EDP

EDP

Saída da EDP e o desconforto do Governo Sócrates 

João Talone admite que Governo do PS "não estava confortável" com o facto de ser presidente da EDP. E contou episódio em que abandonou reunião depois de esperar horas pelo ministro Manuel Pinho.
EDP

Talone: "EDP era o Estado, hoje é o mau da fita"

Ex-presidente da EDP destaca que a EDP "nasceu do Estado e era o Estado" quando foram criadas as ditas rendas excessivas. Hoje, "a EDP é o mau da fita, dá votos bater na EDP", disse João Talone.
EDP

Comissão chama Pinho antes de discutir OE

Comissão do inquérito às rendas elétricas quer ouvir ex-ministro Manuel Pinho a 17 de outubro. Antes de parar por causa do Orçamento do Estado, estão previstas audições a ex-responsáveis políticos.
EDP

Barragens. Decisão foi "contra interesse nacional"

123
Decisão de Manuel Pinho de prolongar concessão das barragens à EDP, foi "contra o interesse nacional", disse ex-presidente da REN. José Penedos ficou surpreendido com o valor, mas tinha pouca memória.
EDP

De quem são os 717 milhões? EDP ou consumidores

Conta de correção da hidraulicidade serviu para amortecer custo de secas na produção de energia. Quando foi extinta, valia 717 milhões que a EDP reclama. Relatório pedido por Governo diz que não.
EDP

Ricardo Ferreira considera "natural" ida para EDP

Ricardo Ferreira disse, na comissão parlamentar de inquérito às rendas excessivas no setor elétrico, que desempenhou as suas funções "com o máximo profissionalismo" e que achou "natural" a passagem.
Comissão de Inquérito

Ex-consultor de Pinho. Os CMEC não prejudicaram 

João Conceição participou na criação dos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC) em dois Governos. Diz que regime foi neutro para a EDP e não prejudicou consumidores, contrariando a ERSE.
EDP

EDP contesta parcela final a receber de CMEC

Segundo a EDP, "o cálculo do preço a que foram estimadas as receitas futuras das centrais CMEC não obedece à metodologia estabelecida legalmente, tal como a EDP tem vindo a defender ".
Observador Summer Sessions

"É perigoso ceder rede elétrica a outro país"

Summer Session com George E. Glass: Do "perigo" da OPA chinesa à EDP ao potencial que o gás natural tem para Portugal, passando por piadas sobre raças de cães, boxe e Madonna.
Observador Summer Sessions

"É perigoso ceder controlo da rede elétrica" /premium

O "perigo" da OPA da China Three Gorges à EDP, o gás natural em Portugal, raças de cães, boxe e Madonna. A Summer Session com o embaixador dos EUA em Portugal, George E. Glass, deu para tudo.
Autoridade da Concorrência

EDP acusada de abuso de posição dominante

308
Autoridade da Concorrência acusa EDP de abuso de posição dominante que terá causado um dano de 140 milhões de euros aos consumidores. Auditoria independente tinha revelado ganhos anormais.
EDP Renováveis

EDP reforça produção de energia eólica no Brasil

A EDP Renováveis, S.A. assegurou Contratos de Aquisição de Energia (CAEs) a 20 anos para a venda de eletricidade no mercado regulado brasileiro.
EDP

EDP processada por prestar serviços financeiros

Banco de Portugal abriu processo de contraordenação a duas empresas do grupo EDP por prestação de serviços de pagamento reservados a bancos e entidades financeiros. Coimas podem chegar a 10 milhões.
EDP

EDP pode perder 358 milhões das rendas que recebeu

169
Governo informou a EDP que recebeu mais 358 milhões com mudanças no regime de custos de manutenção do equilibro contratual (CMEC). Empresa pode ter que devolver rendas já recebidas aos consumidores.
EDP

OPA sobre EDP. Juncker defende nova regulação

O presidente da Comissão Europeia diz que Bruxelas está a seguir a OPA da China Three Gorges sobre a EDP mas comentou que, no quadro legal atual, cabe às autoridades reguladoras nacionais avaliar.
Incêndios

Eletricidade reposta em Monchique

A energia elétrica já foi restabelecida em todas as localidades do concelho de Monchique que foram afetadas pelo incêndio que lavrou na última semana.
EDP

EDP paga multa de 1,9 milhões e compensa clientes

EDP reconheceu infrações na atribuição da tarifa social e o regulador reduziu coima para 1,9 milhões de euros. Elétrica tem de compensar 140 clientes, com o pagamento de 100 euros.
António Vitorino

António Vitorino renuncia a cargos na EDP

Em 31 de julho, já havia renunciado ao cargo de vogal no Conselho de Administração do Santander. Em junho, António Vitorino foi eleito diretor da Organização Internacional das Migrações.
Cascais

Luz de Cascais e Oeiras reposta a 100%, diz EDP

486
Várias zonas de Cascais e Oeiras ficaram sem energia elétrica. Eletricidade foi reposta, confirmou a EDP Distribuição, que nega explosão e incêndio na sua instalação em Trajouce.
EDP

Altri acorda compra de 50% da EDP Bioeléctrica

A Altri anunciou em comunicado à CMVM que acordou com a EDP a compra dos 50% que ainda não detinha da EDP Produção - Bioeléctrica, por 55 milhões de euros.
EDP

Renováveis e Brasil asseguram crescimento da EDP

O presidente da EDP realçou impacto negativo de medidas regulatórias em Portugal, que tiveram um impacto negativo de 140 milhões de euros no primeiro semestre.
EDP

Decisões políticas custaram 144 milhões à EDP 

Resultados da elétrica caíram 16% no primeiro semestre para 380 milhões de euros. Decisões políticas e alterações regulatórias em Portugal tiveram impacto negativo de 144 milhões de euros.
EDP

MP ordenou revista a Pinho no aeroporto

242
Defesa assegura que Pinho não foi alvo de nenhuma revista. MP queria apreender documentos e fotografar cartões bancários para identificar novas contas. Diretor do DCIAP rejeita incidente de recusa.
EDP Renováveis

Lucros da EDP Renováveis sobem 4% para 139 milhões

A empresa, que tem sede em Madrid, mas que está cotada na bolsa de Lisboa, informa que as receitas totalizaram nos primeiros seis meses do ano 923 milhões de euros, menos 7% do que o ano anterior.
EDP

Governo compensou EDP por corte de rendas em 2013

230
Correspondência enviada à comissão de inquérito às rendas mostra que corte de 2013 nos juros pagos nos CMEC foi negociado com a EDP que obteve contrapartidas junto do Governo de Passos Coelho.
Energia Renovável

Que produtores de eletricidade ganham mais?

Estudo da ERSE confirma que eólicas mais antigas têm remuneração mais alta. Mas também há renováveis com rentabilidade inferior às centrais da EDP que beneficiam dos CMEC. 85% da produção tem apoios.
EDP

Extensão das barragens sem concurso foi ilegal

300
Ex-presidente da ERSE admite que decisão de Manuel Pinho de estender o prazo de exploração das barragens da EDP e da central de Sines para além do prazo inicial, sem concurso público, será ilegal.
EDP

Lei dos CMEC deixou regulador de pés e mãos atados

Ex-presidente da ERSE diz que lei que aprovou rendas às centrais da EDP em 2004 teve a "preocupação inequívoca" de retirar poder ao regulador. "Estávamos de pés e mãos atados", diz Vítor Santos.
Caso BES

Sócrates defende Pinho 

3.246
Ex-primeiro-ministro ataca Rui Rio e Carlos César e defende o seu ex-ministro da Economia em artigo de opinião publicado no Expresso.
EDP Renováveis

Renováveis. Nova oferta pode antecipar OPA chinesa

CMVM diz que uma eventual oferta concorrente à OPA chinesa sobre a EDP Renováveis pode ser registada primeiro e avançar antes da China Three Gorges, se o processo ficar instruído mais cedo.
EDP

Pinho falou tudo sobre energia e nada sobre GES

179
Fatura da eletricidade é uma vaca leiteira, mas o problema não são as rendas excessivas e sim o IVA. Ex-ministro da Economia de Sócrates deixou deputados sem respostas sobre alegados pagamentos do GES
EDP

GES ficou de fora, Pinho só falou sobre energia - como aconteceu

320
Ex-ministro recusou responder a factos relacionado com Grupo Espírito Santo. Manuel Pinho aceitou ir ao Parlamento na condição de falar só sobre energia. Querem descer o preço da luz, baixem o IVA.
Justiça

Incidente de recusa de Pinho impede interrogatório

391
Interrogatório não se verificou devido a um incidente de recusa dos procuradores. Pinho alega que o MP está a desrespeitar o juiz ao designá-lo como arguido e que queria impedir audição parlamentar.
EDP

10 pontos que explicam o silêncio de Pinho /premium

504
O ex-ministro da Economia vai ser ouvido esta terça-feira no DCIAP e no Parlamento. Conheça todas as suspeitas e os diversos casos de Pinho que vão ser abordados por procuradores e deputados.
EDP

Pinho vai ser ouvido no DCIAP antes de ir à AR

Ministério Público forçou interrogatório do ex-ministro da Economia esta terça-feira de manhã nas instalações do DCIAP. Magistrados do caso EDP não abdicam de ouvir Pinho primeiro do que os deputados.
EDP

Pinho volta a ser arguido após ida ao Parlamento

121
Ex-ministro da Economia vai ser constituído arguido pela segunda vez no caso EDP, após ser ouvido na Comissão Parlamentar de Economia no dia 17 de julho. Opções para ouvir Pinho são 18 ou 19 de julho.
EDP

EDP investe 799 milhões na rede elétrica até 2021

A EDP Distribuição é, atualmente, a empresa concessionária da rede de distribuição de alta e média tensão em Portugal Continental e das redes de baixa tensão dos 278 municípios portugueses,
EDP

Mira Amaral tem dúvidas sobre devolução dos CMEC

O antigo ministro da Energia Mira Amaral afirmou ter dúvidas sobre como poderiam ser devolvidos 3.000 milhões de euros que a EDP recebeu desde 2007 em Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual.
EDP Renováveis

EDP Renováveis ganha leilão eólico na Grécia

A EDP Renováveis entra em nova geografia, a Grécia, com parque eólico de 45 megawatts (MW). Durante 20 anos assegura tarifa garantida pela venda de energia.
Energia

Deputados ouvem Mira Amaral

O antigo ministro da Energia Mira Amaral é o segundo especialista a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito aos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC).
Energia

"Portugueses têm o dever" de saber se há petróleo /premium

468
Secretário de Estado da Energia tudo fará para preço da luz baixar em 2019, mas prioridade é limpar dívida. Para Jorge Seguro Sanches, antes de decidir se vai produzir, país deve saber se há petróleo.
EDP Renováveis

EDP Renováveis. Ações sobem para máximo de sempre

No início da tarde desta segunda-feira, as ações da EDP Renováveis estavam a cotar-se ao máximo de sempre de 8,995 euros, depois de terem mudado de mãos 65.843 "papéis".
EDP

Pinho ouvido em comissão parlamentar a 17 de Julho

O ex-ministro vai esclarecer as decisões tomadas enquanto esteve no governo, nomeadamente no setor energético, e o alegado relacionamento com o Grupo Espírito Santo (GES).
Energia

Municípios vão poder distribuir eletricidade

168
Estão a chegar ao fim os contratos de 20 anos que as autarquias celebraram com a EDP para fornecimento de eletricidade a famílias e empresas. E os municípios vão poder explorar diretamente a rede.
Eletricidade

Bruxelas foi conivente com as rendas em Portugal

281
Sampaio Nunes, autor da queixa contra ajudas de Estado à EDP, diz que a Comissão Europeia tem sido conivente com rendas que considera ilegais, como os contratos CMEC que Bruxelas validou.
Eletricidade

Tudo o que está a pagar na fatura da luz

487
Inquérito parlamentar vai passar a pente fino rendas excessivas do setor elétrico. Os chamados custos políticos pesam mais na fatura dos clientes domésticos: em cada 10 euros, 4 pagam estas decisões.
Eletricidade

Energia. Incompatibilidades devem ser discutidas

103
Secretário de Estado da Energia defende que é importante que a comissão de inquérito às rendas excessivas discuta a forma como os quadros se transferem entre o Estado e as empresas de energia.
EDP Renováveis

EDP elege administração para os próximos três anos

De acordo com o comunicado ao mercado, o Conselho de Administração da EDP Renováveis passará a ter 15 membros, uma redução face aos 17 elementos que agora integram este órgão.
EDP Renováveis

Engie nega preparar oferta sobre EDP Renováveis

A francesa Engie negou estar atualmente a preparar o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis, mas admite estar sempre atenta a "oportunidades de investimento".
EDP Renováveis

Engie estuda oferta sobre a EDP Renováveis

Grupo francês Engie está a equacionar uma oferta sobre ativos da EDP Renováveis, avança a Bloomberg. Em causa poderá estar uma OPA concorrente à chinesa ou uma proposta para ativos nos Estados Unidos.
EDP

EDP. CNIC Corporation detida por regulador chinês

CNIC Corporation controla 5% da EDP e é detida por estatal chinesa que gere reservas no estrangeiro. Financial Times escreve que empresa tem "evitado" ofertas rivais de utilities europeias.
EDP

Quem será chamado ao inquérito às rendas da EDP

São 100 nomes, em números redondos. Políticos, gestores, reguladores, atuais e ex-decisores do setor chamados à comissão parlamentar de inquérito às rendas da eletricidade. Quem chama quem?
EDP

Deputados aprovam audições a 100 personalidades

Comissão parlamentar de inquérito às rendas da eletricidade aprovou a audição de cerca de 100 personalidades e 17 entidades, incluindo os cinco primeiros-ministros que estiveram no poder desde 2004.
António Vitorino

EDP: Pinho quis Vitorino em nome do Estado em 2007

E-mail a que o Bloco de Esquerda teve acesso mostra que Manuel Pinho recomendou António Vitorino para justificar à Comissão Europeia "rendas excessivas" pagas à EDP, em 2007.
Comissão de Inquérito

Rendas da EDP. PSD quer chamar Costa

PSD quer ouvir na comissão de inquérito às rendas excessivas do setor elétrico todos os primeiros-ministros que estiveram em funções no período abrangido. Incluindo António Costa.
EDP

OPA/EDP. China Three Gorges discute operação

China Three Gorges vai continuar a debater os detalhes da OPA sobre a EDP com a empresa, depois de a elétrica portuguesa ter considerado que a oferta tem "mérito".
EDP

EDP responde à OPA: um exercício de equilibrismo

EDP responde à OPA da China Three Gorges. Uma no cravo e outra na ferradura: o preço é baixo, mas há "mérito" - e também dúvidas - sobre o projeto industrial apresentado pelo acionista chinês.
EDP

Preço é baixo e EDP tem dúvidas sobre execução 

Comissão executiva da EDP, liderada por António Mexia, diz que preço oferecido na OPA da China Three Gorges é baixo e tem dúvidas sobre execução do plano proposto.
EDP

OPA chinesa. EDP não pode tomar medidas de defesa

A gestão de António Mexia não tem poderes para adotar medidas de defesa da OPA lançada pelo seu maior acionista, a China Three Gorges, sem passar por outros órgãos da EDP, avisa supervisor do mercado.
EDP

Chineses "dão" barragens e eólicas fora da China

China Three Gorges está disposta a passar para a gestão da EDP os negócios renováveis que tem fora da China. Segundo a Bloomberg, proposta pretende compensar o preço baixo da OPA.
Eletricidade

Bloco e PCP exigem devolução de 510 milhões na luz

Governo volta a ser desafiado a exigir à EDP devolução do valor, supostamente pago a mais, ao abrigo dos contratos CMEC. Secretário de Estado de Energia diz que os serviços estão a fazer as contas.
EDP

A teia de poder da EDP /premium

1.666
O que parecia ser um caso de alegados benefícios concedidos à EDP pelo ex-ministro Manuel Pinho, transformou-se numa espécie de mini Operação Marquês. Pinho pode ser apenas a ponta do icebergue.
EDP

OPA chinesa não vai limitar gestão da EDP

China Three Gorges entregou pedido de registo da oferta pública de aquisição sobre a EDP. A gestão de Mexia fica livre das restrições previstas em caso de OPA. Pode comprar e vender ativos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)