EDP

Corrupção

Pinho: "Foi Costa que me apresentou Sócrates"

620
Diz que voltar à política "nem pensar", e que conheceu José Sócrates em 2004: foi António Costa quem os apresentou num camarote do BES na Luz. Ex-ministro respondeu a 16 perguntas do Expresso.
EDP

PSD: Siza não devia ter pedido escusa antes?

O PSD anunciou um conjunto de perguntas sobre o pedido de escusa do ministro Adjunto de matérias relativas ao setor elétrico, questionando se este não devia ter acontecido antes.
EDP

EDP. Ministro recebeu ex-clientes antes da OPA

Ministro-adjunto pediu escusa de temas relacionados com energia, mas, antes, chegou a reunir-se com a China Three Gorges, cliente do seu antigo escritório de advogado. Reunião foi antes da OPA à EDP.
Justiça

Manuel Pinho não voltará à vida política

313
A passagem pelo primeiro Governo de José Sócrates, entre 2005 e 2009, foi um exercício temporário, explica o antigo ministro, que garante que essa é uma experiência que não quer repetir.
EDP

Manuel Pinho já não é arguido no caso EDP

2.126
Manuel Pinho e Miguel Barreto já não são arguidos. O juiz de instrução anulou a constituição de arguido por razões formais mas MP poderá voltar a imputar suspeitas aos ex-responsáveis públicos.
EDP

Governo mudou lei que ajuda chineses na OPA à EDP

243
Programa Capitalizar, onde participava o agora ministro Pedro Siza Vieira (que pediu escusa do dossiê China/EDP), promoveu uma alteração legislativa controversa que vai ter influência na OPA à EDP.
EDP

Chineses da CNIC fora das contas da OPA sobre EDP

Grupo chinês CNIC, que tem 5% da EDP, não entra na contagem de votos atribuídos à China Three Gorges na OPA sobre elétrica. Isto apesar dos direitos de voto dos dois serem imputáveis ao Estado chinês.
EDP Renováveis

EDP Renováveis fecha contrato com empresa no Texas

A EDP renováveis fechou um contrato de 15 anos com uma empresa do segmento Comercial e Industrial para a venda de energia produzida pelo projeto eólico de Hidalgo II, no Texas (EUA).
EDP

Siza Vieira não vai intervir durante a OPA da EDP

Ministro adjunto de António Costa pediu para não intervir em decisões sobre o setor elétrico enquanto durar oferta sobre a EDP. Siza Vieira foi sócio de escritório que assessora o grupo chinês.
EDP

OPA/EDP. Elétrica considera baixo o preço

A EDP considera que o preço oferecido pela China Three Gorges (Europe) para adquirir a elétrica portuguesa é baixo, numa nota enviada hoje à Comissão do Mercado do Valores Mobiliários.
EDP

EDP pode rejeitar OPA da China Three Gorges

EDP acha baixo o valor proposto por chineses subvaloriza a elétrica. Bloomberg diz que a gestão está a trabalhar com consultores financeiros para uma eventual defesa da OPA. Ações disparam mais de 9%.
China

EDP: um intrigante silêncio /premium

Ficou célebre a máxima de Xi Jinping: “Governo, militares, sociedade e escolas — Norte, Sul, Este e Oeste — o partido é o líder de todos”. Portugal estará incluído?
EDP

Os obstáculos à ofensiva chinesa sobre a EDP

Uma maratona de autorizações regulatórias, entraves quase certos em Bruxelas, uma gestão com vontade própria e um preço baixo. Muito pode falhar na OPA chinesa à EDP. O jogo ainda agora começou.
EDP

Jerónimo ataca OPA à EDP e quer renacionalização

1.633
O secretário-geral do PCP diz que uma empresa como a EDP "não pode estar sujeita à disputa por parte de grupos económicos ou de Estados estrangeiros" e defende renacionalizarão da empresa.
EDP

Pequenos investidores consideram OPA à EDP natural

O presidente da associação de pequenos investidores ATM considerou que a OPA da China Three Gorges à EDP "é natural", mas falta informação sobre as contrapartidas oferecidas.
EDP

Governo sem reservas sobre OPA de chineses à EDP

189
O primeiro-ministro elogiou o comportamento dos investidores chineses em Portugal e disse que o Governo não tem reservas sobre o negócio. Importante para os acionistas é saber o projeto para a empresa
António Mexia

Relação manda analisar todos os emails de Mexia

207
Ivo Rosa mandou restringir a análise dos 38 megabytes de emails de António Mexia por entender que era “uma grande quantidade”. Agora o Tribunal da Relação veio ordenar uma análise mais rigorosa.
EDP

OPA chinesa à EDP pode custar até 10,2 mil milhões

187
China Three Gorges oferece 3,26 euros por ação na oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP. Também há uma OPA sobre EDP Renováveis. Bruxelas pode travar negócio por causa de chineses da REN.
Parlamento

Aprovada comissão de inquérito a Pinho e energia

Foi aprovada no Parlamento, esta sexta-feira, a realização de uma comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas e subsídios aos produtos de electricidade.
EDP

Lucro da EDP baixa 23% no 1.º trimestre

Lucro caiu para 166 milhões penalizado por "alterações regulatórias adversas em Portugal". A EDP explica que, sem eventos não recorrentes, o resultado líquido teria caído 5%.
EDP

EDP. 'Apagão' em Braga deveu-se a avaria de cabos

Um "apagão" que na madrugada de hoje afetou a zona norte da cidade de Braga deveu-se à avaria de dois cabos subterrâneos que, entretanto, foi reparada, disse à Lusa fonte oficial da EDP.
EDP Renováveis

Lucros da EDP Renováveis sobem 39%

Depois de em 2017 a EDP Renováveis ter tido lucros de 276 milhões, no primeiro trimestre de 2018 registou lucros de 94 milhões, um aumento de 39 % em relação ao período homólogo do ano passado.
PCP

PCP denuncia trabalho não pago na EDP, Galp e REN

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou hoje, num comício em Penafiel, as empresas EDP, Galp e REN, nas quais, segundo o partido, "o trabalho não pago atinge níveis escandalosos".
EDP

EDP vai investir 12 milhões na África Ocidental

A EDP vai investir 12 milhões de euros nos próximos três anos em empresas de produção descentralizada de energia, nomeadamente na África Oriental.
Caso José Sócrates

César pôs lama na ventoinha /premium

1.513
Quando tentou tornar o independente Manuel Pinho no cordeiro a sacrificar para não agitar os pecados do último Governo socialista, despertou todos os fantasmas desse passado vergonhoso da democracia.
Corrupção

Das rendas da energia a Manuel Pinho /premium

318
Os alertas de Marcelo no 25 de Abril começam a ser percebidos uma semana depois. Misturar as rendas da energia com os comportamentos políticos e éticos de Sócrates e Pinho é danoso para a democracia.
Justiça

Governo e Pinho: Do "perplexo" ao "inaceitável"

370
Dois governantes surgiram esta quarta-feira incomodados com o caso. "A confirmar-se é absolutamente inaceitável", disse responsável pela Energia. Augusto Santos Silva admite: "Sentir-me-ei enganado".
EDP

Mexia sobre Pinho: "Estou absolutamente tranquilo"

533
O presidente executivo da EDP reagiu pela primeira vez à polémica sobre a EDP ao alegado recebimento indevido de fundos do GES por parte de Manuel Pinho. António Mexia garante que está "tranquilo".
GES

Defesa aconselha Manuel Pinho a ficar em silêncio

771
Ricardo Sá Fernandes aconselha Manuel Pinho a não responder às questões dos deputados sobre as ligações ao universo Espírito Santo, numa eventual comissão de inquérito parlamentar.
EDP

A ordem permanente do 'saco azul' que tramou Pinho

2.100
O operacional suíço do 'saco azul' do GES descreveu na sua contabilidade secreta todas as transferências recebidas por Manuel Pinho entre 2002 e 2012. Saiba todos os pormenores.
Corrupção

Caso EDP. "Não tem pés nem cabeça", diz Salgado

250
Ex-presidente do Grupo Espírito Santo que "nunca na vida" corrompeu alguém. Uma ideia que, garante, se estende a todos os processos judiciais em que está envolvido.
EDP

Governo impõe corte de 100 milhões à EDP 

264
Governo validou corte de 100 milhões proposto pela ERSE ao valor final das compensações à EDP. Corte pode ser maior se decisões políticas que autorizaram rendas passadas forem nulas.
EDP

Pinho recebeu mais 293 mil enquanto foi ministro

1.285
Magistrados do caso EDP tiveram acesso a novos pagamentos feitos pelo GES para uma quarta offshore de Manuel Pinho chamada Mesete II. Afinal, Pinho começou a receber do 'saco azul' desde 2002.
EDP

EDP controla 19,62% da Centrais de Santa Catarina

A EDP - Energias do Brasil passou a deter 19,62% da Centrais Elétricas De Santa Catarina depois de ter investido 13 milhões de euros na compra de mais de 1,9 milhões de ações da empresa brasileira.
Crime Económico

TAP/Sonangol. Juiz em guerra com procuradores

Despacho de Ivo Rosa acusa o Ministério Público ter violado os princípios do Estado de Direito na investigação a quadros da TAP que não vai ter acusação. Juiz tem também a seu cargo o caso EDP.
EDP

Caso EDP. Manuel Pinho teve uma terceira offshore

1.807
É a terceira offshore descoberta ao ex-ministro da Economia. MP investiga rendimentos do BES de 336 mil euros declarados no IRS por Pinho e mulher durante o mandato do ministro da Economia.
EDP

BICA. Os pagamentos dos BES a Pinho

233
Porque é que Manuel Pinho ainda não esclareceu os pagamentos mensais que recebia do BES quando era ministro? Porque é que José Sócrates não veio defender a honra do Governo? A análise no BICA.
EDP

Ricardo Salgado constituído arguido no caso EDP

209
O antigo presidente do Banco Espírito Santo foi constituído arguido no caso EDP, que investiga o alegado o alegado favorecimento da elétrica nacional nos contratos para venda de eletricidade (CMEC).
Energia

Produção de eletricidade da EDP sobe 7% 

Produção eólica subiu 13% e produção hídrica cresceu 42%. Volume da eletricidade distribuída cresceu em todos os mercados, com destaque para Portugal, com um aumento de 4,5% no primeiro trimestre.
EDP

GES pagou meio milhão a Pinho quando era ministro

9.136
Offshore de Manuel Pinho recebeu cerca de 1 milhão do saco azul do GES entre 2006 e 2012 - 500 mil quando era ministro. MP diz que foi para beneficiar BES e a EDP. Salgado vai ser arguido no caso EDP.
EDP

Produção da EDP Renováveis aumenta 14% até março

Empresa produziu 8,8 terawatt/hora (TWh) de energia renovável no primeiro trimestre deste ano, beneficiando do recurso eólico excecional face a um trimestre médio.
EDP

Mexia: EDP tem sido "bode expiatório" nos fogos

António Mexia diz que a EDP está a ser perseguida na busca de culpados pelos fogos do ano passado. Presidente do grupo elétrico garante que cumprem as regras e que estão prontos para o próximo verão.
EDP Renováveis

EDP começa a vender electricidade no Texas em 2018

159
EDP tem uma "estratégia clara de diversificação nos EUA". Está a investir no solar e quer desenvolver eólica 'offshore' (no mar). Ainda este ano começa a vender ao consumidor final no estado do Texas.
EDP

Quem manda na EDP. Estados estrangeiros têm 40%

EDP volta ao centro dos apetites de grupos internacionais. Mas eventuais ofertas têm de convencer investidores de longo prazo. 40% do capital está nas mãos de empresas de estados estrangeiros.
EDP

Engie interessada na EDP, que desmente contactos

147
Canal francês noticia contactos da Engie com António Mexia para investir na EDP. Elétrica desmente negociações com grupo francês que em Portugal é um dos donos das centrais da Turbogás e do Pego.
EDP Renováveis

EDP Renováveis e Hossier Energy fecham acordo

O Riverstart Solar Park, no Indiana, estará operacional em 2022 e será capaz de produzir energia para abastecer cerca de 37 mil casas. EDP Renováveis e Hossier Energy fecharam acordo para construção.
EDP

EDP. Eduardo Catroga no Conselho Geral até 2020

Eduardo Catroga vai continuar a ser um dos representantes da China Three Gorges (CTG), maior acionista da EDP. Catroga é um dos cinco representantes da CTG no órgão fiscalizador da companhia.
EDP

EDP. Mexia vai liderar até 2020

António Mexia foi reconduzido na liderança da EDP até 2020. Eduardo Catroga fica no conselho geral, mas representando o acionista chinês. Eduardo Stilwell será o novo administrador financeiro (CFO).
EDP

António Mexia deverá ficar à frente da EDP

António Mexia deverá ficar à frente da EDP até 2020, passando a liderar um Conselho de Administração alargado a nove membros. O único executivo que não avança para um novo mandato é Nuno Alves.
Eletricidade

Garantia de potência paga à EDP e Endesa suspensa

Governo suspendeu em 2018 a garantia de potência paga às centrais elétricas para estarem sempre disponíveis para produzir. Secretário de Estado da Energia diz que regime não é preciso no próximo ano.
EDP

Casa de Pinho em Nova Iorque custou 1 milhão

6.838
A sociedade offshore do ex-ministro da Economia que detém o imóvel terá recebido cerca de 1,3 milhões de euros do saco azul do Grupo Espírito Santo.
EDP

E se os polémicos contratos da EDP forem nulos?

367
Parecer da Procuradoria admite que os CMEC (contratos da EDP) podem ser nulos. Governo está a avaliar consequências jurídicas e pediu contas ao impacto financeiro deste cenário.
Justiça

FBI colaborou na investigação a Manuel Pinho

911
A colaboração do FBI surgiu no âmbito do inquérito-crime sobre a EDP e o regime de rendas fixas, a propósito das doações que a energética fez para a Universidade de Columbia onde Pinho deu aulas.
EDP

Governo pode exigir 510 milhões pagos a mais à EDP

Bloco de Esquerda cita parecer do Conselho Consultivo da PGR que defende nulidade dos CMEC e diz que Governo tem margem para recuperar os 510 milhões pagos a mais à EDP.
EDP

Pinho tem casa em Nova Iorque em nome de offshore

5.915
Ex-ministro confirma ao Observador que é dono da offshore que detém o apartamento onde mora em Nova Iorque. Procuradores do caso EDP preparam-se para investigar contas bancárias de diversos arguidos.
EDP

EDP rejeita negligência nos incêndios de outubro

O relatório sobre os fogos de outubro refere que o incêndio da Lousã teve causa negligente, por incumprimento do regulamento de segurança por parte da EDP. A empresa rejeita essa hipótese.
Incêndios

Negligência da EDP na origem do fogo da Lousã

178
O fogo da Lousã em outubro de 2017 teve causa negligente e a origem pode resultar do não cumprimento pela EDP do regulamento de segurança das linhas elétricas, revela relatório.
EDP

MP tenta ligar saco azul do GES a Mexia

425
Os procuradores do caso EDP querem contornar os obstáculos que o juiz Ivo Rosa tem colocado ao desenvolvimento da investigação e vão recorrer a Carlos Alexandre para recolher prova no caso BES/GES.
EDP

Sócrates diz que foi EDP que adjudicou Baixo Sabor

130
Advogados do ex-primeiro-ministro falam em "razões caluniosas" sobre eventuais subornos pagos à margem da construção da barragem do Baixo Sabor, cuja adjudicação aconteceu no Governo Sócrates.
Parlamento

PSD critica ”borla” à EDP. Tiro de pólvora seca?

PSD levou ao Parlamento debate sobre impostos, justiça fiscal e “borlas” à EDP, mas esquerda não perdoou. Ou o PSD mudou de partido ou está a enganar os portugueses, disse Mariana Mortágua.
EDP

Bónus de 20 milhões pago à Odebrecht e Lena

245
No centro do bónus que "carece de fundamentação" está a Barragem do Baixo Sabor, em Trás-os-Montes, avança o Público. Valor adicional do contrato foi selado entre advogados da EDP, Odebrecht e Lena.
EDP

Trabalhadores da EDP vão ter aumentos de 1,4%

A EDP estabeleceu um acordo com os sindicatos que prevê um aumento de 1,4% dos salários dos trabalhadores em Portugal, foi anunciado esta quinta-feira.
EDP

PS pede a Governo que esclareça IRC pago por EDP

156
Líder parlamentar pediu ao Governo para esclarecer se a taxa efetiva de tributação sobre os lucros da EDP em 2017 foi de 0,7%. E, se sim, se estão previstas medidas para maior justiça fiscal.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)