824kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

UGT

Noticiário

9h. Marginal. Acidente faz um morto

O acidente ocorreu em Paço de Arcos e obrigou ao corte da Avenida Marginal nos dois sentidos. Ainda neste jornal, secretário-geral da UGT diz que a subida do salário médio é prioridade para o país.
Resposta Pronta

UGT. Aumento do salário médio "é prioridade"

Em dia de reunião com Luís Montenegro, Mário Mourão, secretário-geral da UGT, tem a expectativa de que o novo Governo dê continuidade ao diálogo com os sindicatos promovido pelo anterior executivo.
Noticiário

20h. CGTP. Governo só se preocupa com os patrões

O secretário-geral da intersindical prevê tempos difíceis com a direita a Governar. Já o secretário-geral da UGT mostra-se preocupado com a intenção do Governo de rever a lei laboral.
Noticiário

10h. Hamas quer esclarecimentos para cessar-fogo

Depois de Netanyahu prometer um ataque terrestre a Rafah, o Hamas pede mais clareza nos termos do acordo para um cessar-fogo. Ao que se sabe, este acordo permitirá uma pausa de 40 dias nos combates.
Noticiário

9h. Morreu o escritor norte-americano Paul Auster

O autor de obras como "A Trilogia de Nova Iorque" e "Cidade de Vidro" tinha 77 anos. Paul Auster deixa uma obra literária publicada em mais de 40 línguas.
Noticiário

6h. 50 Anos do 1.º de Maio celebrado pelo país

Centrais sindicais esperam adesão em massa nas comemorações do 1.º de Maio. Ainda. dezenas de manifestantes pró-palestina detidos em Nova Iorque.
Noticiário

4h. Marcelo mantém palavra sobre ex-colónias

Marcelo Rebelo de Sousa não volta atrás nas declarações sobre reparações às ex-colónias. Ainda, Joe Biden aprovou novas medidas contra ciberataques vindos da China.
Noticiário

3h. CGTP espera um 1º de maio de grande afirmação 

A CGTP quer um 1º de maio de grande afirmação com milhares de trabalhadores nas ruas. Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa garante que não volta atrás nas declarações sobre as reparações às ex-colónias.
Noticiário

2h. UGT espera milhares na rua no 1.º de Maio

A CGTP e a UGT esperam milhares de pessoas na rua no Dia do Trabalhador para reivindicar mais direitos. Ainda, Antony Blinken já está em Israel para o encontro com o Primeiro-ministro israelita.
Direto ao Assunto

Lina Lopes: "Ser sindicalista no PSD não é fácil"

Os TSD apontam "quebra de confiança" pela ida de Lina Lopes para o gabinete de Diogo Pacheco de Amorim. A ex-deputada considera que não tinha que informar antes de aceitar por ser uma "mulher livre".
EDP

Trabalhadores da EDP em greve protestam em Lisboa

Centenas de trabalhadores da EDP protestaram junto à sede da empresa no dia em que cumprem greve de 24 horas. Propostas dos sindicatos estão "perfeitamente ao alcance" da empresa, diz sindicalista.
Noticiário

13h. Carneiro critica candidatura "polarizadora"

Carneiro considera que a mensagem de moderação de Pedro Nuno Santos é uma "operação de cosmética" e fala numa candidatura "polarizadora". Ainda neste jornal, Mário Mourão da UGT apoia Pedro Nuno.
UGT

Líder da UGT declara apoio a Pedro Nuno Santos

Dirigente sindical descreve candidato a secretário-geral do PS como um "camarada com espírito de liderança e um discurso mobilizador". Diretas realizam-se a 15 e 16 de dezembro.
Sindicatos

UGT. Salários e competitividade “não podem cair”

A UGT afirmou que as metas de valorização salarial e de reforço da competitividade até 2026 “não podem cair” e defendeu ainda que “são para cumprir”, independentemente do Governo.
Resposta Pronta

"PM mostrou que quer abandonar baixos salários"

Sérgio Monte, secretário-geral adjunto da UGT, diz que António Costa mostrou "recetividade do Governo à mensagem dos parceiros sociais" para aceleração das metas de salário mínimo previstas para 2024.
Noticiário

10h. Ativistas pelo clima cortam 2ª circular

Ativistas pelo clima cortaram esta manhã a segunda circular em Lisboa. UGT reage à entrevista do Primeiro Ministro
Trabalho

UGT. Salário mínimo pode atingir 830 euros em 2024

Secretário-geral da UGT acrescentou que deve ser garantido um aumento salarial para todos os trabalhadores num valor "não inferior" ao acréscimo que vier a ser definido para o salário mínimo nacional.
Explicador

Pacto Social coloca em causa a Concertação Social?

Armindo Monteiro, presidente da CIP, refere que CES "é um pilar e não pode ser beliscado". Sérgio Monte, secretário-geral adjunto da UGT, deixa o aviso: "Decisões têm de ser discutidas em Concertação.
Noticiário

16h. Morreu Manuela Teixeira, ex-presidente da UGT

Manuela Teixeira tinha 85 anos. Destacou-se à frente da UGT entre 1998 e 2004. Foi também presidente do Sindicato dos Professores da Zona Norte durante mais de 20 anos.
UGT

Morreu ex-presidente da UGT Manuela Teixeira

Manuela Teixeira foi presidente da União Geral de Trabalhadores (UGT) entre 1998 e 2004 e a primeira secretária-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE), entre 1982 e 2004.
Noticiário

6h. Continuam negociações no setor da habitação

Reunião vai servir para discutir o travão à subida das rendas. Ontem, foram recebidos no Ministério da Habitação a Associação Lisbonense de Proprietários e a DECO.
Banca

Aumentos e retroativos pagos em julho e agosto

SBC, SDN, banca e MAIS chegaram a acordo, aumentando 4,5% em todas as tabelas e cláusulas de expressão pecuniária para os trabalhadores no ativo e reformados, que serão pagos em julho ou agosto.
UGT

Lusa deve "obrigar Estado-patrão" a fazer esforços

Secretário-geral adjunto da UGT assinala que Lusa "deve obrigar que o 'Estado-patrão' faça todos os esforços possíveis e necessários para que haja aqui um acordo".
Sindicatos

Patrões não querem rever rendimentos

A UGT admite fazer um balanço com os sindicatos para monitorizar o acordo com os patrões. Já António Saraiva, da CIP, não vê com bons olhos essa revisão porque a última aconteceu em outubro.
Trabalho

UGT perplexa com ameaça de denúncia de acordo 

Central sindical liderad por Mário Mourão diz assitir com "perplexidade" ao que considera ser "pressão política por parte das confederações patronais" à aprovação da Agenda do Trabalho Digno.
UGT

UGT. Acordo é "bom ponto de partida"

A UGT realça que o acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos, salários e competitividade "é um bom ponto de partida pois traz garantias de uma repartição mais justa da riqueza do país".
Orçamento do Estado

Parceiros sociais confiantes num acordo

Parceiros sociais estiveram reunidos com o Governo em sede de Concertação Social, onde foi apresentada uma nova proposta para o acordo de rendimentos e competitividade, que será aplicado até 2026.
Noticiário

20h. Acordo de rendimentos criticado por parceiros

CGTP e UGT consideram que proposta de aumentos salariais é "insuficiente". Patrões não acreditam em acordo até apresentação do Orçamento do Estado. Governo e parceiros reunidos em Concertação Social.
Inflação

UGT. Medidas essenciais, tardias e insuficientes

A UGT considerou tratar-se de "um pacote essencial e bem-vindo", no entanto "não são isentas de crítica as medidas apresentadas".
UGT

FTDC quer reassumir-se como tendência na UGT

"Queremos assumir de novo o lugar que já foi nosso", diz o presidente da FTDC. A federação pediu uma nova reunião à UGT com objetivo de dinamizar a estrutura laboral, de norte a sul do país.
UGT

Costa destaca "relevância" da concertação social

O primeiro-ministro recebeu os representantes dos novos órgãos sociais da UGT, que felicitou pelas novas funções, sublinhando a importância do trabalho para reforçar a negociação coletiva.
Sindicatos

CGTP não exclui greve geral com UGT

A secretária-geral da CGTP disse que já nota os efeitos da maioria absoluta do Governo, assegurando que a central sindical vai intensificar a luta, sem excluir a hipótese de uma greve geral com a UGT.
Salários

CGTP e UGT querem valorizar salários

Para a CGTP "continuam a faltar soluções para responder aos problemas dos trabalhadores e do país". A UGT diz não ver otimismo por parte do Governo sobre a contratação precária de trabalhadores.
Noticiário

15h. Refugiados. Embaixadora ucraniana preocupada

Inna Ohnivets afirma que a embaixada está a acompanhar a situação e que aguarda agora os resultados da investigação. Ainda neste jornal, morreu a antiga dirigente da UGT Elisa Damião.
UGT

Morreu antiga dirigente da UGT Elisa Damião

A antiga dirigente da União Geral de Trabalhadores (UGT) e deputada do PS entre a V e VI legislaturas Elisa Damião morreu hoje com 75 anos.
Noticiário

14h. Morreu Elisa Damião

A Antiga dirigente da UGT e deputada socialista faleceu este sábado aos 75 anos. Ainda neste jornal, o comentário de Marcelo Rebelo de Sousa à polémica com refugiados ucranianos em Setúbal.
Noticiário

19h. CGTP exige 800 euros de salário mínimo 

No discurso do 1.º de Maio, Isabel Camarinha defende que a prioridade deve passar pela subida de rendimentos, face à escalada da inflação. Ainda neste jornal, a UGT pede um aumento do salário médio.
1 de maio

Precariedade e emigração são prioridades para UGT

A UGT defende que o aumento do salário médio é fundamental e que o próximo 1.º de Maio poderá ser de luta caso as condições dos trabalhadores piorem até lá.
CDS-PP

Nuno Melo defende "paz social"

"Vivemos num contexto de economia de guerra que está a ter e vai ter impacto na inflação, nas taxas de juro, vai significar dificuldades muito grandes para os portugueses", disse Nuno Melo.
UGT

UGT: salários da função pública devem subir

"O Governo deve assumir, desde logo, a sua responsabilidade, enquanto maior empregador, de uma política de valorização salarial de todos os seus trabalhadores", disse o sindicalista.
UGT

O socialista que sucede na UGT a ex-colega do BES

Ex-deputado do PS, recusou apoiar o último orçamento de Sócrates. Há 17 anos a liderar o 2.º maior contribuinte da UGT, enfrentou guerras internas. Sucede a Carlos Silva, mas escolha não é consensual.
UGT

Mário Mourão foi eleito secretário-geral da UGT

Sem surpresas, Mário Mourão sucede a Carlos Silva na liderança da central sindical, pois normalmente é o líder da tendência sindical socialista que se candidata ao cargo de secretário-geral.
UGT

UGT. Negociação coletiva deve ter mais mulheres

A Comissão de Mulheres da UGT lamenta que, embora estejam em maioria e representem metade da população ativa do país, as mulheres continuem "a não estar representadas em lugares de decisão".
UGT

FESAP pede clarificação de política de rendimentos

"Moção de urgência para a Administração Pública" apresentada no congresso da UGT diz que "o novo executivo terá de ser claro relativamente à política de rendimentos que pretende levar a cabo".
UGT

Programa da UGT aprovado com 13 abstenções

O documento foi aprovado no 14.º congresso da UGT, com 13 abstenções, e define as linhas de ação da central sindical, nas mais diversas vertentes, para os próximos quatro anos.
UGT

UGT. Há degradação de condições de trabalho

"E diálogo social? Não há. E remunerações dignas? Não há. E reconhecimento social das profissões? Não há. E as futuras pensões de reforma? Próximas dos limiares de pobreza", afirma uma das moções.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas