Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

A União Europeia (UE) condenou esta terça-feira os novos ataques russos a uma zona residencial na cidade ucraniana de Pokrovsk, que fizeram pelo menos sete mortos e 88 feridos, sustentando que “sublinham a natureza criminosa da agressão russa”.

Ponto de situação. O que aconteceu durante o 531.º dia de guerra na Ucrânia?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa mensagem publicada nas redes sociais, o porta-voz da diplomacia da UE, Peter Stano, expressou a condenação pelo bloco comunitário de episódios como este, defendendo que tais bombardeamentos mostram como Moscovo toma como alvos edifícios residenciais na Ucrânia.

“A natureza atroz da guerra do [Presidente russo, Vladimir] Putin está a aumentar, com ataques repetidos quando as equipas de resgate chegam ao local”, declarou Stano, reiterando que esse “padrão cínico” do Kremlin “sublinha a natureza criminosa da agressão russa“.

O ataque com mísseis foi perpetrado na segunda-feira em Pokrovsk, na região de Donetsk, no leste do país, e matou sete pessoas, cinco delas civis, além de um elemento de uma equipa de resgate e um militar. As explosões também afetaram um hotel e restaurantes, lojas e edifícios administrativos próximos, que ficaram danificados.

As autoridades ucranianas abriram uma investigação por um presumível crime de guerra perpetrado pela Rússia, e o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou para que “se ponha fim ao terror russo”.

Artesão revela segredos por trás dos duplos do Kremlin e disfarces de Prigozhin: “Trabalhei para a Presidência”

“Todos os que lutam pela liberdade da Ucrânia salvam vidas. Todas as pessoas do mundo que ajudarem a Ucrânia derrotarão os terroristas juntamente connosco. A Rússia será responsabilizada por tudo o que fez nesta terrível guerra“, vincou Zelensky.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou, de acordo com os dados da ONU, a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Aliados ocidentais admitem que contraofensiva está a ser “mais difícil e mais lenta” do que o esperado