922kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Crise em Moçambique

Noticiário

9h. Problemas na circulação do Metro de Lisboa

A interrupção deve-se a um incidente com um passageiro. O Metro avisa que a interrupção poderá ser prolongada. Ainda, Paulo Rangel na tomada de posse de Daniel Chapo, em Moçambique.
Noticiário

8h. Moçambique. ONG denuncia três mortes em Maputo

As mortes, denunciadas pela ONG Centro para a Democracia e Desenvolvimento, terão acontecido num bairro nos arredores de Maputo, durante a madrugada. Ainda, o caso BES e a política nacional.
Crise em Moçambique

Dois dias com o “Messias” no seu esconderijo

Os dilemas entre negociar o poder e resistir na rua. A relação com políticos portugueses. E o secretário que foi barbeiro. O Observador em Maputo: dois dias com Venâncio Mondlane.
Direto ao Assunto

Moçambique. Ana Gomes contra "complexos coloniais"

A antiga candidata presidencial e diplomata Ana Gomes é contra Portugal fazer-se representar na tomada de posse de Daniel Chapo e pede a Paulo Rangel que se encontre com Venâncio Mondlane.
Noticiário

15h. Rangel rejeita acusação de Mondlane

Paulo Rangel assegura que mantém totalmente tudo o que disse numa entrevista citada por Mondlane. Ainda, a Pres. da Câmara de Almada alerta para a urgência de reforçar a rede de comboios Fertagus.
Crise em Moçambique

Sobem para 300 as mortes durante os protestos

Organização não-governamental actualizou para 300 as mortes nos protestos em Moçambique. Mais de 600 pessoas foram baleadas. Na segunda-feira, quando deputados tomavam posse, morreram seis pessoas.
Noticiário

7h. Carlos Costa Neves toma hoje posse

Antigo ministro e eurodeputado assume funções esta manhã. Ainda neste jornal, Paulo Rangel considera que a representação portuguesa na tomada de posse de Daniel Chapo é "adequada".
Noticiário

00h. Ministra Justiça surpreendida por reunião

Presidente da AR anunciou encontro com presidente do Supremo Tribunal de Justiça e outros operadores judiciários. Rita Alarcão Júdice não foi informada da reunião, nem convidada.
Noticiário

23h. CML: Alexandra Leitão poderá ser candidata PS

A dias de ser conhecida a decisão, o Observador apurou que a líder parlamentar dos socialistas é quem que aparece mais bem posicionada, principalmente pelo comportamento nos estudos de opinião.
Semáforo Político

MNE em Moçambique. Marcelo chateado com o Governo?

Marcelo pode não gostar de ser Paulo Rangel a representar Portugal na tomada de posse de Daniel Chapo - não é a solução perfeita, mas foi resolvida à portuguesa. E a esquerda: faz favores à direita?
Noticiário

14h. Donald Trump prestes a conhecer sentença

Trump tinha sido declarado culpado de 34 crimes. Ainda, foi aprovada a resolução da IL contra o reconhecimento por parte do Governo das eleições presidenciais em Moçambique.
Atualidade

Violência no regresso de Mondlane a Moçambique

O candidato presidencial chegou esta manhã a Maputo e, ainda no aeroporto, autoproclamou-se Presidente de Moçambique. Mas a chegada ficou marcada por caos e violência e já há dois mortos.
Noticiário

12h. Ana Gomes condena opressão em Moçambique

Ana Gomes considera que Portugal deve condenar publicamente a opressão do regime moçambicano. Ainda, Mariana Mortágua volta a criticar a operação da PSP no Martim Moniz.
Noticiário

9h. Dois mortos no regresso de Venâncio Mondlane

Advogado dá conta de duas vítimas, sendo que uma delas é um jovem atingido a tiro na cabeça. Ainda, salário de Hélder Rosalino como consultor do Banco de Portugal é semelhante ao de administrador.
Noticiário

7h. Venâncio Mondlane já chegou a Moçambique

A chegada do candidato presidencial surge numa altura de enorme tensão política no país. Mondlane tem apelado a vários Governos que o reconheçam como Presidente legítimo de Moçambique.
Moçambique

Maputo. 35 mortos após rebeliões nas cadeias

Número de mortos após a fuga de 1.534 reclusos em Maputo subiu para 35. Rebelião aconteceu a 25 de dezembro, em duas cadeias, e 332 reclusos já foram entretanto recapturados pelas autoridades.
Moçambique

Atividade empresarial em Moçambique em queda

Tensão pós-eleitoral em Moçambique provocou a maior queda mensal do índice PMI desde 2020. Protestos e greves afetaram a produção, encomendas e perspetivas económicas.
Moçambique

Violação de direitos das crianças aumentam 400%

A Unicef alerta para um aumento de 400% de violações dos direitos das crianças em Cabo Delgado, Moçambique, no primeiro semestre de 2024. A organização apela a medidas imediatas para conter a crise.
Moçambique

Moçambique. 6 detidos por saques em manifestações

Seis jovens foram detidos na Beira, Moçambique, acusados de saques durante os protestos pós-eleitorais em Sofala. A polícia recuperou bens e apela à devolução voluntária dos restantes.
Noticiário

20h. Venâncio Mondlane vai regressar a Moçambique

2 meses depois de ter deixado o país, Venâncio Mondlane vai regressar a Moçambique. Ainda neste jornal, Edmundo González deve reunir-se hoje com Joe Biden.
Moçambique

Moçambique. Professores ameaçam fazer boicote

Professores ameaçam boicotar exames especiais de janeiro e adiar o início do ano letivo caso o Governo não pague horas extraordinárias em atraso desde 2022.
Moçambique

Quase mil moçambicanos pediram asilo em Essuatíni

Na sequência da crise pós-eleitoral em Moçambique, perto de mil moçambicanos solicitaram asilo junto do Reino de Essuatíni, país que faz fronteira com a capital moçambicana, Maputo.
Sob Escuta

Venâncio Mondlane: "Certamente que eu vou governar

Até parava já as manifestações, mas o povo não quer. Sabe que pode morrer mas a 15 de janeiro, o candidato que contesta as eleições, estará em Moçambique. E diz que vai governar.
Moçambique

Moçambique. 77 viaturas de saúde destruídas

As manifestações em Moçambique resultaram na destruição de 77 viaturas da saúde e no incêndio do centro de abastecimento de medicamentos, causando prejuízos superiores a 14,3 milhões de euros.
A História do Dia

Até onde vão os protestos em Moçambique?

125 pessoas foram mortas esta semana em Moçambique, na sequência dos protestos pós-eleitorais. Quem consegue travar a violência? Uma conversa com Dulce Neto, editora executiva do Observador.
Moçambique

Brasil preocupado com tumultos em Moçambique

O Brasil expressa preocupação com violência pós-eleitoral em Moçambique e pede diálogo entre governo e oposição, a fim de garantir a paz naquele país.
Moçambique

Marcelo e Montenegro como desumanos lesa-pátria

O Bloco Central, PSD e PS, não compreendem que, desde o fim do Império Colonial, Venâncio Mondlane é o primeiro líder africano a oferecer a Portugal a possibilidade de relações adultas e honestas.
Resposta Pronta

Moçambique. “Estamos a viver um clima de medo”

O investigador admite que se vive um clima de medo devido à fuga de mais de mil e quinhentos prisioneiros da prisão. João Feijó diz que a situação é imprevisível e que são pessoas muito perigosas. 
Noticiário

14h. Mondlane: discurso de Marcelo "lamentável"

O candidato presidencial moçambicano reagiu aos comentários do Presidente da República e do primeiro-ministro de Portugal sobre a proclamação de Daniel Chapo como vencedor das eleições.
Moçambique

Nyusi: "Somos um Estado de direito democrático"

O Presidente de Moçambique afirmou que o recurso à violência não pode ser normal, lembrando que diferenças sempre existirão e que é preciso manter a ordem.
Porto

Trinta moçambicanos exigem clarificação eleitoral

Manifestantes apelaram ainda a uma tomada de posição do Estado português para acabar com o clima de violência.
Noticiário

8h. Ministra da Saúde visita INEM

Antes, Ana Paula Martins vai ser ouvida no Parlamento sobre o Orçamento do Estado. Em Moçambique, Venâncio Mondlane convoca mais três dias de protestos que começam hoje.
Resposta Pronta

IL. Portugal deve superar "traumas pós-coloniais"

Rodrigo Saraiva, IL, pede que não se reconheçam os resultados eleitorais em Moçambique. Portugal deve "superar traumas pós-coloniais" e condenar violações a direitos dos cidadãos por parte de Maputo.
Noticiário

21h. Trump. Julgamento pode ficar em pausa 

O pedido foi feito pelo procurador especial norte-americano. Ainda, o presidente moçambicano afirma que a ação da polícia permitiu evitar situações de pilhagens em Maputo.
Noticiário

13h. Martim Moniz. Terminou a operação da PSP

A operação policial na zona do Martim Moniz pretendia fiscalizar estabelecimentos comerciais e pessoas. Ainda, PS/Madeira disponível para viabilizar moção de censura do Chega ao Governo Regional.
Resposta Pronta

Moçambique: "É um cenário de Guerra"

Rafael Machalela, jornalista moçambicano, diz que os protestos contra o governo se transformaram num cenário de guerra. Reconhece ainda que só com muita luta o povo pode tomar o poder.
Noticiário

16h. JF Benfica pede sistema de videovigilância

Ricardo Marques esteve reunido com os moradores para apurar os prejuízos. Ainda, os preços previstos no subsídio social de mobilidade para as ligações entre os Açores e o continente vão baixar.
Crise em Moçambique

EUA premeiam ativista em Cabo Delgado 

Júlia Wachave trabalha em Cabo Delgado há 14 anos em centros de acolhimento de mulheres, integrando a ONU Mulheres. As suas ações criaram um "futuro mais seguro e esperançoso".
Moçambique

Moçambique: mortes pelo ISIS diminuíram em 2023

Os dados são do governo que apesar do regresso dos ataques do ISIS-Moçambique a quatro províncias diz não se tratarem "de um recrudescimento". Os novos ataques já provocaram 99.313 deslocados.
Moçambique

Dívidas ocultas. "Irresponsável" pedir aval da AR

"Pedir àqueles que matam os moçambicanos que aceitem que o governo vá buscar mais armas, mais recursos para combatê-los, não é realista, eu diria mesmo que é irresponsável" disse Guebuza no tribunal.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.