454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

IGCP

Dívida Pública

BT. Portugal ainda consegue juros negativos

Ainda foi com juro negativo que Portugal colocou esta quarta-feira uma emissão de 500 milhões de Bilhetes do Tesouro.
Mercados Financeiros

Portugal paga mais que o dobro em dívida a 9 anos

Atualizado
O Estado português suportou um custo implícito de 2,33% para emitir dívida a nove anos, mais do que o dobro do juro de pouco mais de 1% que suportou numa emissão comparável em fevereiro.
IGCP

Leilão de OT até 750 milhões até cerca de 10 anos

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública realiza esta quarta-feira o leilão das Obrigações do Tesouro a cerca de 10 anos, com um montante indicativo entre 500 e 750 milhões de euros.
Mercados Financeiros

Dívida nova deixa de ser mais barata que a antiga

À boleia das compras do BCE, Portugal pôde nos últimos anos renovar dívida antiga a custos mais baixos (e, também, com prazos mais longos). Com a subida dos juros, essa folga orçamental desaparece.
Mercados Financeiros

Portugal paga juros mais altos em leilão de dívida

O Tesouro português obteve a totalidade dos 750 milhões de euros pretendidos, mas pagou juros mais elevados numa emissão com prazo de oito anos.
Mercados Financeiros

Taxa de juro a 10 anos de Portugal supera os 2%

Dois meses e meio depois de superar a fasquia de 1%, as taxas de juro da dívida portuguesa a 10 anos superaram os 2% no mercado secundário, pela primeira vez desde finais de 2018.
IGCP

Portugal coloca dívida com juros menos negativos

O IGCP colocou 1.251 milhões, acima do montante máximo, anunciado em dívida a juros inferiores a três meses e mais altos a 11 meses e considerou que o país começa a sentir o impacto da guerra.
Mercados Financeiros

Custo da emissão de dívida quintuplica em 5 meses

Estado teve de pagar juro de 1,69% para emitir dívida a 10 anos. Em novembro, conseguia endividar-se neste prazo a 0,3%. Custos quintuplicam mas "ainda estão longe de níveis críticos", diz analista.
Mercados Financeiros

Com juro à beira de 1,5%, Portugal prepara emissão

O Tesouro português deverá avançar para uma emissão de dívida a 10 anos, nos próximos dias, depois de ter mandatado um grupo de bancos para gerir a operação de financiamento.
IGCP

IGCP recompra Obrigações do Tesouro em outubro

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai realizar nesta terça-feira um leilão de recompra de Obrigações do Tesouro com maturidade em 17 de outubro.
Mercados Financeiros

Portugal paga mais que o triplo para emitir dívida

IGCP financia-se em 1.250 milhões através de dívida a 7 e a 10 anos. Custo no prazo mais longo subiu para 1,008%, mais do que o triplo do que tinha sido pago em novembro.
IGCP

Leilões de OT com montante até 1.250 milhões

As maturidades das Obrigações de Tesouro a serem leiloadas são em 17 de outubro de 2028 e em 17 de outubro de 2031. O montante indicativo global está entre 1.000 e 1.250 milhões de euros.
IGCP

"Assusta um bocadinho" o fim das compras pelo BCE

Cristina Casalinho reconhece, em entrevista, que os juros da dívida – que superaram 1% a 10 anos – estão a subir mais rapidamente do que o previsto. E confirma estar de saída do IGCP.
IGCP

Portugal paga quase o dobro para se financiar

Estado atraiu procura forte em emissão (sindicada) de dívida a 20 anos, com juro de 1,185%. Em novembro, bastou pagar 0,6% por dívida a 15 anos, ilustrando o impacto da inflação nos juros dos países.
IGCP

Estado. Necessidades de 10,9 mil milhões em 2022

A estratégia de financiamento para 2022 "centrar-se-á na emissão de títulos de dívida pública nos mercados financeiros em euros com realização regular de emissões de Obrigações do Tesouro".
IGCP

Portugal emite dívida mais barata, à boleia do BCE

O Estado português emitiu esta manhã dívida pública a 10 anos com uma taxa de 0,314%, beneficiando das garantias de juros baixos dadas por Christine Lagarde em Lisboa.
Mercados Financeiros

IGCP adia reembolso de 514 milhões em dívida

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública fez operação de troca que adiou 514 milhões de euros em Obrigações do Tesouro que venceriam em 2022 e 2024. Novos títulos vencem em 2028 e 2034.
IGCP

Leilão de troca de dívida para estender maturidade

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) indicou que, no leilão, vai recomprar dívida com maturidade em 17 de outubro 2022 e 15 de fevereiro de 2024, com taxas de 2,2% e 5,65%.
IGCP

IGCP faz hoje leilão de troca de dívida

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP irá recomprar Obrigações do Tesouro com taxas de 4,95% e 5,65% e maturidades em 25 de outubro de 2023 e em 15 de fevereiro de 2024.
Fact Check

Obrigações sénior do BES subiram juros da dívida?

Mário Centeno apontou a retransmissão de obrigações sénior ao BES em finais de 2015 como causadora da subida dos juros da dívida portuguesa em 2016. Mas não contou a história toda.
IGCP

"Procura bastante forte" pela nova dívida nacional

Tesouro português concluiu uma emissão sindicada de dívida pública a 10 anos e que inaugura uma nova linha que passa a ser a referência para esse prazo. Juro foi inferior a 0,3%.
Mercados Financeiros

Inédito. Portugal paga taxa negativa a 10 anos

O Estado português financiou-se esta quarta-feira no prazo de referência a 10 anos com uma taxa negativa – -0,012% – o que aconteceu pela primeira vez na História.
Finanças Pessoais

Está a conseguir poupar nesta crise? Onde investir

A crise está a ser dura, mas quem manteve rendimentos está a conseguir poupar como nunca. É o seu caso? Aqui tem 8 alternativas de poupança e investimento para todos os "bolsos".
BCE

BCE comprou mais dívida do que Portugal emitiu

Christine Lagarde anunciou, como se esperava, mais um reforço dos programas de compra de dívida pública que, em 2020, compraram mais dívida portuguesa do que a nova dívida que o Estado emitiu.
IGCP

Portugal financia-se a 8 anos com juros negativos

Pela primeira vez, o Estado emitiu dívida com um prazo tão longo quanto oito anos remunerando os investidores com uma taxa de juro negativa.
IGCP

IGCP: perceção de riscos sobre dívida permanece

A agência de dívida pública IGCP considerou no parlamento que, apesar dos programas lançados pelo BCE após o início da pandemia, permanece a perceção de risco dos investidores sobre a dívida pública.
IGCP

IGCP realiza dois leilões de obrigações do tesouro

O IGCP promove esta 4.ª feira dois leilões de obrigações do tesouro com maturidades em outubro de 2030 e em fevereiro de 2045 e um montante indicativo global entre 1.000 e 1.250 milhões de euros.
Coronavírus

IGCP reforça em 250 milhões cada leilão em 2020

O IGCP vai "acelerar a execução do programa de financiamento de médio e longo prazo" em resposta ao acréscimo de financeiro necessário para 2020, causado pela pandemia da Covid-19.
Leilão De Dívida

Portugal paga menos de 0,5% por dívida a 15 anos

Estado português pagou juros mais baixos num leilão de dívida a 15 anos -- 750 milhões de euros a uma taxa média de 0,49%, um mínimo histórico neste prazo.
IGCP

Portugal adia reembolso de 910 milhões em dívida

Portugal prolongou esta quarta-feira a maturidade de 910 milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) em circulação, de 2021 e 2022 para 2023 e 2027.
IGCP

Troca de dívida. A arte de facilitar a “corrida”

O Estado continua a aliviar a pressão a curto prazo, fazendo troca de dívida pela terceira vez este ano. Mas o que é que isso significa exatamente? É melhor começarmos por uma corrida de obstáculos
Mercados Financeiros

Portugal paga juro mais baixo de sempre a 10 anos

IGCP colocou 1.000 milhões de euros em dívida pública a 10 e a 15 anos, que no caso do prazo mais curto obteve uma taxa de juro de 1,57%, a mais baixa de sempre em leilões a 10 anos.
Obrigações do Tesouro

Portugal adia reembolso de 702 milhões em dívida

A agência que gere o endividamento público em Portugal, o IGCP, fez uma operação de troca que adiou reembolsos de dívida de 2020 para 2028.
Dívida Pública

Mil milhões em dívida com juros mais negativos

Portugal colocou mil milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a taxas de juro médias negativas, a descerem ligeiramente nos 11 meses e mais baixas nos 3 meses em relação aos anteriores leilões.
Dívida Pública

Juros sobem a 2 anos e descem a 5 e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a subir a dois anos, e a descer a cinco e a dez anos em relação a terça-feira, enquanto para Espanha os juros desciam em todos os prazos.
Dívida Pública

Dívida. Portugal emite mil milhões de euros

Portugal vai hoje ao mercado para emitir até 1.000 milhões de euros em dois leilões de Bilhetes de Tesouro (BT) a três e a 11 meses, segundo o IGCP.
IGCP

Portugal paga menos por dívida a 10 e 15 anos

IGCP pagou taxa de cerca de 1,7% por dívida a 10 anos e menos de 2,3% na emissão de títulos com maturidade de 15 anos. No total, o Estado português financiou-se em 950 milhões de euros.
Dívida Pública

Juros da dívida de Portugal a subir

Os juros da dívida portuguesa estavam hoje de manhã a subir a dois, cinco e dez anos face a segunda-feira, alinhados com os de Itália.
IGCP

ICGP prevê novas emissões de Obrigações do Tesouro

O IGCP espera, relativamente às novas emissões de Obrigações do Tesouro, colocações de 1.000 a 1.250 milhões de euros. O IGCP informa que vai acompanhar ativamente a evolução das condições de mercado.
IGCP

Portugal recomprou dívida que vencia em 2019/ 2021

Portugal recomprou 250 milhões de euros de dívida pública que vencia em 2019 e 2021, segundo o IGCP, que "está ativamente" a recomprar Obrigações do Tesouro que vencem mais cedo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.