886kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bial

Indústria Farmacêutica

Bial espera travar progressão do Parkinson

O presidente da Bial, António Portela, assume os três momentos mais difíceis nos seus 13 anos de liderança. Um deles quase comprometeu o desenvolvimento futuro da companhia.
Bial

Prémio Bial entregue a investigador de autismo

Prémio Bial será entregue a Miguel Castelo-Branco, depois de 15 anos de trabalho sobre o autismo. A cirurgiã Cláudia Faria e o cardiologista Albertino Damasceno receberão menções honrosas.
Saúde

China. 1º pedido de registo de fármaco português

A Administração Nacional de Produtos Médicos da China recebeu, pela primeira vez, um pedido de registo de medicamento português. O Ongentys, produzido pela Bial, é utilizado em doentes com Parkinson.
Bial

Horta Osório substitui Luís Portela na Bial

António Horta Osório é o novo presidente do Conselho de Administração da empresa farmacêutica Bial. O gestor substitui Luís Portela, acionista maioritário e presidente da empresa nos últimos 42 anos.
Doenças

Japão. Medicamento para Parkinson da BIAL aprovado

No Japão, existem "163 mil pessoas com Parkinson" que vão poder beneficiar de um medicamento que resulta da investigação da BIAL.
Indústria Farmacêutica

EUA. Medicamento da Bial para Parkinson aprovado

Este fármaco, que é o segundo medicamento de investigação da Bial para o Parkinson, já tinha sido aprovado pela autoridade regulamentar europeia em 2016, estando disponível no Reino Unido.
Ciência

Sim, a Bial também estuda a telepatia com cães 

Surgem na lista de financiamentos, entre estudos sobre os neurónios, o envelhecimento do cérebro ou o funcionamento das hormonas. A Bial não estranha. Diz que a ciência tem de olhar para o paranormal.
Bial

Bial quer duplicar equipa nos próximos anos

Farmacêutica quer reforçar equipa de Investigação & Desenvolvimento. 25 dos cerca de 100 novos cientistas a contratar serão recrutados já ao longo deste ano e de 2019.
Bial

Bial vai distribuir medicamentos na Coreia do Sul

A Bial vai distribuir medicamentos para a epilepsia e o Parkinson na Coreia do Sul. A farmacêutica aumenta assim para 60 o número de países onde está presente.
Bial

Bial: medicamento contra Parkinson entra na China

A farmacêutica Bial vai comercializar o Ongentys, um medicamento para a doença de Parkinson, na China. O fármaco foi aprovado em junho de 2016 pela Comissão Europeia.
Bial

Bial prepara medicamento para Parkinson nos EUA

A farmacêutica portuguesa Bial anunciou, esta sexta-feira, uma parceria que pode chegar a 136 milhões de euros com a norte-americana Neuricrine para desenvolver o seu medicamento para Parkinson.
Bial

Bial e Estado assinam contrato de 37 milhões

A farmacêutica portuguesa Bial e o Estado vão assinar um contrato de investimento no valor de 37,4 milhões de euros para investigação científica nas áreas dos sistemas nervoso central e cardiovascular
Medicamentos

Medicamento da BIAL já pode ser usado em pediatria

A Comissão Europeia aprovou a indicação terapêutica de um medicamento da farmacêutica portuguesa BIAL para a epilepsia. O medicamento destina-se a adolescentes e crianças com mais de seis anos.
Bial

Bial lança novo medicamento para Parkinson

A portuguesa Bial anunciou, esta terça-feira, o início da comercialização do novo medicamento para o tratamento de Parkinson na Alemanha e no Reino Unido. Em 2017 chegará a Portugal e outros países.
Bial

Bial rompe parceria com empresa francesa

Na sequência da morte de um voluntário de um ensaio clínico conduzido pela Biotrial, a farmacêutica portuguesa Bial rompeu a parceria com a empresa francesa.
Medicamentos

Medicamento para Parkinson produzido em Portugal

A molécula estava a ser investigada pela farmacêutica portuguesa há 11 anos e deverá ser introduzida "já no final do ano em alguns mercados europeus, e durante 2017 nos restantes".
Bial

Bial pede acesso a dados de voluntários no ensaio

A farmacêutica Bial quer que lhe sejam facilitados todos os dados médicos dos voluntários que participaram no ensaio clínico em França em que um dos participantes acabou por morrer.
Ensaios Clínicos

Bial investigada por "homicídio involuntário"

A morte de um voluntário num ensaio clínico do laboratório Bial vai ser investigada por "homicídio involuntário". A empresa pedio acesso aos dados de voluntários no ensaio clínico em França.
Bial

Bial parcialmente responsável por morte em ensaio

Relatório do governo francês diz que a Biotral e a Bial são parcialmente responsáveis pelos incidentes com ensaio clínico. Bial responde e pede esclarecimentos ao Centro Hospitalar de Rennes.
Caso Bial

Luís Portela: "São acidentes de percurso"

A Bial reafirma a disponibilidade em colaborar nas investigações, mas lembra não teve acesso à totalidade dos dados médicos dos voluntários internados. Luís Portela diz que relatório é inconclusivo.
Panama Papers

Luís Portela nega ter 'offshore' em seu nome

O presidente do Conselho de Administração da Bial afirmou não ter nenhuma offshore em seu nome, dos seus filhos ou de empresas do grupo Bial, como constava nos Panama Papers.
Bial

Molécula da Bial "ligada" à morte de voluntário

De acordo com a Agência Nacional da Segurança do Medicamento (ANSM) francesa, a molécula utilizada pela Bial está diretamente relacionada com a morte de voluntário.
Panama Papers

Portela usa offshore para movimentar conta suíça

A família Portela servir-se-ia de uma empresa fachada para movimentar uma conta na Suíça. Os titulares da conta são Luís Portela e os seus três filhos António, Miguel e Luísa.
Caso Bial

Ensaios clínicos. Biotrial com três falhas graves

Laboratório Biotrial deveria ter cancelado imediatamente o ensaio clínico e ter avisado os outros voluntários, em vez de lhes dar nova dose da molécula. Uma pessoa morreu, várias foram hospitalizadas.
Caso Bial

Caso Bial: não foi encontrada falha "por enquanto"

"Não observámos nenhum comportamento que possa estar na origem do sucedido", diz François Peaucelle, o diretor da Biatrial, o laboratório francês que recorreu a uma molécula fabricada pela Bial.
Caso Bial

Protocolo Bial. Quais as dúvidas dos cientistas?

Um protocolo que não identifica as datas de início nem as doses dadas aos grupos de toma múltipla é uma das críticas principais. Outra dúvida é o porquê da utilização de um placebo.
Caso Bial

Da ideia ao ensaio clínico, o que pode correr mal?

O Observador falou com investigadores envolvidos no processo que leva uma molécula a ser transformada num medicamento novo. Conheça o processo, as boas práticas e o que pode ter falhado no caso Bial.
Caso Bial

Protocolo do ensaio clínico da Bial com lacunas

O protocolo do ensaio clínico da Bial durante o qual morreu uma pessoa, não esclarece os pormenores da experiência a que foram sujeitos os últimos oito voluntários.
Caso Bial

Último paciente do ensaio Bial teve alta

O último paciente internado no Centro Hospitalar de Rennes devido a um ensaio clínico de um novo fármaco da empresa portuguesa Bial em França teve alta hospitalar.
Caso Bial

"Investigação fundamental para evolução da saúde"

O presidente da Ordem dos Médicos do Norte defendeu a realização de ensaios clínicos como forma de promover o avanço na saúde e mostrou-se preocupado com as repercussões negativas do caso Bial.
Caso Bial

Bial: causas da morte em ensaio clínico por apurar

Luís Portela afirma que ainda não são conhecidas as causas da morte de um indivíduo que se submeteu a um ensaio clínico. E realçou que a empresa cumpriu todas as normas.
Indústria Farmacêutica

De Álvaro a António. Os 92 anos da Bial

É liderada pelo bisneto do fundador, o 'self made man' que criou um laboratório por cima de uma farmácia no Porto. E a primeira farmacêutica portuguesa a desenvolver um medicamento aprovado pela FDA.
Caso Bial

Um dos voluntários da Bial teve alta

Uma das cinco pessoas que se encontravam ainda hospitalizadas em França, depois de terem participado num ensaio clínico com uma droga da farmacêutica portuguesa Bial, recebeu alta.
Caso Bial

Laboratório Biotrial continua ensaios clínicos

A primeira fase de investigação não encontrou erros nem omissões no laboratório Biotrial, parecendo estar descartado erro humano nesta equipa. Os restantes ensaios clínicos continuam a decorrer.
Caso Bial

Ensaios clínicos que correm mal ficam secretos

Os resultados negativos de uma experiência são úteis, mostram o caminho a evitar ou o que deve ser mudado. Na saúde, são tão importantes como os positivos. Mas ficam escondidos, o que muitos criticam.
Caso Bial

Que molécula é esta que a Bial estava a testar?

A molécula em teste era um inibidor de FAAH, que atuava no sistema endocanabinoide e que se pretendia que tivesse menos efeitos secundários que os canabinoides. Mas afinal o que quer isto dizer?
Caso Bial

Bial. 4 voluntários de ensaio clínico melhoraram

O estado dos cinco voluntários que participaram num ensaio clínico e ainda se encontram hospitalizados em França melhorou, indicou esta segunda-feira o hospital de Rennes.
Caso Bial

Bial. O que não se sabe e o que dizem cientistas

Enquanto as investigações não chegam a conclusões, algumas hipóteses vão surgindo: uma infeção bacteriana, erros humanos ou um alvo não identificado do fármaco. Conheça a opinião dos especialistas.
Caso Bial

França:"Não há razões para parar ensaios clínicos"

A ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine, afirmou não existir nenhuma razão para parar os ensaios clínicos da farmacêutica Bial em França, apesar da morte de um paciente e do internamento de outras cinco pessoas.
Caso Bial

Bial. Voluntários receberam cerca de mil euros

Este domingo foi anunciada a morte de um dos voluntários de um ensaio clínico da Bial em França. As contrapartidas destes testes podem chegar aos 4.500 euros e são um chamariz para muitas pessoas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.