites impostos pelo Banco Mundial e pelo FMI quanto à sua sustentabilidade.
IGCP

ICGP prevê novas emissões de Obrigações do Tesouro

O IGCP espera, relativamente às novas emissões de Obrigações do Tesouro, colocações de 1.000 a 1.250 milhões de euros. O IGCP informa que vai acompanhar ativamente a evolução das condições de mercado.
Dívida Pública

Estado gastou mais de 12% do PIB a ajudar bancos

461
Banco de Portugal atualizou dados sobre os valores que o Estado gastou a ajudar bancos: o impacto no défice foi de 9,1% do PIB e na dívida superou os 12% do PIB.
Moçambique

Moçambique prolonga negociações de propósito

A Economist Intelligence Unit diz que o governo moçambicano está a prolongar propositadamente as negociações com os credores: "estes atrasos servem a Frelimo, o partido no poder", afirma.
Moçambique

Moçambique reúne-se com credores em Washington

As negociações entre o Governo moçambicano e os credores da dívida, que se iniciaram na terça-feira, vão continuar na próxima semana nos Encontros da Primavera do FMI.
Moçambique

Moçambique. Negociações sobre dívida serão lentas

Um ano depois de o Governo moçambicano ter oficialmente entrado em incumprimento financeiro, as negociações arrancaram na terça-feira. A consultora BMI Research considera que devem avançar lentamente.
A página está a demorar muito tempo.