908kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mário Centeno

O Esplendor e a Infâmia

O dilema de Montenegro. E a nuvem de Centeno

O que pode Montenegro fazer quando chegar à Madeira. O que deve fazer Centeno antes de rumar a Belém. E ainda: o líder madeirense que foi despromovido; e o Mercedes do Banco de Portugal para Otelo.
Eleições Presidenciais

Considerações melancólicas

Com o gosto dos portugueses pelas fardas, a necessidade de uma autoridade superior a velar por eles e a omnipresença mental do sebastianismo, Gouveia e Melo pôs-se a caminho, usando a farda e o cargo
Banco de Portugal

Rocha desafia Centeno a sair do Banco de Portugal

Rui Rocha desafiou Mário Centeno a "sair e sair já" do Banco de Portugal para "tratar da sua candidatura presidencial". Centeno é um dos nomes apontados na área do PS para a corrida presidencial.
Semáforo Político

Centeno também devia passar à reserva?

Almirante Gouveia e Melo antecipou final do mandato, governador do Banco de Portugal também "devia" fazer o mesmo. Na Madeira, estão a "gozar com quem trabalha".
Mário Centeno

O regresso do Banco de Portugal

O Banco de Portugal voltou a ser mais interventivo. Mas Mário Centeno corre o risco de ser visto mais como gestor da sua ambição política do que como governador.
Banco de Portugal

Os choques de Centeno e Sarmento

Mário Centeno colocou em dúvida os números do Governo. Garante não estar a fazer oposição. Mas tão só a aconselhar. Há mais a separar governador e ministro das Finanças e não é só agora.
Direto ao Assunto

Líder da JS: "Centeno tem sentido de Estado"

Sofia Pereira, recém-eleita líder da Juventude Socialista, diz que Mário Centeno é a melhor escolha para PS apoiar para Belém. Sobre construção de 600 mil casas com impostos do jogo, não falou com PNS
Semáforo Político

Centeno ou Seguro?Lá se vai a silhueta, Pedro Nuno

Pedro Nuno Santos antecipa presidenciais e tenta "controlar o processo" para que o candidato apoiado pelo partido não seja avaliado em praça pública. Ainda a insustentabilidade do sistema de pensões.
Noticiário

10h Ferreira Leite avisa "país precisa de crescer"

Mário Centeno disse que Portugal pode voltar ao défice no próximo ano contrariando assim previsões do Governo e de muitas outras entidades. A antiga ministra considera que o aviso não é preocupante.
Noticiário

8h. Ayres de Campos satisfeito com pré-triagem

Diogo Ayres de Campos considera que o modelo ajuda a orientar as grávidas, e liberta mais médicos. Ainda neste jornal, Luis Marques Mendes e Paulo Portas criticam o governador do Banco de Portugal.
Noticiário

4h. Marques Mendes. "Centeno fez favor ao Governo"

Uma excelente ajuda e uma grande notícia para o Ministro das Finanças. É assim que Marques Mendes vê os avisos de Mário Centeno que prevê que as contas públicas voltem ao défice no final de 2025.
Noticiário

23h. Avisos de Centeno "dão ajuda" ao Governo

Governador do Banco de Portugal prevê que contas públicas voltem ao défice até ao final de 2025. Marques Mendes diz que o ministro das Finanças "não podia pedir melhor notícia".
Noticiário

3h. PNS pede atenção a avisos de Mário Centeno

O secretário-geral do PS pede que se olhe com realismo para as contas públicas portuguesas. Ainda neste jornal, Paulo Raimundo acusa PS de favores a Chega e IL com a aprovação do OE2025.
Noticiário

19h. João Ferreira garante PCP na corrida a Belém

O antigo candidato presidencial do PCP considera que nenhum dos nomes avançados até agora tem condições para o cargo. Ainda, Paulo Raimundo acusa o PS de ter feito um favor à direita ao viabilizar OE.
Noticiário

18h. OE. PCP acusa PS de ter feito um favor a PSD

Paulo Raimundo repete uma ideia do discurso do primeiro dia de congresso: o Partido Socialista é cúmplice das atuais políticas do Governo. Ainda, a Geórgia tem um novo presidente.
Noticiário

17h. PNS acusa Governo de desistir do SNS

Em causa está a portaria que obriga as grávidas a ligar para linha telefónica antes de se dirigirem às urgências. Ainda, João Ferreira garante que o partido vai comparecer nas eleições presidenciais.
Noticiário

16h. PCP. "Paulo Raimundo tem um trabalho difícil"

O antigo deputado comunista, Miguel Tiago, defende a liderança de Paulo Raimundo. Ainda neste jornal, o Presidente da República afasta preocupações com o défice no próximo ano.
Noticiário

15h. BdP. PR "Mário Centeno fez aviso político"

Marcelo não está preocupado com as contas do próximo ano mas considera que o governador do BdP fez um aviso político. Ainda, antigo jogador do Manchester City foi eleito presidente da Geórgia.
Noticiário

00h. Sporting defronta Boavista em Alvalade

Os leões querem inverter o ciclo negativo de quatro derrotas consecutivas e têm pela frente o Boavista, em Alvalade. Ainda neste jornal, PM desvaloriza avisos de Centeno acerca das contas públicas.
Noticiário

21h. Presidenciais. PCP recusa "feira de vaidades"

João Oliveira, Eurodeputado do PCP, diz que a popularidade não define o melhor candidato a ser eleito para Presidente da República. Ainda, a vacinação gratuita contra a gripe e covid-19 foi alargada.
Noticiário

20h. Bernardino Soares: Gouveia e Melo fala demais

Bernardino Soares considera que almirante Gouveia e Melo não tem uma posição correta para quem está em funções militares. Ainda, sindicatos médicos preocupados com pré-triagem para grávidas.
Noticiário

18h. PM desvaloriza avisos sobre contas públicas

Mário Centeno alertou hoje que, este ano, a despesa aumentou mais do que o previsto - teve uma subida de mais de 10% - e, por isso, apela a uma alteração das políticas financeiras.
Banco de Portugal

"Copo" da despesa a "transbordar", avisa Centeno

Governador do Banco de Portugal lança projeções mais negativas para as contas públicas mas garante não estar a fazer oposição ao Governo. Está só a cumprir o mandato de "aconselhar" o poder político.
Noticiário

15h. PS preocupado com alertas do BdP

O Banco de Portugal prevê que o país vai regressar a uma situação de défice no ano que vem e deixou alertas sobre o crescimento da despesa que pode pôr em causa as regras europeias.
Noticiário

13h. Banco de Portugal prevê défice em 2025 

Mário Centeno prevê um défice de 0,1% no ano de 2025. Ainda neste jornal, PCP acusa o Governo de agir em sintonia com forças que classifica de reacionárias como o Chega e a Iniciativa Liberal.
Eleições Presidenciais

Santos Silva contra "caudilhos" e "comentadores"

Num ensaio publicado no Expresso, Santos Silva, que não se exclui da corrida presidencial, traçou um perfil do sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa que exclui muitos dos que se posicionaram até agora.
E o vencedor é...

Quando vai Centeno dizer o que já todos sabemos?

Notas para uma vida que equivale a várias, com fases que merecem uma história homenageada. Centeno tem de decidir: ou se foca no BdP, ou em Belém. Ainda, o que está mesmo em causa no Caso Sócrates?
Vichyssoise

Candidato deve ter servido país "na última década"

Em entrevista, e sem escolher entre Seguro e Centeno, Porfírio Silva traça o seu perfil de candidato: que tenha servido o país na última década, que perceba a UE e que tenha vida além da partidária.
Parlamento

Desfile de presidenciáveis na homenagem a Soares

Centeno, Gouveia e Melo e Santana vão marcar presença na sessão evocativa do centenário de Mário Soares, bem como Aguiar-Branco, que discursa. Marques Mendes ausente. Cavaco não confirmou presença.
O Esplendor e a Infâmia

Como os pré-candidatos a Belém se vigiam na praia

Se todos os pré-candidatos a Presidente se encontrarem na praia a caminho do mar, quem leva os calções e quem fica a fazer a digestão. Ainda o bisavô do almirante. E o choque da violência doméstica. 
Noticiário

17h. OE: PSD/CDS votaram contra a própria proposta

Está aprovada a descida da taxa máxima de IRC de 21 para 20%, com a abstenção do Chega e do PS. Ainda, Aguiar-Branco não exclui uma candidatura a Belém.
Noticiário

16h. OE2025: Banco de Portugal deixa alerta 

O governador do Banco de Portugal dá conta dos riscos que a economia portuguesa tem que acautelar. Ainda, Governo não quer acabar com apoios aos combustíveis, mesmo com avisos de Bruxelas.
Noticiário

12h. Gaza. Guterres pede cessar-fogo imediato

O secretário-geral da ONU pediu um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e no Líbano e apelou à implementação definitiva da solução dos dois estados. Ainda, continua o debate do Orçamento 2025.
Banco de Portugal

Centeno. Economia tem tido desempenho "hesitante"

Governador do Banco de Portugal vê "primeiros sinais de cautela" na economia portuguesa, que tem tido em 2024 um ano "hesitante", com "sucessivos períodos de desaceleração" e momentos de recuperação.
Noticiário

4h. Trump reafirma medidas protecionistas

Nas redes sociais, Trump justifica a decisão dizendo que esta medida vai estar em vigor até estes países controlarem a passagem de drogas e pessoas nas fronteiras que dão acesso aos Estados Unidos.
Noticiário

3h. Ucrânia: EUA autorizam armas de longo alcance

Os Estados Unidos explicam que a decisão surge devido à necessidade de Kiev intervir na região russa de Kursk e arredores.
Noticiário

1h. Pedro Nuno Santos critica Luís Montenegro 

Pedro Nuno Santos diz que Luís Montenegro não tem empatia por quem sofreu violência doméstica. Em causa estão as declarações do primeiro-ministro esta segunda-feira. 
Direto ao Assunto

Presidenciais. "Não morro de amores por Centeno"

Francisco Ramos, socialista que foi secretário de Estado, diz que Centeno é "fazedor, mas não é aglutinador" para ser PR. E o almirante? "Não tem estatuto nem cadastro". E ainda a crise no INEM. 
PS

Seguro traz receio de nova divisão presidencial

A entrada em cena de Seguro, o primeiro da área socialista a assumir vontade de correr para Belém, agitou muito o PS. Apoiantes de Centeno apontam fragilidades ao ex-líder. Pedro Nuno pede calma ao PS
PS

O Enigma Socialista

O Partido Socialista transformou-se nos últimos anos no “Dono do País “e da coisa pública, e com a sua promoção descarada ao Chega, preparava-se para se eternizar no Governo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.