Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Frelimo

Moçambique

Frelimo quer apoio do MPLA para eleições

Daniel Chapo vê ambos os partidos como irmãos que nasceram juntos e lutaram juntos, portanto apoiam-se mutualmente. Para o líder, apoio do MPLA vai "galvanizar o eleitorado" durante a campanha.
Frelimo

Frelimo decide sucessão de Nyusi a 3 de maio

Visando as eleições presidenciais deste ano, a Frelimo, partido que lidera o país desde a independência, convocou uma sessão extraordinária para decidir o sucessor do atual presidente, Filipe Nyusi.
Moçambique

Frelimo defende reforço da cooperação com Portugal

Face à aproximação do período de eleições legislativas em Portugal, a Frelimo relembra as "relações históricas" com o país e sua importância no incremento do investimento em Moçambique.
Moçambique

Renamo. Providência cautelar contra Constitucional

O candidato da Renamo em Maputo apresentou uma providência cautelar no Tribunal Administrativo, exigindo intimação ao Conselho Constitucional para que se pronuncie sobre alegada fraude eleitoral.
Moçambique

Renamo exige responsabilização do Constitucional

Candidato da Renamo, partido da oposição que apresentou queixa do Conselho Constitucional à PGR, defendeu que os juízes devem ser responsabilizados pelo acórdão em que validaram resultados da eleição.
Moçambique

Renamo pede "paralisação da economia"

Renamo defende "paralisação da economia" para contestar "fraude" eleitoral. Moçambique tem sido afetado por onda de protestos, na sequência da proclamação da Frelimo como vencedora das autárquicas.
Moçambique

Oposição diz que "tudo está nas mãos do povo"

CC proclamou Frelimo vencedora das eleições autárquicas em 56 municípios, contra os 64, inicialmente declarados. Renamo diz que esta é uma vitória falsa. Frelimo pede respeito pelas instituições.
Moçambique

Constitucional reduz vitória autárquica da Frelimo

Conselho Constitucional declara vitória da Frelimo nas autárquicas mas com menos 8 municípios. Renamo recorreu dos resultados iniciais que davam 64 de 65 municípios ao partido do governo.
Moçambique

Eleições. Milhares protestam em Maputo

Protesto em Moçambique contra os alegados resultados das eleições autárquicas continuam. "Mas quem ganhou?", questionam os manifestantes. Renamo pede aos juízes que decidam recurso "com base na lei".
Moçambique

Frelimo rejeita ter feito fraude eleitoral

CNE de moçambique confirmou a vitória da Frelimo em 64 das 65 autarquias do país. Oposição acusa partido de "megafraude" e fala em "homicídio da democracia". Frelimo rejeita tese de fraude eleitoral.
Moçambique

Frelimo diz que respeitará decisões dos tribunais

A Frelimo disse que vai respeitar as decisões dos tribunais relativamente às contestações das eleições autárquicas de Moçambique e crítica a alegada manipulação da opinião pública da qual é acusada.
Moçambique

Cabo Delgado. Oposição rejeita derrota em eleições

O principal partido da oposição, Renamo, rejeitou a derrota nas eleições autárquicas da província de Cabo Delgado, qualificando os resultados como "fabricados" e acusando a polícia de intimidação.
Moçambique

Frelimo: acordo com Credit Suisse é "vantajoso"

A Comissão Política da Frelimo considera que o acordo entre governo moçambicano e o Credit Suisse irá estabilizar a economia e reerguer a confiança com parceiros nacionais e internacionais.
Moçambique

Gestão autárquica. Frelimo quer "mudança profunda"

O secretário-geral da Felimo prometeu mudanças nos próximos cinco anos, na abertura da sexta campanha eleitoral autárquica, em que participam mais de 11.500 candidatos de 11 partidos políticos.
Moçambique

Frelimo escolhe candidatos às eleições autárquicas

Porta-voz do Frelimo revelou que "serão escolhidos os candidatos a cabeças-de-lista e a membros das assembleias municipais às sextas eleições autárquicas em todas as 65 autarquias do país".
Conflitos

Nyusi saúda consolidação de paz em Moçambique

Filipe Nyusi pretende que a paz em Moçambique seja duradoura, após o encerramento da base do braço-armado da Renamo. O líder moçambicano elogia o "empenho" do partido político.
Moçambique

Moçambique: governo acusado de golpe à democracia

O partido governante em Moçambique, Frelimo, foi acusado pela oposição de "pontapear unilateralmente" um possível adiamento de eleições distritais e de travar o escrutínio.
Frelimo

Moçambique: ministros no Comité Central da Frelimo

Max Tonela, Helena Kida, Ana Comoana, Josefina Mpelo e Eldevina Materula são os nomes dos seis ministros moçambicanos que integram o Comité Central da Frente de Libertação de Moçambique.
Moçambique

FRELIMO. PS fala em "cumplicidade" com Moçambique 

Mensagem enviada pelo presidente do PS acontece durante o congresso da FRELIMO destaca relação entre os dois países que "partilham profundos laços históricos e um percurso comum".
Moçambique

Frelimo. Nyusi faz apelo contra "agenda"

O Presidente da Frelimo e chefe de Estado moçambicano apelou para que os debates se afastem de uma "agenda" de divisão e se foquem em resolver os problemas do país.
Moçambique

Moçambique. Comité Central da Frelimo reunido

Encontro serve para analisar os estatutos do partido e definir teses de orientação política, numa altura em que faltam oito dias para o início do 12º congresso da Frelimo, a 23 de setembro.
Moçambique

Morreu histórico da Frelimo Sérgio Vieira

Vieira assumiu-se como um nacionalista moçambicano ainda muito novo, envolvendo-se em atividades consideradas subversivas pelo regime colonial, o que o transformou num alvo da PIDE.
Moçambique

Consultora diz que Nyusi está a ser protegido 

"As ações judiciais internacionais contra Nyusi são um alerta de que há pessoas no sistema judicial moçambicano que o estão a proteger da responsabilização pelo seu alegado envolvimento no escândalo."
Moçambique

Moçambique e UE lançam projeto de consolidação

Projeto visa "criar condições" para a pacificação, através do financiamento de atividades geradoras de rendimento no âmbito dos apoios às comunidades afetadas no centro de Moçambique.
Moçambique

Frelimo saúda acordo de paz com Renamo

O líder da Frelimo assinalou que o Desarmamento, Desmobilização e Reintegração de pouco mais de metade dos cerca de cinco mil guerrilheiros da Renamo, partido da oposição, imprimiu avanços no acordo.
Moçambique

Moçambique integra 300 guerrilheiros na polícia

Dos 300 ex-guerrilheiros na lista da Renamo, 36 serão afetos à Unidade de Proteção de Altas Individualidades. Processo faz parte do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional entre a Frelimo e a Renamo.
Moçambique

Frelimo promete sucessor à altura de Filipe Nyusi 

A Frelimo promete não "dececionar a totalidade da população moçambicana" com a escolha do sucessor de Filipe Nyusi. O atual presidente termina o segundo e último mandato presidencial em 2024.
Frelimo

Morreu Marcelino dos Santos, fundador da Frelimo

Marcelino dos Santos, um dos fundadores da Frente de Libertação de Moçambique Frelimo, faleceu aos 90 anos vítima de paragem cardíaca. O fundador da Frelimo já tinha sido "proclamado herói nacional".
Frelimo

Moçambique. ONG contra tomada de posse de deputado

Trinta organizações da sociedade civil moçambicana exigiram a suspensão da tomada de posse do deputado eleito pela Frelimo, acusado de violar uma menor. "Deve, primeiro, responder na justiça".
Moçambique

Moçambique. Renamo ameaça com manifestações

Em causa está a proclamação de Filipe Nyusi como presidente moçambicano, bem como a maioria absoluta do seu partido (Frelimo) nos 11 círculos eleitorais do país. Observadores estão de acordo.
Renamo

Frelimo acusada de reativar "esquadrões de morte"

"Violando o espírito e a letra do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado no dia 6 de agosto do presente ano, a Frelimo reativou os esquadrões de morte", declarou a Renamo.
Frelimo

Marcelo felicita Filipe Nyusi pela reeleição

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicitou pessoalmente o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, pelo seu novo mandato", pode ler-se na mensagem divulgada no site da Presidência.
Moçambique

Privinvest pagou 10 milhões à Frelimo em 2014

A Privinvest é uma empresa moçambicana envolvida nas 'dívidas ocultas' de Moçambique. A empresa terá, alegadamente, transferido 10 milhões de euros para a Frelimo com intermédio a um banco americano.
Moçambique

Eleições moçambicanas. Renamo recorre do resultado

A Renamo, partido que obteve 24% dos votos nas últimas eleições em Moçambique, apenas ultrapassada pela Frelimo, vai recorrer do resultado das eleições que atribuiriam 73,6% dos votos à Frelimo.
Moçambique

Nyusi comprometido com desarmamento da Renamo

O candidato da Frelimo, declarado vencedor pela Comissão Nacional de Eleições, disse que continuará comprometido com o desarmamento do braço armado da Renamo.
Moçambique

Frelimo vai governar novamente em Moçambique

A Comissão Nacional de Eleições aprovou com 9 votos a favor e 8 contra os resultados das eleições. Os votos contra apontam alegada manipulação dos resultados por presidentes das mesas de voto.
Moçambique

Moçambique. Frelimo conquista Maputo e Gaza

Maputo e Gaza foram conquistadas pelo partido no poder, Frelimo, nas eleições da semana passada. O resultado em Gaza motivou queixas devido a alegada fraude no número de eleitores.
Moçambique

Moçambique. Frelimo mantém-se com maioria absoluta

A Frente de Libertação de Moçambique conseguiu a maioria absoluta nas três votações realizadas na terça-feira. A Renamo e o MDM já anunciaram não aceitar a decisão, alegando fraude nas eleições.
Moçambique

Acordo é transformado em Lei da Paz em Moçambique

O debate da proposta da Lei da Paz visa a transformação em lei do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado no dia 6 de agosto.
Frelimo

Frelimo vai aprovar manifesto para as eleições

O ato vai decorrer em sessão extraordinária do Comité Central do partido no poder. O documento a ser adotado vai nortear os discursos de campanha rumo às eleições gerais de 15 de outubro.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada