234kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Crise em Moçambique

Crise em Moçambique

Fundação Aga Khan preocupada com Moçambique 

Fundação está presente em cinco distritos de Cabo Delgado e 190 aldeias atualmente, beneficiando mais de 197 mil moçambicanos. "Isto tem de se resolver", frisa Nazim Ahmad.
Moçambique

Cabo Delgado: da falta de esperança à insurgência /premium

147
Jovens marginalizados radicalizaram-se e acabaram a jurar fidelidade ao Daesh, recorrendo ao tráfico para se financiarem. Incapaz de resolver o problema, Maputo resiste a pedir apoio internacional.
Resposta Pronta

"Governo de Moçambique tem mudado a narrativa"

Pedro Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional em Portugal, defende a possibilidade de "crimes de guerra" em Cabo Delgado e sublinha: "Governo de Moçambique tentou encobrir acontecimentos".
Moçambique

Cabo Delgado. Agências humanitárias sem recursos

As agências humanitárias das Nações Unidas afirmam que estão sem dinheiro e sem itens essenciais, como comida e medicamentos, para socorrer toda a população de Cabo Delgado.
Crise em Moçambique

Moçambique. Português ferido foi transferido

O português ferido nos ataques de grupos armados à vila de Palma, em Moçambique, foi transferido para a África do Sul para receber tratamento médico.
Crise em Moçambique

Moçambique. Católicos alertam para fome e cólera 

131
Segundo o relato de um missionário em Nangololo, destruída pelos terroristas, estes grupos continuam a atacar povoações, "há uma profunda precariedade alimentar" e há casos de cólera e de malária.
Igreja Católica

Renúncia quaresmal de Viana para Moçambique 

A diocese de Viana do Castelo anunciou que partilhará os bens doados na Quaresma com a diocese de Pemba, em Cabo Delgado. A província moçambicana encontra-se fustigada pela violência terrorista.
Igreja Católica

Renúncia quaresmal da Guarda doada a Moçambique 

O bispo da Guarda anunciou numa mensagem que metade da renúncia quaresmal da diocese reverterá para o bispo de Pemba, Moçambique, que vive uma grave crise provocada pelos confrontos em Cabo Delgado.
União Europeia

Parlamento prioritiza crise moçambicana

Parlamento aprovou uma resolução que prioritiza a crise humanitária de Moçambique na agenda da presidência portuguesa da UE. Mais de duas mil pessoas morreram nos últimos três anos em Moçambique.
Resposta Pronta

"UE desconhece situação em Cabo Delgado"

Isabel Santos, eurodeputada socialista, considera que "não há desinteresse por parte de Portugal" na crise humanitária de Moçambique, mas afirma que na União Europeia desconhece-se a gravidade.
Conversas de Fim de Tarde

"Em cada pessoa há um verdadeiro drama"

159
Cabo Delgado está há 3 anos sob ataque. Carlos Almeida, coordenador da HELPO em Moçambique, acompanha de perto o "profundo drama humanitário" da província. "Tudo o que vejo é um murro no estômago".
Moçambique

Cimeira vai debater situação em Cabo Delgado

A violência armada em Cabo Delgado, em Moçambique, vai ser o assunto abordado numa cimeira extraordinária da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, a realizar em janeiro.
Crise em Moçambique

África do Sul exporta armamento para Moçambique

Pelo menos cinco veículos blindados "Paramount Marauder" de 17 toneladas de fabrico sul-africano, equipados com metralhadoras, chegaram em novembro à província de Cabo Delgado, em Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Audições começam na quarta-feira

A 19 de novembro, os deputados da comissão de Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas aprovaram a audição de várias personalidades sobre a cooperação portuguesa com Moçambique.
União Europeia

Moçambique. Eurodeputados pedem mais ação da UE

Ataques recentes levam a que europa discuta papel mais ativo na resolução da crise humanitária em Moçambique. "Nós não podemos esperar, porque o povo de Moçambique não pode esperar mais".
Resposta Pronta

Moçambique. "Há uma crise humanitária muito forte"

215
Cabo Delgado, em Moçambique, é palco de ataques terroristas desde 2017. Carlos Almeida, da Helpo, descreve a situação atual e a ajuda que tem sido dada. "Estamos a apoiar mais de 5 mil crianças".
Moçambique

Moçambique. Primeira-dama ajuda deslocados

A primeira-dama moçambicana, Isaura Nyusi, ofereceu 50 toneladas de diversos produtos a um centro de acolhimento de deslocados devido à violência armada em Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Moçambique

Surto de cólera "muito próximo" de ser controlado

O Governo moçambicano anunciou que o surto de cólera que matou pelos menos 12 pessoas em Cabo Delgado, Norte do país, está quase controlado.
Moçambique

Moçambique. Programa quer duplicar benefíciários

O Programa Alimentar Mundial quer duplicar o número de beneficiários em Moçambique e chegar aos 1,2 milhões mensais. Durante o pico da emergência no país, o PAM apoiava 2,3 milhões de pessoas.
Crise em Moçambique

Moçambique. País vai tentar acordo com credores

Moçambique contraiu dívidas de elevado valor, mas "o desenvolvimento de uma capacidade massiva de exportação de gás natural liquefeito vai melhorar as finanças públicas", diz agência "Fitch".
Moçambique

Moçambique. Polícia acusa Renamo de ataques

As acusações são feitas pelo comando-geral da polícia de Moçambique que aponta os uniformes utilizados nos ataques do centro do país como a principal prova. O governo já tomou medidas de proteção.
Atualidade

Milhão e meio sem alimentos 4 meses depois do Idai

572
Passaram 4 meses desde o ciclone Idai e os efeitos ainda se sentem em Moçambique. A ajuda fornecida só cobre 50% das necessidades. Há mais de 67 mil crianças em sério risco de malnutrição.
Crise em Moçambique

Depois do ciclone, a cólera ameaça no silêncio /premium

198
O ciclone passou, mas ficaram as doenças. A cólera já matou duas pessoas e há mais de mil infetados. As ONG estão a chegar, mas o desespero mantém-se: "Estamos em apuros". Reportagem em Moçambique.
Moçambique

Beira. Portugueses vão a consulado para vacinação 

A comunidade portuguesa na Beira aderiu em massa à vacinação patrocinada por Portugal, especialmente devido à cólera. "Apelamos a que todos os portugueses façam a vacinação", diz saúde.
Moçambique

Moçambique. Crise alimentar em 16 distritos

5265
A rede Fews afirma que "A assistência alimentar está em andamento", alcança "cerca de 100.000 pessoas", mas "é insuficiente para mudar a classificação da fase de risco".
Moçambique

PR diz estar à espera da Renamo para fazer a paz

O Presidente moçambicano reiterou o seu compromisso com a paz, considerando que está à espera da Renamo, principal partido de oposição, para fechar definitivamente o processo negocial.
Moçambique

Moçambique. Crédito malparado aumentou 66%

O crédito malparado no setor bancário moçambicano aumentou 66% entre 2015 e 2016. A crise financeira em Moçambique atingiu o pico no último ano.
Moçambique

Presidente do BAD elogia desempenho de Moçambique

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento elogia a transparência de Moçambique demonstrada depois da crise da dívida pública e considera que o país pode ser "o Qatar da África" em gás natural.
Crise em Moçambique

Moçambique. Negociações demoradas com os credores

Os analistas financeiros que acompanham a economia moçambicana acreditam que o governo do país não quer ajudar externa e que as negociações com os credores vão ser demoradas.
Moçambique

"Empresas públicas são viáveis se houver vontade"

O advogado que representa as empresas públicas acusadas de contrair empréstimos escondidos diz que as mesmas são viáveis, mas não há vontade política. O caso atirou o país para uma enorme crise.
Moçambique

"Empréstimos escondidos" eram, afinal, "públicos"

Os advogados das três empresas públicas envolvidas no maior escândalo financeiro da história recente de Moçambique dizem que as operações sempre foram públicas. O FMI exige a divulgação do relatório.
Crise em Moçambique

Quelimane enfrenta escassez de carne bovina

A cidade de Quelimane, capital da província da Zambézia, enfrenta escassez de carne bovina há três semanas. O matadouro está praticamente paralisado.
Moçambique

Maputo. Empresa municipal recupera autocarros

A Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo vai recuperar 23 autocarros para fazer face à crise de transportes na capital moçambicana, informou hoje fonte da instituição.
Crise em Moçambique

Autoria a Moçambique é fundamental para nova ajuda

O Fundo Monetário Internacional diz que a divulgação da totalidade da auditoria aos empréstimos escondidos em Moçambique é "peça-chave" para a negociação de um novo programa financeiro e técnico.
Crise em Moçambique

Moçambique. 28 arguidos julgados por corrupção

Vinte e oito arguidos começaram a ser julgados em Maputo, acusados de desviar 170 milhões de meticais (2,3 milhões de euros) do Fundo de Desenvolvimento Agrário.
Crise em Moçambique

Moçambique. FMI discute dívidas ocultas até dia 19

O Fundo Monetário Internacional vai ficar em Moçambique até dia 19 para discutir a auditoria às dívidas ocultas do país. A instituição diz que ainda persistem "lacunas de informação".
Moçambique

Moçambique. Emails mostram que não houve dívida

A troca de emails entre o FMI e o Governo moçambicano mostra que em 2015 o país garantiu à agência de notação financeira que não havia dívidas ocultas. A confirmação vem da agência Bloomberg.
Moçambique

Moçambique. Auditoria à dívida tem dados errados

A consultora financeira Palomar considera que o relatório da Kroll sobre a dívida oculta em Moçambique "tem falhas, está incompleto, e contém uma série de afirmações enganadoras e erradas".
Moçambique

Moçambique. Investimentos "estão seguros"

O Presidente de Moçambique garantiu esta quinta-feira que os investimentos do país "estão seguros" e que há medidas em curso para que o caso das dívidas ocultas do Estado nunca mais se repita.
Crise em Moçambique

Dhlakama: nomear governadores não é prioridade

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, afirmou que a exigência do principal partido da oposição em Moçambique de nomear governadores provinciais já não é prioridade.
Crise em Moçambique

Moçambique confiante no fim do conflito no país

Moradores de várias aldeias, que ficaram desertas na sequência do conflito político-militar entre o Governo moçambicano e a Renamo, começaram a regressar ao centro do país.
Crise em Moçambique

Ministro pede resiliência a empresas em Moçambique

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, defendeu em Maputo que as empresas portuguesas devem ter "uma perspetiva de longo-prazo" sobre Moçambique.
Moçambique

Bispos vão mediar negociações em Moçambique

O núncio apostólico em Maputo e o secretário da Conferência Episcopal de Moçambique foram nomeados pelo papa para ajudar a mediar as negociações de paz em Moçambique.
Moçambique

Portas. Temos de ser "Ronaldo e não Messi"

Paulo Portas defendeu que "quando se é criticado, [a atitude certa] é persistir, não é quando se falha, desistir, e essa é talvez a diferença entre o primeiro e o segundo".
Crise em Moçambique

Ex-PR de Cabo Verde defende mediação do conflito

Pedro Pires, ex-Presidente de Cabo Verde, defende que a mediação externa do conflito no país é "positiva". "Não pode haver um segundo Estado dentro do Estado", disse Pedro Pires.
Crise em Moçambique

Governo moçambicano pede mediação do conflito

O conflito político-militar que opõe Renamo (principal partido da oposição) e exército moçambicano mantém-se desde 2012. Mediadores podem acelerar processo de paz.
Crise em Moçambique

Parlamento moçambicano abre inquérito às dívidas

O parlamento moçambicano anunciou que vai formar uma comissão de inquérito para apurar os contornos das dívidas escondias pelo governo. A comissão foi pedida pelas três bancadas parlamentares.
Economia

Moçambique corta previsão de crescimento para 2016

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, reviu em baixa a previsão de crescimento para 2016. Ainda assim, a projecção do chefe de Estado fica acima das estimativas das instituições internacionais.
Crise em Moçambique

Moçambique ainda é um mercado promissor

Construtoras portuguesas defenderam que, apesar da crise que o país enfrenta, continua a ser um mercado promissor. Incentivo ao investimento estrangeiro como um dos caminhos para o atual mau momento.
Crise em Moçambique

Estados Unidos revêm apoio a Moçambique

Depois da descoberta de dívidas ocultadas nas contas públicas moçambicanas, os EUA pensam em rever o financiamento anual a Moçambique. Os Estados Unidos são "o maior doador bilateral" de Moçambique.
Crise em Moçambique

Renamo acusa Governo de ocultar "golpe do baú"

O porta-voz da Renamo acusou o primeiro-ministro moçambicano de mentir ao povo sobre a dívida. O primeiro-ministro lamentou que o Governo não tenha dado conhecimento ao FMI de dívidas fora das contas.
Crise em Moçambique

Governo moçambicano quer partilhar dívida

O governo de Moçambique quer que as empresas que beneficiaram de empréstimos ocultados nas contas públicas paguem parte das dívidas. O Estado só irá assumir as dívidas que forem de interesse público.
Crise em Moçambique

FMI continua conversações com Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou hoje que continua a manter conversações com Moçambique, para avaliar as implicações de uma dívida escondida superior a mil milhões de dólares.
Crise em Moçambique

Frelimo encoraja Nyusi a diálogo pela paz no país

O Comité Central da Frelimo exortou a liderança do partido a aprofundar o processo de descentralização em Moçambique, um dos pontos que tem agravado a crise política e militar no país.
Moçambique

Não há pistas sobre morte de dirigente da Renamo

A polícia moçambicana não tem pistas sobre a morte a tiro de José Manuel, membro do Conselho Nacional de Defesa e Segurança pela Renamo, no sábado passado.
Crise em Moçambique

Já há moçambicanos a refugiarem-se no Zimbabué

Pelo menos 24 moçambicanos refugiaram-se, há dias, no Zimbabué, alegando terem fugido de confrontos no seu país, disse à Lusa um representante das Nações Unidas.
Crise em Moçambique

Malaui. Moçambicanos em fuga têm direito a asilo

134
Os moçambicanos que fogem em cada maior número para o Malaui, têm direito ao asilo e este deve ser reconhecido, sublimnha o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Eleições

Ban Ki-moon pede calma em Moçambique 

187
O secretário-geral das Nações Unidas; Ban Ki-moon, apelou hoje ao povo moçambicano para que mantenha uma "atmosfera calma" enquanto aguarda pelos resultados das eleições gerais realizadas na quarta-feira.
Mundo

"Violência é falta de transparência", diz Dhlakama

O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, associou em entrevista à Lusa a violência à falta de transparência eleitoral e afirmou que as eleições em Moçambique "serão aceites quando forem justas".
Crise em Moçambique

Governo e Renamo acordam o fim da crise militar

O Governo moçambicano e a Renamo, principal partido da oposição, assinaram hoje em Maputo os três documentos essenciais para o fim das hostilidades militares que assolam o país há mais de um ano.
Crise em Moçambique

Governo e Renamo avançam num acordo

Governo moçambicano e a Renamo anunciaram um entendimento em relação a 95% das matérias que são objeto de negociação para o fim da crise política e militar no país.
Crise em Moçambique

Dhlakama volta a ameaçar com divisão de Moçambique

O líder da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, reiterou, durante um comício na Beira, a ameaça de dividir o pais se o Governo não ceder na unificação do exército.
Crise em Moçambique

Guebuza quer resolver conflito com Renamo

Presidente moçambicano, Armando Guebuza, afirmou que as eleições gerais de 15 de outubro não estão em causa.
A página está a demorar muito tempo.