480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

UGT

UGT

FTDC quer reassumir-se como tendência na UGT

"Queremos assumir de novo o lugar que já foi nosso", diz o presidente da FTDC. A federação pediu uma nova reunião à UGT com objetivo de dinamizar a estrutura laboral, de norte a sul do país.
UGT

Costa destaca "relevância" da concertação social

O primeiro-ministro recebeu os representantes dos novos órgãos sociais da UGT, que felicitou pelas novas funções, sublinhando a importância do trabalho para reforçar a negociação coletiva.
Sindicatos

CGTP não exclui greve geral com UGT

A secretária-geral da CGTP disse que já nota os efeitos da maioria absoluta do Governo, assegurando que a central sindical vai intensificar a luta, sem excluir a hipótese de uma greve geral com a UGT.
Salários

CGTP e UGT querem valorizar salários

Para a CGTP "continuam a faltar soluções para responder aos problemas dos trabalhadores e do país". A UGT diz não ver otimismo por parte do Governo sobre a contratação precária de trabalhadores.
Noticiário

15h. Refugiados. Embaixadora ucraniana preocupada

Inna Ohnivets afirma que a embaixada está a acompanhar a situação e que aguarda agora os resultados da investigação. Ainda neste jornal, morreu a antiga dirigente da UGT Elisa Damião.
UGT

Morreu antiga dirigente da UGT Elisa Damião

A antiga dirigente da União Geral de Trabalhadores (UGT) e deputada do PS entre a V e VI legislaturas Elisa Damião morreu hoje com 75 anos.
Noticiário

14h. Morreu Elisa Damião

A Antiga dirigente da UGT e deputada socialista faleceu este sábado aos 75 anos. Ainda neste jornal, o comentário de Marcelo Rebelo de Sousa à polémica com refugiados ucranianos em Setúbal.
Noticiário

19h. CGTP exige 800 euros de salário mínimo 

No discurso do 1.º de Maio, Isabel Camarinha defende que a prioridade deve passar pela subida de rendimentos, face à escalada da inflação. Ainda neste jornal, a UGT pede um aumento do salário médio.
1 de maio

Precariedade e emigração são prioridades para UGT

A UGT defende que o aumento do salário médio é fundamental e que o próximo 1.º de Maio poderá ser de luta caso as condições dos trabalhadores piorem até lá.
CDS-PP

Nuno Melo defende "paz social"

"Vivemos num contexto de economia de guerra que está a ter e vai ter impacto na inflação, nas taxas de juro, vai significar dificuldades muito grandes para os portugueses", disse Nuno Melo.
UGT

UGT: salários da função pública devem subir

"O Governo deve assumir, desde logo, a sua responsabilidade, enquanto maior empregador, de uma política de valorização salarial de todos os seus trabalhadores", disse o sindicalista.
UGT

O socialista que sucede na UGT a ex-colega do BES

Ex-deputado do PS, recusou apoiar o último orçamento de Sócrates. Há 17 anos a liderar o 2.º maior contribuinte da UGT, enfrentou guerras internas. Sucede a Carlos Silva, mas escolha não é consensual.
UGT

Mário Mourão foi eleito secretário-geral da UGT

Sem surpresas, Mário Mourão sucede a Carlos Silva na liderança da central sindical, pois normalmente é o líder da tendência sindical socialista que se candidata ao cargo de secretário-geral.
UGT

UGT. Negociação coletiva deve ter mais mulheres

A Comissão de Mulheres da UGT lamenta que, embora estejam em maioria e representem metade da população ativa do país, as mulheres continuem "a não estar representadas em lugares de decisão".
UGT

FESAP pede clarificação de política de rendimentos

"Moção de urgência para a Administração Pública" apresentada no congresso da UGT diz que "o novo executivo terá de ser claro relativamente à política de rendimentos que pretende levar a cabo".
UGT

Programa da UGT aprovado com 13 abstenções

O documento foi aprovado no 14.º congresso da UGT, com 13 abstenções, e define as linhas de ação da central sindical, nas mais diversas vertentes, para os próximos quatro anos.
UGT

UGT. Há degradação de condições de trabalho

"E diálogo social? Não há. E remunerações dignas? Não há. E reconhecimento social das profissões? Não há. E as futuras pensões de reforma? Próximas dos limiares de pobreza", afirma uma das moções.
UGT

Carlos Silva homenageia Salgueiro Maia 

O secretário-geral cessante da UGT, Carlos Silva, surpreendeu o 14.ºCongresso da central ao transformar o seu discurso de abertura numa homenagem à revolução de 25 de Abril de 1974 e a Salgueiro Maia.
UGT

UGT. Congresso marcado por saída de Carlos Silva

Congresso deveria ter-se realizado em abril de 2021, mas foi adiado devido à pandemia da Covid-19. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, deixa o cargo nove anos depois de ter sido eleito.
UGT

UGT perdeu 43 mil sindicalizados em nove anos

Secratário-geral da UGT, que termina o mandato, justifica os números com o contexto dos últimos anos, desde a troika à pandemia, mas também compara a situação com o movimento sindicalista europeu.
Noticiário

9h. UGT nunca teve tão poucos sindicalizados

O ainda líder da UGT, Carlos Silva, deixa a central sindical com 435 mil sindicalizados. O 14.º congresso da UGT começa hoje em Santarém.
UGT

UGT. Carlos Silva prevê mesma postura na nova UGT

Carlos Silva deixa a liderança da UGT, que considera terem sido nove anos marcados por crises consecutivas, mas revela que "a filosofia da UGT é indestrutível e vai-se manter" com a nova liderança.
Combustível

Combustíveis. UGT defende intervenção do Governo

O secretário-geral da UGT diz que o aumento do preço dos combustíveis "não é compreensível" para a generalidade da população. "É preciso urgência e a urgência exige-se ao Governo", vinca Carlos Silva.
Guerra na Ucrânia

UGT "repudia" a ofensiva russa e apela a recuo

A UGT diz ainda lamentar "todas as atitudes de apoio, por parte de algumas organizações e indivíduos portugueses, à agressão e à invasão do território ucraniano por meios militares russos".
UGT

Governo volta a levar lei laboral à concertação

UGT indica que António Costa assegurou que a "agenda do trabalho digno" vai voltar a ser discutida com sindicatos e patrões. Mas avisa: "Não iremos participar numa discussão que comece do início".
UGT

UGT: teletrabalho aproveitado para tirar subsídios

De acordo com a UGT, algumas empresas estão a aproveitar os pedidos de teletrabalho para tentar fazer acordos em que diversos subsídios são eliminados.
Legislativas 2022

UGT envia caderno reivindicativo a partidos

A UGT ratificou a sua política reivindicativa para 2022, enviando-a aos partidos que concorrem às eleições. O aumento das pensões e os 1.000 euros do salário mínimo em 2028 são prioridades.
UGT

UGT Açores quer salários como no privado

O líder da União Geral dos Trabalhadores dos Açores disse que os sindicatos do setor privado conseguiram aumentos salariais de 2 a 3% na região.
UGT

UGT defende salário mínimo europeu

A UGT saudou a decisão do Conselho Europeu de Ministros do Trabalho e Segurança Social (EPSCO) que decidiu iniciar negociações com o Parlamento Europeu, que deliberou no mesmo sentido.
Trabalhadores

UGT explica falta de mão de obra com precariedade

A União Geral dos Trabalhadores entende que a falta de recursos humanos verificada em diversos setores da economia está relacionada com a precariedade das condições de trabalho.
UGT

Mário Mourão na calha para líder da UGT

Mário Mourão torna-se candidato a secretário-geral da UGT, para substituir Carlos Silva em 2022. Venceu a corrida à liderança dos socialistas da UGT.
Explicador

Portugal tem emprego a mais? "Não há mão de obra"

Empresários do sector da construção e do turismo não encontram profissionais. Secretário-geral da UGT culpa baixos salários e falta de estabilidade. "Solução pode estar na contratação de imigrantes".
UGT

Mário Mourão quer "setor privado" e PS na agenda

O candidato à UGT, que quer uma reaproximação ao PS, considera que "a UGT tem também uma componente muito forte de sindicatos do setor privado filiados" e por isso quer dar-lhes "visibilidade".
UGT

FESAP. Momento político prejudica os trabalhadores

Abraão considera que chumbo do OE atrasou processos de negociações e diz que é preciso um crescimento dos salários, uma política fiscal mais justa e melhores oportunidades de trabalho para os jovens.
Óbito

Morreu o politólogo Rui Oliveira e Costa

Tinha 73 anos, foi deputado pelo PSD, ex-dirigente da UGT, assim como administrador da empresa de sondagens Eurosondagem. Pertenceu ao conselho leonino e foi comentador desportivo.
UGT

Abraão e Mourão em campanha pela UGT

É a primeira vez, em 43 anos, que a presidência da UGT é disputado, tendo em todas as renovações de mandatos até à data apenas um candidato para liderar a União Geral dos Trabalhadores.
Crise Política

UGT pede que medidas positivas sejam aprovadas

O aumento dos salários e das pensões e as alterações no IRS são algumas das medidas que a UGT quer que sejam postas em prática apesar de o Orçamento ter sido chumbado.
Noticiário

18h. Patrões suspendem presença na Concertação

Nesta edição, a decisão das confederações patronais que suspendem a participação na Concertação Social. E ainda a reação da UGT que acusa os patrões de abandonaram o "diálogo social".
Resposta Pronta

Decisão dos patrões? "É uma birra", diz UGT

Carlos Silva, secretário-geral da UGT, acusa os patrões de estarem a "encostar o Governo à parede" ao suspenderem presença na concertação social: "É uma medida extrema e radical."
Orçamento do Estado

UGT considera OE2022 "pouco ambicioso"

"A proposta de OE2022 é pouco ambiciosa e, ao contrário do que disse o ministro das Finanças [João Leão], este OE2020 não serve para todos", disse Carlos Silva.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.