EDP

EDP

Ambiente crispado condicionou investidores

Ministro da Transição Energética diz que vai defender os cortes nas rendas decididos pelo seu antecessor, mas o foco é outro. "Ambiente crispado" condicionou investidores e discurso teve de mudar.
EDP

Embaixador dos EUA trava China na EDP no país

Em causa está a OPA feita à EDP pela China Three Gorges (CTG). George Glass diz que não deve haver uma "entidade estrangeira" a deter a "energia elétrica".
EDP

EDP desconhece investigação a venda de edifícios

João Galamba, o secretário de Estado da Energia, diz que a investigação está a decorrer depois do PCP ter questionado sobre venda de infraestrutura em Setúbal.
EDP Renováveis

Fundo da Blackstone interessado na EDP Renováveis

Fundo de infraestruturas do grupo Blackstone está interessado na compra de parte ou da totalidade da EDP Renováveis, em particular, no portfólio da empresa nos Estados Unidos, avança a Bloomberg.
EDP

Galamba admite ganho da EDP em Sines

Secretário de Estado da Energia admite que EDP terá obtido benefícios com licença sem prazo para a central de Sines, mas diz que capacidade negocial do Estado é reduzida. O país precisa de Sines.
Energia Renovável

É um erro achar que tarifa fixa é igual a subsídio

Secretário de Estado da Energia justifica leilões com preço fixo no solar com entraves no financiamento. João Galamba tem dúvidas legais sobre corte de 140 milhões às renováveis fixado por antecessor.
EDP

OPA chinesa. "É bom que a clarificação aconteça"

António Mexia defendeu que plano de negócio até 2022, com mais renováveis e Estados Unidos, é compatível com oferta da China Three Gorges, mas pede também uma clarificação sobre se a OPA avança.
EDP

EDP quer vender ativos em Portugal e Espanha

Elétrica vai vender algumas centrais em Portugal e Espanha, apesar de "nuvens regulatórias" já terem passado. Mexia afasta venda da EDP Brasil e espera pagar contribuição até 2022, mas mais baixa.
EDP

Lucro da EDP cai 53% e tem prejuízos em Portugal 

955
Lucro consolidado da EDP caiu 53% para 519 milhões de euros em 2018. Elétrica tem prejuízos em Portugal, de 18 milhões de euros, pela primeira vez em mais de 20 anos, devido a medidas de regulação.
EDP

EDP confirma venda de ativos e mais renováveis

Elétrica confirma que atualização do plano estratégico até 2022 prevê a venda de ativos e um reforço do investimento nas renováveis. Nova estratégia é decidida esta segunda-feira.
EDP

"Tive a melhor das relações com a EDP"

127
Ex-secretário de Estado defende mais produtores porque um operador dominante em todas as áreas contribui para as rendas. Seguro Sanches diz que teve a melhor relação com a EDP, apesar do "barulho".
EDP

Lucro da EDP Brasil atinge resultado histórico

O resultado conseguido em 2018 é o melhor alcançado pela EDP Brasil em 23 anos de operação no país e representa uma subida de 108% face a 2017. O investimento da companhia continua a subir.
EDP

Há "alguma instabilidade acionista na EDP"

Presidente do conselho geral da EDP admite que há alguma instabilidade acionista e que empresa está sujeita a muita pressão e "ruído" sobre rendas. Luis Amado afasta comparação com o que sucedeu à PT.
EDP

Bloco ataca cargos de ex-ministro na EDP e Banif  

178
Deputado do Bloco questionou Luís Amado sobre aceitação de cargos na EDP e no Banif e o envolvimento destas empresas com estados "ditatoriais". O Ex-MNE contesta insinuações: "Foi longe demais".
EDP

EDP não ficou melhor. Como Mexia atacou suspeitas

Os "factos" e os "estudos credíveis" contra "distorções e manipulações". Sete horas em que António Mexia atacou a "ficção" das rendas excessivas e afastar suspeitas porque a "EDP não ficou melhor".
EDP

Columbia não é "instituiçãozeca" e escolheu Pinho - como aconteceu

Mexia garante que foi Columbia a escolher Manuel Pinho como professor do curso patrocinado pela EDP. E diz que objetivo de pôr as renováveis na agenda foi cumprido. Até conseguiu reunião com Obama.
EDP

Mexia responde sobre rendas e relação com Pinho

António Mexia vai ao parlamento explicar o papel da elétrica nas decisões políticas tomadas no setor e as ligações ao gabinete do antigo ministro Manuel Pinho.
EDP

As manobras agressivas do fundo que entrou na EDP /premium

O fundo de Paul Singer já foi acusado de mandar investigar a vida dos CEO e outras manobras radicais para forçar mexidas na gestão. Agora é a EDP que está na mira do "investidor mais temido do mundo".
Parlamento

Mexia responde sobre rendas e relação com Pinho

O presidente executivo da EDP, António Mexia, vai esta terça-feira ao parlamento explicar a cessação antecipada dos contratos CAE e as ligações ao gabinete do antigo ministro da Economia Manuel Pinho.
Justiça

Mexia quer anular acórdão que critica Ivo Rosa

2.158
Presidente e administrador da EDP invocam que o desembargador Ricardo Cardoso estava impedido de se pronunciar sobre o caso EDP, visto que a sua mulher já tinha tido uma intervenção no processo.
Ricardo Salgado

Agenda de Salgado revela 5 encontros com Sócrates

707
Na agenda do antigo líder do BES há encontros com políticos, figuras da banca e 40 reuniões com Manuel Pinho. E uma nota enigmática que junta este e Mexia: "750xxx/671277xx António Mexia EDP (Pinho)"
EDP

EDP. Ivo Rosa com nova derrota e risco disciplinar

14.983
Relação dá razão ao MP e acusa Ivo Rosa de violar "a legalidade democrática". Em causa a "persistente" interferência na investigação do caso EDP. Pode haver consequências disciplinares para o juiz.
Corrupção

MP quer ver as contas da mulher de Pinho

290
Procuradores querem perceber junto do Banco de Portugal se Alexandra Pinho aderiu ao Regime Excecional de Regularização Tributária para declarar ativos depositados em duas offshores.
EDP

Columbia. Pinho quis esconder patrocínio da EDP

4.645
Ex-ministro ofereceu-se à Universidade de Columbia e sugeriu o patrocínio de subsidiária americana da EDP para pagar o seu salário. Mais: pediu que o patrocínio fosse escondido da imprensa portuguesa.
Energia

Moreira da Silva nega responsabilidade nas rendas

O ex-ministro do Ambiente fala na comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores de eletricidade.
EDP

Fundo ataca OPA Chinesa e pede venda da EDP Brasil

Fundo americano Elliott, que tem 2,9% da EDP, critica impasse criado por OPA da China Three Gorges que irá enfraquecer a empresa. Propõe mais renováveis e a venda da EDP Brasil e de centrais a carvão.
EDP

Consultora de assessor de Pinho trabalhou para EDP

587
O valor do contrato entre a consultora e a EDP ultrapassava os 296 mil euros. Ao mesmo tempo, o consultor João Conceição assessorava o antigo ministro da Economia, Manuel Pinho.
EDP

OPA chinesa à EDP deve avançar brevemente

A empresa CTG, que detém 21,35% da EDP, quer avançar com uma OPA à EDP, mas tem sido adiada. Porquê? O ano novo chinês e dúvidas sobre a estrutura da elétrica podem ser razões.
EDP

Lobby da EDP demitiu governante? "É mito urbano"

Ex-ministro Santos Pereira diz que havia rendas excessivas e que o lobby do setor elétrico era muito poderoso. Mas dizer que o seu secretário de Estado foi demitido pelo lobby da EDP é "mito urbano".
EDP

EDP em tribunal contra medida que baixou a luz

114
EDP avançou com pedido de impugnação dos atos que a obrigam a devolver 285 milhões de euros recebidos, supostamente a mais ao abrigos CMEC. Esta foi uma das medidas que baixou o preço da eletricidade.
EDP

EDP. Impulso das renováveis sobe produção em 3%

A produção eólica subiu 2%, a produção hídrica subiu 70% e a capacidade instalada da elétrica aumentou 1%. A produção renovável, por sua vez, registou um aumento de 22%.
EDP

Corte podia ser maior, mas não há cedências à EDP

Ex-secretário de Estado admite que Governo de Passos poderia ter cortado mais nas rendas elétricas, mas garante que não houve cedências à EDP. A troika estava em "paradoxo permanente na energia".
Endesa

Medidas retroativas são bombas e deixam estilhaço

Nuno Ribeiro da Silva ataca medidas retroativas na energia que geram litigância das empresas. Presidente da Endesa ilustra com exigência de devolução de 140 milhões de apoios passados às renováveis.
EDP

EDP ganhará milhões em Sines até com novo imposto 

Manter central de Sines a operar mais 8 anos vai gerar centenas de milhões de valor económico para a EDP, mesmo com impacto negativo do agravamento do imposto. Mas também é melhor para preços finais.
EDP

EDP emite dívida híbrida a 60 anos

António Mexia diz que com o instrumento de dívida subordinada a EDP reforça a sua estrutura de capital a um custo competitivo e ganha flexibilidade para continuar a desenvolver o seu negócio.
EDP

Porque não quis Gaspar a contribuição sobre a EDP

200
Ex-secretário da Energia propôs contribuição sobre a eletricidade em 2011. Henrique Gomes disse que era a oportunidade de aliviar custos para a economia, mas Gaspar não aceitou "argumento político".
Brasil

EDP Brasil quer duplicar presença no país até 2020

A EDP Brasil está otimista com a economia do país, dadas as taxas de juro de um dígito e a inflação moderada. Para a empresa falta apenas crescimento e materialização da agenda de reformas do Governo.
EDP

Catroga admite ambiente de crispação com Governo  

Eduardo Catroga, membro da conselho geral da EDP, diz que foram ultrapassadas linhas vermelhas com decisões deste Governo. Decisões tomadas antes da substituição do secretário de Estado da Energia.
EDP

EDP Comercial. Contratos "voluntários" de 5 anos

675
Os clientes industriais estão a receber cartas da EDP Comercial para renovarem os contratos por cinco anos. Se não quiserem, o contrato termina. Mas a empresa garante que a adesão é voluntária.
EDP

EDP ajudou consultor de Pinho a ir para o BCP

305
Informação enviada pelo Ministério Público ao Parlamento revela mails do então assessor de Manuel Pinho a Mexia e Manso Neto, da EDP. João Conceição enviou currículo e teve emprego no BCP.
Energia

EDP lidera em clientes, Galp no consumo de gás

A EDP era a empresa com maior quota de clientes de gás natural e a Galp liderava em consumo em novembro, de acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
EDP

Advogados de Mexia e Pinho acertaram estratégia

1.260
Os documentos roubados à PLMJ demonstram que o advogado de António Mexia terá aceitado reunir-se com Manuel Pinho, para partilhar informação e acertar uma estratégia após suspeitas de corrupção.
EDP Renováveis

EDP Renováveis vende parques eólicos nos EUA

Acordo foi celebrado com a Axium Infrastructure. Portefólio totaliza 499 megawatts e inclui três parques eólicos no Indiana, no Kansas e em Ontário, no Canadá
Energia

Os negócios que podem redesenhar setor da energia /premium

Em 2018, os chineses quiseram comprar a EDP, a Partex e a Generg. Só a OPA ainda está de pé, mas o seu sucesso parece cada vez mais longe. E na Galp fala-se na saída da Sonangol. E quem pode comprar?
Museus

Fundação EDP vai escolher nova direção do MAAT

A Fundação EDP anunciou esta quarta-feira que já começou o processo de seleção da futura direção do MAAT, em Lisboa. A escolha será feita por convite e será conhecida nos próximos meses.
Comissão de Inquérito BES

Quem pagou à BCG trabalho de consultor de Pinho?

318
João Conceição esteve no gabinete do ex-ministro a dar apoio técnico na energia como consultor da Boston Consulting. Mas ninguém sabe onde está o contrato de prestação de serviços e quem pagou.
EDP

EDP vai baixar preços em 3,5% no próximo ano

142
EDP vai baixar preço da eletricidade no próximo ano em 3,5% para quase todos os seus mais de quatro milhões clientes no mercado liberalizado. É o reflexo da baixa das tarifas de acesso às redes.
EDP

Forte cheiro a BES na audição de Manuel Pinho

106
Declaração inicial marcou audição ao ex-ministro. "Não fui corrompido, não recebi avença do Banco Espírito Santo". Pinho quis falar sobre política energética e fugiu a todas as perguntas sobre o BES.
EDP

Audição a Pinho. Não se falou, mas "cheirou a BES" - como aconteceu

Ex-ministro começou intervenção a negar ter recebido avenças do BES quando esteve no Governo. E não voltou a responder a perguntas sobre o tema. Mas para alguns, "tudo nesta audição cheirou a BES".
EDP

Pinho em Columbia. EDP acusada de desobediência

Bloco quer que Parlamento faça queixa da EDP por crime de desobediência. Em causa a não entrega à comissão de inquérito de correspondência sobre contratação de Pinho pela Universidade de Columbia.
EDP

Curso pago por EDP. Foi Columbia a indicar Pinho

114
Manso Neto defendeu que EDP foi prejudicada em 740 milhões com os CMEC. E que foi a Universidade de Columbia a indicar Manuel Pinho para dar curso pago pela elétrica que tem "currículo intelectual".
EDP

EDP renováveis vende participação a japoneses

A Sumitomo é um grupo industrial japonês que opera no sector de energia eólica no Japão, na Europa, nos Estados Unidos, na África-do-Sul e na China.
EDP

EDP paga contribuição e ajuda a baixar luz em 2019

EDP vai voltar a pagar a contribuição extraordinária sobre o setor energético. Valores relativos a 2017 e 2018 ajudam a baixar preço da eletricidade em 2019.
Empresas

EDPR, Engie e Repsol já podem adquirir Windplus

A Comissão Europeia concluiu que a aquisição do conjunto do consórcio português Windplus pela EDP Renováveis (EDPR), pela francesa Engie e pela espanhola Repsol não levanta problemas de concorrência.
EDP

Novos emails revelam ligação entre Pinho e EDP

1.590
Responsáveis terão tido acesso antecipado a diplomas legislativos de Manuel Pinho. Novos emails apreendidos a líder da EDP revelam proximidade com ex-ministro da Economia, suspeito de corrupção.
País

Já homenageou o seu amigo voluntário?

3.780
Não pedem nada em troca e doam aquilo que se considera ser um dos bens mais preciosos: o tempo. O Dia Internacional do Voluntário é o dia deles. E já pode homenageá-los no site Dare to Volunteer.
China

Da China com milhões e uma agenda de influência /premium

191
Visita do Presidente Xi Jinping traz ao topo da agenda os milhões chineses que entraram nas empresas portuguesas. Quais são as contrapartidas? Um debate adiado que é preciso fazer, diz investigador.
China

OPA à EDP e processos marcam visita de Xi Jinping

A visita do Presidente chinês a Portugal decorre quando há incertezas sobre as possibilidades de sucesso da OPA à EDP da China Three Gorges, que avançou para os tribunais contra medidas do Estado.
EDP

Nº 2 da Economia inquirido sobre avença de Pinho

230
O actual secretário de Estado da Economia, Correia Neves, foi chefe de gabinete de Pinho. Ministério Público quer saber se tinha conhecimento da avença que ex-ministro recebia da ES Enterprises.
EDP

Caso EDP. Mexia quer impedir junção de 4608 emails

202
Juíza Ana Peres autorizou a junção aos autos do caso EDP de boa parte da caixa de correio eletrónico de António Mexia. Defesa do líder da EDP alega violação do sigilo comercial e da sua privacidade.
Energia

O lobby elétrico "preocupa-me muito pouco" /premium

Ministro do Ambiente e Transição Energética não receia lobby da energia. Diz que vai manter cortes decididos pelo antecessor, mas também assume que país precisa da EDP para cumprir metas ambientais.
EDP Renováveis

EDP vende mais 13,4% de projeto eólico offshore

A EDP Renováveis anunciou a venda de uma participação de 13,4% no projeto Moray Offshore Windfarm, no Reino Unido, por 62 milhões de euros.
Justiça

Juíza viabiliza investigação fiscal a Manuel Pinho

184
Nova juíza do caso EDP ordenou ao Banco de Portugal a entrega de toda a documentação relacionada com a adesão do ex-ministro da Economia ao regime que permitiu um 'perdão fiscal' em 2012.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)