UGT

UGT

UGT quer salário mínimo nos 615 euros em 2019

A UGT aprovou a política de rendimentos para 2019, defendendo um aumento de 6% do salário mínimo para 615 euros, de entre 3% e 4% para salários e pensões e um novo escalão intermédio no IRS.
UGT

UGT aprova reivindicações para 2019 

O secretário geral da UGT disse que o importante é que o OE para 2019 inclua medidas que valorizem o trabalho e os rendimentos das famílias, com aumentos salariais e redução de impostos.
PSD

Carlos Silva: "A austeridade não acabou"

714
As ideias do socialista não distam muito do que defende o PSD. Disse que austeridade não acabou, contou como Cavaco o ajudou a pedir aumento do salário mínimo e convidou jovens a sindicalizarem-se.
Sindicatos

CGTP e UGT querem valorização do trabalho

A CGTP e a UGT regressam à atividade sindical após as férias a pensar no Orçamento do Estado, no qual querem ver medidas que valorizem o trabalho e os rendimentos das famílias.
Rui Rio

Rio: Folga orçamental não dá para subir salários

Rui Rio diz que Governo vendeu a ideia de que houve um "milagre económico" e, se assim foi, "há 300 milhões de euros para dar 1,5% de aumento".
Educação

UGT espera acordo com funcionários não docentes

Secretário-geral da UGT diz que funcionários não docentes merecem o mesmo tratamento que foi dado aos trabalhadores do setor da saúde. Esperança está na maioria parlamentar de esquerda.
UGT

UGT diz que chegou momento de ir para a rua

O secretário-geral da UGT afirmou que chegou o momento de ir para a rua, mas recordou que "há sempre tempo" de conquistar a paz em vez do conflito.
CGTP

Centrais sindicais celebram Dia do Trabalhador

A CGTP comemora hoje o Dia do Trabalhador com manifestações e festividades em cerca de 40 localidades do país, enquanto a UGT centra a celebração em Figueiró dos Vinhos.
Salários

Banca. Negociações salariais num impasse

Acusação é do Sindicato dos Bancários do Norte e diz que a reunião do passado dia 17 de abril "nada trouxe de novo para desfazer o impasse a que as partes tinham chegado".
UGT

UGT acredita em acordo sobre legislação laboral

Carlos Silva defende que sindicatos e patrões devem "agarrar a oportunidade" para não permitir que seja o parlamento a tomar decisões.
UGT

UGT. Greve de trabalhadores de escolas a 4 de maio

UGT entregou esta quinta-feira um pré-aviso de greve para 4 de maio dos trabalhadores não docentes. Exigem negociações com Governo e reivindicam carreiras especiais e aumento dos salários.
UGT

UGT concorda com alteração à legislação laboral

A União Geral de Trabalhadores assegurou concordar com as propostas de alteração à legislação laboral apresentadas pelo Governo, argumentando que este é um "bom ponto de partida" para ir mais além.
PCP

Jerónimo surpreendido por UGT querer greve

O secretário-geral do PCP ficou "surpreendido" com a "disponibilidade revolucionária" da UGT em participar em greves se não houver aumentos na Função Pública. Jerónimo acha que é desnecessário.
UGT

Autoeuropa. Sindicato da UGT avança com proposta

O secretário-geral da UGT vai apresentar uma proposta à Autoeuropa. Se a administração disser "não queremos", vai estar a "ferir" o princípio da negociação coletiva do país, diz Carlos Silva.
Autoeuropa

Há "risco de os alemães perderem a paciência"

1.107
Secretário-geral da UGT faz aviso a trabalhadores da Autoeuropa. "Ou há estabilidade ou corremos o risco de os alemães perderem a paciência. E fala em tentativa de controlar comissão de trabalhadores.
Salário Mínimo Nacional

UGT exige salário mínimo de 615 euros em 2019

A UGT vai propor o aumento do salário mínimo nacional para 615 euros. A central sindical quer que o novo valor entre em vigor em janeiro de 2019.
UGT

UGT "não fará fretes" na legislação laboral

102
O secretário-geral da UGT disse que a central sindical "não fará fretes em relação a legislação laboral" e referiu que "há muita gente confundida no país em relação ao momento que se vive".
Salário Mínimo Nacional

UGT acusa patrões de "radicalismo"

A UGT lamentou a "postura intransigente das confederações patronais" e o seu "radicalismo" na negociação do salário mínimo nacional para 2018.
Salário Mínimo Nacional

Parceiros retomam discussão sobre salário mínimo

Os parceiros sociais vão reunir com o ministro do Trabalho e retomar a discussão sobre o salário mínimo nacional. A CGTP reivindica 600 euros e a UGT defende a subida para os 585 euros.
Salários

Salário Mínimo. UGT condena posição de Bruxelas

A central sindical, que considera que o aumento do salário mínimo é "um imperativo económico e social", condenou as declarações da Comissão Europeia sobre um possível impacto negativo no emprego.
Salário Mínimo Nacional

UGT aceitará salário mínimo de 580 euros

A UGT vai aceitar a subida do salário mínimo nacional para os 580 euros. Ainda assim, Carlos Silva garante que é possível ir mais longe e propõe 585 euros.
UGT

Negociar com professores abre caminho ao diálogo

142
O secretário-geral da UGT afirmou que as negociações do governo com os professores abrem caminho à negociação para a reposição de direitos de outros trabalhadores da administração pública.
Professores

UGT: "Falta peso político" a ministro da Educação

110
Carlos Silva questiona a força política de Tiago Brandão Rodrigues, admite ter trocado SMS com António Costa para que este aceitasse conversar e coloca a hipótese de acordo faseado com os professores.
UGT

Governo tem de reunir, "se não vai ter guerra"

594
Secretário-geral da UGT diz que vai estar ao lado da CGTP no protesto marcado pela Fenprof. Carlos Silva ameaça com "guerra sem tréguas" se Governo não se sentar à mesa para negociar com professores.
Orçamento do Estado

OE 2018. UGT diz que os portugueses esperam mais

Central sindical defende medidas como um alívio da carga fiscal nos escalões mais baixos do IRS e também nos patamares médios.
Salários

UGT quer aumento médio dos salários entre 3% e 4%

A UGT defendeu um aumento médio dos salários entre 3% e 4%, a subida do salário mínimo para 585 euros e a reposição dos escalões do IRS no próximo ano.
Autoeuropa

UGT acusa sindicato da CGTP de irresponsabilidade

O secretário-geral da UGT acusou o sindicato da CGTP que marcou a greve na Autoeuropa de "enorme irresponsabilidade" e sublinhou que o diálogo e a negociação devem ser o caminho a seguir na empresa.
UGT

UGT ameaça greve na função pública

Coordenador da Federação de Sindicatos para a Administração Pública alerta para possibilidade de greve. Federação exige discutir descongelamento de carreiras e OE com Governo.
UGT

Reformas. UGT queria Governo a ouvir sindicatos

A UGT lamentou que o novo regime das reformas antecipadas agora aprovado abranja também os trabalhadores que descontam para a Caixa Geral de Aposentações.
Governo

UGT e CGTP admitem mais contestação ao Governo

A UGT e a CGTP alertam para o aumento do descontentamento em diversos setores da economia, que poderá acentuar a contestação nos próximos meses, caso o Governo não responda às expectativas.
UGT

UGT quer ajudar portugueses na diáspora

A União Geral dos Trabalhadores quer criar um protocolo de colaboração com o maior sindicato de trabalhadores da construção civil da América do Norte para apoiar portugueses na diáspora.
UGT

UGT quer melhoria do salário mínimo nacional

A secretária-geral adjunta da UGT considerou que o salário mínimo nacional deve ser revisto em alta para 2018, apelando ainda ao reforço da contratação coletiva.
UGT

UGT saudou recomendação de saída do PDE

A UGT saudou a recomendação de saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo, considerando ser "o reconhecimento dos enormes sacrifícios impostos aos portugueses".
UGT

UGT pede números exatos sobre reformas antecipadas

A UGT pediu esta quinta-feira "números exatos" sobre número de trabalhadores abrangidos pelo novo regime das reformas antecipadas e sobre o impacto orçamental do regime.
UGT

UGT rejeita acusações de cunhas da líder do CDS

A UGT rejeitou "veemente" as "afirmações graves" da líder do CDS-PP, que acusou o Governo de querer "institucionalizar a cunha" no processo de regularização de precários na Função Pública.
UGT

UGT admite greve por causa do salário mínimo

O secretário-geral da UGT afirmou que o cenário de uma greve não está afastado, caso o Governo não cumpra o que prometeu relativamente ao aumento do Salário Mínimo Nacional.
UGT

Secretário-geral da UGT reeleito este domingo

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, comprometeu-se a "lutar na concertação social" por uma discriminação positiva de quem vive e investe no interior do país.
Sindicatos

UGT. Congresso aprova atividade dos últimos 4 anos

O relatório do secretariado nacional da UGT foi este sábado aprovado por maioria, com 12 votos contra e 10 abstenções, suscitando algumas críticas sobretudo de falta de apoio ao setor financeiro.
Governo

Vieira da Silva: "Governo tem uma ambição grande"

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, assegura que o Governo está empenhado em equilibrar a necessidade de melhorar as condições de vida dos portugueses com a recuperação económica do país.
UGT

UGT vai pagar dívida europeia 30 anos depois

266
A UGT chegou finalmente a acordo com Bruxelas para terminar com um processo que se arrasta desde a década de 80 e que envolvia um alegado uso indevido de fundos europeus. Vai pagar 1,5 milhões.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: Europa "tem de acreditar em si própria"

120
Na abertura do XIII congresso da UGT, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que "a Europa em vez de estar à defesa tem que estar ao ataque" e que não pode temer que cada eleição provoque uma "implosão".
UGT

UGT quer reversão mais rápida da austeridade

Na abertura do XIII Congresso da UGT, o secretário-geral, Carlos Silva pediu que o Governo seja mais rápido na reversão das medidas de austeridade e teceu fortes críticas a Jeroen Dijsselbloem.
UGT

Líder da UGT faz desafio a empresas

Carlos Silva desafia os empregadores privados a encararem os sindicatos como parceiros e não como inimigos e desafiou o Estado a negociar com os representantes dos funcionários públicos.
UGT

Entendimento da esquerda aliviou a austeridade

Carlos Silva considera que o entendimento da esquerda parlamentar permitiu aliviar a austeridade e afirma que o Governo está comprometido em reverter as medidas impostas durante a ajuda externa.
Trabalho

UGT continua a privilegiar Concertação Social

A UGT vai continuar a privilegiar a Concertação Social e é lá que pretende conseguir inverter algumas medidas que penalizaram os trabalhadores nos últimos anos.
UGT

Morreu o antigo presidente da UGT, Miguel Pacheco

O antigo e primeiro presidente da União Geral dos Trabalhadores, Miguel Pacheco, morreu no hospital Garcia de Orta, vítima de doença prolongada.
Conselho Económico E Social

Sindicatos. CES para jovens e reformados apoiado

UGT e CGTP disseram aos deputados que concordam com uma alteração do CES que alargue a representatividade aos interesses de jovens ou reformados, mas a CIP assumiu-se contra este alargamento.
UGT

“PS deu sinal de que corda esticada pode rebentar"

Carlos Silva, secretário-geral da UGT, diz ao Observador que se não quer uma crise, a esquerda "terá de perceber que não pode estar constantemente a criar engulhos à governação". Leia a entrevista.
TSU

PEC: UGT não assina adenda se CGTP não assinar

Apesar de apoiar a alternativa do Governo ao chumbo da TSU, que prevê a redução do Pagamento Especial por Conta (PEC), a UGT admite que não assinará a adenda se a CGTP não o assinar.
UGT

UGT pede diálogo com todos os partidos

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, lamentou que o acordo de concertação social esteja em causa e desafiou que alternativas sejam discutidas com todos os partidos.
TSU

TSU: UGT tenta demover Passos em reunião

366
Carlos Silva vai esta quinta-feira à sede do PSD tentar demover o líder da oposição a travar acordo de concertação. Diz que, mesmo não sendo sportinguista, "a esperança é a última a morrer."
Orçamento do Estado

UGT faz exigências no subsídio de refeição e Natal

A UGT defendeu que o Orçamento deve ser melhorado na especialidade com um maior aumento do subsídio de refeição e a introdução da liberdade de opção em relação ao subsídio de Natal.
UGT

UGT também exige contrapartidas

A UGT propõe 565 euros como valor para o salário mínimo em 2017 enquanto o Governo sugere 557 euros, mas admite rever se parceiros aceitarem acordo para desbloquear a contratação coletiva.
UGT

UGT discute com PS e PCP reivindicações no OE 2017

A UGT saiu satisfeita das reuniões que manteve com os grupos parlamentares do PCP e do PS, aos quais apresentou a sua política reivindicativa para 2017, disse o seu secretário-geral, Carlos Silva, à agência Lusa.
Sistema Financeiro

UGT e OCDE defendem estabilização financeira

A UGT e a OCDE defenderam, esta segunda-feira, a necessidade de estabilização do sistema financeiro e a melhoria da qualificação dos trabalhadores portugueses.
1 de maio

UGT exige 35 horas para todos na Função Pública

Carlos Silva exigiu ao Governo que cumpra o compromisso da repor as 35 horas de trabalho semanal para todos os trabalhadores da função pública, independentemente do vínculo laboral.
UGT

UGT diz que vai dar "voto de confiança" ao Governo

Carlos Silva diz que vai dar um "voto de confiança" ao Governo e dar-lhe tempo para demonstrar, através da execução orçamental, "se tem ou não condições" para atingir os compromissos que assumiu.
Concertação Social

UGT desafia Governo e patrões a reverem acordo

A UGT denunciou o esvaziamento da concertação social e lançou um desafio ao Governo e às confederações patronais para que se sentem à mesa e cheguem a um acordo em algumas matérias que estão a ser discutidas no parlamento.
UGT

UGT recomenda cuidado com desemprego

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, disse que o Governo deve ter cuidado com os números do desemprego, que são reflexo da precariedade das políticas anteriormente seguidas.
UGT

UGT lamenta que Bruxelas possa condenar Portugal

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) lamentou esta sexta-feira que Bruxelas venha condenar o Governo português por ter atualizado o salário mínimo no início do ano.
Orçamento do Estado

UGT. OE não "sacrifica sempre os mesmos"

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, afirmou que o Orçamento do Estado para 2016 "é globalmente positivo", tendo-se congratulado com a alteração do paradigma de "sacrificar" sempre os mesmos.
Orçamento do Estado

35 horas: enfermeiros são o maior problema

444
Governo e sindicatos vão começar a negociar a redução para as 35 horas para todos os funcionários públicos ao mesmo tempo. Governo diz que depende da negociação. UGT pede "bom-senso", CGTP diz que não
UGT

Amigo dos patrões? "Não tenho medo"

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, disse "não ter medo do estereótipo de que a central sindical "é amiga dos patrões", numa altura em que admite assinar acordo sobre o salário mínimo nacional.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)