910kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Crise em Moçambique

Moçambique

Nyusi: "Somos um Estado de direito democrático"

O Presidente de Moçambique afirmou que o recurso à violência não pode ser normal, lembrando que diferenças sempre existirão e que é preciso manter a ordem.
Porto

Trinta moçambicanos exigem clarificação eleitoral

Manifestantes apelaram ainda a uma tomada de posição do Estado português para acabar com o clima de violência.
Noticiário

8h. Ministra da Saúde visita INEM

Antes, Ana Paula Martins vai ser ouvida no Parlamento sobre o Orçamento do Estado. Em Moçambique, Venâncio Mondlane convoca mais três dias de protestos que começam hoje.
Resposta Pronta

IL. Portugal deve superar "traumas pós-coloniais"

Rodrigo Saraiva, IL, pede que não se reconheçam os resultados eleitorais em Moçambique. Portugal deve "superar traumas pós-coloniais" e condenar violações a direitos dos cidadãos por parte de Maputo.
Noticiário

21h. Trump. Julgamento pode ficar em pausa 

O pedido foi feito pelo procurador especial norte-americano. Ainda, o presidente moçambicano afirma que a ação da polícia permitiu evitar situações de pilhagens em Maputo.
Noticiário

13h. Martim Moniz. Terminou a operação da PSP

A operação policial na zona do Martim Moniz pretendia fiscalizar estabelecimentos comerciais e pessoas. Ainda, PS/Madeira disponível para viabilizar moção de censura do Chega ao Governo Regional.
Resposta Pronta

Moçambique: "É um cenário de Guerra"

Rafael Machalela, jornalista moçambicano, diz que os protestos contra o governo se transformaram num cenário de guerra. Reconhece ainda que só com muita luta o povo pode tomar o poder.
Noticiário

16h. JF Benfica pede sistema de videovigilância

Ricardo Marques esteve reunido com os moradores para apurar os prejuízos. Ainda, os preços previstos no subsídio social de mobilidade para as ligações entre os Açores e o continente vão baixar.
Crise em Moçambique

EUA premeiam ativista em Cabo Delgado 

Júlia Wachave trabalha em Cabo Delgado há 14 anos em centros de acolhimento de mulheres, integrando a ONU Mulheres. As suas ações criaram um "futuro mais seguro e esperançoso".
Moçambique

Moçambique: mortes pelo ISIS diminuíram em 2023

Os dados são do governo que apesar do regresso dos ataques do ISIS-Moçambique a quatro províncias diz não se tratarem "de um recrudescimento". Os novos ataques já provocaram 99.313 deslocados.
Moçambique

Dívidas ocultas. "Irresponsável" pedir aval da AR

"Pedir àqueles que matam os moçambicanos que aceitem que o governo vá buscar mais armas, mais recursos para combatê-los, não é realista, eu diria mesmo que é irresponsável" disse Guebuza no tribunal.
Crise em Moçambique

Moçambique. Respostas para criminalidade no país

Arsénia Massingue reconhece que o desempenho do Serviço de Investigação Criminal "está muito longe" de responder às expectativas dos moçambicanos. A ministra exige pessoal "instruído e treinado".
Moçambique

Moçambique. Força militar abate 10 insurgentes

Ministro da Defesa esclarece que "as forças [conjuntas] atacaram uma base, onde abateram 10 terroristas e neste momento ainda decorrem operações de limpeza".
Moçambique

PR moçambicano diz que terrorismo afetou o norte

O PR moçambicano assinalou que a ofensiva conjunta das Forças de Defesa e Segurança moçambicanas, da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e do Ruanda reduziu a ação de grupos armados.
Moçambique

EUA avisam: Moçambique é abrigo para terroristas

Os EUA deixam um forte aviso de que Moçambique pode ser um "porto seguro para terroristas" nomeadamente do Estado Islâmico. Houve um aumento de 130% do número de ataques em comparação com 2019.
Crise em Moçambique

Fome. Deslocados trocam arroz por outros bens

O arroz é quase a moeda local, num esforço para tentar combater a fome, já que é o produto predominante recebido pelas ONGs. Aconselha-se a intensificar a produção agrícola.
Moçambique

Raparigas moçambicanas vítimas de tráfico

Relatório da Human Rigths Watch estima que as 600 raparigas desaparecidas em Cabo Delgado sejam vítimas de tráfico sexual, onde além de vendidas a terceiros, são obrigadas a casar com sequestradores.
Crise em Moçambique

Só 1 em cada 10 famílias tem alimentação aceitável

Segundo as conclusões, globalmente 60% dos agregados familiares inquiridos em Cabo Delgado têm uma situação de segurança alimentar "pobre" e 27% "no limite".
Crise em Moçambique

Terrorismo em Cabo Delgado pode espalhar-se

A intervenção militar regional permitiu pacificar a região, mas há que ter em conta elementos externos, porque alguns insurgentes são de fora. Têm também existido manifestações locais.
Moçambique

Missão com liderança portuguesa "faz história"

O ministro da Defesa de Moçambique diz que a missão, dedicada ao combate e também à proteção da população — em particular de mulheres e crianças — é o "caminho certo" para as Forças Armadas do país.
Moçambique

Milho 8% a 27% mais barato me Moçambique

Crise humanitária em Cabo Delgado é a única que causa alarme nas previsões de segurança alimentar a sete meses em Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Quase um milhão precisa de alimentos

O Programa Alimentar Mundial vai continuar a entregar "rações semestrais equivalentes a 39% das quilocalorias diárias", ou seja, menos do que é suposto para que a ajuda dure mais tempo.
Crise em Moçambique

Banco Mundial anuncia 86 milhões para Moçambique

Com as áreas reconquistadas recentemente há muita gente que quer voltar para as suas zonas de origem. "Mas eles não podem voltar sem que as condições básicas tenham sido criadas", diz Banco Mundial.
Crise em Moçambique

Moçambique. Deslocadas criam poupança solidária

Muanansali Dade faz biscates todos os dias, sobretudo a limpar campos de cultivo de quem precisa, a fim de conseguir juntar cerca de três euros para ao fim do mês contribuir para o "xitique".
Moçambique

China doa produtos alimentares a Cabo Delgado

Entre os produtos, adquiridos no mercado local, foram entregues 200 toneladas de arroz, 300 toneladas de farinha de milho e 24 mil litros de óleo de cozinha.
Crise em Moçambique

Renamo defende diálogo com grupos armados

"Apoiamos aqueles que aconselham à necessidade de se desencadear mecanismos de diálogo com os agressores visando alcançar uma paz duradoira e sustentável", declarou principal partido da oposição.
Crise em Moçambique

Moçambique. ONG's só recebem metade do que pedem

"Dos 254 milhões de dólares (218 milhões de euros) requisitados, apenas 55% foi recebido, criando uma lacuna de 114 milhões de dólares (98 milhões de euros)", lê-se em comunicado.
Crise em Moçambique

Apoio dos EUA a Moçambique focado na formação

O adido de Defesa da embaixada norte-americana em Maputo apontou a capacitação de militares como o foco do apoio dos Estados Unidos às forças moçambicanas que combatem grupos armados em Cabo Delgado.
Crise em Moçambique

Missão angolana "está a cumprir bem o seu papel"

"Esperamos agora para a fase posterior, ou seja, fase de retirada das forças para os seus países de origem", disse Pereira Furtado. Contudo, assevera: "O posto de comando local está a funcionar" bem.
Renamo

Líder dissidente da Renamo teve "fim que escolheu"

"Está aberta em Moçambique uma democracia em que as pessoas podem participar de maneira cívica e sem usar a violência, portanto, eu acho que, infelizmente, Nhongo escolheu este fim", disse Mia Couto.
Crise em Moçambique

Ex-presidente apela à paz em Moçambique

Para Joaquim Chissano, o diálogo para resolver diferenças políticas deve ser sempre uma prioridade em qualquer situação, mas quando o alvo dos ataques é o povo o Estado é obrigado a agir.
Moçambique

Moçambique. 866 mil precisam de ajuda alimentar

Um relatório diz que mais de 800.000 em Cabo Delgado vão precisar de ajuda alimentar até junho de 2022. A crise alimentar atinge um nível de emergência e a assistência é limitada.
Direitos Humanos

HRW apela ao fim de crianças-soldado em Moçambique

"Um dos homens bateu na cabeça da minha mulher com uma AK-47 para a forçar a libertar o nosso filho, enquanto o outro homem ameaçou matar-nos a todos se não deixássemos o rapaz", conta um homem.
Crise em Moçambique

Conflitos em Cabo Delgado criaram recessão de 3,4%

"Perdemos 5 mil Pequenas e Médias Empresas, o que significa que há 600 milhões de dólares que se perderam, para além das 800 mil pessoas deslocadas", disse o Ministro das Finanças de Moçambique.
Crise em Moçambique

Moçambique: Deslocados sonham com regresso a casa

Deslocados de Palma, no norte de Moçambique, pensam em regressar a casa, mas queixam-se da falta de meios para viajar e voltar a mudar de vida, meio ano depois de fugirem da guerra em Cabo Delgado.
Moçambique

Millenium Bim volta a Palma quando for seguro

O banco Millenium Bim admite retomar a atividade no distrito de Palma quando "as condições todas estiverem criadas", afirma José Mesquita. "Não podemos ter os nossos colaboradores a correr riscos."
Crise em Moçambique

Cabo Delgado: um ano depois, eletricidade regressa

Um ano depois do corte na eletricidade, provocado pelo conflito armado em Cabo Delgado, a eletricidade voltou à vila de Mueda. Várias atividades económicas que requerem eletricidade "serão retomadas".
Crise em Moçambique

Cabo Delgado: do avanço militar à negociação?

Como a participação das tropas ruandesas e a retomada de Mocímboa da Praia mudou o conflito em Cabo Delgado. A negociação não é impossível: o Estado sabe quem são os insurgentes. Ensaio de João Feijó.
Zoom

Violência em Moçambique. "Não há um fim à vista"

"É importantíssima a ocupação" de Mocímboa da Praia, diz António Pacheco. O especialista em Assuntos Africanos explica que "não há casos de vitória de grupos armados, é preciso haver conversações".
Zoom

"Tem havido oportunismo" nas ajudas a Cabo Delgado

Três meses depois do ataque em Cabo Delgado, o investigador João Feijó diz que "a violência continua, apesar da menor atenção internacional". E aponta "oportunismo" na chegada das ajudas ao terreno.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.