265kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

EDP

Autoridade Tributária

Inquérito não condiciona venda de barragens da EDP

A diretora da Autoridade Tributária esclareceu que o processo de inquérito que está a ser feito a um funcionário não "constitui qualquer condicionante" à operação de venda de barragens da EDP.
EDP

EDP. Nova derrota da defesa, acusação mais perto /premium

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou apreciar recurso de ex-líder da EDP Renováveis que queria impedir junção de mais emails trocados entre António Mexia e João Manso Neto.
Justiça

Caso EDP. Negado recurso de Mexia sobre emails

A defesa de António Mexia alegou violações da lei de ciber-crime e princípios constitucionais, mas Tribunal da Relação de Lisboa recusou os argumentos e decidiu manter o acesso do MP aos emails.
EDP

Lucro da EDP sobe 23% no 1.º trimestre

O resultado líquido recorrente da EDP subiu 6% no primeiro trimestre de 2021 para 159 milhões. Incluindo efeitos não recorrentes, o resultado líquido reportado no 1.º trimestre atingiu os 180 milhões.
Autoridade Tributária

Barragens. Fisco abriu processo a funcionário  /premium

357
As Finanças abriram processo de inquérito a funcionário para avaliar se cumpriu regras. Em causa está um alegado parecer para o Movimento Terras de Miranda sobre impostos da venda de barragens da EDP.
Ministério do Ambiente

Ministro do Ambiente. Venda de barragens é incomum

João Pedro Matos Fernandes afirmou que "a transmissão da concessão das barragens, não sendo comum no nosso país, nada atrasa ou adianta ao projeto de desenvolvimento destes territórios".
EDP

Sindicatos recusam fim das negociações na EDP

A Fiquimetal, "para mostrar a sua disponibilidade para a negociação", baixou a sua proposta de aumentos salariais de 90 euros para 60 euros por trabalhador.
Barragens

Barragens. Venda não estava sujeita a imposto

Em resposta a uma das 17 questões levantadas na comissão parlamentar de Ambiente, a EDP reitera que a forma como a operação de venda das barragens decorreu não está sujeita ao imposto de selo.
EDP

Trabalhadores da EDP em greve por aumento salarial

Está prevista para esta terça-feira, a partir das 11h, uma greve nacional dos trabalhadores da EDP, com o objetivo de reivindicar aumentos salariais e uma progressão na carreira "mais justa".
Bloco de Esquerda

BE acusa Governo de aceitar "esquema fraudulento"

120
Catarina Martins sublinhou que o Governo não fez nenhuma das coisas que a lei obrigava no momento de cobrar o imposto à EDP. Em contraponto, crítica a resistência no reforço dos apoios sociais.
Barragens

Governo recua e barragens ficam sem reavaliação

198
No início de 2020, Ministério do Ambiente considerava ser necessário reavaliar as barragens. Agência Portuguesa do Ambiente e Parpública disseram não ter competências para fazer avaliação financeira.
EDP

EDP. João Talone no Conselho Geral de Supervisão

Foi aprovada o Conselho Geral e de Supervisão, que passa de 21 para 16 membros, liderado por João Talone, antigo gestor da elétrica. O nome foi proposto pela China Three Gorges e pela Oppidum Capital.
EDP

AT teria "sempre" analisado venda das barragens

Helena Borges disse que não houve nenhuma intervenção da AT na preparação desta operação, pelo que está inteiramente livre para aplicar o quadro legal de que dispõe para fazer o controlo da situação.
Pandemia

Fundação EDP cria fundo para ajudar jovens

A Fundação EDP criou um fundo para reforçar as aquisições de obras de arte, especificamente aos jovens artistas nacionais, com o objetivo de apoiar a cultura nesta fase de pandemia.
EDP

EDP vende 55% de dois parques eólicos nos EUA

A EDP Renováveis vai vender uma participação de 55% de um portefólio eólico nos Estados Unidos da América à GreenCoast Capital. Negócio está avaliado em mais de 600 mil euros.
Arte

Luisa Cunha ganha Grande Prémio EDP Arte 2021

O Grande Prémio Fundação EDP Arte 2021 foi dado à artista Luisa Cunha. O júri deliberou por unanimidade atribuir este prémio à artista, que receberá 50 mil euros.
PSD

PS acusa PSD de "ataque calunioso e mentiroso"

Após uma publicação nas redes sociais do PSD que critica o Governo o primeiro-ministro sobre as barragens da EDP, o PS acusa os sociais-democratas cederam ao "populismo e irresponsabilidade".
Joacine Katar Moreira

Barragens da EDP. Joacine recomenda nulidade legal

A deputada Joacine Katar Moreira pediu ao Governo que "assuma a nulidade legal da transmissão das concessões dos seis aproveitamentos hidroelétricos da EDP para a Engie".
Mulher

Corrida da Mulher do Porto virtual e alargada 

"Na impossibilidade de reunir as 22.000 mulheres no Porto, a EDP Corrida da Mulher vai ter uma edição especial que terá encontro no mundo virtual nos dias 22 e 23 de maio", adiantou a organização.
EDP

Consultoria? "APA não facilitou a vida ninguém"

Presidente da APA diz que autora do parecer com reservas à venda de barragens esteve na autorização final à operação. Recusa tese de consultoria à EDP, mas agência não avaliou valor das concessões.
EDP

EDP diz à AT que está disponível para esclarecer 

EDP manifestou disponibilidade e interesse em esclarecer a Autoridade Tributária (AT) sobre trespasse de 6 barragens em carta enviada à diretora-geral. Operação já estará a ser alvo de uma inspeção.
Justiça

EDP. Ivo Rosa anula caução a Mexia e Manso Neto

7373
Depois de a medida de suspensão de funções na EDP aplicada a António Mexia e Manso Neto ter expirado, o juiz anulou também a caução aplicada por Carlos Alexandre por não fazer "sentido".
Iberdrola

Iberdrola. Negócio que teria isenção não foi feito

Elétrica espanhola pediu parecer sobre transação com barragens que o Fisco considerou isenta de imposto de Selo. Operação está ainda em estudo e não envolve entidades fora do grupo, como a da EDP.
EDP

Governo faz "esforço incrível para mentir" diz Rio

483
Líder do PSD acusa Governo de "baralhar e mentir às pessoas" e sugere que houve "toques políticos" na mudança de sentido do parecer da APA, que em julho era desfavorável à venda das barragens.
EDP

EDP. PSD e PAN pedem audição urgente da APA

O PSD e o PAN pediram uma audição urgente do presidente da APA sobre a venda de seis barragens da EDP à Engie. Os partidos salientam as "dúvidas" e as "suspeitas" que existem sobre o processo.
Finanças

Fisco acionou cláusula antiabuso 113 vezes

A Autoridade Tributária acionou 113 vezes a cláusula antiabuso nos últimos quatro anos. Dado foi revelado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais na audição sobre a venda de barragens da EDP.
EDP

Venda de barragens. Finanças não avaliaram impacto /premium

APA disse em julho não estarem reunidas condições para autorizar venda de barragens da EDP e pediu parecer jurídico. Finanças não validaram impacto para o Estado porque era negócio privado.
Noticiário

10h. PSD e BE acusam governo no caso EDP

Mariana Mortágua do BE, e Adão Silva, do PSD, atiram várias críticas ao Governo e à elétrica. João Paulo Batalha, ex-presidente da Transparência e Integridade, fala em "jackpot".
Explicador

EDP. "Ministro das Finanças fez fato à medida"

Críticas ao Governo do líder parlamentar do PSD, Adão Silva. Deputada do BE, Mariana Mortágua, diz que o governo podia ter travado o negócio. João Paulo Batalha fala em "jackpot" para a elétrica.
EDP

João Leão e Matos Fernandes ouvidos no parlamento

O ministro das Finanças e o ministro do Ambiente vão ser ouvidos sobre a venda de seis barragens da EDP à Engie e sobre a questão fiscal em torno deste negócio.
EDP

Barragens. PSD quer anular alteração à lei fiscal

PSD propõe anular alteração aos benefícios fiscais que levanta suspeitas de favorecer a EDP na venda de barragens. Parlamento ouve esta terça-feira os ministro das Finanças e do Ambiente.
Partido Chega

Ministro tem de esclarecer o que disse sobre EDP

173
Em causa está o negócio de venda de seis barragens e o "planeamento fiscal abusivo que estava a ser montado para a realização da operação", segundo André Ventura.
Rui Rio

Rio diz que ministro é "advogado de defesa" da EDP

741
Para o líder do PSD, a EDP adotou um "estratagema" para "não pagar impostos" e o ministro do Ambiente e Ação Climática está "a mostrar-se descaradamente como advogado de defesa. Uma postura estranha".
EDP

EDP. Matos Fernandes remete respostas para Fisco 

298
Ministro do Ambiente, que na 3ª feira é ouvido no parlamento, diz que compete à Autoridade Tributária dizer se a EDP deve ou não pagar imposto. E desvalorizou notícias sobre investigação ao negócio.
EDP

EDP. Justiça está a investigar venda das barragens

173
Investigação do Ministério Público dura há pelo menos seis meses, escreve o Correio da Manhã. Em causa estarão crimes de "corrupção, tráfico de influências e fraude fiscal qualificada”.
EDP

Barragens do Douro. Governo nega benefícios à EDP /premium

100
Em causa está a alteração ao artigo 60 do Estatuto dos Benefícios Fiscais, a propósito do OE2020. A equipa das Finanças diz que a transmissão de concessões do Estado, como fez a EDP, paga imposto.
EDP

Galamba. Chefe de gabinete mandou CV à EDP em 2011 /premium

300
A atual chefe de gabinete de João Galamba mandou um currículo à EDP a pedir emprego em 2011, depois de deixar o governo Sócrates. EDP não contratou Eugénia Cabaço.
EDP

João Manso Neto vai para o grupo Altri

236
O antigo gestor da EDP João Manso Neto cancelou o acordo de não concorrência de 560 mil euros anuais com a EDP e vai liderar a Bioelétrica, do grupo Altri.
EDP

Fisco validou isenção fiscal em outras barragens /premium

104
Elétrica espanhola (Iberdrola) pediu parecer sobre cisão de ativos da concessão de barragens. Fisco disse em 2019 que estava isento de imposto de selo, como reclama a EDP. Mas há pareceres contrários.
EDP

EDP não explica como evitou pagar imposto de selo 

149
Presidente da EDP defende que imposto de selo reclamado na venda de barragens é "um equívoco". Afasta planeamento fiscal agressivo, mas não revelou o quadro legal concreto que fundamentou isenção.
EDP

EDP paga 800 mil euros por ano a Mexia até 2023

309
Acordo de não concorrência "vale" 800 mil euros a Mexia anuais durante 3 anos. Antigo CEO (suspenso desde julho) recebeu 2,37 milhões de euros (em salário e prémios) no ano passado.
EDP

Talone e Esmeralda Dourado nos órgãos da EDP

João Talone é proposto para o cargo de presidente do conselho geral e de supervisão da EDP. Proposta para mudar estatutos dá à administração poder para fazer aumentos de capital.
EDP

Governo: PSD "mentiu aos transmontanos"

O PSD "só agora percebeu ter mentido aos transmontanos" sobre a venda de seis barragens na bacia do Douro. O comentário é feito pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
EDP

PSD pede à PGR que investigue venda de barragens 

154
PSD entregou na Procuradoria-Geral da República um pedido de averiguação da venda de 6 barragens no Douro pela EDP, considerando que Governo concedeu "borla fiscal". PGR já está a analisar operação.
EDP

Ivo Rosa aceita José Sócrates como assistente  /premium

5018
Ex-primeiro-ministro passa a ser colaborador do Ministério Público por decisão do juiz de instrução. MP opôs-se por considerar que Sócrates é "interveniente em parte dos factos" sob suspeita.
Justiça

Mexia. Caduca medida de suspensão de funções

280
A defesa de Mexia e Manso Neto vai entregar na manhã desta segunda-feira o pedido de extinção da medida de suspensão de funções e ainda das cauções impostas -- 1 milhão a cada --, sabe o Observador.
EDP Renováveis

EDPR cai em bolsa após venda de 10% do capital

As ações da EDP Renováveis caíram cerca de 10% na bolsa no dia em que foi divulgado a conclusão de venda de 10% da participação detida pela EDP através de aumento de capital.
EDP Renováveis

Renováveis avança com aumento de capital

A EDP Renováveis comunicou que vai fazer um aumento de capital de cerca de 1.500 milhões de euros para financiar o plano de investimentos. Ações serão vendidas a investidores institucionais.
EDP

PGR analisa operação de venda de barragens da EDP

524
A venda de seis barragens no Douro e as suspeitas levantadas sobre eventual fuga ao pagamento de impostos estão a ser objeto de análise no Departamento de Investigação e Ação Penal (DCIAP) após carta.
EDP

Barragens da EDP. 9 questões sobre polémica fiscal /premium

483
Transação de 2,2 mil milhões de euros deve pagar impostos? E, se não paga, foi porque a EDP construiu um modelo para o evitar? E cumpriu a lei? As suspeitas e o que pede o Movimento Terras de Miranda.
EDP Renováveis

EDP Renováveis assina contrato para projeto eólico

Projeto está localizado nos Estados Unidos da América, em Indiana, e deverá iniciar operações em 2023. Empresa vinca a visão de longo-prazo dos seus projetos.
EDP

Caso EDP. Acusação atrasa-se devido a novo recurso /premium

589
Novo acórdão da Relação de Lisboa diz que juiz Ivo Rosa nem sequer devia ter autorizado o uso dos emails de António Mexia e de Manso Neto no processo EDP. Defesa recorre para o Supremo.
EDP

EDP reforça aposta no solar com compra no Brasil 

Esta operação "duplica a dimensão da carteira de projetos” da EDP no Brasil e representa a aposta da empresa no mercado solar. O investimento total estimado é de 145 milhões de euros.
EDP

BE quer saber se Governo mudou lei à medida da EDP

139
Bloco de Esquerda chama ministro das Finanças e ministro do Ambiente à venda de barragens e suspeita de alteração da lei fiscal à medida dos interesses da EDP. Ministério afasta qualquer ligação.
EDP

Barragens. EDP não revela se pagou imposto 

EDP diz que não havia outra forma de fazer o negócio de venda de barragens, porque envolvia a transmissão de muitos contratos. Não pediu parecer prévio, mas Fisco terá oportunidade de analisar.
EDP

EDP pondera aumento de capital da EDP Renováveis

Para financiar plano de investimento mais ambicioso de 24 mil milhões até 2025, EDP estuda aumento de capital da Renováveis, mas sem reduzir posição. Mais de 6 mil milhões serão para Portugal.
EDP

Modelo de venda de barragens foi o usual, diz EDP

241
O presidente executivo da elétrica justifica a estrutura jurídica usada para vender seis barragens como usual e que já foi feita outros negócios da EDP. Operação levantou suspeitas de fuga a impostos.
EDP

Lucros da EDP sobrem 56% para 801 milhões em 2020

947
Lucro consolidado da EDP cresceu 56% no ano passado para 801 milhões de euros. Apesar do impacto negativo de 100 milhões atribuído à pandemia, EDP volta ter lucros em Portugal.
EDP Renováveis

EDP Renováveis aumenta lucro em 17% em 2020

A EDP Renováveis aumentou em 17% os seus lucros em 2020, onde no final do ano tinha um portfólio de ativos operacionais de 12,2 GW, com vida média de nove anos.
Galp

Galp dá prioridade à transição energética

"Nas renováveis, estamos a falar [de um investimento] de 200 milhões de euros, uma quantia substancial em renováveis", afirmou Andy Brown, durante a sua primeira conferência como líder da Galp.
Brasil

Novo presidente da EDP Brasil assume cargo 

O gestor João Marques da Cruz assumiu esta segunda-feira o cargo de presidente executivo da EDP Brasil e tem como prioridade aumentar o peso da energia solar.
EDP

EDP Renováveis oficializa saída Mexia e Manso Neto

A EDP Renováveis informou esta segunda-feira da "cessação da posição" de António Mexia "enquanto administrador dominical" e de João Manso Neto enquanto "administrador executivo".
Bloco de Esquerda

BE acusa Governo de permitir "esquema da EDP"

333
Mariana Mortágua diz que contrato de concessão de seis centrais hidroelétricas do Douro Internacional é um "esquema" de fuga fiscal, nomeadamente a 100 milhões de euros em imposto selo.
EDP

EDP Comercial reforça operação em Itália 

A EDP continua a investir no negócio da energia solar descentralizada e adquiriu uma empresa italiana que registou um volume de vendas de nove milhões, o que permitirá ter uma quota de 7% do mercado.
EDP Renováveis

EDP Renováveis entra no mercado húngaro 

Este projeto aumentará a presença global da empresa e "estudar oportunidades globais ao mesmo tempo que desenvolve projetos rentáveis focados em países com perfis de baixo risco e estabilidade".
EDP

Fundação EDP doa 3.000 computadores a escolas

Os computadores serão entregues à Escola N.º1 de Beja e estão destinados a alunos entre os 6 e os 14 anos, para que possam assistir às aulas em casa no contexto pandémico do ensino à distância.
EDP

Pinho perde recurso no Constitucional /premium

671
Juiz Ivo Rosa tinha retirado o estatuto de arguido a Manuel Pinho em 2018 mas Relação anulou decisão. Ex-ministro queria que a decisão da Relação fosse declarada inconstitucional mas não teve sucesso.
EDP

José Sócrates pode vir a ser chamado ao caso EDP /premium

149
Juiz Ivo Rosa terá de decidir se aceita pedido de constituição como assistente do ex-primeiro-ministro no caso EDP. MP opõe-se por considerar Sócrates como "interveniente" no caso Odebrecht.
Eletricidade

E-Redes nasce com alerta para o risco da fraude

1400
A EDP Distribuição vai passar a chamar-se E-Redes. A empresa está atenta ao risco de subida de burlas com a nova marca e há recados para o regulador sobre o impacto do travão ao investimento.
Ministério do Ambiente

Imposto por venda de barragem vai para municípios

Ministro do Ambiente confirmou que os impostos pagos "ou a pagar" irão "com certeza" para municípios. Em causa está a venda de seis barragens pela EDP em Trás-os-Montes, pelo valor de 2,2 mil milhões.
Energia

Barragens da EDP levam ministro do ambiente à AR

As seis barragens da energética foram vendidas por 2,2 mil milhões de euros, um negócio que os partidos parlamentares querem ver discutido na Assembleia e relacionado com o OE21.
EDP

Stilwell acumula EDP com Renováveis

Uma gestão mais pequena e o mesmo presidente executivo para as duas empresas. Miguel Stilwell de Andrade prepara novo plano estratégico da EDP para 2025, o primeiro em 15 anos sem a marca Mexia.
EDP

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores

A EDP anunciou que vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, sobretudo pequenas e médias empresas e pequenos negócios, em Portugal e Espanha a partir da próxima semana.
EDP

Fim da central de Sines traz maior redução de CO2

371
Associação ambientalista Zero considerou que o encerramento da central termoelétrica de Sines trará a "redução mais significativa de emissões" de gases com efeito de estufa de sempre em Portugal
EDP

Ribeira de Pena. Linha de alta tensão criticada

159
Linha de alta tensão "praticamente em cima das habitações" está a revoltar os populares em Ribeira de Pena. Em causa estão problemas ambientais e um processo marcado pela falta de informação.
EDP

EDP. Defesa garante extinção de medidas de coação

A defesa de António Mexia e José Manso Neto apresentou um requerimento onde alega que três das cinco medidas de coação encontram-se extintas. Mantêm-se a suspensão de funções e a caução.
Empresas

EDP vai encerrar atividade na Central de Sines

A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) tinha dado autorização à EDP para encerrar a atividade de produção de energia poluente sem pôr em risco a segurança energética do país.
EDP

EDP Renováveis conclui venda nos EUA

A EDP Renováveis concluiu a venda de uma participação acionista de 80% num portfólio eólico e solar nos Estados Unidos à Connor, Clark & Lunn Infrastructure por 684 milhões de dólares.
EDP

EDP vende 15,5% do défice tarifário de 2021 

A EDP acordou a venda sem recurso de 15,5% do défice tarifário de 2021 relativo ao sobrecusto com a produção em regime especial, por um montante de 271 milhões de euros.
Barragens

EDP avalia impacto da venda de barragens 

O grupo de trabalho criado pelo Governo para analisar o impacto da venda de seis barragens da EDP à Engie reúne-se esta segunda-feira 28 de dezembro, em Miranda do Douro no distrito de Bragança.
EDP

Movimento culpa ministro por "borla fiscal" à EDP

102
Numa carta aberta dirigida ao ministro do Ambiente e Ação Climática, o MCTM acusa o governante "de ter isentado indevidamente a EDP do pagamento de 110 milhões de euros de Imposto de Selo".
EDP

EDP vai buscar administradora à NOS

Acionistas da elétrica propõem cinco nomes para conselho de administração executivo liderado por Miguel Stilwell de Andrade. A principal novidade é Ana Garrido Marques que vem da administração da NOS.
Barragens

Barragens. Movimento exige 110 milhões ao Governo

Em causa está a venda por parte de EDP de seis barragens situadas em território transmontano a um consórcio de investidores, formado pela Engie, Crédit Agricole Assurances e Mirova.
Tribunal Da Relação De Lisboa

Caso EDP. Relação baixa caução de João Conceição

Juízes entenderam que 100 mil euros são suficientes para "os objetivos que se pretendem atingir". E consideraram que o despacho do juiz Carlos Alexandre que decidiu os 500 mil euros é "algo frágil".
EDP

ERSE quer cortar 119 milhões ao plano da EDP 

Plano de investimentos proposto pela EDP Distribuição de mais de mil milhões de euros faria subir preços num contexto de queda de consumo. Regulador recomenda corte de 119 milhões.
EDP

EDP. Mexia e Manso Neto saem, Stilwell é novo CEO

216
Os dois gestores com mandatos suspensos por ordem judicial vão sair. Miguel Stilwell foi convidado a formar equipa. Na carta em que revela decisão, Mexia diz que inquérito EDP é construção fantasiosa.
EDP

EDP Distribuição deteta "avultada fraude"

Uma "avultada fraude" foi detetada pela EDP Distribuição em ligações aos equipamentos de contagem de eletricidade de uma empresa, ação que a EDP diz ser "uma ameaça à segurança de pessoas e bens".
EDP

Luvas do "Príncipe" ligadas a amigo de Salgado /premium

213
Empresário ligado a ex-líder do BES terá recebido cerca de 2 milhões dos 4,7 milhões de euros de alegadas luvas pagas por construtora brasileira por adjudicação de obra da EDP.
EDP

EDP multada por práticas enganosas para clientes

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) condenou a EDP Comercial a uma coima de 89.784 euros, valor máximo aplicável por práticas comerciais desleais nas relações com consumidores.
EDP

Luz verde para venda das barragens da EDP no Douro

371
Ministério do Ambiente autoriza passagem de seis barragens para o grupo francês Engie que se compromete a manter sociedades gestoras na região. Governo destaca ganhos fiscais para os municípios.
Incêndios

EDP acusada no processo do fogo em Monchique

Este incêndio deflagrou no dia 3 de agosto de 2018, na serra de Monchique, e foi o maior registado em 2018 em Portugal e na Europa, tendo sido dominado apenas na manhã de 10 de agosto.
EDP

Contribuição da energia. EDP desiste de processos

Elétrica desiste de impugnar contribuição sobre a energia, um litígio que ia já em 474 milhões, por causa do contexto da pandemia. Mas vai contestar outras decisões e levar a tarifa social a Bruxelas.
EDP

Lucros da EDP Renováveis descem 7%

A EDP renováveis anunciou esta quinta-feira uma descida nos lucros de 7% em relação ao período homólogo em 2019. Durante o último ano, a empresa desfez-se da participação num parque eólico do Brasil.
CMVM

"Suspensão imediata" de funções de Artur Trindade

No âmbito do processo EDP recaem sob Artur Trindade suspeitas de corrupção passiva relacionadas com a contratação do seu pai pela elétrica como troca de favores.
EDP

EDP. MP admite indemnizações a consumidores

Autoridade de Concorrência já tinha sancionado, em 2019, a EDP Produção com uma coima de 48 milhões de euros por ter violado as regras da concorrência.
Energia Renovável

EDPR e Ellaktor juntam-se para projetos eólicos

Segundo a EDP Renováveis, o "acordo prevê o desenvolvimento conjunto de um portefólio eólico em terra com capacidade de 900 MW". A Ellaktor refere um investimento de mil milhões de euros.
Corrupção

Alegada corrupção de Pinho em risco de prescrição /premium

2645
Vitória em recurso que entrou há um ano no Tribunal Constitucional pode levar defesa de Manuel Pinho a ficar com um trunfo na mão: requerer a prescrição dos crimes de corrupção.
EDP Renováveis

EDP Renováveis assegura compra de energia solar

A EDP Renováveis assegurou um contrato de compra de energia produzida por dois projetos solares nos EUA, num total de 100 megawatts. Projetos deverão começar operações em 2022.
Multas

Tribunal reduz coima aplicada à EDP e Sonae

Redução do valor em 10% teve em conta o facto de a parceria ter permitido descontos importantes para as famílias, num contexto de enorme dificuldade vivido durante a intervenção da troika.
Negócios

Os negócios em que os EUA querem afastar a China

O embaixador norte-americano avisou que Portugal "tem de escolher agora" entre os EUA e a China. Entre os quatro negócios estão a entrada da Huawei na rede 5G e a entrada da CCCC na Mota-Engil.
Eletricidade

EDP: 500 pedidos diários para pagar em prestações

A empresa de energia recebeu uma média de 500 pedidos de flexibilização de pagamentos de faturas por dia entre março e finais de agosto. Nas famílias, estes aumentaram 180% em relação ao ano anterior.
EDP

MP promove suspensão de funções de Trindade 

Ex-secretário de Estado da Energia arrisca-se a ter ordem judicial para suspender funções na bolsa portuguesa de eletricidade e a prestar caução de 500 mil euros.
EDP

Caso EDP. CMVM suspende Artur Trindade do OMIP

270
Regulador dos mercados iniciou processo de reavaliação da idoneidade do presidente do OMIP, bolsa de eletricidade, que passa por suspensão preventiva de funções. Artur Trindade é arguido no caso EDP.
EDP

EDP emite 850 milhões de dólares em "green bonds"

A EDP colocou 850 milhões de dólares (cerca de 717 milhões de euros) em "green bonds" com vencimento em janeiro de 2028, com um cupão de 1,71%, a primeira emissão em moeda norte-americana.
Corrupção

Odebrecht. 80% de luvas pagas no tempo de Sócrates

1115
Maioria das luvas da Odebrecht terão sido pagas durante Governo Sócrates. Construtora terá pago 3,8 milhões a "Príncipe" entre 2008 e 2009, num total de 4.7 milhões de euros.
Brasil

Empresas brasileiras investem 480 mil em startup

A startup orienta empresas a poupar na conta de energia através de estudos tarifários, eficiência energética, monitorização de consumo ou compra de energia no mercado livre.
EDP

EDP. Pandemia teve impacto direto de 100 milhões

Pandemia teve um impacto direto de 100 milhões de euros nas contas da EDP, a maior parte no Brasil. Mas presidente executivo, Miguel Stilwell, diz que empresa está confortável.
EDP

Lucro da EDP cai 22% até junho

A EDP registou 315 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, uma descida de 22% em comparação com igual período do ano anterior, impactado pela redução do consumo durante o confinamento.
EDP Renováveis

Lucros da EDP Renováveis descem 26%

As receitas da EDP Renováveis diminuíram para 913 milhões de euros (menos 9%), com "o impacto da capacidade MW e dos recursos eólicos a não ser compensado pelos preços de venda mais elevados".
EDP Renováveis

EDP Renováveis vende 80% de portfólio nos EUA

A EDP anunciou que vendeu à Connor, Clark & Lunn Infrastructure uma participação acionista de 80%. O valor total da transação corresponde a 676 milhões de dólares.
EDP

EDP. Bruxelas aprova compra de ativos pela Total

Bruxelas aprovou a aquisição de uma carteira de ativos da elétrica portuguesa EDP em Espanha. A transação vai permitir à Total tornar-se na quarta maior empresa do mercado espanhol no subsetor do gás.
Caso Lava Jato

André Gustavo: "Nunca cometi qualquer ato ilícito"

Dias após saber-se que está a ser investigado e que o processo foi anexado ao caso EDP, o antigo publicitário de Passos Coelho diz ao Observador que o trabalho que fez em Portugal foi sempre legal.
EDP

EDP. Mexia e Manso Neto não querem pagar caução

651
Os arguidos cujas medidas de coação foram reforçadas recorreram da decisão do juiz Carlos Alexandre. João Conceição quer caução reduzida, Mexia e Manso Neto querem vê-la anulada.
EDP

BCP deixa de ter posição qualificada na EDP

O banco anunciou a redução da sua participação para menos de 2% após o recente aumento de capital. O BCP era o único acionista de referência da EDP com sede em Portugal.
Corrupção

Caso EDP. O cerco do Brasil ao Príncipe português /premium

617
Autoridades brasileiras identificaram pagamentos da Odebrecht a um português com o nome de código "Príncipe". E presumiram que fosse Passos Coelho. Mas as datas não batem certo.
EDP Renováveis

Finerge compra projeto eólico à EDP Renováveis

A EDP Renováveis chegou a acordo para a venda da totalidade da sua participação acionista e empréstimos de um portfólio eólico onshore operacional, em Espanha, ao grupo Finerge.
EDP

EDP consegue mil milhões dos investidores

O aumento de capital da EDP, realizado no âmbito da compra da espanhola Viesgo, foi totalmente subscrito, com uma procura que foi de 256% face à oferta. Grandes acionistas e gestores investiram.
EDP

EDP. Aumento de capital acompanhado em 294 milhões

O segundo maior acionista, a Oppidum Capital (detém 7,19% do capital), a seguir à estatal chinesa China Three Gorges (que detém 21,47%), investiu quase 74 milhões de euros.
EDP

EDP. China Three Gorges paga 220 milhões

De acordo com anexo ao comunicado, as 66.749.114 ações foram vendidas "pelo preço unitário de 3,30 euros por ação", o que perfaz um valor de 220.272.076,20 euros.
António Mexia

Mexia investe no aumento de capital da EDP

António Mexia adquiriu 7.738 ações por um preço médio ponderado de 3,30 euros, também a sua mãe - Maria da Graça Mexia - subscreveu 184 ações em 31 de julho, por 607,2 euros.
EDP

EDP Distribuição. Investimento na rede até 2025

Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Distribuição de eletricidade para o período 2021-2025 (PDIRD-E 2020) propõe um investimento total de 1.007,8 milhões de euros.
Eletricidade

Mercado livre de eletricidade cresce 2,5% em junho

Em junho, o mercado livre de eletricidade representava cerca de 95% do consumo total registado em Portugal continental e 84% do número total de clientes.
EDP

Interrogatório de Trindade continua a 21 de agosto

Interrogatório do ex-secretário de Estado da Energia iniciou-se esta sexta-feira mas não foi possível concluir a diligência. Artur Trindade vai continuar a responder à Justiça a 21 de agosto.
Energia Renovável

Bloco quer revogar lei de Artur Trindade 

Projeto quer revogar o regime aprovado pelo ex-secretário de Estado de Passos Coelho que alterou remuneração dos parques eólicos e é entregue no dia em que Artur Trindade foi constituído arguido.
Justiça

Caso EDP. Artur Trindade constituído arguido

408
Artur Trindade, secretário de Estado da Energia no governo de Passos Coelho, foi constituído arguido no âmbito do caso EDP. Suspeito de corrupção passiva, será ouvido por Carlos Alexandre na sexta.
Energia Renovável

EDP e Engie lançam nova "joint-venture" eólica

A nova sociedade, Ocean Winds, é controlada em partes iguais pelos dois grupos e "será o instrumento exclusivo de investimento em oportunidades de energia eólica offshore a nível mundial".
EDP

EDP faz aumento de capital para comprar Viesgo

A EDP confirmou em comunicado enviado ao mercado que pretende adquirir a quarta maior empresa de distribuição energética de Espanha e que vai fazer um aumento de capital de mil milhões de euros.
EDP

EDP estuda situação dos trabalhadores de Sines 

A EDP garantiu que tem estudada a situação dos 107 trabalhadores da central de carvão de Sines, que a empresa pretende encerrar em janeiro de 2021, disse à Lusa fonte oficial da energética.
Sines

Sines quer "compromisso firme" do Governo

Câmara de Sines apelou para um "compromisso firme" do Governo no sentido de encontrar uma solução para os trabalhadores afetados pelo encerramento antecipado da central da EDP.
EDP

EDP antecipa encerramento de centrais a carvão

Na central de Sines, vai ser entregue uma "declaração de renúncia" à licença de produção, para encerramento em janeiro de 2021. Na de Soto de Ribera, será solicitado o encerramento para o mesmo ano.
EDP

EDP vende défice por 273 milhões de euros

Este défice tarifário resulta do diferimento por cinco anos da recuperação do sobrecusto de 2020 com a aquisição de energia aos produtores em regime especial.
António Mexia

O gestor dos mil milhões num país a empobrecer /premium

515
Em cinco mandatos, Mexia lançou uma EDP verde, compensou acionistas e recebeu (muitos) prémios. Sucessos perseguidos pelas rendas excessivas, na política e na justiça. Parte 2 de um perfil essencial.
EDP

EDP confirma notificação para ser arguida

Ministério Público solicitou à EDP que indique um legal representante que permita a constituição da sociedade como arguida por alegada corrupção ativa do ex-secretário de Estado Artur Trindade.
Noticiário

7h. EDP vai ser constituída arguida

Artur Trindade, ex-secretário de Estado da Energia do Governo Passos Coelho, será constituído arguido por suspeitas de corrupção passiva por alegadamente ter beneficiado a EDP.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes: Guerra de sucessão a Costa começou

O antigo líder do PSD e comentador da SIC critica ainda "abuso" de PS e PSD por quererem acabar com debate quinzenal e estranha desenvolvimentos do caso EDP.
EDP

Caso EDP. Artur Trindade vai ser arguido

783
Ex-secretário de Estado da Energia vai ser interrogado no dia 23 de julho pelo juiz Carlos Alexandre por promoção do MP. Suspensão de Trindade da liderança do OMIP em cima da mesa.
António Mexia

De despedido a gestor mais bem pago do país /premium

141
Antes da EDP Mexia já dava nas vistas. Fez a ponte para o projeto da Autoeuropa, mas acabou demitido. Na Galp, estava em vias de perder o cargo, quando Santana o chamou. Parte 1 de um perfil essencial
EDP

EDP. Capacidade atingiu 26,8 GW no 1.º semestre

Capacidade instalada da EDP atingiu 26,8 GW no primeiro semestre, 74% a partir de fontes renováveis.Nos primeiros seis meses do ano, as energias renováveis representaram 80% da eletricidade produzida
EDP

Barragens. Região só fica com impactos ambientais.

259
5 associações do Planalto Mirandês apresentaram aos municípios de Miranda do Douro e Mogadouro um Manifesto Cultural chamando à atenção para as injustiças da venda de barragens por parte da EDP.
EDP

EDP. Pagar à Odebrecht não foi decisão de gestores

Defesa de António Mexia e João Manso Neto alega que a decisão de pagar 13 milhões de euros à Odebrecht, não foi tomada pelos gestores.
EDP

CMVM levanta suspensão das ações da EDP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários anunciou, no seu website, a suspensão da negociação das ações da EDP e da EDP Renováveis. A primeira está a cair em bolsa e a segunda a subir.
EDP Renováveis

Rui Lopes Teixeira na direção da EDP Renováveis

Rui Manuel Rodrigues Lopes Teixeira foi nomeado como novo membro da Comissão Executiva e administrador-delegado, que passará a ser responsável para coordenar os trabalhos e a interlocução com a EDP.
EDP

5 factos sobre Miguel Stilwell, sucessor de Mexia /premium

Foi estudar para a Escócia aos 18 anos e aos 23 começou a trabalhar na EDP. Cinco anos depois já liderava a área para a qual tinha sido contratado. Participou diretamente no processo de privatização.
EDP

Defesa. Suspensão de funções de Mexia é ilegal

208
Advogado de gestores da EDP critica decisão do juiz Carlos Alexandre e diz que os indícios apresentados pelo MP se basearam em notícias de jornais.
EDP

EDP. Miguel Stilwell é o novo CEO interino

Miguel Stilwell de Andrade era até agora administrador financeiro (CFO) da elétrica. Assume o cargo de presidente interino, depois da suspensão de António Mexia como presidente executivo.
EDP

Sucessor de Mexia conhecido nas próximas horas

Conselho Geral e de Supervisão da elétrica reúne-se esta segunda-feira para escolher o nome que substituirá António Mexia na liderança da EDP. Escolha vai ser conhecida nas próximas horas.
Comentário

“A reputação da EDP está a sofrer com este caso"

Paulo Ferreira, comentador do Observador, explica que a reputação da EDP está a ser afetada pelas acusações a Mexia e a João Manso Neto e que este caso vai influenciar as decisões dos acionistas.
Comentário

“Há perigo de continuidade da atividade criminosa"

101
Luís Rosa explica que o juiz Carlos Alexandre suspendeu de funções os líderes da EDP devido a perigo de continuidade da atividade criminosa e também de perturbação do inquérito. Ouça aqui
EDP

Alexandre avisa segurança sobre suspensão de Mexia

6528
Juiz Carlos Alexandre decidiu suspender os líderes da EDP e da Renováveis e proibiu a entrada dos gestores em todos os edifícios da elétrica. João Conceição mantém-se na administração da REN.
CMVM

CMVM preocupada com EDP

CMVM diz que tem várias preocupações, nomeadamente de que não haja informação da empresa aos investidores e que aí interveio para garantir que toda a informação que possa ter impacto chegue ao mercado
EDP

Líder da EDP acusa MP de condicionar testemunhas /premium

Defesa diz que Mexia e Manso Neto não podem ser suspensos de funções porque são gestores privados e roga a Carlos Alexandre para recusar "assassinato de direitos cívicos" de gestores da EDP.
EDP

O que acontece com Mexia e Manso Neto suspensos /premium

221
O Conselho Geral de Supervisão, órgão onde estão os acionistas, mas com maioria de independentes, tem o poder de substituir membros do conselho de administração executivos.
EDP

Incidente de recusa de Alexandre foi rejeitado

367
Tribunal rejeitou incidente da defesa de Mexia que queria afastar Carlos Alexandre do caso EDP. Desembargadores dizem que foi uma "injustificada tentativa de perturbação da celeridade processual."
EDP

Direito de resposta de João Medeiros

O advogado João Medeiros fez chegar ao Observador um direito de resposta ao artigo publicado a 17 de junho relacionado com o incidente de recusa interposto contra o juiz Carlos Alexandre.
EDP

CSM desmente defesa de Mexia e Manso Neto /premium

145
Defesa de Mexia e de Manso Neto sugeriu no incidente de recusa de Carlos Alexandre que o juiz tinha pedido o processo e que iria ganhar o dobro. Documentação do CSM desmente essas alegações.
EDP

Caso EDP. Alexandre dá novo prazo a arguidos

Carlos Alexandre deu mais oito dias para Mexia, Manso Neto e Conceição se oporem ao reforço das medidas de coação. Arguidos sem acesso aos autos desde o dia 18 de março.
Noticiário

8h. António Mexia vai ser acusado de corrupção

Carlos Casimiro e Hugo Neto vão acusar António Mexia, presidente da holding da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, de quatro crimes de corrupção ativa.
EDP

MP vai acusar formalmente Mexia de corrupção /premium

1185
MP garante que irá requerer em julgamento a proibição do exercício de funções em empresas para os três gestores e alega que Mexia e Manso Neto não deixam testemunhas da EDP depor livremente.
EDP

Caso EDP. MP investiga Vitorino e Seixas da Costa /premium

1767
O ex-ministro de António Guterres e o ex-embaixador estão a ser investigados pelo MP devido aos cargos que ganharam no Grupo EDP. Vitorino e Seixas da Costa refutam qualquer irregularidade.
A página está a demorar muito tempo.