Dark Mode 98,5 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

EDP

António Mexia

O gestor dos mil milhões num país a empobrecer /premium

150
Em cinco mandatos, Mexia lançou uma EDP verde, compensou acionistas e recebeu (muitos) prémios. Sucessos perseguidos pelas rendas excessivas, na política e na justiça. Parte 2 de um perfil essencial.
EDP

EDP confirma notificação para ser arguida

Ministério Público solicitou à EDP que indique um legal representante que permita a constituição da sociedade como arguida por alegada corrupção ativa do ex-secretário de Estado Artur Trindade.
Noticiário

7h. EDP vai ser constituída arguida

Artur Trindade, ex-secretário de Estado da Energia do Governo Passos Coelho, será constituído arguido por suspeitas de corrupção passiva por alegadamente ter beneficiado a EDP.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: Guerra de sucessão a Costa começou

O antigo líder do PSD e comentador da SIC critica ainda "abuso" de PS e PSD por quererem acabar com debate quinzenal e estranha desenvolvimentos do caso EDP.
EDP

Caso EDP. Artur Trindade vai ser arguido

289
Ex-secretário de Estado da Energia vai ser interrogado no dia 23 de julho pelo juiz Carlos Alexandre por promoção do MP. Suspensão de Trindade da liderança do OMIP em cima da mesa.
António Mexia

De despedido a gestor mais bem pago do país /premium

126
Antes da EDP Mexia já dava nas vistas. Fez a ponte para o projeto da Autoeuropa, mas acabou demitido. Na Galp, estava em vias de perder o cargo, quando Santana o chamou. Parte 1 de um perfil essencial
EDP

EDP. Capacidade atingiu 26,8 GW no 1.º semestre

Capacidade instalada da EDP atingiu 26,8 GW no primeiro semestre, 74% a partir de fontes renováveis.Nos primeiros seis meses do ano, as energias renováveis representaram 80% da eletricidade produzida
EDP

Barragens. Região só fica com impactos ambientais.

259
5 associações do Planalto Mirandês apresentaram aos municípios de Miranda do Douro e Mogadouro um Manifesto Cultural chamando à atenção para as injustiças da venda de barragens por parte da EDP.
EDP

EDP. Pagar à Odebrecht não foi decisão de gestores

Defesa de António Mexia e João Manso Neto alega que a decisão de pagar 13 milhões de euros à Odebrecht, não foi tomada pelos gestores.
EDP

CMVM levanta suspensão das ações da EDP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou, no seu website, a suspensão da negociação das ações da EDP e da EDP Renováveis. A primeira está a cair em bolsa e a segunda a subir.
EDP Renováveis

Rui Lopes Teixeira na direção da EDP Renováveis

Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira foi nomeado como novo membro da Comissão Executiva e administrador-delegado, que passará a ser responsável para coordenar os trabalhos e a interlocução com a EDP.
EDP

5 factos sobre Miguel Stilwell, sucessor de Mexia /premium

Foi estudar para a Escócia aos 18 anos e aos 23 começou a trabalhar na EDP. Cinco anos depois já liderava a área para a qual tinha sido contratado. Participou diretamente no processo de privatização.
EDP

Defesa. Suspensão de funções de Mexia é ilegal

208
Advogado de gestores da EDP critica decisão do juiz Carlos Alexandre e diz que os indícios apresentados pelo MP se basearam em notícias de jornais.
EDP

EDP. Miguel Stilwell é o novo CEO interino

Miguel Stilwell de Andrade era até agora administrador financeiro (CFO) da elétrica. Assume o cargo de presidente interino, depois da suspensão de António Mexia como presidente executivo.
EDP

Sucessor de Mexia conhecido nas próximas horas

Conselho Geral e de Supervisão da elétrica reúne-se esta segunda-feira para escolher o nome que substituirá António Mexia na liderança da EDP. Escolha vai ser conhecida nas próximas horas.
Comentário

“A reputação da EDP está a sofrer com este caso"

Paulo Ferreira, comentador do Observador, explica que a reputação da EDP está a ser afetada pelas acusações a Mexia e a João Manso Neto e que este caso vai influenciar as decisões dos acionistas.
Comentário

“Há perigo de continuidade da atividade criminosa"

101
Luís Rosa explica que o juiz Carlos Alexandre suspendeu de funções os líderes da EDP devido a perigo de continuidade da atividade criminosa e também de perturbação do inquérito. Ouça aqui
EDP

Alexandre avisa segurança sobre suspensão de Mexia

6528
Juiz Carlos Alexandre decidiu suspender os líderes da EDP e da Renováveis e proibiu a entrada dos gestores em todos os edifícios da elétrica. João Conceição mantém-se na administração da REN.
CMVM

CMVM preocupada com EDP

CMVM diz que tem várias preocupações, nomeadamente de que não haja informação da empresa aos investidores e que aí interveio para garantir que toda a informação que possa ter impacto chegue ao mercado
EDP

Líder da EDP acusa MP de condicionar testemunhas /premium

Defesa diz que Mexia e Manso Neto não podem ser suspensos de funções porque são gestores privados e roga a Carlos Alexandre para recusar "assassinato de direitos cívicos" de gestores da EDP.
EDP

O que acontece com Mexia e Manso Neto suspensos /premium

221
O Conselho Geral de Supervisão, órgão onde estão os acionistas, mas com maioria de independentes, tem o poder de substituir membros do conselho de administração executivos.
EDP

Incidente de recusa de Alexandre foi rejeitado

367
Tribunal rejeitou incidente da defesa de Mexia que queria afastar Carlos Alexandre do caso EDP. Desembargadores dizem que foi uma "injustificada tentativa de perturbação da celeridade processual."
EDP

Direito de resposta de João Medeiros

O advogado João Medeiros fez chegar ao Observador um direito de resposta ao artigo publicado a 17 de junho relacionado com o incidente de recusa interposto contra o juiz Carlos Alexandre.
EDP

CSM desmente defesa de Mexia e Manso Neto /premium

145
Defesa de Mexia e de Manso Neto sugeriu no incidente de recusa de Carlos Alexandre que o juiz tinha pedido o processo e que iria ganhar o dobro. Documentação do CSM desmente essas alegações.
EDP

Caso EDP. Alexandre dá novo prazo a arguidos

Carlos Alexandre deu mais oito dias para Mexia, Manso Neto e Conceição se oporem ao reforço das medidas de coação. Arguidos sem acesso aos autos desde o dia 18 de março.
Noticiário

8h. António Mexia vai ser acusado de corrupção

Carlos Casimiro e Hugo Neto vão acusar António Mexia, presidente da holding da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, de quatro crimes de corrupção ativa.
EDP

MP vai acusar formalmente Mexia de corrupção /premium

1185
MP garante que irá requerer em julgamento a proibição do exercício de funções em empresas para os três gestores e alega que Mexia e Manso Neto não deixam testemunhas da EDP depor livremente.
EDP

Caso EDP. MP investiga Vitorino e Seixas da Costa /premium

1767
O ex-ministro de António Guterres e o ex-embaixador estão a ser investigados pelo MP devido aos cargos que ganharam no Grupo EDP. Vitorino e Seixas da Costa refutam qualquer irregularidade.
EDP

EDP. "Administração em funcionamento normal"

Elétrica emitiu comunicado ao mercado para garantir que a administração liderada por António Mexia está "a exercer as suas funções com o seu habitual e sereno sentido de missão."
EDP

Constitucional recusa apreciar recurso de Mexia

269
Defesa dos líderes do Grupo EDP recorreram da decisão da Relação de Lisboa que tinha autorizado a utilização dos seus emails pela investigação do MP. Palácio Ratton indeferiu liminarmente.
EDP

EDP. MP avança para suspensão de funções de Mexia

2993
MP promoveu igualmente a proibição de Mexia e Manso Neto de entrarem nos edifícios da EDP. Elétrica diz que proposta é ilegal e não tem efeitos na gestão da empresa. Administrador da REN também visado
EDP

Caso EDP. Novas medidas de coação só para a semana

111
MP promoverá a eventual suspensão de funções de António Mexia, João Manso Neto e de João Conceição na 6.ª feira. Carlos Alexandre anunciará decisão depois de ouvir as defesas.
EDP

Mexia e Neto suspeitos de terem prejudicado a EDP /premium

1689
MP indiciou os líderes da EDP e da EDP Renováveis por terem alegadamente prejudicado a elétrica na obra da barragem do Baixo Sabor. Pagamentos de 13 milhões de euros a construtora sob suspeita.
Noticiário

12h. Mexia no tribunal para "cumprir obrigação"

Presidente executivo da EDP e líder da EDP renováveis vão ser ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre no âmbito do Caso EDP. Interrogatórios foram promovidos pelo Ministério Público.
EDP

Mexia recusou responder a Alexandre

3364
Defesa dos gestores da EDP interpôs um segundo incidente de recusa. Só depois do almoço é que Carlos Alexandre conseguiu identificar líder da EDP, que recusou responder ao juiz.
Energia Solar

Galamba anuncia fim antecipado da central de Sines

181
Secretário de Estado da Energia diz que encerramento antecipado de Sines, antes de 2023, pode permitir que os promotores de energia solar que resultem do novo leilão comecem a produzir mais cedo.
EDP

Caso EDP. Mexia tenta afastar Alexandre

1976
O presidente executivo da EDP e o seu braço direito acusam Carlos Alexandre de ser parcial. Interrogatórios da próxima semana ficam suspensos até a Relação de Lisboa decidir incidente de recusa.
Corrupção

Mexia arrisca-se a ser suspenso como líder da EDP /premium

859
Ministério Público promoveu novos interrogatórios a António Mexia, João Manso Neto e a João Conceição para agravamento das medidas de coação no caso EDP. Gestores arriscam suspensão de funções.
EDP

EDP recebe 515 milhões. Total compra-lhe centrais

A petrolífera francesa Total comprou à EDP uma carteira de 2,5 milhões de clientes residenciais em Espanha e duas centrais de gás com capacidade para 850 megawatts por 515 milhões de euros.
Coronavírus

EDP. 15.000 famílias recorrem a pagamento faseado

"A partir da próxima semana, os clientes começam a ser contactados, mas o corte de fornecimento só se processará a partir de 01 de julho", explica a EDP.
Coronavírus

Aprovado empréstimo de Espinho para pagar à EDP

208
Em causa está o empréstimo de sete milhões de euros que o município de Espinho quer contrair para liquidar antecipadamente dívidas à EDP, poupando cinco milhões no débito total.
EDP

Lucro da EDP sobe 45% até março

O resultado líquido da EDP nos primeiros três meses atingiu os 146 milhões de euros, um aumento de 45% em relação ao período homólogo, com um "impacto reduzido" da pandemia de Covid-19.
EDP

Lucros da EDP Renováveis sobem 2% no 1º trimestre

A EDP Renováveis registou um crescimento de 2% nos lucros no primeiro trimestre de 2020 face ao período homólogo de 2019, o que se reflete em lucros no valor de 62 milhões de euros.
EDP

EDP investe 4 milhões para abastecer 4 mil casas

A subestação em Vila Nova de Cerveira, orçada em quatro milhões de euros, entrará em funcionamento no início de 2021 e vai abastecer quatro mil casas e 40 empresas da zona industrial do Fulão.
Crime Informático

CyberTeam. Quem são os hackers da EDP e da Altice? /premium

685
Grupo diz ter acesso a 80% dos sites em Portugal. Já atacou a Presidência, a PGR, clubes de futebol e a Associação de Árbitros. Mas também denunciou rede de pedofilia. A ameaça agora é no 25 de abril.
Coronavírus

EDP. Seria "incompreensível" não manter dividendos

401
Acionistas da EDP aprovaram por mais de 99% dos votos a distribuição de 695 milhões de euros em dividendos. Gestores invocam compromisso com mais de 100 mil acionistas e a robustez da empresa.
Crime Informático

MP investiga ataque informático à EDP

354
O Ministério Público abriu um inquérito ao ataque à EDP feito na segunda-feira. Grupo de piratas informáticos anunciou ter atacado a Altice esta quinta-feira, mas a empresa afirma que falharam.
Coronavírus

Santander e EDP criticam burocracia europeia

Os presidentes da EDP e do Santander Portugal apontaram a burocracia da União Europeia como um problema à implementação de apoios, nomeadamente as linhas de crédito.
Pirataria informática

EDP alvo de um ataque informático 

1267
Elétrica portuguesa foi alvo de um ataque informático nesta segunda-feira, que afetou e ainda está a afetar os sistemas de atendimento ao cliente, apurou o Observador.
EDP

EDP emite 750 milhões de euros de obrigações

A empresa liderada por António Mexia afirma que "as 'notes' serão emitidas ao abrigo do programa de emissão de títulos de dívida "Programme for the Issuance of Debt Instruments (MTN)" da EDP.
Energia

Mercado livre de eletricidade cresce 2,8%

O mercado livre de eletricidade alcançou um número acumulado superior a 5,3 milhões de clientes em fevereiro, um crescimento de 2,8% face ao mês homólogo de 2018 e de 10,8 mil face a janeiro.
Coronavírus

EDP e CMTV dão equipamentos de proteção a lares

A iniciativa, denominada "Heróis de Máscaras", arranca com uma dotação inicial de 500 mil euros e passa por entregar máscaras, luvas, óculos de proteção e batas descartáveis em lares de idosos.
Eletricidade

Chaminés da central de Sines derrubadas

A EDP concluiu o derrube das duas chaminés de 200 metros de altura da central termoelétrica de Setúbal, depois do adiamento da operação no passado dia 6 de março, devido a um problema num detonador.
EDP

EDP vende quase 71% do défice tarifário de 2020

A EDP acordou a venda, através de cinco transações individuais, de 70,6% do défice tarifário de 2020 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, por um montante de 825 milhões".
Comissão Europeia

Bruxelas dá "luz verde" à venda de seis barragens

115
A elétrica anunciou em dezembro a venda da concessão de seis barragens a um consórcio de investidores por 2,2 mil milhões, 3 delas centrais de fio de água, em Miranda, Bemposta e Picote.
Setúbal

"Problema técnico" adia demolição em Sines

Um "problema técnico" obrigou ao adiamento da operação de demolição das duas chaminés da Central Termoelétrica da EDP em Setúbal. Ainda não há nova data.
EDP

EDP. Mubadala passa a deter menos de 2% do capital

A Mubadala Investment Company deixou de ter uma participação qualificada na EDP, empresa liderada por António Mexia, após ter reduzido a sua posição de 4,06% para 1,4794% no dia 25 de fevereiro.
EDP

Chineses põem à venda 1,8% da EDP

A China Three Gorges, maior acionista da elétrica, colocou à venda até 1,8% do capital da EDP. Venda acelerada será feita junto de investidores institucionais qualificados. China já tinha vendido 5%.
Incêndios

Moçambique. Lesados por fogo criticam EDP

Associação Monchique-Alerta considera que "chegará o momento de a EDP reconhecer a sua responsabilidade" e "se aproximar das vítimas com vista a aceitar eventuais pedidos de indemnização".
EDP

EDP lucra 512 milhões em 2019

EDP anunciou queda de 1% no lucro consolidado de 2019 que se fixou em 512 milhões de euros. Em Portugal, a empresa voltou a ter prejuízos, de 98 milhões de euros, mas reafirma compromisso com o país.
EDP Renováveis

EDP Renováveis: lucros sobem 52%

A empresa totalizou 1.824 milhões de euros no ano passado, um aumento de 7% em relação a 2018. O número de trabalhadores também aumentou, de 1.338 em finais de 2018 para 1.566 em finais de 2019.
Incêndios

Monchique. PGR confirma que há dois arguidos

"Confirma-se que, no âmbito do inquérito, foram constituídos dois arguidos, prosseguindo as investigações", confirmou a Procuradori-Geral da República, relativamente ao incêndio em Monchique, em 2018.
Estados Unidos da América

EUA. Secretário preocupado com investimento chinês

O secretário da Energia dos EUA afirmou que a abordagem chinesa é a de "roubar propriedade intelectual", o que apresenta riscos para a rede de eletricidade ou para a Defesa Nacional.
EDP

EDP vende projeto eólico no Brasil

A EDP concluiu a venda do projeto eólico de Babilónia, no estado da Bahia, Brasil. O negócio foi feito com uma filial da Actis. A empresa de energia portuguesa recebeu uma quantia de 127,2 milhões.
EDP

Carlos Alexandre conduz processo de Mexia e Pinho

175
O processo das rendas da EDP vai transitar do juiz Ivo Rosa para o juiz Carlos Alexandre. O antigo ministro Manuel Pinho e o presidente da EDP António Mexia são arguidos neste processo.
EDP

Acionistas dizem que foram eles a indicar Mexia

Paulo Teixeira Pinto e Vasco de Mello garantem que foram eles a escolher António Mexia para liderar a EDP em 2006. MP indiciou Manuel Pinho por ter feito acordo com Salgado para a nomeação de Mexia.
Arquitetura

Prémio Secil para sede da EDP e centro nos Açores

232
O prémio foi atribuído à Sede Corporativa da EDP, em Lisboa, e ao Arquipélago -- Centro de Artes Contemporâneas, nos Açores, tendo sido distinguidos os cinco arquitetos responsáveis pelos 2 projetos.
Eletricidade

Apoios às eólicas. Indecisão ameaça preço da luz  

127
Decisão de 2017, beneficiou preços da eletricidade em 140 milhões de euros. Mas produtores eólicos deviam ter devolvido duplas ajudas. Governo pediu parecer à PGR e ainda não revelou o que vai fazer.
Energia

CESE. Estudo pode repor desconto às elétricas

200
Estudo pedido por João Galamba vai reavaliar impacto dos custos das elétricas com a tarifa social e a contribuição da energia (CESE). A sua exclusão em 2017 beneficiou os preços da eletricidade.
Barragens

Barragens. Novos donos pagam impostos em Portugal

554
A EDP chegou a acordo para vender seis barragens do Douro a um consórcio francês. O Estado deverá impor como condição a instalação da sede social em Portugal, para que os impostos sejam pagos cá.
Braga

Queda de poste mata homem. EDP rejeita culpa

Um homem de 60 anos morreu após ter sido atingido por um poste que caiu numa rua em Barcelos. A EDP recusa responsabilidades, afirmando que é “completamente alheia” ao que causou a queda.
EDP

Conceição "aderiu ao pacto" de Pinho e Mexia /premium

668
Ministério Público indicia atual administrador da REN por ter promovido prejuízo de 1,2 mil milhões de euros ao Estado em conjunto com o ministro Manuel Pinho. Conceição refuta a imputação.
EDP

Ricciardi. "Sócrates não lida bem com a verdade"

790
O banqueiro disponibiliza-se para prestar testemunho num eventual julgamento de Sócrates na Operação Marquês. "Confirmarei sob juramento tudo o que consta" no depoimento revelado pelo Observador.
EDP

Sócrates desmente "vigorosamente" Ricciardi

579
Ex-primeiro-ministro reage a declarações do banqueiro nos autos do caso EDP avançadas pelo Observador e diz que "começa a ser particularmente obsceno a troca de favores entre MP e Ricciardi."
EDP

Governo avalia venda de barragens da EDP uma a uma

O presidente executivo da EDP, António Mexia, afirmou que o Governo ainda não aprovou a venda das seis barragens. Ministro do Ambiente afirmou que vai avaliar a situação caso a caso.
EDP

"Posição do BES na EDP foi um pedido de Sócrates"

1272
José Maria Ricciardi foi ouvido no caso EDP e disse que Salgado influenciou a escolha de Mexia. Mais: o BES só adquiriu uma posição na EDP a pedido de Sócrates. E ainda comprometeu Manuel Pinho.
EDP

EDP vende barragens no Douro por 2,2 mil milhões

2868
As barragens vendidas ao consórcio francês ficam no rio Douro: Miranda, Bemposta e Picote Foz Tua, Baixo Sabor e Feiticeiro. EDP prepara fim do carvão com 300 milhões, mas ainda não fecha Sines.
EDP Renováveis

Parques eólicos da EDPR financiados com 45 milhões

O Banco Europeu de Investimento financiou com 45 milhões de euros três parques eólicos da Eólica da Linha, integralmente detida pela EDP Renováveis, que contam ainda com o cofinanciamento do BPI.
Eletricidade

Costa está "a ganhar tempo" no tema do IVA da luz

320
Governo quer que Bruxelas altere regras do IVA para poder cobrar o imposto na eletricidade consoante o consumo. Eduardo Catroga desconfia: também se faria o mesmo nos restaurantes de luxo?
EDP

EDP: variar IVA em função do consumo "tem lógica" 

398
O presidente executivo da EDP considerou que a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos escalões de consumo é "mais justa", sendo uma decisão sem "nenhuma influência no negócio da EDP".
País

O verde é o novo preto

Muitos portugueses compram novos eletrodomésticos na Black Friday. É a altura ideal para compras inteligentes. Mas o desafio passa também por compras eficientes e ambientalmente sustentáveis.
EDP

China reduz posição na EDP com venda de ações

CNIC, empresa detida pelo Estado chinês, vai vender quase todas as ações que ainda tem na EDP. Chegou a ter 5% quando foi lançada OPA chinesa. China reduz posição na EDP para 23,27%.
Energia

Lucros da EDP crescem 55% até setembro

754
Elétrica portuguesa obteve lucros de 460 milhões de euros até setembro, graças ao contributo do setor das renováveis, de acordo com um comunicado enviado à CMVM.
Empresas

EDP Renováveis aumenta lucros em quase 200%

Os dados são relativos ao mesmo período do ano passado e o crescimento é de 197%, tendo sido registado um lucro de 342 milhões de euros em 2019 até ao mês de setembro.
EDP

EDP contrata venda de energia solar dos EUA

A EDP Renováveis assegurou um contrato de aquisição a 15 anos para venda da energia produzida num parque solar de 200 megawatts no estado da Califórnia, EUA.
EDP

EDP. EUA vão continuar a vigiar influência chinesa

Oferta chinesa falhou, mas EUA vão continuar a monitorizar "influência significativa" da China na EDP, avisa membro do Departamento da Energia que avalia investimentos estrangeiros no país.
Energia Renovável

EDP tem 500 mil euros para projetos na Nigéria

A EDP lança esta quinta-feira a segunda fase do A2E, o concurso procura projetos para implementar energias renováveis, agora na Nigéria, e tem ainda 12 milhões para adquirir empresas do setor.
Energia Renovável

MFS reduz participação na EDP Renováveis

MFS diminuiu a sua participação para 25.674.035 ações da EDP Renováveis, correspondente a 2,943% do capital social da EDPR e 2,943% dos respetivos direitos de voto.
Benefícios Fiscais

Carvão volta a dar à EDP maior benefício fiscal

957
EDP volta a liderar lista de benefícios fiscais com isenção parcial do imposto sobre carvão. Benefícios fiscais em 2018 atingiram 2,3 mil milhões de euros. Banca é uma das grandes beneficiárias.
Eletricidade

Governo remete para PGR corte de 73 milhões à EDP

371
Governo vai pedir ao conselho consultivo da Procuradoria para avaliar base legal da devolução de 73 milhões de euros pagos em excesso pelas centrais da EDP. Já não haverá efeitos nesta legislatura.
EDP

Governo deixa cair exigência de 73 milhões à EDP

27081
Em 2017, Governo comunicou à EDP intenção de tirar 73 milhões às receitas da elétrica. Ganhos em excesso nos serviços de sistema valeram multa de 48 milhões, mas devolução a consumidores deverá cair.
EDP

EDP vai recorrer da multa da Concorrência

132
A elétrica vai contestar a multa de 48 milhões de euros por abuso de posição dominante. Diz que condenação da Concorrência não tem sustentação factual, jurídica e económica".
Autoridade da Concorrência

Concorrência multa EDP em 48 milhões 

2335
A elétrica foi condenada por abuso de posição dominante na produção de eletricidade. Autoridade da Concorrência diz que consumidores foram prejudicados em 140 milhões. EDP vai recorrer.
Corrupção

Caso EDP. Testemunha-chave terá sido pressionada /premium

Ministério Público recebeu denúncia de pressões sobre técnica da REN que é uma das principais testemunhas de alegados benefícios à EDP. E pondera proibir contactos entre João Conceição e testemunha.
BCE

MP: houve "conivência" de Macedo com Pinho e Mexia /premium

1201
MP diz que Paulo Macedo foi conivente com crime de corrupção imputado a arguidos do caso EDP. BCE recebeu notícia do Observador e relatório do BCP e avalia situação do líder da Caixa.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões" /premium

7526
Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
Corrupção

Pinho no DCIAP. À terceira não foi de vez 

Defesa de Manuel Pinho invocou a irregularidade do interrogatório por a decisão da Relação de Lisboa que repôs o estatuto de arguido ao ex-ministro ainda não ter transitado em julgado.
Caixa Geral de Depósitos

BCE pode reavaliar idoneidade de líder da Caixa

208
Em causa uma notícia do Observador que relatava o papel do presidente da Caixa na contratação de um assessor de Manuel Pinho - que terá sido acordada com a EDP. Factos estão a investigados pelo MP.
EDP

BCP contratou assessor de Pinho a pedido da EDP /premium

2053
João Conceição foi contratado como diretor do BCP enquanto era assessor de Pinho. Recebeu 153 mil euros mas nunca trabalhou no banco. Acordo terá sido feito entre Paulo Macedo (hoje na CGD) e a EDP.
Startups

Portuguesa Fuelsave recebe meio milhão da EDP

A portuguesa Fuelsave quer tornar as viagens de camiões de transportes mais eficientes e recebeu meio milhão de euros da EDP Ventures. No futuro, o objetivo é ajudar os camiões a andarem sem condutor.
Rádio Observador

"Não foi a saída da Cristina que me fez desmaiar"

517
À conversa com João Miguel Tavares, na Rádio Observador, o diretor de informação da TVI fala, entre outros temas, do esgotamento que sofreu, da concorrência, e da relação "péssima" com Sócrates.
EDP

EDP encaixa 154 ME com a venda de ativos eólicos

Com a transação do Brasil "a EDP já alcançou cerca de 25% do objetivo de 4.000 milhões de euros de rotação de ativos para o período 2019-2022", destaca a empresa.
Economia

EDP Renováveis. Lucros sobem no primeiro semestre

A EDP Renováveis registou um aumento de 147% dos lucros em relação ao período homólogo de 2018. Em 2019, a empresa construiu 116 MW na Europa.
EDP

Pinho não desiste de anular estatuto de arguido

311
Relação anulou acórdão de Ivo Rosa que retirava estatuto de arguido ao ex-ministro de Economia mas defesa recorreu para o Constitucional. Interrogatório de Pinho em setembro pode ter novos incidentes.
EDP

Ex-chefe de gabinete censura nomeação de Pinho /premium

566
Atual nº 2 do Ministério da Economia diz que ligações de Pinho ao Grupo Espírito Santo deveriam ter feito soar os alertas vermelhos ao primeiro-ministro que o propôs e ao Presidente que lhe deu posse.
Eletricidade

Produção de eletricidade da EDP cai 11%

A produção de eletricidade da EDP caiu 11% no primeiro semestre para 33.816 gigawatts hora (GWh) face ao período homólogo. Em contrapartida, a produção eólica aumentou 4%.
EDP

Ivo Rosa com 4.ª derrota na Relação

3165
Relação de Lisboa revoga despacho do juiz de instrução do caso EDP que impedia utilização de emails, documentação bancária e fiscal de António Mexia e Manso Neto. E elogia Carlos Alexandre.
EDP

EDP com contrato de 20 anos no Brasil

Atualmente, a EDP Renováveis tem 467 MW de tecnologia eólica onshore instalada no Brasil e, com este novo contrato, reforça a sua presença num mercado "com baixo perfil de risco".
Eletricidade

Apagão em Braga. Serviço já foi 100% reposto

224
Fonte da EDP Distribuição confirma que o abastecimento de eletricidade já foi totalmente reposto, no entanto ainda não existe uma justificação para o sucedido.
Corrupção

Caso EDP. Ivo Rosa perde e Pinho é arguido

10162
Tribunal da Relação de Lisboa anula despacho de juiz de instrução que tinha retirado o estatuto de arguido a Manuel Pinho e a Miguel Barreto, ex-diretor-geral da Energia.
Energia Solar

Energia solar. EDP fecha contrato nos EUA 

"Na sequência deste contrato, a EDP já garantiu cerca de 1,7 GW de CAEs nos EUA para projetos a serem instalados até 2022", adianta no comunicado.
Justiça

Ivo Rosa sem inquérito disciplinar pelo caso EDP

3416
Desembargador tinha comunicado acórdão que revogou decisões de Ivo Rosa para avaliação de eventual matéria disciplinar mas Conselho Superior da Magistratura decidiu não fazer qualquer diligência.
EDP

EDN não admitiu travar Fridão sem ser indemnizada

O presidente executivo da EDP, António Mexia, afirmou que a empresa "nunca considerou não construir" o aproveitamento hidroelétrico do Fridão, no rio Tâmega, sem ser ressarcida do valor pago em 2008.
EDP

China Three Gorges negoceia controlo da EDP Brasil

A notícia foi avançada pela Bloomberg e diz que o maior acionista da energética portuguesa está a analisar a fusão dos ativos que detém naquele país da América Latina.
EDP

EDP investe 3,5 milhões em central fotovoltaica

121
Serão instalados no Alqueva 11.000 painéis devido à sua central hídrica com sistema de bombagem, que permite a reutilização da água para geração de eletricidade, e aos seus níveis de radiação solar.
EDP

Argumentos da EDP sobre o Fridão não convencem

Ministro Matos Fernandes reiterou que ainda não viu "nenhuma razão concreta para que a EDP queira fazer a barragem do Fridão", no rio Tâmega. "Os argumentos da EDP não me convencem", declarou.
EDP

EDP Brasil compra linha de transmissão à CEE Power

Energias do Brasil, detida em 51% pela EDP, Energias de Portugal, anunciou a aquisição de 100% de uma linha de transmissão com um total de 142 quilómetros comprada à CEE Power e Brafer.
Bolsa de Lisboa

PSI20 sobe 0,78% com EDP a liderar ganhos

A bolsa de Lisboa registou uma subida na sessão de hoje, com o índice PSI20 a avançar 0,78% para 5.097,28 pontos e a EDP a liderar os ganhos.
EDP

EDP e Engie juntas para liderar eólicas no mar

Elétrica portuguesa e grupo francês Engie vão juntar-se para desenvolver produção eólica em offshore (no mar). Parceria quer ser um dos líderes mundiais deste mercado. Acionista chinesa CTG fica fora.
EDP

PS branqueou atuação de Sócrates, acusa PSD 

198
PSD fala em "branqueamento da história". PS diz que não concorda com parte do relatório sobre rendas excessivas aos produtores de eletricidade. Ganhos da EDP nas barragens caem do relatório final.
José Sócrates

Sócrates diz que não favoreceu EDP. "Foi antes"

924
Sócrates diz que o caso não corresponde ao seu executivo e que as perguntas do inquérito deveriam ser feitas "aos responsáveis dos governos que tomaram essas medidas".
Incêndios

Monchique. Linha elétrica na origem do incêndio 

140
O organismo refere que uma linha da EDP que passava no local onde teve início o fogo poderá ter entrado em contacto com eucaliptos. O Observatório lamenta a falta de eficácia na investigação.
EDP

CMVM arquiva OPA à EDP

A CMVM deliberou o arquivamento da OPA à EDP anunciada pela China Three Gorges em maio de 2018. Na semana passada, os acionistas da EDP "mataram" a OPA ao rejeitarem alterar os estatutos da empresa.
EDP

Produção da EDP cai 13% no 1.º trimestre

Já o volume de eletricidade distribuída recuou 4,8% na Península Ibérica, fixando-se em 15.057 GWh, impactado também pelo efeito da temperatura.
EDP

Moody's. Fim da OPA não altera perfil da EDP

A agência de rating sublinha que a China Three Gorges mantém-se como "investidor estratégico de longo prazo" da elétrica portuguesa. Por isso, o chumbo da OPA não altera o perfil de crédito da EDP.
EDP

Como e porque falhou OPA ao maior grupo português

Quase um ano depois, os acionistas da EDP recusaram alterar o fim do limite aos direitos de voto. Foi o golpe final numa oferta que estava condenada há meses. Veja como e porque falhou a OPA chinesa.
EDP

Acionistas da EDP "matam" OPA chinesa

Acionistas da EDP votaram contra contra a mudança de estatutos com 56,6% dos votos. Oferta pública de aquisição lançada pela China Three Gorges cai por terra, mas parceria é para manter e desenvolver.
EDP

EDP-Renováveis encaixa 800 milhões de euros 

Os compradores são "investidores institucionais aconselhados pela J. P. Morgan Asset Management". Os ativos em causa estão em Portugal, Espanha, França e Bélgica.
EDP

EDP. OPA pode cair na assembleia de acionistas 

A China Three Gorges anunciou que não renuncia à desblindagem dos estatutos da EDP, uma das condições sine qua non que tinha imposto ao lançar a OPA. Decisão é tomada nesta quarta-feira.
Barragens

EDP exige devolução do valor da barragem de Fridão

188
Elétrica diz que a decisão de não construir a barragem de Fridão, no rio Tâmega, é do Governo e que não abdicará dos seus direitos. Em causa está um valor de cerca de 218 milhões de euros.
EDP

EDP. Passos recebeu "manifestações de desagrado"

121
O ex-primeiro-ministro considerou as manifestações "normais" e diz que ocorreram na altura das negociações de Álvaro Santos Pereira e "quando novos conjuntos de medidas foram aprovados".
EDP

EDP. Decisores legislavam a pensar no Estado 

Santana Lopes referiu que é difícil "reconstruir o quadro em que foram tomadas as decisões" 15 anos depois e defende que o interesse público na época "foi devidamente assegurado".
Durão Barroso

Durão Barroso diz que não recebeu pressão da EDP

1060
O antigo primeiro-ministro Durão Barroso assegura que nunca recebeu "qualquer pressão da EDP", nomeadamente na altura da sua governação em que foram desenhados os CMEC.
CMVM

CMVM adverte EDP por causa do fundo Elliot

A CMVM alertou que se os acionistas da EDP rejeitarem a proposta de alteração estatutária do fundo Elliot dá-se "a não verificação" de uma das condições para o registo da oferta sobre a EDP.
EDP

Mexia falou com Pinho sobre patrocínio a Columbia

321
Relator da CPI às rendas excessivas conclui que líder da EDP admitiu sondagem de ex-ministro sobre patrocínio a universidade que veio a contratá-lo. EDP critica "incorreções" do documento preliminar.
Gás Natural

Mercado livre de gás natural cresceu 4% em janeiro

O mercado livre de gás natural aumentou 4% para 1,2 milhões de clientes em janeiro deste ano, face ao período homólogo, adiantou esta quarta-feira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
EDP

EDP. Relatório às rendas da energia tem "vícios"

Para a empresa, o relatório "reflete apenas as opiniões do seu relator", considerando que “as conclusões do relatório poderiam ter sido produzidas antes mesmo dos trabalhos se terem iniciado.
EDP

Opção política em 1996 deu renda de 20 anos à EDP

127
O desenho dos contratos de aquisição de energia, em 1996, atribuiu à EDP uma "renda por 20 anos" para a robustecer financeiramente, conclui o relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito.
EDP

11 diplomas do Governo 'escritos' pela EDP /premium

3474
Ex-consultor de Manuel Pinho enviou anteprojetos de lei confidenciais para a EDP antes de pedir emprego a António Mexia. Advogados da EDP escreveram boa parte dos textos de onze diplomas do Governo.
EDP

Relação anula acórdão que censurava Ivo Rosa

236
Desembargador Ricardo Cardoso obrigado a declarar a nulidade do seu próprio acórdão devido a intervenção da sua mulher nos autos do caso EDP. Participação disciplinar contra Ivo Rosa mantém-se.
EDP

África. EDP dá 450 mil euros a 6 projetos solares

A verba vai ser aplicada na promoção do acesso à energia "em zonas rurais remotas, sem ligação à rede", em projetos que irão beneficiar cerca de 55 mil pessoas, das quais 10 mil de forma direta.
EDP

Ambiente crispado condicionou investidores

Ministro da Transição Energética diz que vai defender os cortes nas rendas decididos pelo seu antecessor, mas o foco é outro. "Ambiente crispado" condicionou investidores e discurso teve de mudar.
EDP

Embaixador dos EUA trava China na EDP no país

Em causa está a OPA feita à EDP pela China Three Gorges (CTG). George Glass diz que não deve haver uma "entidade estrangeira" a deter a "energia elétrica".
EDP

EDP desconhece investigação a venda de edifícios

João Galamba, o secretário de Estado da Energia, diz que a investigação está a decorrer depois do PCP ter questionado sobre venda de infraestrutura em Setúbal.
EDP Renováveis

Fundo da Blackstone interessado na EDP Renováveis

Fundo de infraestruturas do grupo Blackstone está interessado na compra de parte ou da totalidade da EDP Renováveis, em particular, no portfólio da empresa nos Estados Unidos, avança a Bloomberg.
EDP

Galamba admite ganho da EDP em Sines

Secretário de Estado da Energia admite que EDP terá obtido benefícios com licença sem prazo para a central de Sines, mas diz que capacidade negocial do Estado é reduzida. O país precisa de Sines.
Energia Renovável

É um erro achar que tarifa fixa é igual a subsídio

Secretário de Estado da Energia justifica leilões com preço fixo no solar com entraves no financiamento. João Galamba tem dúvidas legais sobre corte de 140 milhões às renováveis fixado por antecessor.
EDP

OPA chinesa. "É bom que a clarificação aconteça"

António Mexia defendeu que plano de negócio até 2022, com mais renováveis e Estados Unidos, é compatível com oferta da China Three Gorges, mas pede também uma clarificação sobre se a OPA avança.
EDP

EDP quer vender ativos em Portugal e Espanha

Elétrica vai vender algumas centrais em Portugal e Espanha, apesar de "nuvens regulatórias" já terem passado. Mexia afasta venda da EDP Brasil e espera pagar contribuição até 2022, mas mais baixa.
EDP

Lucro da EDP cai 53% e tem prejuízos em Portugal 

955
Lucro consolidado da EDP caiu 53% para 519 milhões de euros em 2018. Elétrica tem prejuízos em Portugal, de 18 milhões de euros, pela primeira vez em mais de 20 anos, devido a medidas de regulação.
EDP

EDP confirma venda de ativos e mais renováveis

Elétrica confirma que atualização do plano estratégico até 2022 prevê a venda de ativos e um reforço do investimento nas renováveis. Nova estratégia é decidida esta segunda-feira.
EDP

"Tive a melhor das relações com a EDP"

127
Ex-secretário de Estado defende mais produtores porque um operador dominante em todas as áreas contribui para as rendas. Seguro Sanches diz que teve a melhor relação com a EDP, apesar do "barulho".
EDP

Lucro da EDP Brasil atinge resultado histórico

O resultado conseguido em 2018 é o melhor alcançado pela EDP Brasil em 23 anos de operação no país e representa uma subida de 108% face a 2017. O investimento da companhia continua a subir.
EDP

Há "alguma instabilidade acionista na EDP"

Presidente do conselho geral da EDP admite que há alguma instabilidade acionista e que empresa está sujeita a muita pressão e "ruído" sobre rendas. Luis Amado afasta comparação com o que sucedeu à PT.
EDP

Bloco ataca cargos de ex-ministro na EDP e Banif  

178
Deputado do Bloco questionou Luís Amado sobre aceitação de cargos na EDP e no Banif e o envolvimento destas empresas com estados "ditatoriais". O Ex-MNE contesta insinuações: "Foi longe demais".
EDP

EDP não ficou melhor. Como Mexia atacou suspeitas

Os "factos" e os "estudos credíveis" contra "distorções e manipulações". Sete horas em que António Mexia atacou a "ficção" das rendas excessivas e afastar suspeitas porque a "EDP não ficou melhor".
EDP

Columbia não é "instituiçãozeca" e escolheu Pinho - como aconteceu

Mexia garante que foi Columbia a escolher Manuel Pinho como professor do curso patrocinado pela EDP. E diz que objetivo de pôr as renováveis na agenda foi cumprido. Até conseguiu reunião com Obama.
EDP

Mexia responde sobre rendas e relação com Pinho

António Mexia vai ao parlamento explicar o papel da elétrica nas decisões políticas tomadas no setor e as ligações ao gabinete do antigo ministro Manuel Pinho.
EDP

As manobras agressivas do fundo que entrou na EDP /premium

O fundo de Paul Singer já foi acusado de mandar investigar a vida dos CEO e outras manobras radicais para forçar mexidas na gestão. Agora é a EDP que está na mira do "investidor mais temido do mundo".
Parlamento

Mexia responde sobre rendas e relação com Pinho

O presidente executivo da EDP, António Mexia, vai esta terça-feira ao parlamento explicar a cessação antecipada dos contratos CAE e as ligações ao gabinete do antigo ministro da Economia Manuel Pinho.
A página está a demorar muito tempo.