Frelimo
Renamo

Frelimo acusada de reativar "esquadrões de morte"

"Violando o espírito e a letra do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de agosto do presente ano, a Frelimo reativou os esquadrões de morte", declarou a Renamo.
Frelimo

Marcelo felicita Filipe Nyusi pela reeleição

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicitou pessoalmente o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, pelo seu novo mandato", pode ler-se na mensagem divulgada no site da Presidência.
Moçambique

Privinvest pagou 10 milhões à Frelimo em 2014

A Privinvest é uma empresa moçambicana envolvida nas 'dívidas ocultas' de Moçambique. A empresa terá, alegadamente, transferido 10 milhões de euros para a Frelimo com intermédio a um banco americano.
Moçambique

Eleições moçambicanas. Renamo recorre do resultado

A Renamo, partido que obteve 24% dos votos nas últimas eleições em Moçambique, apenas ultrapassada pela Frelimo, vai recorrer do resultado das eleições que atribuiriam 73,6% dos votos à Frelimo.
Moçambique

Nyusi comprometido com desarmamento da Renamo

O candidato da Frelimo, declarado vencedor pela Comissão Nacional de Eleições, disse que continuará comprometido com o desarmamento do braço armado da Renamo.
Moçambique

Frelimo vai governar novamente em Moçambique

A Comissão Nacional de Eleições aprovou com 9 votos a favor e 8 contra os resultados das eleições. Os votos contra apontam alegada manipulação dos resultados por presidentes das mesas de voto.
Moçambique

Moçambique. Frelimo conquista Maputo e Gaza

Maputo e Gaza foram conquistadas pelo partido no poder, Frelimo, nas eleições da semana passada. O resultado em Gaza motivou queixas devido a alegada fraude no número de eleitores.
Moçambique

Moçambique. Frelimo mantém-se com maioria absoluta

A Frente de Libertação de Moçambique conseguiu a maioria absoluta nas três votações realizadas na terça-feira. A Renamo e o MDM já anunciaram não aceitar a decisão, alegando fraude nas eleições.
Moçambique

Acordo é transformado em Lei da Paz em Moçambique

O debate da proposta da Lei da Paz visa a transformação em lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado no dia 6 de agosto.
Frelimo

Frelimo vai aprovar manifesto para as eleições

O ato vai decorrer em sessão extraordinária do Comité Central do partido no poder. O documento a ser adotado vai nortear os discursos de campanha rumo às eleições gerais de 15 de outubro.
Moçambique

Moçambique. Nyusi na mira de Samora Machel Júnior 

O filho do primeiro presidente moçambicano quer ver Filipe Nyusi e Roque Silva, dirigentes da Frelimo, punidos "por desrespeito aos mais elementares valores" da organização.
Moçambique

Renamo acusa Frelimo de "manobras maquiavélicas"

Em causa está a decisão de afastar do cargo Manuel de Araújo, que decidiu concorrer pela Renamo a um novo mandato na liderança da cidade, quando ainda cumpria as funções para as quais concorreu.
Moçambique

OE2019 aprovado pelo parlamento moçambicano

O défice global (em percentagem do PIB) deverá subir de 8,1% previsto este ano para 8,9% em 2019, sobretudo devido às despesas acrescidas com as eleições gerais de 15 de outubro
Moçambique

Frelimo vence eleições autárquicas moçambicanas

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, venceu as eleições autárquicas de Moçambique em 44 dos 53 municípios do país.
Moçambique

Eleições. Renamo acusa polícia de ajudar a Frelimo

O líder interino da Renamo acusou a polícia moçambicana de estar a ajudar a Frelimo a ganhar as eleições através da perseguição aos militantes e candidatos do principal partido da oposição.
Moçambique

Moçambique. PR defende ideais da Frelimo

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse que os ideais do II Congresso da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), realizado em 1968 no Niassa, devem orientar novas gerações.
Moçambique

Renamo. Frelimo exige desarmamento até outubro

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, exigiu o desarmamento do braço armado da Renamo, principal partido da oposição, antes das eleições autárquicas de 10 de outubro.
Moçambique

Frelimo. Falta de avanços dita adiamento de sessão

A Comissão Permanente da Assembleia da República de Moçambique indicou que a Frelimo evocou a falta de avanços no desarmamento da Renamo para pedir ao parlamento o adiamento da sessão extraordinária.
Moçambique

Frelimo e Renamo querem desmobilizar braço armado

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, considerou esta quarta-feira "crucial e urgente" o desarmamento, desmobilização e reintegração do braço armado da Renamo, que também apoia a idieia.
Frelimo

Maputo, 20 abr (Lusa) - A Frelimo vai indicar os candidatos às eleições autárquicas de outubro, depois da votação pelo parlamento da revisão pontual da Constituição sobre o aprofundamento da descentralização, anunciou hoje a chefe da bancada parlamentar do partido no poder em Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Sociedade protesta por liberdade

Organizações realizam uma vigília esta sexta-feira contra o ataque à liberdade de expressão. O movimento surge depois de o comentador político Ericino de Salema ter sido raptado e agredido.
Moçambique

Entregue petição por violência contra críticos

Em Moçambique, foi entregue na Assembleia da República uma petição devido à violência a que se tem assistido contra o governo da Frelimo. Sociedade exige que "intimidações e agressões" parem.
Moçambique

Frelimo é "suspeita" dos atos de violência

"Os intelectuais, os académicos já não podem falar", afirma o presidente do município moçambicano de Quelimane, que acusa a Frelimo das ondas de violência que se têm vivido no país.
Moçambique

Renamo acusa Frelimo de raptar jornalista

O líder da Renamo acusou esquadrões de morte ligados à Frelimo de estarem associados ao rapto e agressão ao jornalista Ericino de Salema, exigindo a responsabilização dos autores do crime.
Moçambique

Revisão constitucional é "vontade de duas pessoas"

O filósofo moçambicano Severino Ngoenha acredita que a revisão da Constituição do país é uma "acomodação da vontade de duas pessoas". Ngoenha refere-se aos líderes da Renamo e da Frelimo.
Moçambique

Presidente moçambicano exonera vice-ministro

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, exonerou Roque Silva Samuel do cargo de vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, anunciou o gabinete do chefe de Estado em comunicado.
Frelimo

Roque Silva é o novo secretário-geral da Frelimo

O vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, Roque Silva, foi eleito novo secretário-geral da Frelimo, durante o congresso do partido a decorrer na Matola, arredores de Maputo.
Frelimo

Frelimo retoma congresso para rever atividades

Os trabalhos do 11.º congresso da Frelimo, partido no poder em Moçambique, foram retomados esta quarta-feira e têm na agenda a análise do relatório do comité central do partido.
Moçambique

Nyusi: combater corrupção é desafio "urgente"

O presidente moçambicano e da Frelimo, Filipe Nyusi, elegeu o combate à corrupção como o principal desafio do partido e do país e defende um crescimento de 7 a 10% ao ano.
Frelimo

Frelimo aprova recandidatura de Nyusi

A comissão política da Frelimo aprovou uma resolução de apoio à recandidatura de Filipe Nyusi à liderança do partido. A comissão considera que Nyusi promoveu positivamente a economia e paz.
Frelimo

Frelimo respeitará separação de poderes

A Frelimo indicou que vai respeitar a separação de poderes no esclarecimento das circunstâncias em que o anterior governo avalizou secretamente dívidas.
Frelimo

Moçambique. Frelimo debate plano de governo

O comité central da Frelimo vai reunir para debater propostas de governo do partido para os próximos cinco anos. As discussões vão centrar-se nas preocupações da sociedade moçambicana.
Frelimo

Frelimo reúne-se para debater plano quinquenal

A Frelimo anunciou que vai reunir o comité central a partir de quinta-feira para debater propostas de governo do partido para os próximos cinco anos.
Frelimo

Moçambique. População é prioridade para a Frelimo

O líder da Frente de Libertação de Moçambique e Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou esta sexta-feira que o partido deve compreender o que pensa a população, que enfrenta custos difíceis.
Frelimo

Frelimo quer fim de casamentos prematuros

A Organização da Mulher Moçambicana, filiada à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, exortou a sociedade moçambicana a unir-se contra os casamentos prematuros e contra a violência doméstica.
Frelimo

Frelimo: solução interna é o caminho para a paz

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, considera a aposta na solução interna como o caminho para a resolução do conflito militar no país.
Moçambique

Moçambique. Negociações de paz acabam em silêncio

Os mediadores internacionais nas negociações de paz em Moçambique começaram a regressar aos seus países sem declarações no final de um ciclo de diálogo.
Renamo

Negociações de paz em Moçambique foram adiadas

As negociações de paz entre o Governo moçambicano e a Renamo foram adiadas para a próxima semana por proposta do coordenador dos mediadores internacionais.
Moçambique

Dhlakama descarta integração da Renamo no Governo

"Não precisamos nem queremos entrar no Governo", diz o líder da Renamo numa entrevista em que exige poder governar nas seis províncias de Moçambique em que reclama ter ganho nas últimas eleições.
Moçambique

Moçambique. Renamo e governo trocam acusações

A Renamo, oposição ao regime, denunciou ataques na serra da Gorongosa, centro de Moçambique, onde se presume encontrar-se o líder do partido, Afonso Dhlakama.
Moçambique

Dirigentes da Frelimo mortos em Moçambique

Temos fortes suspeitas de que se trata de homens armados da Renamo [Resistência Nacional Moçambicana]", referiu Leonardo Colher, chefe das relações públicas do comando da Polícia de Manica.
Moçambique

"Ainda é possível controlo interno", diz Governo

O Ministério da Defesa de Moçambique rejeitou a intervenção externa para a resolução do conflito militar no país, com a Renamo a combater o exército na zona centro.
Moçambique

Corpos abandonados: Governo fala em crime

O Governo moçambicano promete continuar as investigações sobre o os cadáveres abandonados no centro do país, onde se tem mantido aceso o confronto militar entre o exército e a Renamo.
Presidente da República

Marcelo e a agenda discreta em Maputo

Voltando à velha fórmula de Marcelo: Assumir um papel de mediação entre Frelimo/Renamo é desejável? Não. Mas pode-se fazer? Sim. Mas de forma discreta. Hoje chegou um revés à visita a Moçambique.
Crise em Moçambique

Frelimo encoraja Nyusi a diálogo pela paz no país

O Comité Central da Frelimo exortou a liderança do partido a aprofundar o processo de descentralização em Moçambique, um dos pontos que tem agravado a crise política e militar no país.
Moçambique

Frelimo quer estar "mais próxima do cidadão"

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, manifestou a vontade de "estar mais próxima do cidadão", enaltecendo a importância da mobilização para a paz.
Moçambique

A Quinta dos Animais à portuguesa

544
Em tempos foi a quinta de Dúlio Ribeiro, com gado suíno e bovino que abastecia Quelimane. Em 1980 foi nacionalizada e a dona expulsa. Hoje nada resta dela a não ser Mpuruni, um bairro periurbano pobre
Moçambique

Frelimo anuncia eleiçõe internas em Moçambique

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, anunciou eleições internas em todo país, que começarão este sábado e se vão estender até 29 de outubro.
Mundo

Frelimo nega envolvimento na morte de Cistac

O partido no poder em Moçambique considera estar a enfrentar "acusações gravíssimas".
Moçambique

Descolonização: O terror do batalhão em cuecas

1691
De como uma cassete com frases comprometedoras de militares portugueses condicionou a descolonização de Moçambique. Ou como a humilhação do batalhão em cuecas desculpabilizou a retirada sem condições.
Guerra Colonial

Guerra Colonial foi luta de David contra Golias?

478
Houve sempre, entre 1961 e 1974, do lado português, constrangimentos de tal forma importantes que impediram as forças armadas portuguesas de apresentar-se como claramente superiores.
Moçambique

Moçambique: teste ao porta-aviões Frelimo

Os ventos de mudança em Moçambique incluem ainda sinais de insatisfação popular e protestos sempre latentes de alguns setores de um funcionalismo público em expansão (como médicos e professores).
Eleições

Violência eleitoral faz 15 feridos em Moçambique

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, em atos de violência, que envolveram membros da Renamo e da Frelimo, em Nampula. Na quarta-feira, há eleições gerais em Moçambique.
Moçambique

Moçambique, 7 de Setembro de 1974: os dias do fim

589
Durante três dias essa vaga alteou-se e chegou a pensar-se que chegaria à praia. Ao terceiro dia, abateu-se, para não mais se levantar, não sem que tivessem sido feitas novas promessas e garantias vãs
A página está a demorar muito tempo.