EDP

Energia

O lobby elétrico "preocupa-me muito pouco" /premium

Ministro do Ambiente e Transição Energética não receia lobby da energia. Diz que vai manter cortes decididos pelo antecessor, mas também assume que país precisa da EDP para cumprir metas ambientais.
EDP Renováveis

EDP vende mais 13,4% de projeto eólico offshore

A EDP Renováveis anunciou a venda de uma participação de 13,4% no projeto Moray Offshore Windfarm, no Reino Unido, por 62 milhões de euros.
Justiça

Juíza viabiliza investigação fiscal a Manuel Pinho

184
Nova juíza do caso EDP ordenou ao Banco de Portugal a entrega de toda a documentação relacionada com a adesão do ex-ministro da Economia ao regime que permitiu um 'perdão fiscal' em 2012.
EDP

Lucros da EDP caem 74% devido às contas dos CMEC

Elétrica lucrou 297 milhões de euros de janeiro a setembro, mas salienta que o resultado fica "fortemente marcado" por uma provisão relacionada com o cálculo das sobrecompensações dos CMEC.
Energia Renovável

Lucros da EDP Renováveis descem 30% até setembro

A EDP Renováveis registou lucros de 115,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2018, uma diminuição de 30% em relação ao período homólogo de 2017.
EDP

Leslie. Reparar rede elétrica custa até 10 milhões

EDP Distribuição estima que reparar danos causados por tempestade custa entre oito a dez milhões de euros. Clientes não pagam custo, mas também não serão compensados por falhas no serviço.
EDP

EDP vai vender oito centrais mini-hídricas

A empresa EDP anunciou ao mercado a venda de oito centrais mini-hídricas no estado do Espírito Santo, no Brasil, negócio com o qual espera arrecadar 591 milhões de reais (140 milhões de euros).
EDP

Inquérito às rendas chama primeiro gestor da EDP

Comissão de inquérito às rendas quer ouvir João Manso Neto a 18 de dezembro, data a confirmar. Atual presidente da EDP Renováveis será o primeiro gestor em funções da elétrica a dar explicações.
João Galamba

As heranças de João Galamba na energia /premium

Novos homens fortes da energia terão de validar cortes nas rendas da EDP e nas renováveis já anunciados, decidir furo de petróleo na costa algarvia e nomeação para a ERSE, que pode ser chumbada na AR.
Energia

Energia. Siza pediu escusa e continua a coordenar

257
O ministro da Economia Pedro Siza Vieira pediu escusa do setor elétrico e viu energia sair do ministério que tutela, mas continua a coordenar grupo de trabalho sobre fiscalidade no setor.
Energia Renovável

O que juntou Mexia, Galamba e o "novo ministro"

157
Um projeto inovador para produzir energia eólica em águas profundas. O Windfloat trouxe à sede da EDP o novo secretário de Estado da energia e o ministro com uma viragem na discurso sobre o setor.
EDP

Galamba "completava melhor o meu saber"

699
João Matos Fernandes justifica a escolha de João Galamba para secretário de Estado da Energia. E na casa da EDP defendeu que estão reunidas as condições para a empresa voltar a pagar a contribuição.
EDP

Primeiro ato público de João Galamba será na EDP

116
Recém-nomeados ministro e secretário com a transição energética, Matos Fernandes e João Galamba, vão esta sexta-feira à EDP para o lançamento de um projeto pioneiro na área das renováveis.
EDP

EDP. 94% dos consumidores já tem eletricidade

A EDP Distribuição anunciou que 94% dos consumidores já têm a energia elétrica restabelecida nas zonas afetadas pela tempestade Leslie.
EDP

60 mil clientes da EDP continuam sem energia

Cerca de 60 mil clientes da região Centro continuavam ao fim da tarde de sem energia elétrica, devido à passagem da tempestade Leslie. Menos 10 mil do que ao final da manhã.
Governo

O habilidoso e a questão do 2.º melhor amigo /premium

185
Siza Vieira era, até entrar para o Governo, um advogado de negócios muito importante. Será que vai pedir mais escusas enquanto ministro da Economia por razões de conflitos de interesse? É provável.
Desastres Naturais

EDP declara Estado de Emergência em Coimbra

294
A EDP Distribuição declarou o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admite recorrer a meios internacionais.
Mercados Financeiros

Capital Group sai do capital da EDP

A EDP anunciou que o The Capital Group Companies, que chegou a ter quase 10% do capital da elétrica, deixou de "deter qualquer participação no capital social e direitos de voto" na empresa.
Eletricidade

Energia muda entre guerras e negociação com EDP

Mudança da energia para o Ambiente acontece no meio de conflitos, mas também de negociações com a EDP sobre a CESE. Deputado do Bloco liga remodelação de secretário de Estado da Energia à elétrica.
EDP

Pinho ouvido em dezembro na CPI das Rendas

O ex-ministro da Economia, residente nos Estados Unidos, disponibilizou-se para ser ouvido presencialmente ou por Skype. Deputados preferem que venha a Lisboa. Audição deverá ocorrer a 20 de dezembro
EDP

Portas giratórias. "Conceito não se aplica a mim"

Antigo diretor-geral da Energia, defendeu estar fora do movimento de circulação de quadros técnicos entre Governo, consultoras e empresas de energia. Miguel Barreto criou e vendeu empresa à EDP.
EDP

Dar Sines à EDP? Não foi o diretor-geral, foi lei

Miguel Barreto afirmou que é falso que tenha dado uma licença grátis e sem prazo da central de Sines à EDP. "Não foi o diretor-geral, foi a lei", posição que sustenta em parecer da PGR.
EDP

"Não é correto dizer que a EDP ganhou tudo"

Rui Cartaxo, que foi assessor do ministro Manuel Pinho quando foi decidida a extensão das barragens, justificou o valor pago pela elétrica. E disse que a EDP também perdeu muito na negociação.
EDP

EDP ganhou com Sines, barragens e prémio de risco

Técnica da REN diz que EDP teve três benefícios com a lei que criou os CMEC. Não pagou pela Central de Sines, pagou menos 400 milhões, no mínimo, por barragens e recebeu prémio de risco nas rendas.
EDP

Aprovou sem saber de cláusula favorável à EDP 

296
Ex-secretário de Estado que deu luz verde aos contratos de rendas da EDP não sabia, nem foi avisado, que a passagem para os CMEC tinha uma condição: estender o prazo de exploração das barragens.
EDP

Miguel Barreto pediu as contas que favoreceram EDP

Diretor-geral de Energia de Manuel Pinho pediu à REN que fizesse novas contas sobre o valor da extensão do prazo das barragens da EDP. E tinha pressa. O resultado favoreceu a elétrica
EDP

EDP constrói parque solar para Banco do Brasil

Esta central, que irá gerar 11 gigawatts (GW) por ano, ou seja, o suficiente para abastecer 4.500 habitações "deverá estar em operação no segundo semestre do próximo ano".
Caso BES

Como Salgado corrompeu Pinho, "o avençado do BES" /premium

1.925
Decisões a favor da EDP, luz verde para compra de concessionária rodoviária e licenciamentos especiais para herdades terão sido a alegada contrapartida pelo pagamento de 5,8 milhões a Pinho, diz o MP.
Justiça

Caso EDP. Ricardo Salgado não prestou declarações

137
MP crê que Salgado terá pago a Manuel Pinho para favorecer EDP. À entrada, ex-banqueiro disse estar "absolutamente" inocente. Dentro do DCIAP, nada disse.
EDP

Mexia atribui venda de acionista a corte em rendas

Presidente da EDP diz que venda do segundo maior acionista "é uma reação de mercado" a medidas recentes que afetaram estabilidade das regras do jogo no setor. EDP perdeu mais de 500 milhões em bolsa.
Eletricidade

"Tempestade perfeita" ameaça baixa do preço da luz /premium

196
Governo quer baixar a conta da luz outra vez. Plano esbarra com petróleo, gás e CO2 a negociar em máximos de anos. Centrais nucleares paradas não ajudam. Descer o IVA custa muito e não deve avançar.
Energia

Energia. EDP investe 2 milhões em Moçambique

A EDP investiu dois milhões de euros na compra de uma participação minoritária na SolarWorks!, uma empresa holandesa de energia solar com operação em Moçambique.
EDP

EDP. China, Abu Dhabi e espanhóis processam Estado

Cada investidor internacional com lugar nos órgãos sociais da EDP irá processar o Estado português em tribunal arbitral internacional contra corte nas rendas. Três representam estados estrangeiros.
Startups

EDP Ventures investe em startup do Bangladesh

A SOLshare desenvolveu uma solução que permite a transação de créditos de energia entre várias casas em zonas isoladas do Bangladesh. EDP Ventures participou numa ronda de 1,4 milhões de euros.
EDP

Governo rigoroso na aplicação da lei dos CMEC

O Governo afirma que "apenas está a ser rigoroso" na lei e nos contratos sobre os CMEC, após a EDP ter anunciado o recurso à arbitragem internacional contra o pagamento de 285 milhões de euros.
EDP

Acionistas da EDP metem Estado em tribunal

Acionistas da EDP vão para tribunal arbitral internacional contra corte de 285 milhões nas rendas recebidas no passado. Empresa diz que decisão do Governo implicará prejuízos na operação em Portugal.
EDP

Extensão das barragens era "ilegal e inconcebível"

Ex-presidente do Instituto da Água diz que extensão do prazo das barragens da EDP, sem concurso, era ilegal. Ministério de Pinho mudou lei para dar "respaldo" à decisão. Estado "não esteve à altura".
EDP

"Os reguladores nunca nos perdoaram"

Ex-ministro da Economia atacou parecer da Autoridade da Concorrência e estranha que o regulador da energia não tenha proposto melhorias ao projeto de lei que criou os CMEC da EDP, apesar das críticas.
EDP

Miguel Barreto escolhido porque não era do setor

Ex-secretário de Estado justifica escolha de Miguel Barreto para diretor-geral de Energia. Não vinha do setor da energia. Ex-diretor-geral está a ser investigado por decisões que terão favorecido EDP.
EDP

Caso EDP chega à Suíça

1.315
Justiça helvética abriu investigação criminal contra ex-diretor-geral da Energia que vendeu empresa à EDP e quer saber tudo sobre o caso das rendas energéticas. Miguel Barreto tem conta na Suíça.
Energia

Brasil. Regulador aceita compra da EDP pela CTG  

Regulador da concorrência do Brasil, o CADE, aprovou sem restrições a operação de compra da EDP pela chinesa China Three Gorges. Regulador da energia brasileiro ainda tem de se pronunciar.
EDP Renováveis

EDP Renováveis entra na energia solar brasileira

A EDP Renováveis fez contrato de longo prazo para produção e venda de energia solar no Brasil. Empresa vai construir e explorar uma central fotovoltaica com capacidade de 199 megawatts.
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

126
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
EDP

De quem são os 717 milhões? EDP ou consumidores

Conta de correção da hidraulicidade serviu para amortecer custo de secas na produção de energia. Quando foi extinta, valia 717 milhões que a EDP reclama. Relatório pedido por Governo diz que não.
EDP

Ricardo Ferreira considera "natural" ida para EDP

Ricardo Ferreira disse, na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas no setor elétrico, que desempenhou as suas funções "com o máximo profissionalismo" e que achou "natural" a passagem.
Comissão de Inquérito

Ex-consultor de Pinho. Os CMEC não prejudicaram 

João Conceição participou na criação dos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) em dois Governos. Diz que regime foi neutro para a EDP e não prejudicou consumidores, contrariando a ERSE.
EDP

EDP contesta parcela final a receber de CMEC

Segundo a EDP, "o cálculo do preço a que foram estimadas as receitas futuras das centrais CMEC não obedece à metodologia estabelecida legalmente, tal como a EDP tem vindo a defender ".
Observador Summer Sessions

"É perigoso ceder rede elétrica a outro país"

Summer Session com George E. Glass: Do "perigo" da OPA chinesa à EDP ao potencial que o gás natural tem para Portugal, passando por piadas sobre raças de cães, boxe e Madonna.
Observador Summer Sessions

"É perigoso ceder controlo da rede elétrica" /premium

O "perigo" da OPA da China Three Gorges à EDP, o gás natural em Portugal, raças de cães, boxe e Madonna. A Summer Session com o embaixador dos EUA em Portugal, George E. Glass, deu para tudo.
Autoridade da Concorrência

EDP acusada de abuso de posição dominante

308
Autoridade da Concorrência acusa EDP de abuso de posição dominante que terá causado um dano de 140 milhões de euros aos consumidores. Auditoria independente tinha revelado ganhos anormais.
EDP Renováveis

EDP reforça produção de energia eólica no Brasil

A EDP Renováveis, S.A. assegurou Contratos de Aquisição de Energia (CAEs) a 20 anos para a venda de eletricidade no mercado regulado brasileiro.
EDP

EDP processada por prestar serviços financeiros

Banco de Portugal abriu processo de contraordenação a duas empresas do grupo EDP por prestação de serviços de pagamento reservados a bancos e entidades financeiros. Coimas podem chegar a 10 milhões.
EDP

EDP pode perder 358 milhões das rendas que recebeu

169
Governo informou a EDP que recebeu mais 358 milhões com mudanças no regime de custos de manutenção do equilibro contratual (CMEC). Empresa pode ter que devolver rendas já recebidas aos consumidores.
EDP

OPA sobre EDP. Juncker defende nova regulação

O presidente da Comissão Europeia diz que Bruxelas está a seguir a OPA da China Three Gorges sobre a EDP mas comentou que, no quadro legal atual, cabe às autoridades reguladoras nacionais avaliar.
Incêndios

Eletricidade reposta em Monchique

A energia elétrica já foi restabelecida em todas as localidades do concelho de Monchique que foram afetadas pelo incêndio que lavrou na última semana.
EDP

EDP paga multa de 1,9 milhões e compensa clientes

EDP reconheceu infrações na atribuição da tarifa social e o regulador reduziu coima para 1,9 milhões de euros. Elétrica tem de compensar 140 clientes, com o pagamento de 100 euros.
António Vitorino

António Vitorino renuncia a cargos na EDP

Em 31 de julho, já havia renunciado ao cargo de vogal no Conselho de Administração do Santander. Em junho, António Vitorino foi eleito diretor da Organização Internacional das Migrações.
Cascais

Luz de Cascais e Oeiras reposta a 100%, diz EDP

486
Várias zonas de Cascais e Oeiras ficaram sem energia elétrica. Eletricidade foi reposta, confirmou a EDP Distribuição, que nega explosão e incêndio na sua instalação em Trajouce.
EDP

Altri acorda compra de 50% da EDP Bioeléctrica

A Altri anunciou em comunicado à CMVM que acordou com a EDP a compra dos 50% que ainda não detinha da EDP Produção - Bioeléctrica, por 55 milhões de euros.
EDP

Renováveis e Brasil asseguram crescimento da EDP

O presidente da EDP realçou impacto negativo de medidas regulatórias em Portugal, que tiveram um impacto negativo de 140 milhões de euros no primeiro semestre.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)