1240,2kWh poupados 1240,2 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Há sete novos santos que foram canonizados pelo Papa Leão XIV, incluindo os primeiros santos da Venezuela e da Papua Nova-Guiné

Este artigo tem mais de 6 meses

Na homilia na cerimónia de canonização, o Papa considerou os sete novos santos "lâmpadas capazes de difundir a luz de Cristo". Leigos, religiosos, um arcebispo, e um ex-satânico estão entre os sete.

No final da cerimónia, o Papa deixou ainda apelos à paz em Mianmar, expressando a sua profunda tristeza pela violência contínua no país
i

▲No final da cerimónia, o Papa deixou ainda apelos à paz em Mianmar, expressando a sua profunda tristeza pela violência contínua no país

Instagram Vatican News

▲No final da cerimónia, o Papa deixou ainda apelos à paz em Mianmar, expressando a sua profunda tristeza pela violência contínua no país

Instagram Vatican News

Sete novos santos foram canonizados pelo Papa Leão XIV no domingo, com o líder da Igreja Católica a considerar que eles são “lâmpadas capazes de difundir a luz de Cristo”. Entre os canonizados estão os primeiros santos da Venezuela e da Papua-Nova Guiné, segundo o Vatican News.

A canonização foi anunciada na cerimónia oficial na Praça de São Pedro, no Vaticano. “Estes fiéis amigos de Cristo são mártires pela sua fé, como o Bispo Inácio Choukrallah Maloyan e o catequista Pedro To Rot; são evangelizadores e missionários, como a Irmã Maria Troncatti; são fundadoras carismáticas, como a Irmã Vincenza Maria Poloni e a Irmã Carmen Rendiles Martinez; são benfeitores da Humanidade, com coração ardente de devoção, como Bartolo Longo e José Gregório Hernández Cisneros”, avançou o Pontífice.

Milhares de venezuelanos estavam na multidão, acenando bandeiras amarelas, azuis e encarnadas, porque Leão XIV canonizou os primeiros santos venezuelanos, muito queridos pela população católica, conta a reportagem da Catholic News Agency. Entre os novos santos está a venezuelana Maria Carmen Rendiles – uma irmã religiosa que nasceu sem braço esquerdo e fundou a ordem Servas de Jesus em Caracas em 1965 – e, também, José Gregório Hernández Cisneros, advogado que viveu no século XIX e que era conhecido como “doutor dos pobres”.

Pedro To Rot, da Papua-Nova Guiné, era um catequista leigo durante a ocupação japonesa na Segunda Guerra Mundial. É o primeiro santo deste país, canonizado por ter resistido até ao fim à opressão das autoridades japonesas que permitiam poligamia, entre outras atividades consideradas repressivas. To Rot defendia valores cristãos como o matrimónio cristão e levava a cabo ações paroquiais em segredo.

Inácio Maloyan era um arcebispo da Arménia e foi executado durante o genocídio naquele país por recusar converter-se ao Islão. Nos seus últimos momentos, disse: “Considero o meu sangue derramado pela minha fé o desejo mais doce do meu coração. Se eu sou torturado pelo amor d’Ele que morreu por mim, estarei entre aqueles que têm alegria, e terei conseguido ver o meu Senhor e meu Deus”.

Já Vincenza Maria Poloni fundou as Irmãs da Misericórdia de Verona, Itália, e é lembrada pelo seu serviço incansável aos pobres, chegando muitas vezes a arriscar a própria vida perante a epidemia de cólera em 1836.

Também italiana, Maria Troncatti, era uma irmã salesiana que passou 44 anos como missionária entre o povo indígena Shaur, na Amazónia Equatoriana no princípio do século XX. Conhecida como “madrecita“, trabalhou como enfermeira, cirurgiã e catequista.

Um terceiro italiano é Bartolo Longo, advogado que renunciou à fé cristã, converteu-se ao satanismo, e só depois de se converter de volta ao catolicismo é que decidiu dedicar a sua vida toda a recitar o rosário. Chegou, ainda, a construir o santuário de Nossa Senhora do Rosário em Pompeia, hoje um dos lugares de peregrinação mais procurados entre católicos italianos.

No final da cerimónia, o Papa deixou apelos à paz em Mianmar, expressando a sua profunda tristeza pela violência no país, que se agravou desde 2021. Pedindo um cessar-fogo, o pontífice apelou a “que os instrumentos de guerra possam dar caminho aos da paz, através de um diálogo inclusivo e construtivo”.

Leão XVI rezou, também, pelo conflito na Terra Santa, na Ucrânia, e em todos os restantes lugares onde existem conflitos. “Que Deus dê aos líderes mundiais a sabedoria e perseverança de caminhar na busca de uma paz justa e duradoura”, rematou.

Texto editado por Edgar Caetano

A 14 de janeiro de 1986 um acontecimento muda o rumo da campanha das presidenciais: a inesperada agressão a Soares na Marinha Grande. Nas urnas, o socialista e Zenha lutam por um lugar na segunda volta frente a Freitas. A “Eleição Mais Louca de Sempre” é o novo Podcast Plus do Observador sobre as Presidenciais de 1986. Uma série narrada pelo ator Gonçalo Waddington, com banda sonora original de Samuel Úria. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo aqui e o terceiro aqui.]

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.