460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

António Ramalho Eanes

António Ramalho Eanes

Ramalho Eanes: 25 de Abril "valeu a pena"

Antigo chefe do Estado defende que revolução de 1974 permitiu aos "portugueses encontrarem dignidade, liberdade e, para o bem e para o mal, tornarem-se senhores do seu destino e do seu país".
Guerra na Ucrânia

Eanes: "Europa devia responder com mais força"

Antigo Presidente da República acredita que “há uma mudança geopolítica radical que apanhou a Europa desprevenida". “Putin demonstrou que é um homem em quem não se pode confiar"
Noticiário

19h. Sanções. Eanes queria mais, Marcelo explica

Num dia em que EUA e Reino Unido apertam as sanções energéticas à Rússia, Portugal refreia os ânimos quanto à posição da União Europeia, que ainda está dividida.
Forças Armadas

Forças Armadas: Eanes contra governamentalização

A governamentalização "ameaça a lealdade de todos os militares à ética das Forças Armadas (hierarquia, unidade e disciplina) e a fidelidade incondicional à democracia e à nação", diz ex-Presidente.
Autárquicas 2021

Eanes e Sampaio declaram apoio a Medina

Tal como em 2017, os ex-Presidentes da República voltam a apoiar Medina para a Câmara de Lisboa. Eanes destaca a "larga experiência política", Sampaio sublinha a "obra feita".
António Ramalho Eanes

Otelo tem "lugar de proeminência" na História

O ex-Presidente da República Ramalho Eanes recorda o papel de Otelo Saraiva de Carvalho na história de Portugal, mas ressalva também os desvios políticos de consequências nefastas de que foi líder.
Forças Armadas

Governo acusado de subaproveitar Hospital Militar

Artigo de opinião assinado, entre outros, por Eanes e pelo Bispo do Porto mostra "indignação" por "gasto exagerado de verbas" numa "operação de cariz mediático" que subaproveitou o Hospital Militar.
25 de Abril

Eanes sobre Adão e Silva: "Não condeno a crítica"

Antigo Presidente da República avisa contra "situações de facto consumado". E promete avaliar eventuais "sinergias onerosas" entre organismos que devem preparar os 50 anos do 25 de Abril.
António Ramalho Eanes

Ramalho Eanes: "Nunca é tarde" para consensos

Sobre a reforma das Forças Armadas, o ex-Presidente diz que "o assunto é de tal maneira importante, que justificava um estudo prévio da sociedade civil". O consenso é "sempre possível", acrescenta.
Noticiário

8h. Eanes lidera carta-protesto contra ministro

O antigo Presidente da República é o primeiro nome de uma carta enviada ontem a Marcelo, Costa, ao ministro e aos grupos parlamentares, contra objetivo de mudar o comando superior das forças armadas.
25 de Abril

Marcelo convida Eanes para presidir aos 50 anos

Presidente da República telefonou ao general, que ainda não deu resposta definitiva. Celebrações vão começar já em 2022, quando a democracia superar em duração a ditadura do Estado Novo.
25 de Abril

Ramalho Eanes será o único ex-PR no 25 de Abril

Sessão solene no Parlamento, no próximo domingo, volta a ter limite de presenças devido à pandemia. Já há um ano, em plena primeira vaga da Covid-19, só estiveram 100 pessoas no hemiciclo.
País

Ramalho Eanes: "A história não se pode sanear"

O primeiro Presidente da democracia portuguesa esteve na TVI. Falou do Governo e da pandemia, de um país que não é para velhos, do "Ultramar". E elogiou Marcelo: "Surpreendeu-me agradavelmente".
Câmara Municipal Lisboa

"Se não fosse o império, seríamos uma Catalunha"

O antigo Presidente da República é contra a remoção dos brasões da Praça do Império, em Belém, e aponta o dedo à "esquerda festiva" que quer, através destes processos, apagar "a memória do passado".
Emissão Especial

"A democracia só melhora se votarmos"

Ramalho Eanes apela ao voto dos "desiludidos com a democracia" e considera que o momento destas eleições merece uma profunda reflexão. Ouça aqui as declarações do antigo Presidente da República. 
25 de Novembro

Missão política

Eanes impôs-se como negociador e pacificou uma sociedade em combustão com decisões claras e inequívocas. Decisões estruturais e de longo alcance que encerraram o projecto de sovietização de Portugal.
Moçambique

Moçambique. Eanes critica imobilidade dos PALOP

O ex-Presidente da República considera que os PALOP já deveriam ter mobilizado a sua ação externa para pressionar uma ajuda da Europa no combate ao islamismo radical que ataca o norte de Moçambique.
Fact Check

Eanes disse que "o nosso problema é a obediência"?

Um post de Facebook atribui a Ramalho Eanes um texto onde se apela à "desobediência civil" e que a "obediência" é "o nosso problema". Na verdade, o autor da frase é um historiador norte-americano.
Coronavírus

A revolução de Eanes

Eanes foi à RTP, em horário nobre, apelar ao fim da decadência do relativismo ético, do individualismo mortífero, da ganância asfixiante, da soberba da autossuficiência. E o país parou para ouvi-lo.
Coronavírus

O "velho" Eanes quer ventiladores para os novos

Em entrevista à RTP, o antigo Presidente da República apelou aos "velhos" como ele: devem ficar em casa, recorrer aos cuidados recomendados e se necessário "oferecer o ventilador" aos mais novos.
Óbito

O Vasco Pulido Valente gostava de nós

Não quero parecer demasiado sentimental, mas a verdade é que Vasco Pulido Valente escreveu crónicas e livros de História e lutou e arriscou politicamente para nos tornar na melhor versão de nós mesmos
II Guerra Mundial

Eanes em cerimónia que assinala II Grande Guerra 

O Presidente da república pediu a Ramalho Eanes que o representasse em Varsóvia na cerimónia que junta líderes europeus e mundiaispara assinalar os 80 anos da II Guerra Mundial.
António Ramalho Eanes

Eanes. Corrupção é uma "epidemia" em Portugal

O ex-Presidente fez uma radiografia do país e considerou que a corrupção é um problema "muito complexo" que "grassa pela sociedade". Eanes apelou ainda à necessidade de modificar o sistema eleitoral.
António Ramalho Eanes

Eanes: "A China não é regime totalitário"

O ex-Presidente da República revelou pormenores do reconhecimento oficial da China por Portugal e da negociação da passagem de Macau para a soberania chinesa.
António Ramalho Eanes

A relação tempestuosa entre Eanes e Sá Carneiro

No livro "Eanes e a Democracia", o historiador David Castaño descreve a tensa relação entre Ramalho Eanes e Sá Carneiro, aquando da chegada da AD ao poder. O Observador pré-publica um dos capítulos.
Belmiro de Azevedo

Marcelo, Eanes e Rangel despedem-se de Belmiro

O Presidente da República, o eurodeputado e o antigo Presidente estiveram presentes no velório do empresário, no Porto. Marcelo falou num "homem singular e muito marcante na vida portuguesa".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo elogia Ramalho Eanes

O Presidente da República enalteceu o legado político do general Ramalho Eanes na institucionalização da democracia em Portugal, dizendo que o primeiro Presidente em democracia teve a missão histórica de "aplanar confrontos e de estabelecer pontes".
Presidente da República

Eanes quer Presidente a fiscalizar promessas 

O general Ramalho Eanes defendeu que cabe nos poderes de um Presidente da República a verificação da exequibilidade financeira de promessas feitas em campanha eleitoral e sustentou que é indispensável regressar às raízes éticas da política.
António Ramalho Eanes

Como Eanes pôs os militares nos quartéis

Foi há exatamente 40 anos que Ramalho Eanes foi eleito pela primeira vez Presidente da República. David Castaño explica que foi graças a ele que os militares deixaram de interferir na política.
António Ramalho Eanes

Eanes apela à construção de pactos de regime

Em entrevista à Antena 1, Ramalho Eanes pede um verdadeiro pacto estratégico para o país, envolvendo todos os partidos. Elogia Marcelo e Cavaco, e homenageia Jerónimo pela "enorme coragem".
Política

Eanes sugere entendimento político para reformas

O antigo Presidente da República Ramalho Eanes sugeriu um entendimento das forças políticas e sociais para fazerem um plano de reformas que seja "via para um plano estratégico para o país".
Presidenciais 2016

Os resultados das presidenciais desde 1976

Oito eleições, quatro Presidentes eleitos. Nesta infografia, pode recordar quem já se candidatou e os votos que tiveram desde as primeiras eleições, em 1976.
Presidenciais 2016

Presidentes de todos os portugueses. A sério?

É a máxima preferida de Presidentes e candidatos. Mas será que, na prática, os chefes de Estado foram equidistantes, meros moderadores? Revisitámos a história e ouvimos quem sabe à procura de resposta
Presidenciais 2016

O que prometeram eles quando tomaram posse?

Com o aproximar das eleições presidenciais vale a pena relembrar os discursos de tomada de posse dos anteriores Presidentes da República. Sabe quem disse o quê?
Presidenciais 2016

Quando eles mudaram a Presidência

Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco foram Presidentes muito diferentes com os mesmos poderes. Afinal até onde cada um foi mais longe no exercício do cargo?
Presidenciais 2016

Candidatos do passado. Como eles eram, em 40 fotos

As primeiras presidenciais pós-25 de abril fazem agora 40 anos. Recorde as imagens que marcaram as oito campanhas e os protagonistas que ficaram para a História.
Presidenciais 2016

Eleições presidenciais em 8 takes

30 anos de Presidência da República em 8 takes. Já tivemos um Presidente militar, lutas fraticidas à esquerda e só uma vez houve eleição a duas voltas. Uma viagem pela História.
Presidenciais 2016

Primeira-dama. A tradição já não é o que era

Os principais candidatos às presidenciais não pretendem levar os seus cônjuges para Belém. É o fim de uma "cortesia republicana" de 40 anos, que de repente parece já não fazer sentido para ninguém.
Presidenciais 2016

Sampaio foi quem mais usou o Conselho de Estado

Sampaio foi o Presidente que mais reuniu o Conselho de Estado, muito por causa de Macau. Pelo contrário, Eanes foi quem convocou os conselheiros menos vezes. Cavaco foi o mais equilibrado.
Angola

Eanes nos 40 anos da independência de Angola

O ex-Presidente português Ramalho Eanes desloca-se a Luanda para participar nas comemorações dos 40 anos da independência de Angola, a convite do presidente angolano, José Eduardo dos Santos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.