EDP
Energia Renovável

EDP tem 500 mil euros para projetos na Nigéria

A EDP lança esta quinta-feira a segunda fase do A2E, o concurso procura projetos para implementar energias renováveis, agora na Nigéria, e tem ainda 12 milhões para adquirir empresas do setor.
Energia Renovável

MFS reduz participação na EDP Renováveis

MFS diminuiu a sua participação para 25.674.035 ações da EDP Renováveis, correspondente a 2,943% do capital social da EDPR e 2,943% dos respetivos direitos de voto.
Benefícios Fiscais

Carvão volta a dar à EDP maior benefício fiscal

957
EDP volta a liderar lista de benefícios fiscais com isenção parcial do imposto sobre carvão. Benefícios fiscais em 2018 atingiram 2,3 mil milhões de euros. Banca é uma das grandes beneficiárias.
Eletricidade

Governo remete para PGR corte de 73 milhões à EDP

371
Governo vai pedir ao conselho consultivo da Procuradoria para avaliar base legal da devolução de 73 milhões de euros pagos em excesso pelas centrais da EDP. Já não haverá efeitos nesta legislatura.
EDP

Governo deixa cair exigência de 73 milhões à EDP

27081
Em 2017, Governo comunicou à EDP intenção de tirar 73 milhões às receitas da elétrica. Ganhos em excesso nos serviços de sistema valeram multa de 48 milhões, mas devolução a consumidores deverá cair.
EDP

EDP vai recorrer da multa da Concorrência

132
A elétrica vai contestar a multa de 48 milhões de euros por abuso de posição dominante. Diz que condenação da Concorrência não tem sustentação factual, jurídica e económica".
Autoridade da Concorrência

Concorrência multa EDP em 48 milhões 

2335
A elétrica foi condenada por abuso de posição dominante na produção de eletricidade. Autoridade da Concorrência diz que consumidores foram prejudicados em 140 milhões. EDP vai recorrer.
Corrupção

Caso EDP. Testemunha-chave terá sido pressionada /premium

Ministério Público recebeu denúncia de pressões sobre técnica da REN que é uma das principais testemunhas de alegados benefícios à EDP. E pondera proibir contactos entre João Conceição e testemunha.
BCE

MP: houve "conivência" de Macedo com Pinho e Mexia /premium

1201
MP diz que Paulo Macedo foi conivente com crime de corrupção imputado a arguidos do caso EDP. BCE recebeu notícia do Observador e relatório do BCP e avalia situação do líder da Caixa.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões" /premium

7526
Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
Corrupção

Pinho no DCIAP. À terceira não foi de vez 

Defesa de Manuel Pinho invocou a irregularidade do interrogatório por a decisão da Relação de Lisboa que repôs o estatuto de arguido ao ex-ministro ainda não ter transitado em julgado.
Caixa Geral de Depósitos

BCE pode reavaliar idoneidade de líder da Caixa

208
Em causa uma notícia do Observador que relatava o papel do presidente da Caixa na contratação de um assessor de Manuel Pinho - que terá sido acordada com a EDP. Factos estão a investigados pelo MP.
EDP

BCP contratou assessor de Pinho a pedido da EDP /premium

2053
João Conceição foi contratado como diretor do BCP enquanto era assessor de Pinho. Recebeu 153 mil euros mas nunca trabalhou no banco. Acordo terá sido feito entre Paulo Macedo (hoje na CGD) e a EDP.
Startups

Portuguesa Fuelsave recebe meio milhão da EDP

A portuguesa Fuelsave quer tornar as viagens de camiões de transportes mais eficientes e recebeu meio milhão de euros da EDP Ventures. No futuro, o objetivo é ajudar os camiões a andarem sem condutor.
Rádio Observador

"Não foi a saída da Cristina que me fez desmaiar"

517
À conversa com João Miguel Tavares, na Rádio Observador, o diretor de informação da TVI fala, entre outros temas, do esgotamento que sofreu, da concorrência, e da relação "péssima" com Sócrates.
EDP

EDP encaixa 154 ME com a venda de ativos eólicos

Com a transação do Brasil "a EDP já alcançou cerca de 25% do objetivo de 4.000 milhões de euros de rotação de ativos para o período 2019-2022", destaca a empresa.
Economia

EDP Renováveis. Lucros sobem no primeiro semestre

A EDP Renováveis registou um aumento de 147% dos lucros em relação ao período homólogo de 2018. Em 2019, a empresa construiu 116 MW na Europa.
EDP

Pinho não desiste de anular estatuto de arguido

311
Relação anulou acórdão de Ivo Rosa que retirava estatuto de arguido ao ex-ministro de Economia mas defesa recorreu para o Constitucional. Interrogatório de Pinho em setembro pode ter novos incidentes.
EDP

Ex-chefe de gabinete censura nomeação de Pinho /premium

566
Atual nº 2 do Ministério da Economia diz que ligações de Pinho ao Grupo Espírito Santo deveriam ter feito soar os alertas vermelhos ao primeiro-ministro que o propôs e ao Presidente que lhe deu posse.
Eletricidade

Produção de eletricidade da EDP cai 11%

A produção de eletricidade da EDP caiu 11% no primeiro semestre para 33.816 gigawatts hora (GWh) face ao período homólogo. Em contrapartida, a produção eólica aumentou 4%.
EDP

Ivo Rosa com 4.ª derrota na Relação

3165
Relação de Lisboa revoga despacho do juiz de instrução do caso EDP que impedia utilização de emails, documentação bancária e fiscal de António Mexia e Manso Neto. E elogia Carlos Alexandre.
EDP

EDP com contrato de 20 anos no Brasil

Atualmente, a EDP Renováveis tem 467 MW de tecnologia eólica onshore instalada no Brasil e, com este novo contrato, reforça a sua presença num mercado "com baixo perfil de risco".
Eletricidade

Apagão em Braga. Serviço já foi 100% reposto

224
Fonte da EDP Distribuição confirma que o abastecimento de eletricidade já foi totalmente reposto, no entanto ainda não existe uma justificação para o sucedido.
Corrupção

Caso EDP. Ivo Rosa perde e Pinho é arguido

10162
Tribunal da Relação de Lisboa anula despacho de juiz de instrução que tinha retirado o estatuto de arguido a Manuel Pinho e a Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia.
Energia Solar

Energia solar. EDP fecha contrato nos EUA 

"Na sequência deste contrato, a EDP já garantiu cerca de 1,7 GW de CAEs nos EUA para projetos a serem instalados até 2022", adianta no comunicado.
Justiça

Ivo Rosa sem inquérito disciplinar pelo caso EDP

3416
Desembargador tinha comunicado acórdão que revogou decisões de Ivo Rosa para avaliação de eventual matéria disciplinar mas Conselho Superior da Magistratura decidiu não fazer qualquer diligência.
EDP

EDN não admitiu travar Fridão sem ser indemnizada

O presidente executivo da EDP, António Mexia, afirmou que a empresa "nunca considerou não construir" o aproveitamento hidroelétrico do Fridão, no rio Tâmega, sem ser ressarcida do valor pago em 2008.
EDP

China Three Gorges negoceia controlo da EDP Brasil

A notícia foi avançada pela Bloomberg e diz que o maior acionista da energética portuguesa está a analisar a fusão dos ativos que detém naquele país da América Latina.
EDP

EDP investe 3,5 milhões em central fotovoltaica

121
Serão instalados no Alqueva 11.000 painéis devido à sua central hídrica com sistema de bombagem, que permite a reutilização da água para geração de eletricidade, e aos seus níveis de radiação solar.
EDP

Argumentos da EDP sobre o Fridão não convencem

Ministro Matos Fernandes reiterou que ainda não viu "nenhuma razão concreta para que a EDP queira fazer a barragem do Fridão", no rio Tâmega. "Os argumentos da EDP não me convencem", declarou.
EDP

EDP Brasil compra linha de transmissão à CEE Power

Energias do Brasil, detida em 51% pela EDP, Energias de Portugal, anunciou a aquisição de 100% de uma linha de transmissão com um total de 142 quilómetros comprada à CEE Power e Brafer.
Bolsa de Lisboa

PSI20 sobe 0,78% com EDP a liderar ganhos

A bolsa de Lisboa registou uma subida na sessão de hoje, com o índice PSI20 a avançar 0,78% para 5.097,28 pontos e a EDP a liderar os ganhos.
EDP

EDP e Engie juntas para liderar eólicas no mar

Elétrica portuguesa e grupo francês Engie vão juntar-se para desenvolver produção eólica em offshore (no mar). Parceria quer ser um dos líderes mundiais deste mercado. Acionista chinesa CTG fica fora.
EDP

PS branqueou atuação de Sócrates, acusa PSD 

198
PSD fala em "branqueamento da história". PS diz que não concorda com parte do relatório sobre rendas excessivas aos produtores de eletricidade. Ganhos da EDP nas barragens caem do relatório final.
José Sócrates

Sócrates diz que não favoreceu EDP. "Foi antes"

924
Sócrates diz que o caso não corresponde ao seu executivo e que as perguntas do inquérito deveriam ser feitas "aos responsáveis dos governos que tomaram essas medidas".
Incêndios

Monchique. Linha elétrica na origem do incêndio 

140
O organismo refere que uma linha da EDP que passava no local onde teve início o fogo poderá ter entrado em contacto com eucaliptos. O Observatório lamenta a falta de eficácia na investigação.
EDP

CMVM arquiva OPA à EDP

A CMVM deliberou o arquivamento da OPA à EDP anunciada pela China Three Gorges em maio de 2018. Na semana passada, os acionistas da EDP "mataram" a OPA ao rejeitarem alterar os estatutos da empresa.
EDP

Produção da EDP cai 13% no 1.º trimestre

Já o volume de eletricidade distribuída recuou 4,8% na Península Ibérica, fixando-se em 15.057 GWh, impactado também pelo efeito da temperatura.
EDP

Moody's. Fim da OPA não altera perfil da EDP

A agência de rating sublinha que a China Three Gorges mantém-se como "investidor estratégico de longo prazo" da elétrica portuguesa. Por isso, o chumbo da OPA não altera o perfil de crédito da EDP.
EDP

Como e porque falhou OPA ao maior grupo português

Quase um ano depois, os acionistas da EDP recusaram alterar o fim do limite aos direitos de voto. Foi o golpe final numa oferta que estava condenada há meses. Veja como e porque falhou a OPA chinesa.
EDP

Acionistas da EDP "matam" OPA chinesa

Acionistas da EDP votaram contra contra a mudança de estatutos com 56,6% dos votos. Oferta pública de aquisição lançada pela China Three Gorges cai por terra, mas parceria é para manter e desenvolver.
EDP

EDP-Renováveis encaixa 800 milhões de euros 

Os compradores são "investidores institucionais aconselhados pela J. P. Morgan Asset Management". Os ativos em causa estão em Portugal, Espanha, França e Bélgica.
EDP

EDP. OPA pode cair na assembleia de acionistas 

A China Three Gorges anunciou que não renuncia à desblindagem dos estatutos da EDP, uma das condições sine qua non que tinha imposto ao lançar a OPA. Decisão é tomada nesta quarta-feira.
Barragens

EDP exige devolução do valor da barragem de Fridão

188
Elétrica diz que a decisão de não construir a barragem de Fridão, no rio Tâmega, é do Governo e que não abdicará dos seus direitos. Em causa está um valor de cerca de 218 milhões de euros.
EDP

EDP. Passos recebeu "manifestações de desagrado"

121
O ex-primeiro-ministro considerou as manifestações "normais" e diz que ocorreram na altura das negociações de Álvaro Santos Pereira e "quando novos conjuntos de medidas foram aprovados".
EDP

EDP. Decisores legislavam a pensar no Estado 

Santana Lopes referiu que é difícil "reconstruir o quadro em que foram tomadas as decisões" 15 anos depois e defende que o interesse público na época "foi devidamente assegurado".
Durão Barroso

Durão Barroso diz que não recebeu pressão da EDP

1060
O antigo primeiro-ministro Durão Barroso assegura que nunca recebeu "qualquer pressão da EDP", nomeadamente na altura da sua governação em que foram desenhados os CMEC.
CMVM

CMVM adverte EDP por causa do fundo Elliot

A CMVM alertou que se os acionistas da EDP rejeitarem a proposta de alteração estatutária do fundo Elliot dá-se "a não verificação" de uma das condições para o registo da oferta sobre a EDP.
EDP

Mexia falou com Pinho sobre patrocínio a Columbia

321
Relator da CPI às rendas excessivas conclui que líder da EDP admitiu sondagem de ex-ministro sobre patrocínio a universidade que veio a contratá-lo. EDP critica "incorreções" do documento preliminar.
Gás Natural

Mercado livre de gás natural cresceu 4% em janeiro

O mercado livre de gás natural aumentou 4% para 1,2 milhões de clientes em janeiro deste ano, face ao período homólogo, adiantou esta quarta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
EDP

EDP. Relatório às rendas da energia tem "vícios"

Para a empresa, o relatório "reflete apenas as opiniões do seu relator", considerando que “as conclusões do relatório poderiam ter sido produzidas antes mesmo dos trabalhos se terem iniciado.
EDP

Opção política em 1996 deu renda de 20 anos à EDP

127
O desenho dos contratos de aquisição de energia, em 1996, atribuiu à EDP uma "renda por 20 anos" para a robustecer financeiramente, conclui o relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito.
EDP

11 diplomas do Governo 'escritos' pela EDP /premium

3474
Ex-consultor de Manuel Pinho enviou anteprojetos de lei confidenciais para a EDP antes de pedir emprego a António Mexia. Advogados da EDP escreveram boa parte dos textos de onze diplomas do Governo.
EDP

Relação anula acórdão que censurava Ivo Rosa

236
Desembargador Ricardo Cardoso obrigado a declarar a nulidade do seu próprio acórdão devido a intervenção da sua mulher nos autos do caso EDP. Participação disciplinar contra Ivo Rosa mantém-se.
EDP

África. EDP dá 450 mil euros a 6 projetos solares

A verba vai ser aplicada na promoção do acesso à energia "em zonas rurais remotas, sem ligação à rede", em projetos que irão beneficiar cerca de 55 mil pessoas, das quais 10 mil de forma direta.
EDP

Ambiente crispado condicionou investidores

Ministro da Transição Energética diz que vai defender os cortes nas rendas decididos pelo seu antecessor, mas o foco é outro. "Ambiente crispado" condicionou investidores e discurso teve de mudar.
EDP

Embaixador dos EUA trava China na EDP no país

Em causa está a OPA feita à EDP pela China Three Gorges (CTG). George Glass diz que não deve haver uma "entidade estrangeira" a deter a "energia elétrica".
EDP

EDP desconhece investigação a venda de edifícios

João Galamba, o secretário de Estado da Energia, diz que a investigação está a decorrer depois do PCP ter questionado sobre venda de infraestrutura em Setúbal.
EDP Renováveis

Fundo da Blackstone interessado na EDP Renováveis

Fundo de infraestruturas do grupo Blackstone está interessado na compra de parte ou da totalidade da EDP Renováveis, em particular, no portfólio da empresa nos Estados Unidos, avança a Bloomberg.
EDP

Galamba admite ganho da EDP em Sines

Secretário de Estado da Energia admite que EDP terá obtido benefícios com licença sem prazo para a central de Sines, mas diz que capacidade negocial do Estado é reduzida. O país precisa de Sines.
Energia Renovável

É um erro achar que tarifa fixa é igual a subsídio

Secretário de Estado da Energia justifica leilões com preço fixo no solar com entraves no financiamento. João Galamba tem dúvidas legais sobre corte de 140 milhões às renováveis fixado por antecessor.
EDP

OPA chinesa. "É bom que a clarificação aconteça"

António Mexia defendeu que plano de negócio até 2022, com mais renováveis e Estados Unidos, é compatível com oferta da China Three Gorges, mas pede também uma clarificação sobre se a OPA avança.
EDP

EDP quer vender ativos em Portugal e Espanha

Elétrica vai vender algumas centrais em Portugal e Espanha, apesar de "nuvens regulatórias" já terem passado. Mexia afasta venda da EDP Brasil e espera pagar contribuição até 2022, mas mais baixa.
EDP

Lucro da EDP cai 53% e tem prejuízos em Portugal 

955
Lucro consolidado da EDP caiu 53% para 519 milhões de euros em 2018. Elétrica tem prejuízos em Portugal, de 18 milhões de euros, pela primeira vez em mais de 20 anos, devido a medidas de regulação.
EDP

EDP confirma venda de ativos e mais renováveis

Elétrica confirma que atualização do plano estratégico até 2022 prevê a venda de ativos e um reforço do investimento nas renováveis. Nova estratégia é decidida esta segunda-feira.
EDP

"Tive a melhor das relações com a EDP"

127
Ex-secretário de Estado defende mais produtores porque um operador dominante em todas as áreas contribui para as rendas. Seguro Sanches diz que teve a melhor relação com a EDP, apesar do "barulho".
EDP

Lucro da EDP Brasil atinge resultado histórico

O resultado conseguido em 2018 é o melhor alcançado pela EDP Brasil em 23 anos de operação no país e representa uma subida de 108% face a 2017. O investimento da companhia continua a subir.
EDP

Há "alguma instabilidade acionista na EDP"

Presidente do conselho geral da EDP admite que há alguma instabilidade acionista e que empresa está sujeita a muita pressão e "ruído" sobre rendas. Luis Amado afasta comparação com o que sucedeu à PT.
EDP

Bloco ataca cargos de ex-ministro na EDP e Banif  

178
Deputado do Bloco questionou Luís Amado sobre aceitação de cargos na EDP e no Banif e o envolvimento destas empresas com estados "ditatoriais". O Ex-MNE contesta insinuações: "Foi longe demais".
EDP

EDP não ficou melhor. Como Mexia atacou suspeitas

Os "factos" e os "estudos credíveis" contra "distorções e manipulações". Sete horas em que António Mexia atacou a "ficção" das rendas excessivas e afastar suspeitas porque a "EDP não ficou melhor".
EDP

Columbia não é "instituiçãozeca" e escolheu Pinho - como aconteceu

Mexia garante que foi Columbia a escolher Manuel Pinho como professor do curso patrocinado pela EDP. E diz que objetivo de pôr as renováveis na agenda foi cumprido. Até conseguiu reunião com Obama.
EDP

Mexia responde sobre rendas e relação com Pinho

António Mexia vai ao parlamento explicar o papel da elétrica nas decisões políticas tomadas no setor e as ligações ao gabinete do antigo ministro Manuel Pinho.
EDP

As manobras agressivas do fundo que entrou na EDP /premium

O fundo de Paul Singer já foi acusado de mandar investigar a vida dos CEO e outras manobras radicais para forçar mexidas na gestão. Agora é a EDP que está na mira do "investidor mais temido do mundo".
Parlamento

Mexia responde sobre rendas e relação com Pinho

O presidente executivo da EDP, António Mexia, vai esta terça-feira ao parlamento explicar a cessação antecipada dos contratos CAE e as ligações ao gabinete do antigo ministro da Economia Manuel Pinho.
Justiça

Mexia quer anular acórdão que critica Ivo Rosa

2158
Presidente e administrador da EDP invocam que o desembargador Ricardo Cardoso estava impedido de se pronunciar sobre o caso EDP, visto que a sua mulher já tinha tido uma intervenção no processo.
Ricardo Salgado

Agenda de Salgado revela 5 encontros com Sócrates

707
Na agenda do antigo líder do BES há encontros com políticos, figuras da banca e 40 reuniões com Manuel Pinho. E uma nota enigmática que junta este e Mexia: "750xxx/671277xx António Mexia EDP (Pinho)"
EDP

EDP. Ivo Rosa com nova derrota e risco disciplinar

14983
Relação dá razão ao MP e acusa Ivo Rosa de violar "a legalidade democrática". Em causa a "persistente" interferência na investigação do caso EDP. Pode haver consequências disciplinares para o juiz.
Corrupção

MP quer ver as contas da mulher de Pinho

290
Procuradores querem perceber junto do Banco de Portugal se Alexandra Pinho aderiu ao Regime Excecional de Regularização Tributária para declarar ativos depositados em duas offshores.
EDP

Columbia. Pinho quis esconder patrocínio da EDP

4645
Ex-ministro ofereceu-se à Universidade de Columbia e sugeriu o patrocínio de subsidiária americana da EDP para pagar o seu salário. Mais: pediu que o patrocínio fosse escondido da imprensa portuguesa.
Energia

Moreira da Silva nega responsabilidade nas rendas

O ex-ministro do Ambiente fala na comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade.
EDP

Fundo ataca OPA Chinesa e pede venda da EDP Brasil

Fundo americano Elliott, que tem 2,9% da EDP, critica impasse criado por OPA da China Three Gorges que irá enfraquecer a empresa. Propõe mais renováveis e a venda da EDP Brasil e de centrais a carvão.
EDP

Consultora de assessor de Pinho trabalhou para EDP

587
O valor do contrato entre a consultora e a EDP ultrapassava os 296 mil euros. Ao mesmo tempo, o consultor João Conceição assessorava o antigo ministro da Economia, Manuel Pinho.
EDP

OPA chinesa à EDP deve avançar brevemente

A empresa CTG, que detém 21,35% da EDP, quer avançar com uma OPA à EDP, mas tem sido adiada. Porquê? O ano novo chinês e dúvidas sobre a estrutura da elétrica podem ser razões.
EDP

Lobby da EDP demitiu governante? "É mito urbano"

Ex-ministro Santos Pereira diz que havia rendas excessivas e que o lobby do setor elétrico era muito poderoso. Mas dizer que o seu secretário de Estado foi demitido pelo lobby da EDP é "mito urbano".
EDP

EDP em tribunal contra medida que baixou a luz

114
EDP avançou com pedido de impugnação dos atos que a obrigam a devolver 285 milhões de euros recebidos, supostamente a mais ao abrigos CMEC. Esta foi uma das medidas que baixou o preço da eletricidade.
EDP

EDP. Impulso das renováveis sobe produção em 3%

A produção eólica subiu 2%, a produção hídrica subiu 70% e a capacidade instalada da elétrica aumentou 1%. A produção renovável, por sua vez, registou um aumento de 22%.
EDP

Corte podia ser maior, mas não há cedências à EDP

Ex-secretário de Estado admite que Governo de Passos poderia ter cortado mais nas rendas elétricas, mas garante que não houve cedências à EDP. A troika estava em "paradoxo permanente na energia".
Endesa

Medidas retroativas são bombas e deixam estilhaço

Nuno Ribeiro da Silva ataca medidas retroativas na energia que geram litigância das empresas. Presidente da Endesa ilustra com exigência de devolução de 140 milhões de apoios passados às renováveis.
EDP

EDP ganhará milhões em Sines até com novo imposto 

Manter central de Sines a operar mais 8 anos vai gerar centenas de milhões de valor económico para a EDP, mesmo com impacto negativo do agravamento do imposto. Mas também é melhor para preços finais.
EDP

EDP emite dívida híbrida a 60 anos

António Mexia diz que com o instrumento de dívida subordinada a EDP reforça a sua estrutura de capital a um custo competitivo e ganha flexibilidade para continuar a desenvolver o seu negócio.
EDP

Porque não quis Gaspar a contribuição sobre a EDP

200
Ex-secretário da Energia propôs contribuição sobre a eletricidade em 2011. Henrique Gomes disse que era a oportunidade de aliviar custos para a economia, mas Gaspar não aceitou "argumento político".
Brasil

EDP Brasil quer duplicar presença no país até 2020

A EDP Brasil está otimista com a economia do país, dadas as taxas de juro de um dígito e a inflação moderada. Para a empresa falta apenas crescimento e materialização da agenda de reformas do Governo.
EDP

Catroga admite ambiente de crispação com Governo  

Eduardo Catroga, membro da conselho geral da EDP, diz que foram ultrapassadas linhas vermelhas com decisões deste Governo. Decisões tomadas antes da substituição do secretário de Estado da Energia.
EDP

EDP Comercial. Contratos "voluntários" de 5 anos

675
Os clientes industriais estão a receber cartas da EDP Comercial para renovarem os contratos por cinco anos. Se não quiserem, o contrato termina. Mas a empresa garante que a adesão é voluntária.
EDP

EDP ajudou consultor de Pinho a ir para o BCP

305
Informação enviada pelo Ministério Público ao Parlamento revela mails do então assessor de Manuel Pinho a Mexia e Manso Neto, da EDP. João Conceição enviou currículo e teve emprego no BCP.
Energia

EDP lidera em clientes, Galp no consumo de gás

A EDP era a empresa com maior quota de clientes de gás natural e a Galp liderava em consumo em novembro, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
EDP

Advogados de Mexia e Pinho acertaram estratégia

1260
Os documentos roubados à PLMJ demonstram que o advogado de António Mexia terá aceitado reunir-se com Manuel Pinho, para partilhar informação e acertar uma estratégia após suspeitas de corrupção.
EDP Renováveis

EDP Renováveis vende parques eólicos nos EUA

Acordo foi celebrado com a Axium Infrastructure. Portefólio totaliza 499 megawatts e inclui três parques eólicos no Indiana, no Kansas e em Ontário, no Canadá
Energia

Os negócios que podem redesenhar setor da energia /premium

Em 2018, os chineses quiseram comprar a EDP, a Partex e a Generg. Só a OPA ainda está de pé, mas o seu sucesso parece cada vez mais longe. E na Galp fala-se na saída da Sonangol. E quem pode comprar?
Museus

Fundação EDP vai escolher nova direção do MAAT

A Fundação EDP anunciou esta quarta-feira que já começou o processo de seleção da futura direção do MAAT, em Lisboa. A escolha será feita por convite e será conhecida nos próximos meses.
Comissão de Inquérito BES

Quem pagou à BCG trabalho de consultor de Pinho?

318
João Conceição esteve no gabinete do ex-ministro a dar apoio técnico na energia como consultor da Boston Consulting. Mas ninguém sabe onde está o contrato de prestação de serviços e quem pagou.
EDP

EDP vai baixar preços em 3,5% no próximo ano

142
EDP vai baixar preço da eletricidade no próximo ano em 3,5% para quase todos os seus mais de quatro milhões clientes no mercado liberalizado. É o reflexo da baixa das tarifas de acesso às redes.
EDP

Forte cheiro a BES na audição de Manuel Pinho

106
Declaração inicial marcou audição ao ex-ministro. "Não fui corrompido, não recebi avença do Banco Espírito Santo". Pinho quis falar sobre política energética e fugiu a todas as perguntas sobre o BES.
EDP

Audição a Pinho. Não se falou, mas "cheirou a BES" - como aconteceu

Ex-ministro começou intervenção a negar ter recebido avenças do BES quando esteve no Governo. E não voltou a responder a perguntas sobre o tema. Mas para alguns, "tudo nesta audição cheirou a BES".
EDP

Pinho em Columbia. EDP acusada de desobediência

Bloco quer que Parlamento faça queixa da EDP por crime de desobediência. Em causa a não entrega à comissão de inquérito de correspondência sobre contratação de Pinho pela Universidade de Columbia.
EDP

Curso pago por EDP. Foi Columbia a indicar Pinho

114
Manso Neto defendeu que EDP foi prejudicada em 740 milhões com os CMEC. E que foi a Universidade de Columbia a indicar Manuel Pinho para dar curso pago pela elétrica que tem "currículo intelectual".
EDP

EDP renováveis vende participação a japoneses

A Sumitomo é um grupo industrial japonês que opera no sector de energia eólica no Japão, na Europa, nos Estados Unidos, na África-do-Sul e na China.
EDP

EDP paga contribuição e ajuda a baixar luz em 2019

EDP vai voltar a pagar a contribuição extraordinária sobre o setor energético. Valores relativos a 2017 e 2018 ajudam a baixar preço da eletricidade em 2019.
Empresas

EDPR, Engie e Repsol já podem adquirir Windplus

A Comissão Europeia concluiu que a aquisição do conjunto do consórcio português Windplus pela EDP Renováveis (EDPR), pela francesa Engie e pela espanhola Repsol não levanta problemas de concorrência.
EDP

Novos emails revelam ligação entre Pinho e EDP

1590
Responsáveis terão tido acesso antecipado a diplomas legislativos de Manuel Pinho. Novos emails apreendidos a líder da EDP revelam proximidade com ex-ministro da Economia, suspeito de corrupção.
País

Já homenageou o seu amigo voluntário?

3780
Não pedem nada em troca e doam aquilo que se considera ser um dos bens mais preciosos: o tempo. O Dia Internacional do Voluntário é o dia deles. E já pode homenageá-los no site Dare to Volunteer.
China

Da China com milhões e uma agenda de influência /premium

191
Visita do Presidente Xi Jinping traz ao topo da agenda os milhões chineses que entraram nas empresas portuguesas. Quais são as contrapartidas? Um debate adiado que é preciso fazer, diz investigador.
China

OPA à EDP e processos marcam visita de Xi Jinping

A visita do Presidente chinês a Portugal decorre quando há incertezas sobre as possibilidades de sucesso da OPA à EDP da China Three Gorges, que avançou para os tribunais contra medidas do Estado.
EDP

Nº 2 da Economia inquirido sobre avença de Pinho

230
O actual secretário de Estado da Economia, Correia Neves, foi chefe de gabinete de Pinho. Ministério Público quer saber se tinha conhecimento da avença que ex-ministro recebia da ES Enterprises.
EDP

Caso EDP. Mexia quer impedir junção de 4608 emails

202
Juíza Ana Peres autorizou a junção aos autos do caso EDP de boa parte da caixa de correio eletrónico de António Mexia. Defesa do líder da EDP alega violação do sigilo comercial e da sua privacidade.
Energia

O lobby elétrico "preocupa-me muito pouco" /premium

Ministro do Ambiente e Transição Energética não receia lobby da energia. Diz que vai manter cortes decididos pelo antecessor, mas também assume que país precisa da EDP para cumprir metas ambientais.
EDP Renováveis

EDP vende mais 13,4% de projeto eólico offshore

A EDP Renováveis anunciou a venda de uma participação de 13,4% no projeto Moray Offshore Windfarm, no Reino Unido, por 62 milhões de euros.
Justiça

Juíza viabiliza investigação fiscal a Manuel Pinho

184
Nova juíza do caso EDP ordenou ao Banco de Portugal a entrega de toda a documentação relacionada com a adesão do ex-ministro da Economia ao regime que permitiu um 'perdão fiscal' em 2012.
EDP

Lucros da EDP caem 74% devido às contas dos CMEC

Elétrica lucrou 297 milhões de euros de janeiro a setembro, mas salienta que o resultado fica "fortemente marcado" por uma provisão relacionada com o cálculo das sobrecompensações dos CMEC.
Energia Renovável

Lucros da EDP Renováveis descem 30% até setembro

A EDP Renováveis registou lucros de 115,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2018, uma diminuição de 30% em relação ao período homólogo de 2017.
EDP

Leslie. Reparar rede elétrica custa até 10 milhões

EDP Distribuição estima que reparar danos causados por tempestade custa entre oito a dez milhões de euros. Clientes não pagam custo, mas também não serão compensados por falhas no serviço.
EDP

EDP vai vender oito centrais mini-hídricas

A empresa EDP anunciou ao mercado a venda de oito centrais mini-hídricas no estado do Espírito Santo, no Brasil, negócio com o qual espera arrecadar 591 milhões de reais (140 milhões de euros).
EDP

Inquérito às rendas chama primeiro gestor da EDP

Comissão de inquérito às rendas quer ouvir João Manso Neto a 18 de dezembro, data a confirmar. Atual presidente da EDP Renováveis será o primeiro gestor em funções da elétrica a dar explicações.
João Galamba

As heranças de João Galamba na energia /premium

Novos homens fortes da energia terão de validar cortes nas rendas da EDP e nas renováveis já anunciados, decidir furo de petróleo na costa algarvia e nomeação para a ERSE, que pode ser chumbada na AR.
Energia

Energia. Siza pediu escusa e continua a coordenar

257
O ministro da Economia Pedro Siza Vieira pediu escusa do setor elétrico e viu energia sair do ministério que tutela, mas continua a coordenar grupo de trabalho sobre fiscalidade no setor.
Energia Renovável

O que juntou Mexia, Galamba e o "novo ministro"

157
Um projeto inovador para produzir energia eólica em águas profundas. O Windfloat trouxe à sede da EDP o novo secretário de Estado da energia e o ministro com uma viragem na discurso sobre o setor.
EDP

Galamba "completava melhor o meu saber"

699
João Matos Fernandes justifica a escolha de João Galamba para secretário de Estado da Energia. E na casa da EDP defendeu que estão reunidas as condições para a empresa voltar a pagar a contribuição.
EDP

Primeiro ato público de João Galamba será na EDP

116
Recém-nomeados ministro e secretário com a transição energética, Matos Fernandes e João Galamba, vão esta sexta-feira à EDP para o lançamento de um projeto pioneiro na área das renováveis.
EDP

EDP. 94% dos consumidores já tem eletricidade

A EDP Distribuição anunciou que 94% dos consumidores já têm a energia elétrica restabelecida nas zonas afetadas pela tempestade Leslie.
EDP

60 mil clientes da EDP continuam sem energia

Cerca de 60 mil clientes da região Centro continuavam ao fim da tarde de sem energia elétrica, devido à passagem da tempestade Leslie. Menos 10 mil do que ao final da manhã.
Governo

O habilidoso e a questão do 2.º melhor amigo /premium

185
Siza Vieira era, até entrar para o Governo, um advogado de negócios muito importante. Será que vai pedir mais escusas enquanto ministro da Economia por razões de conflitos de interesse? É provável.
Desastres Naturais

EDP declara Estado de Emergência em Coimbra

294
A EDP Distribuição declarou o Estado de Emergência para o distrito de Coimbra, o mais grave previsto no seu plano de atuação, e admite recorrer a meios internacionais.
Mercados Financeiros

Capital Group sai do capital da EDP

A EDP anunciou que o The Capital Group Companies, que chegou a ter quase 10% do capital da elétrica, deixou de "deter qualquer participação no capital social e direitos de voto" na empresa.
Eletricidade

Energia muda entre guerras e negociação com EDP

Mudança da energia para o Ambiente acontece no meio de conflitos, mas também de negociações com a EDP sobre a CESE. Deputado do Bloco liga remodelação de secretário de Estado da Energia à elétrica.
EDP

Pinho ouvido em dezembro na CPI das Rendas

O ex-ministro da Economia, residente nos Estados Unidos, disponibilizou-se para ser ouvido presencialmente ou por Skype. Deputados preferem que venha a Lisboa. Audição deverá ocorrer a 20 de dezembro
EDP

Portas giratórias. "Conceito não se aplica a mim"

Antigo diretor-geral da Energia, defendeu estar fora do movimento de circulação de quadros técnicos entre Governo, consultoras e empresas de energia. Miguel Barreto criou e vendeu empresa à EDP.
EDP

Dar Sines à EDP? Não foi o diretor-geral, foi lei

Miguel Barreto afirmou que é falso que tenha dado uma licença grátis e sem prazo da central de Sines à EDP. "Não foi o diretor-geral, foi a lei", posição que sustenta em parecer da PGR.
EDP

"Não é correto dizer que a EDP ganhou tudo"

Rui Cartaxo, que foi assessor do ministro Manuel Pinho quando foi decidida a extensão das barragens, justificou o valor pago pela elétrica. E disse que a EDP também perdeu muito na negociação.
EDP

EDP ganhou com Sines, barragens e prémio de risco

Técnica da REN diz que EDP teve três benefícios com a lei que criou os CMEC. Não pagou pela Central de Sines, pagou menos 400 milhões, no mínimo, por barragens e recebeu prémio de risco nas rendas.
EDP

Aprovou sem saber de cláusula favorável à EDP 

296
Ex-secretário de Estado que deu luz verde aos contratos de rendas da EDP não sabia, nem foi avisado, que a passagem para os CMEC tinha uma condição: estender o prazo de exploração das barragens.
EDP

Miguel Barreto pediu as contas que favoreceram EDP

Diretor-geral de Energia de Manuel Pinho pediu à REN que fizesse novas contas sobre o valor da extensão do prazo das barragens da EDP. E tinha pressa. O resultado favoreceu a elétrica
EDP

EDP constrói parque solar para Banco do Brasil

Esta central, que irá gerar 11 gigawatts (GW) por ano, ou seja, o suficiente para abastecer 4.500 habitações "deverá estar em operação no segundo semestre do próximo ano".
Caso BES

Como Salgado corrompeu Pinho, "o avençado do BES" /premium

1925
Decisões a favor da EDP, luz verde para compra de concessionária rodoviária e licenciamentos especiais para herdades terão sido a alegada contrapartida pelo pagamento de 5,8 milhões a Pinho, diz o MP.
Justiça

Caso EDP. Ricardo Salgado não prestou declarações

137
MP crê que Salgado terá pago a Manuel Pinho para favorecer EDP. À entrada, ex-banqueiro disse estar "absolutamente" inocente. Dentro do DCIAP, nada disse.
EDP

Mexia atribui venda de acionista a corte em rendas

Presidente da EDP diz que venda do segundo maior acionista "é uma reação de mercado" a medidas recentes que afetaram estabilidade das regras do jogo no setor. EDP perdeu mais de 500 milhões em bolsa.
Eletricidade

"Tempestade perfeita" ameaça baixa do preço da luz /premium

196
Governo quer baixar a conta da luz outra vez. Plano esbarra com petróleo, gás e CO2 a negociar em máximos de anos. Centrais nucleares paradas não ajudam. Descer o IVA custa muito e não deve avançar.
Energia

Energia. EDP investe 2 milhões em Moçambique

A EDP investiu dois milhões de euros na compra de uma participação minoritária na SolarWorks!, uma empresa holandesa de energia solar com operação em Moçambique.
EDP

EDP. China, Abu Dhabi e espanhóis processam Estado

Cada investidor internacional com lugar nos órgãos sociais da EDP irá processar o Estado português em tribunal arbitral internacional contra corte nas rendas. Três representam estados estrangeiros.
Startups

EDP Ventures investe em startup do Bangladesh

A SOLshare desenvolveu uma solução que permite a transação de créditos de energia entre várias casas em zonas isoladas do Bangladesh. EDP Ventures participou numa ronda de 1,4 milhões de euros.
EDP

Governo rigoroso na aplicação da lei dos CMEC

O Governo afirma que "apenas está a ser rigoroso" na lei e nos contratos sobre os CMEC, após a EDP ter anunciado o recurso à arbitragem internacional contra o pagamento de 285 milhões de euros.
EDP

Acionistas da EDP metem Estado em tribunal

Acionistas da EDP vão para tribunal arbitral internacional contra corte de 285 milhões nas rendas recebidas no passado. Empresa diz que decisão do Governo implicará prejuízos na operação em Portugal.
EDP

Extensão das barragens era "ilegal e inconcebível"

Ex-presidente do Instituto da Água diz que extensão do prazo das barragens da EDP, sem concurso, era ilegal. Ministério de Pinho mudou lei para dar "respaldo" à decisão. Estado "não esteve à altura".
EDP

"Os reguladores nunca nos perdoaram"

Ex-ministro da Economia atacou parecer da Autoridade da Concorrência e estranha que o regulador da energia não tenha proposto melhorias ao projeto de lei que criou os CMEC da EDP, apesar das críticas.
EDP

Miguel Barreto escolhido porque não era do setor

Ex-secretário de Estado justifica escolha de Miguel Barreto para diretor-geral de Energia. Não vinha do setor da energia. Ex-diretor-geral está a ser investigado por decisões que terão favorecido EDP.
EDP

Caso EDP chega à Suíça

1315
Justiça helvética abriu investigação criminal contra ex-diretor-geral da Energia que vendeu empresa à EDP e quer saber tudo sobre o caso das rendas energéticas. Miguel Barreto tem conta na Suíça.
Energia

Brasil. Regulador aceita compra da EDP pela CTG  

Regulador da concorrência do Brasil, o CADE, aprovou sem restrições a operação de compra da EDP pela chinesa China Three Gorges. Regulador da energia brasileiro ainda tem de se pronunciar.
EDP Renováveis

EDP Renováveis entra na energia solar brasileira

A EDP Renováveis fez contrato de longo prazo para produção e venda de energia solar no Brasil. Empresa vai construir e explorar uma central fotovoltaica com capacidade de 199 megawatts.
EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

126
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
A página está a demorar muito tempo.