Galiza
Galiza

Distinguido projeto entre Galiza e Portugal

108
O projeto de dinamização cultural NORTEAR foi distinguido na categoria de Melhor Projeto de Cooperação Transfronteiriça com o prémio europeu "Sail of Papenburg".
Prémios e Galardões

Prémios Sophia fazem mostra de cinema português

"Raiva", de Sérgio Tréfaut, Prémio Sophia Melhor Filme de Ficção, e "Labirinto da Saudade", de Miguel Gonçalves Mendes, vencedor do Prémio Sophia Melhor Documentário, serão exibidos nos dias 25 e 25.
Galiza

Galiza. Maquinista português considerado culpado 

120
Relatório final descartou falhas nos carris, no comboio e na própria sinalização e a única explicação que encontrou foi o comportamento do maquinista, que também acabou por morrer no acidente.
Galiza

Incêndio já queimou 40 hectares de floresta

387
O incêndio deflagrou pouco antes da meia-noite deste sábado, no parque natural de Xurés, situado no sul de Ourense, na Galiza. Houve outro incêndio na região que foi extinto durante a madrugada.
Galiza

Câmara de Tui manda selar fábrica de pirotecnia

A fábrica de pirotecnia pertence ao mesmo proprietário do armazém clandestino que explodiu, em maio, provocando dois mortos, 26 feridos e destruindo cerca de 20 casas.
Acidentes e Desastres

Um morto e 15 feridos em acidente na Galiza

Um homem morreu e quinze pessoas ficaram feridas, esta domingo, numa colisão em Bóveda (Lugo) que envolveu um 'minibus', que transportava os convidados de um casamento, e um automóvel.
Acidentes e Desastres

Vigo. Feridos ficaram entre "madeira e cimento"

Um passadiço num festival no porto de Vigo colapsou e deixou pelo menos 312 pessoas feridas. Imagens mostram como vários ficaram presos na plataforma "entre a madeira e o cimento".
Entrevista

O livro proibido sobre o narcotráfico em Espanha /premium

137
É a história do narcotráfico na Galiza (e com ela a estreita relação com Portugal). O livro de Nacho Carretero foi proibido e está no centro de uma polémica. "Farinha" chegou agora a Portugal.
Galiza

Um morto e 30 feridos em explosão na Galiza

A explosão de numa fábrica de pirotecnia em Tui causou um morto e "entre 20 a 30 feridos", alguns com gravidade, e vários desalojados. Proprietário da fábrica já foi detido por homicídio.
Espanha

Explosão em Tui faz um morto e 26 feridos

Um morto, 26 feridos e "danos e incêndios em habitações" é para ja o resultado de uma explosão numa fábrica de pirotecnia em Tui, Galiza, junto à fronteira portuguesa de Valença.
Incêndios

Galegos e portugueses juntos contra o fogo

Raiasecus é um projeto à procura de financiamento europeu. A ideia é juntar esforços para combater os problemas que são comuns aos dois lados da fronteira.
Europol

Mulher mais procurada escondeu-se em Portugal

170
Tania Varela, a mulher mais procurada pela Europol, esteve escondida em Portugal durante parte do tempo em que esteve em fuga. Foi detida na Catalunha, enquanto passeava a filha. Vai ficar na prisão.
Portugal 2020

Como os galegos veem Portugal

1656
O La Voz de Galicia recupera uma declaração de Marcelo Rebelo de Sousa e descreve Portugal como sendo "os nórdicos do sul da Europa" -- um "país da moda" e que atrai investimento "de meio mundo".
Rapto

Suspeito do rapto de Diana Quer detido na Galiza

Diana Quer desapareceu em agosto de 2016 na Galiza. Um dos principais suspeitos das autoridades, que encerraram o caso em abril, foi agora detido por tentativa de roubo e rapto de outra rapariga.
Morte

Vespa asiática mata uma pessoa na Galiza

Um residente em Porriño, província de Pontevedra, foi a primeira pessoa a morrer na sequência de um ataque de vespa asiática na Galiza, onde só este ano foram destruídos 19.200 ninhos daquela espécie.
Incêndios

O El País e os fogos na Galiza e em Portugal

2055
O El País comparou os fogos na Galiza e em Portugal. O investimento feito na prevenção, as políticas e a profissionalização dos bombeiros são algumas das diferenças destacadas pelo jornal espanhol.
Galiza

Fogos na Galiza. Noite marcada por protestos

602
Ouviram-se pedidos de demissão, assobios e apitos nos protestos que juntaram milhares de pessoas em várias cidades galegas, e até em Madrid e Barcelona, contra a atuação da Junta da Galiza nos fogos.
Incêndios

Galiza culpa "descontrolo" português por incêndios

1033
Fogos passaram o Rio Minho, pela primeira vez. Incendiários e meteorologia desfavorável explicam incêndios que já causaram quatro mortos na Galiza, segundo o presidente da "xunta da Galicia".
Espanha

Galiza. 4 mortos e cerca de 20 feridos

Quatro pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas nos incêndios da Galiza. O Governo espanhol decretou 3 dias de luto e Rajoy anunciou que vai até à Galiza.
Espanha

Incêndios florestais na Galiza ameaçam povoações

115
Há 11 incêndios floretais ativos na Galiza que excedem os vinte hectares na região, sendo que há três casos (Ponteareas, Cervantes e San Cristovo de Cea) em que existe risco real para povoações.
Catalunha

Galiza diz que referendo é "voltar ao século XIX"

105
O presidente da Junta da Galiza diz que se a Catalunha conseguir a independência no referendo será um "anacronismo histórico e um voltar ao século XIX" e acredita que o referendo "não vai acontecer".
Transportes

Bragança vai ter uma estação de TGV...em Espanha

6159
O governo espanhol autorizou a construção de uma ligação entre Madrid e Galiza que vai passar muito perto da fronteira portuguesa. Autarca de Bragança está entusiasmado com as oportunidades.
Galiza

Será que há um tesouro escondido na Galiza?

O governo da Galiza admite a possibilidade das rochas e as cavernas da Praia das Catedrais, situada na costa do mar Cantábrico, poderem esconder reservas de ouro.
Crime

Pedro Dias terá sido visto na Galiza

373
O autor dos crimes de Aguiar da Beira terá sido visto nas aldeias de Sandiás e Xinzo de Limia, na região da Galiza. Pedro Dias estaria a conduzir um carro de cor preta.
Galiza

Espanha entrega corpo do maquinista português

Autoridades espanholas vão entregar o corpo do maquinista português que morreu no acidente ferroviário na Galiza após a polícia científica ter confirmado a identidade por impressões digitais.
Espanha

Jovem desaparecida na Galiza procurada em Portugal

Diana Quer desapareceu sem deixar rasto a 22 de agosto, na Galiza. O acontecimento está envolvido em mistério, já há diversas teorias sobre o desaparecimento. Agora, está a ser procurada em Portugal.
Acidente Rodoviário

Português morre em acidente na Galiza

Um português emigrante em França morreu num acidente rodoviário na Galiza. A mulher e o filho, que iam também no carro, foram transportados para o hospital de Santiago de Compostela em estado grave.
Desaparecimentos

Pescador português desaparecido na Galiza

Filipe Manuel de Brito Carballo estaria à pesca do robalo numa pequena embarcação. A autoridade marítima já localizou o barco, mas o mau tempo impede de realizar o salvamento.
Espanha

Apreendidas 3 toneladas de cocaína na Galiza

As três toneladas de cocaína apreendidas estavam prontas para serem entregues a um grupo de narcotraficantes da Costa do Sol segundo informou a polícia espanhola.
Ébola

Guineense com ébola passou por Lisboa

O guineense que está internado num hospital da Galiza por suspeita de ter ébola entrou na Europa através do aeroporto de Lisboa, onde depois apanhou num autocarro até à Corunha, informaram fontes sanitárias galegas.
Galiza

Agricultores bloqueiam armazém da DIA na Galiza

Dona dos supermercados Minipreço pede ajuda ao governo local para proteger as 120 pessoas que trabalham no armazém de Mercagalicia, que está bloqueado por um protesto de agricultores.
País

Quota de sardinha para 2016 "acaba com a pesca"

126
Pescadores da Galiza criticam a proposta de limite de apanha de sardinha para 2016, cerca de 10% do atual, e dizem que se Madrid e Lisboa adotarem esses limites "mais vale acabarem com a pesca".
Costumes e Tradições

Galiza: povo "rapa" as bestas uma vez por ano

Uma vez por ano a população de Sabucedo, Galiza, desce com os cavalos selvagens da montanha à aldeia para lhes raparem a crina e a cauda, uma tradição do século XVI conhecida como "Rapa das Bestas".
Galiza

Uns poucos galegos à espera da Catalunha

Dia 9 de novembro a Catalunha vai realizar um referendo que Mariano Rajoy afirmou ser "inconstitucional". Alguns galegos, poucos, esfregam as mãos à espera da independência da Catalunha.
A página está a demorar muito tempo.