775kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

XII Convenção BE

Reportagem Observador

Mortágua e a oposição ao "dramalhão" do Governo

Bloco de Esquerda vira-se para Mariana Mortágua para ser a "terceira força política" em Bruxelas. Rejeita ser "cravo na lapela" do PS "absoluto", focado no "dramalhão do 4º andar do Ministério".
Emissão Especial

"Geringoncismo estranhou-se e depois entranhou-se"

Crítico interno sentiu "falta de um balanço” no discurso de despedida de Catarina Martins e lamenta que a sua expectável sucessora, Mariana Mortágua, mantenha uma linha de “falta de sentido crítico”
Emissão Especial

José Manuel Pureza: "Maioria absoluta é má demais"

Sem dúvidas de que "Costa está a tentar precipitar uma crise política”, antigo deputado diz que eleições antecipadas resultariam para o Bloco num melhor resultado, mas "há muito trabalho pela frente"
Emissão Especial

José Soeiro: Mortágua deve "polarizar à esquerda"

"PS sabe que tem na polarização com a extrema-direita o seu seguro de vida", defende deputado que vai regressar ao parlamento com a saída de Catarina Martins. Governo está a dar "tiros nos pés"
Emissão Especial

Convenção é "mera aclamação da nova líder”

Porta-voz da moção crítica da atual liderança, Pedro Soares, acusa Mariana Mortágua de ter recusado "todos os debates que foram colocados". “Não há uma linha de avaliação do percurso anterior"
Atualidade

Estalinistas e oxidações. 'Bloopers' da convenção

Tendências estalinistas, champanhe e rosas, pedidos de oxigenação e um porta-chaves em forma de elefante. Os momentos mais inusitados das 48 horas de convenção do BE.
XII Convenção BE

'Blocos de Ouro'. Os 10 prémios da Convenção do BE

Do prémio Cerca Sanitária ao Prémio Estaline. O Observador esteve na Convenção do Bloco de Esquerda e atribuiu os seus galardões criados exclusivamente para este evento.
XII Convenção BE

BE. Vencedores, vencidos e o ausente da convenção

Catarina, que renovou a liderança. Mariana, a estrela pop do BE. E os críticos internos, que ganharam muito peso. Numa convenção com ausências notadas, Costa e Jerónimo foram os mais visados.
XII Convenção BE

6 opiniões rápidas sobre o BE que quer crescer

Para onde vai o BE, que lembra ser "o 3.º maior partido português"? A opinião de José Manuel Fernandes, Helena Matos, Alexandre Homem Cristo, João Marques Almeida, Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes.
XII Convenção BE

As melhores imagens da convenção do BE

Desde o início da pandemia esta foi a primeira vez que os bloquistas se reuniram presencialmente. A convenção, que chegou a ser adiada, reuniu cerca 343 delegados, em Matosinhos.
XII Convenção BE

Catarina Martins vê oposição interna ganhar peso

Um terço da Mesa Nacional do BE fica para críticos. Catarina Martins perde maioria expressiva conquistada há três anos e conta a partir de agora com mais oposição interna nos órgãos do partido.
XII Convenção BE

Entrelinhas. Polarizar à esquerda para crescer

Ataques ao PSD e Chega definem estratégia do Bloco para os próximos tempos, com a convicção de que a esquerda deve "lutar pela maioria". Catarina Martins prometeu dialogar com críticos.
Atualidade

Vídeo. Essencial do discurso de Catarina Martins

No discurso final da convenção, a coordenadora do Bloco de Esquerda atacou a ligação entre PSD e a extrema-direita, o Governo de Costa e lançou as autárquicas, que terão "novos patamares de exigência"
XII Convenção BE

Deputado acusado falhou convenção do BE

Luís Monteiro abdicou de ir à reunião do partido quando desistiu da candidatura a Gaia e aos órgãos do BE, para resolver o assunto em tribunal. Direção considerou decisão "ajustada".
XII Convenção BE

"PS não pode querer apoio para regras da direita"

BE continua a piscar o olho ao PCP para o "juntos somos mais fortes" e não abdica da revogação das leis do trabalho em vigor, alteradas no tempo da troika.
XII Convenção BE

Tensão com PCP marca Convenção do Bloco

BE acha que PCP devia ter sido mais "firme" com o PS. PCP responde: BE foi irresponsável e pôs em causa a governação. Houve um apelo no palco para a esquerda "falar melhor", mas relação está azeda.
XII Convenção BE

Os pecados de António Costa segundo o Bloco

BE aproveitou o segundo dia de convenção para intensificar as críticas ao PS e preparar próximo ciclo político. Ainda não há rutura formal mas objetivo é desgastar Costa e evitar maiorias absolutas.
XII Convenção BE

Mortágua a ministra? Como BE ouviu Louçã

Francisco Louçã entusiasmou a convenção quando voltou a lançar Mariana Mortágua para um Governo. Dirigentes não levaram à letra, mas acreditam no projeto para as Finanças — em contraste com o PS.
Fact Check

PS não chamou em "nenhum momento" o setor privado?

Moisés Ferreira disse que Bloco de Esquerda se recusa a fazer como o Governo que, em plena pandemia, "em nenhum momento chamou o setor privado da saúde".
XII Convenção BE

"Aceitar o que está pode tornar-nos irrelevantes"

Deputado do Bloco entende profecia de Louçã com Mortágua como "expressão de força e determinação" do partido e garante que BE vai manter "posição de força para influenciar conteúdo das políticas".
Emissão Especial

Liderança do BE? "Nunca pensei nisso"

Em entrevista ao Observador, Marisa Matias afirma que a direção de Catarina Martins "tem ainda trabalho por fazer". Quanto às negociações com o PS, a eurodeputada sublinha: "As portas estão abertas".
Emissão Especial

"Aceitar o que está pode tornar-nos irrelevantes"

Em entrevista ao Observador, José Manuel Pureza, deputado do BE, rejeita ceder ao PS no Orçamento do Estado. "Os sinais dão-nos confiança para continuarmos a determinar as políticas para o país".
XII Convenção BE

Marisa: Presidenciais não foram "derrota pessoal"

Eurodeputada diz que com chumbo ao OE2020 Bloco "conseguiu mais estando fora do que conseguiria se estivesse dentro". Desvaloriza impacto do resultado das presidenciais numa hipotética liderança.
XII Convenção BE

Críticos do BE atacam, Catarina nega "unanimismos"

Asfixia democrática, monolitismo castrador, encosto ao poder, fantasias com a geringonça, carreirismo. Críticos internos têm perto de 25% dos assentos e reclamam mais voz. Direção desvaloriza.
Emissão Especial

Louçã. "A direita não voltará ao Governo"

Francisco Louçã garante que graças à "força" do BE "não haverá mais maiorias absolutas, nem a direita voltará ao Governo". Histórico bloquista volta ainda a lançar Mariana Mortágua como ministra.
XII Convenção BE

Bloco não existe para ser "fantoche" do PS

Em entrevista, Mariana Mortágua recusa a ideia de que o Bloco de Esquerda deve aprovar Orçamentos do Estado que considera "maus" e onde é obrigado a abdicar de bandeiras em nome de "acordos vazios".
Emissão Especial

"Temos de recuperar o debate interno no BE"

Pedro Soares, ex-deputado do BE e um dos subscritores da moção que representa a oposição interna à direção do partido, afirma uma "posição crítica" para "impedir que o BE se transforme noutra coisa".
Emissão Especial

"Se PS nos quer chamar parceiros tem de negociar"

Jorge Costa, líder parlamentar interino do BE, garante que os bloquistas mantêm a porta aberta ao diálogo com o PS, mas avisa que é preciso "reconhecer o programa" do Bloco e fazer "aproximações".
XII Convenção BE

"BE não deve submeter linha a ser Governo"

Ex-deputado é um dos subscritores da moção E, a mais crítica da atual liderança do Bloco, e diz que o partido "não pode pôr o programa político na gaveta" para chegar a Governo.
XII Convenção BE

Entrelinhas. Ataques ao PS sem bater com a porta

Catarina Martins abriu a XII Convenção do Bloco de Esquerda com um discurso em que atirou contra o PS, com cuidado para evitar imagem de intransigência. Houve recados para os críticos e para o Chega.
XII Convenção BE

Jorge Costa: "Não há razão para queda do Governo"

Jorge Costa acredita que caso houvesse novas eleições a esquerda se manteria maioritária no Parlamento, o que leva o líder parlamentar interino do BE a recusar a ideia de "crise política".
Atualidade

Vídeo. O essencial do discurso de Catarina Martins

No arranque da convenção, Catarina Martins acusou António Costa de encarar o BE como um "empecilho", de ter faltado aos compromissos assumidos e de ter apostado todas as fichas no ataque à esquerda.
XII Convenção BE

Vídeo: Rádio Observador na Convenção do BE

Veja aqui todos os diretos da emissão especial da Rádio Observador na XII Convenção do Bloco de Esquerda, em Matosinhos.
Noticiário

2h. Portugal na UE foram "seis meses bem tristes"

Na XII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda foram deixadas duras críticas à União Europeia e ao Governo português. Bloco de Esquerda pede levantamento das patentes para a produção de vacinas.
XII Convenção BE

BE atira ao Governo: "Decidiu ser bom aluno"

Em aquecimento para a XII convenção, BE marcou "sessão internacionalista" a defender levantamento de patentes das vacinas e dedicou os primeiros ataques ao PS.
Observadores

Como cobrimos os congressos dos partidos

Este fim de semana, o BE faz a sua convenção. No próximo é a vez do Chega. E depois é o PAN. No Observador, os congressos partidários são sempre grandes operações, com muitas pessoas e muito material.
XII Convenção BE

"BE nunca contribuirá para direita no poder"

Em entrevista, o líder parlamentar bloquista defende que PS ficou mais "arrogante" e deixou de ter "sensibilidade" para responder ao país. Mesmo assim, esquerda deve unir-se para travar direita.
Bloco de Esquerda

Bloco, Ltda. Quem é quem na estrutura do Bloco?

Catarina Martins continua a ser uma CEO pouco contestada, Mortágua a temida CFO e Louçã o chairman com influência. Quem é quem na convenção no BE? Que cargos ocupariam se o partido fosse uma empresa?
Bloco de Esquerda

Travar PS, enfrentar Chega: os desafios do Bloco

Bloquistas lançam nesta convenção estratégias para travar uma maioria PS — e lidar com a sucessão de Costa — e capitalizar com o Chega. Críticos internos garantem que direção sofreu "erosão".
Bloco de Esquerda

BE. Sucessão de Catarina atirada para outro ciclo

Já é líder há sete anos e há convenção este fim de semana, mas ninguém quer discutir a sucessão. Desaire presidencial de Marisa Matias baralha as contas, mas partido isenta Catarina Martins.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora