EDP

EDP Renováveis

Renováveis. Nova oferta pode antecipar OPA chinesa

CMVM diz que uma eventual oferta concorrente à OPA chinesa sobre a EDP Renováveis pode ser registada primeiro e avançar antes da China Three Gorges, se o processo ficar instruído mais cedo.
EDP

Pinho falou tudo sobre energia e nada sobre GES

176
Fatura da eletricidade é uma vaca leiteira, mas o problema não são as rendas excessivas e sim o IVA. Ex-ministro da Economia de Sócrates deixou deputados sem respostas sobre alegados pagamentos do GES
EDP

GES ficou de fora, Pinho só falou sobre energia - como aconteceu

310
Ex-ministro recusou responder a factos relacionado com Grupo Espírito Santo. Manuel Pinho aceitou ir ao Parlamento na condição de falar só sobre energia. Querem descer o preço da luz, baixem o IVA.
Justiça

Incidente de recusa de Pinho impede interrogatório

386
Interrogatório não se verificou devido a um incidente de recusa dos procuradores. Pinho alega que o MP está a desrespeitar o juiz ao designá-lo como arguido e que queria impedir audição parlamentar.
EDP

10 pontos que explicam o silêncio de Pinho /premium

496
O ex-ministro da Economia vai ser ouvido esta terça-feira no DCIAP e no Parlamento. Conheça todas as suspeitas e os diversos casos de Pinho que vão ser abordados por procuradores e deputados.
EDP

Pinho vai ser ouvido no DCIAP antes de ir à AR

Ministério Público forçou interrogatório do ex-ministro da Economia esta terça-feira de manhã nas instalações do DCIAP. Magistrados do caso EDP não abdicam de ouvir Pinho primeiro do que os deputados.
EDP

Pinho volta a ser arguido após ida ao Parlamento

121
Ex-ministro da Economia vai ser constituído arguido pela segunda vez no caso EDP, após ser ouvido na Comissão Parlamentar de Economia no dia 17 de julho. Opções para ouvir Pinho são 18 ou 19 de julho.
EDP

EDP investe 799 milhões na rede elétrica até 2021

A EDP Distribuição é, atualmente, a empresa concessionária da rede de distribuição de alta e média tensão em Portugal Continental e das redes de baixa tensão dos 278 municípios portugueses,
EDP

Mira Amaral tem dúvidas sobre devolução dos CMEC

O antigo ministro da Energia Mira Amaral afirmou ter dúvidas sobre como poderiam ser devolvidos 3.000 milhões de euros que a EDP recebeu desde 2007 em Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual.
EDP Renováveis

EDP Renováveis ganha leilão eólico na Grécia

A EDP Renováveis entra em nova geografia, a Grécia, com parque eólico de 45 megawatts (MW). Durante 20 anos assegura tarifa garantida pela venda de energia.
Energia

Deputados ouvem Mira Amaral

O antigo ministro da Energia Mira Amaral é o segundo especialista a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito aos custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC).
Energia

"Portugueses têm o dever" de saber se há petróleo /premium

468
Secretário de Estado da Energia tudo fará para preço da luz baixar em 2019, mas prioridade é limpar dívida. Para Jorge Seguro Sanches, antes de decidir se vai produzir, país deve saber se há petróleo.
EDP Renováveis

EDP Renováveis. Ações sobem para máximo de sempre

No início da tarde desta segunda-feira, as ações da EDP Renováveis estavam a cotar-se ao máximo de sempre de 8,995 euros, depois de terem mudado de mãos 65.843 "papéis".
EDP

Pinho ouvido em comissão parlamentar a 17 de Julho

O ex-ministro vai esclarecer as decisões tomadas enquanto esteve no governo, nomeadamente no setor energético, e o alegado relacionamento com o Grupo Espírito Santo (GES).
Energia

Municípios vão poder distribuir eletricidade

168
Estão a chegar ao fim os contratos de 20 anos que as autarquias celebraram com a EDP para fornecimento de eletricidade a famílias e empresas. E os municípios vão poder explorar diretamente a rede.
Eletricidade

Bruxelas foi conivente com as rendas em Portugal

281
Sampaio Nunes, autor da queixa contra ajudas de Estado à EDP, diz que a Comissão Europeia tem sido conivente com rendas que considera ilegais, como os contratos CMEC que Bruxelas validou.
Eletricidade

Tudo o que está a pagar na fatura da luz

487
Inquérito parlamentar vai passar a pente fino rendas excessivas do setor elétrico. Os chamados custos políticos pesam mais na fatura dos clientes domésticos: em cada 10 euros, 4 pagam estas decisões.
Eletricidade

Energia. Incompatibilidades devem ser discutidas

103
Secretário de Estado da Energia defende que é importante que a comissão de inquérito às rendas excessivas discuta a forma como os quadros se transferem entre o Estado e as empresas de energia.
EDP Renováveis

EDP elege administração para os próximos três anos

De acordo com o comunicado ao mercado, o Conselho de Administração da EDP Renováveis passará a ter 15 membros, uma redução face aos 17 elementos que agora integram este órgão.
EDP Renováveis

Engie nega preparar oferta sobre EDP Renováveis

A francesa Engie negou estar atualmente a preparar o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis, mas admite estar sempre atenta a "oportunidades de investimento".
EDP Renováveis

Engie estuda oferta sobre a EDP Renováveis

Grupo francês Engie está a equacionar uma oferta sobre ativos da EDP Renováveis, avança a Bloomberg. Em causa poderá estar uma OPA concorrente à chinesa ou uma proposta para ativos nos Estados Unidos.
EDP

EDP. CNIC Corporation detida por regulador chinês

CNIC Corporation controla 5% da EDP e é detida por estatal chinesa que gere reservas no estrangeiro. Financial Times escreve que empresa tem "evitado" ofertas rivais de utilities europeias.
EDP

Quem será chamado ao inquérito às rendas da EDP

São 100 nomes, em números redondos. Políticos, gestores, reguladores, atuais e ex-decisores do setor chamados à comissão parlamentar de inquérito às rendas da eletricidade. Quem chama quem?
EDP

Deputados aprovam audições a 100 personalidades

Comissão parlamentar de inquérito às rendas da eletricidade aprovou a audição de cerca de 100 personalidades e 17 entidades, incluindo os cinco primeiros-ministros que estiveram no poder desde 2004.
António Vitorino

EDP: Pinho quis Vitorino em nome do Estado em 2007

E-mail a que o Bloco de Esquerda teve acesso mostra que Manuel Pinho recomendou António Vitorino para justificar à Comissão Europeia "rendas excessivas" pagas à EDP, em 2007.
Comissão de Inquérito

Rendas da EDP. PSD quer chamar Costa

PSD quer ouvir na comissão de inquérito às rendas excessivas do setor elétrico todos os primeiros-ministros que estiveram em funções no período abrangido. Incluindo António Costa.
EDP

OPA/EDP. China Three Gorges discute operação

China Three Gorges vai continuar a debater os detalhes da OPA sobre a EDP com a empresa, depois de a elétrica portuguesa ter considerado que a oferta tem "mérito".
EDP

EDP responde à OPA: um exercício de equilibrismo

EDP responde à OPA da China Three Gorges. Uma no cravo e outra na ferradura: o preço é baixo, mas há "mérito" - e também dúvidas - sobre o projeto industrial apresentado pelo acionista chinês.
EDP

Preço é baixo e EDP tem dúvidas sobre execução 

Comissão executiva da EDP, liderada por António Mexia, diz que preço oferecido na OPA da China Three Gorges é baixo e tem dúvidas sobre execução do plano proposto.
EDP

OPA chinesa. EDP não pode tomar medidas de defesa

A gestão de António Mexia não tem poderes para adotar medidas de defesa da OPA lançada pelo seu maior acionista, a China Three Gorges, sem passar por outros órgãos da EDP, avisa supervisor do mercado.
EDP

Chineses "dão" barragens e eólicas fora da China

China Three Gorges está disposta a passar para a gestão da EDP os negócios renováveis que tem fora da China. Segundo a Bloomberg, proposta pretende compensar o preço baixo da OPA.
Eletricidade

Bloco e PCP exigem devolução de 510 milhões na luz

Governo volta a ser desafiado a exigir à EDP devolução do valor, supostamente pago a mais, ao abrigo dos contratos CMEC. Secretário de Estado de Energia diz que os serviços estão a fazer as contas.
EDP

A teia de poder da EDP /premium

1.666
O que parecia ser um caso de alegados benefícios concedidos à EDP pelo ex-ministro Manuel Pinho, transformou-se numa espécie de mini Operação Marquês. Pinho pode ser apenas a ponta do icebergue.
EDP

OPA chinesa não vai limitar gestão da EDP

China Three Gorges entregou pedido de registo da oferta pública de aquisição sobre a EDP. A gestão de Mexia fica livre das restrições previstas em caso de OPA. Pode comprar e vender ativos.
EDP

OPA chinesa. Vespeiro regulatório e teste à Europa /premium

OPA da China Three Gorges sobre a EDP joga-se em vários tabuleiros. Madrid avisa para o "vespeiro regulatório". Danos colaterais podem chegar à REN. Negócio vai testar "pruridos" europeus à China.
Comissão de Inquérito

Rendas elétricas. Bloco chama Salgado e Sócrates 

Bloco quer ouvir mais de 40 personalidades na comissão parlamentar de inquérito às rendas ditas "excessivas" da eletricidade. Salgado e vários ex-primeiros ministros, como José Sócrates, incluídos.
António Costa

Costa pede votação "o mais expressiva possível"

129
Primeiro-ministro ensaia retórica tímida da maioria absoluta. Pede "as melhores condições de governação possível" e diz, sobre o ministro Siza Vieira, que se houver ilegalidade está "demitido".
EDP

Juiz Ivo Rosa com nova derrota na Relação

991
Juiz de instrução impediu procuradores de acederem a informação bancária e fiscal de António Mexia e de João Manso Neto. Relação diz que não tem competência para impedir investigação do DCIAP.
EDP

Juiz trava acesso a contas e impostos no caso EDP

1.696
Juiz travou acesso a dados bancários e fiscais de António Mexia e Manso Neto, que ficam assim fora da investigação do caso EDP que averigua suspeitas de corrupção envolvendo os CMEC.
Justiça

Caso EDP. Advogado nega destruição de emails

O advogado de António Mexia, arguido no caso EDP e presidente da energética, nega que tenham sido destruídos emails recolhidos na Operação Marquês e no caso BES. Despacho de juiz sugeria o contrário.
EDP

Conselho da EDP quer esclarecer conflitos na OPA

Conselho geral e supervisão da EDP perguntou se maior acionista, a China Three Gorges, pode votar em matérias relacionados com a OPA que lançou. CMVM remeteu para o código das sociedades comerciais.
Justiça

E-mails do caso EDP vão ser destruídos

3.638
O avanço do caso EDP pode estar comprometido depois do juiz ter ordenado a destruição dos e-mails de António Mexia e outros suspeitos. Não foram os procuradores do caso a recolher a correspondência.
EDP

EDP avança com venda de défice tarifário

A EDP mandatou a StormHarbour e o Banco Santander Totta para avançarem com uma operação de titularização de défice tarifário relativo a 2018, anunciou esta quarta-feira a elétrica.
EDP

Saúde nossa de cada dia 

Corpo são e mente sã. 10 respostas a uma das grandes preocupações dos portugueses: a saúde.
EDP

PSD leva ao Parlamento lei que facilta OPA chinesa

PSD vai manter pedido de apreciação parlamentar do diploma que mudou contagem de votos de acionistas com o mesmo dono. Para Leitão Amaro, a OPA sobre EDP deu razões às suspeitas suscitadas há um ano.
Corrupção

Pinho: "Foi Costa que me apresentou Sócrates"

948
Diz que voltar à política "nem pensar", e que conheceu José Sócrates em 2004: foi António Costa quem os apresentou num camarote do BES na Luz. Ex-ministro respondeu a 16 perguntas do Expresso.
EDP

PSD: Siza não devia ter pedido escusa antes?

O PSD anunciou um conjunto de perguntas sobre o pedido de escusa do ministro Adjunto de matérias relativas ao setor elétrico, questionando se este não devia ter acontecido antes.
EDP

EDP. Ministro recebeu ex-clientes antes da OPA

Ministro-adjunto pediu escusa de temas relacionados com energia, mas, antes, chegou a reunir-se com a China Three Gorges, cliente do seu antigo escritório de advogado. Reunião foi antes da OPA à EDP.
Justiça

Manuel Pinho não voltará à vida política

354
A passagem pelo primeiro Governo de José Sócrates, entre 2005 e 2009, foi um exercício temporário, explica o antigo ministro, que garante que essa é uma experiência que não quer repetir.
EDP

Manuel Pinho já não é arguido no caso EDP

2.205
Manuel Pinho e Miguel Barreto já não são arguidos. O juiz de instrução anulou a constituição de arguido por razões formais mas MP poderá voltar a imputar suspeitas aos ex-responsáveis públicos.
EDP

Governo mudou lei que ajuda chineses na OPA à EDP

266
Programa Capitalizar, onde participava o agora ministro Pedro Siza Vieira (que pediu escusa do dossiê China/EDP), promoveu uma alteração legislativa controversa que vai ter influência na OPA à EDP.
EDP

Chineses da CNIC fora das contas da OPA sobre EDP

Grupo chinês CNIC, que tem 5% da EDP, não entra na contagem de votos atribuídos à China Three Gorges na OPA sobre elétrica. Isto apesar dos direitos de voto dos dois serem imputáveis ao Estado chinês.
EDP Renováveis

EDP Renováveis fecha contrato com empresa no Texas

A EDP renováveis fechou um contrato de 15 anos com uma empresa do segmento Comercial e Industrial para a venda de energia produzida pelo projeto eólico de Hidalgo II, no Texas (EUA).
EDP

Siza Vieira não vai intervir durante a OPA da EDP

Ministro adjunto de António Costa pediu para não intervir em decisões sobre o setor elétrico enquanto durar oferta sobre a EDP. Siza Vieira foi sócio de escritório que assessora o grupo chinês.
EDP

OPA/EDP. Elétrica considera baixo o preço

A EDP considera que o preço oferecido pela China Three Gorges (Europe) para adquirir a elétrica portuguesa é baixo, numa nota enviada hoje à Comissão do Mercado do Valores Mobiliários.
EDP

EDP pode rejeitar OPA da China Three Gorges

EDP acha baixo o valor proposto por chineses subvaloriza a elétrica. Bloomberg diz que a gestão está a trabalhar com consultores financeiros para uma eventual defesa da OPA. Ações disparam mais de 9%.
China

EDP: um intrigante silêncio /premium

Ficou célebre a máxima de Xi Jinping: “Governo, militares, sociedade e escolas — Norte, Sul, Este e Oeste — o partido é o líder de todos”. Portugal estará incluído?
EDP

Os obstáculos à ofensiva chinesa sobre a EDP

Uma maratona de autorizações regulatórias, entraves quase certos em Bruxelas, uma gestão com vontade própria e um preço baixo. Muito pode falhar na OPA chinesa à EDP. O jogo ainda agora começou.
EDP

Jerónimo ataca OPA à EDP e quer renacionalização

1.633
O secretário-geral do PCP diz que uma empresa como a EDP "não pode estar sujeita à disputa por parte de grupos económicos ou de Estados estrangeiros" e defende renacionalizarão da empresa.
EDP

Pequenos investidores consideram OPA à EDP natural

O presidente da associação de pequenos investidores ATM considerou que a OPA da China Three Gorges à EDP "é natural", mas falta informação sobre as contrapartidas oferecidas.
EDP

Governo sem reservas sobre OPA de chineses à EDP

189
O primeiro-ministro elogiou o comportamento dos investidores chineses em Portugal e disse que o Governo não tem reservas sobre o negócio. Importante para os acionistas é saber o projeto para a empresa
António Mexia

Relação manda analisar todos os emails de Mexia

207
Ivo Rosa mandou restringir a análise dos 38 megabytes de emails de António Mexia por entender que era “uma grande quantidade”. Agora o Tribunal da Relação veio ordenar uma análise mais rigorosa.
EDP

OPA chinesa à EDP pode custar até 10,2 mil milhões

187
China Three Gorges oferece 3,26 euros por ação na oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP. Também há uma OPA sobre EDP Renováveis. Bruxelas pode travar negócio por causa de chineses da REN.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)