897kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Parlamento

Passos Pedidos

A orgia orçamental numa AR preocupada com a roupa

O record de propostas de alteração levou o PSD a chamar ao processo uma “orgia orçamental”, e há, entre a oposição, quem a defenda. Nos corredores, vão se discutindo regras de vestuário
Noticiário

16h. INEM. PM garante assumir responsabilidades

Montenegro garante que se forem apuradas responsabilidades políticas quanto às mortes ocorridas durante a greve do INEM, “elas terão de ser assumidas”. Ainda, PCP reforça críticas do 25 de Novembro.
Emissão Especial

PR: "O 25 de Abril foi o primeiro momento”

Marcelo Rebelo de Sousa encerra a sessão comemorativa do 25 de novembro no Parlamento e lembra que sem 25 de Abril não existiria 25 de Novembro.
Emissão Especial

Aguiar-Branco. 25 de Abril "não é substituível”

Aguiar-Branco defende que o 25 de Novembro “é celebrar o que Abril começou”. No discurso da sessão solene, o presidente da AR diz ainda que “Soares foi fixe” e lembra a "inspiração" de Sá Carneiro.
Noticiário

8h. APAV: número de mulheres a pedir ajuda aumenta

A APAV fala num "aumento considerável" dos pedidos de ajuda. Ainda neste jornal, a polémica em torno das celebrações do 25 de Novembro e as ocorrências relacionadas com o mau tempo.
Noticiário

7h. Caso BES. Prescreveu mais um crime de Salgado

Ricardo Salgado vai passar a responder por 52 crimes no inicio do próximo ano, em vez dos 65 dos quais foi acusado. Ainda neste jornal, as celebrações do 25 de Novembro e a corrida a Belém.
Noticiário

6h. Chega pode viabilizar Orçamento nos Açores

O documento deverá ser viabilizado, uma vez que o Chega/Açores já mostrou abertura para aprovar o documento. No entanto, José Pacheco, líder do partido no arquipélago, deixa algumas exigências.
Noticiário

5h. 25 de novembro de 75 celebrado na AR

É a primeira vez que a data é celebrada na Assembleia da República. A sessão solene, arranca às 11 da manhã. Segue o mesmo modelo da cerimónia de 50 anos do 25 de abril.
Noticiário

11h. BE deu emprego a Catarina Martins

Catarina Martins foi funcionária do partido depois de ter deixado o Parlamento. Ainda, Ruben Amorim estreia-se hoje no comando técnico do Manchester United.
Noticiário

10h. Médicos de Família: 625 vagas não preenchidas

António Luz Pereira diz que há um problema em fazer transitar médicos do ensino superior para o SNS. Ainda, a alteração que marca para já as votações na especialidade é sobre a publicidade na RTP.
Noticiário

18h. João Costa contesta números do Governo

João Costa, ex-ministro da Educação, contesta os números apresentados pelo Governo que diz terem "falta de rigor". Ainda neste jornal, PSD acusa oposição de ser irresponsável nas propostas do OE.
China

Presidente da AR recebeu homologo chinês

O líder do órgão legislativo máximo da China, Zhao Leji, foi recebido no parlamento por Aguiar-Branco, nesta sexta-feira. Os homólogos reuniram-se a sós e não houve declarações aos jornalistas.
Bolívia

Bolívia. Deputados em confrontos no parlamento

Fação interna do Movimento ao Socialismo entrou em confronto com membros do governo boliviano, do mesmo partido, presentes no parlamento. Imagens mostram deputados a escalar bancada principal.
Noticiário

7h. Marcelo: recondução de Gouveia e Melo é lógica

A recondução impediria Gouveia e Melo de se candidatar a Belém em 2026. Ainda neste jornal, António José Seguro admite que está a ponderar avançar com uma candidatura a Belém.
Noticiário

23h. INEM: antigo ministro critica ministra 

O antigo ministro aponta o dedo à falta de experiência de politica de Ana Paula Martins, embora valorize o conhecimento técnico. Afirma ainda que a situação do INEM atingiu um limite.
Parlamento

Língua azul: ministro da Agricultura chamado à AR

A Comissão de Agricultura aprovou a audição do Ministro José Manuel Fernandes sobre o surto de língua azul e a troca de quotas de pesca, após requerimentos aprovados por unanimidade.
Madeira

Madeira aprova 73 propostas para OE2025

A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou 73 das 80 propostas para o OE2025. Entre elas, destacam-se a transferência extraordinária de 50 milhões de euros e melhorias no transporte e saúde.
Noticiário

18h. Min. da Saúde chamada ao parlamento

Foi aprovado um requerimento apresentado pelo Bloco para ouvir a ministra sobre a "refundação do INEM". Ainda, Matt Gaetz retirou o nome da corrida a procurador-geral, nos Estados Unidos.
Noticiário

7h.INEM. Governo ouve peritos para resolver falhas

Uma informação apurado pelo Observador, no dia em que o presidente do Instituto é ouvido no Parlamento. Ainda neste jornal, José Sócrates compara processo Marquês com Operação Influencer.
Noticiário

6h.Presidente do INEM vai ser ouvido no Parlamento

O Presidente do Instituto Nacional de Emergência vai ser ouvido no Parlamento a pedido das bancadas do PS e Chega sobre as falhas registadas na resposta do socorro pré-hospitalar.
Noticiário

21h. Madeira: JPP a favor de eleições antecipadas 

O líder do JPP afirma que Miguel Albuquerque não tem condições para continuar. Élvio Sousa lembra todas as suspeitas de corrupção em volta do governo regional da Madeira.
Noticiário

19h. Núncio diz que o OE não pode ser desvirtuado

O líder parlamentar do CDS diz que não é tempo de tirar conclusões precipitadas sobre o OE. Ainda, um incêndio está a consumir um armazém em Campolide.
Noticiário

18h. Chega viabiliza aumento de pensões do PS

O anúncio foi feito por André Ventura na Assembleia da República. Ainda, o Tribunal da Relação de Lisboa quer forçar o início do Julgamento de José Sócrates na Operação Marquês.
Noticiário

17h. Portugal encerra embaixada em Kiev

Paulo Rangel confirma que a embaixada vai ficar fechada alguns dias. Ainda, o Parlamento vai analisar a conduta dos deputados do Chega.
Assembleia Da República

AR evoca 100 anos de Soares com sessão solene

A Assembleia da República vai promover no dia 6 de dezembro, um dia antes do centenário de Mário Soares, uma sessão solene evocativa do nascimento do antigo Presidente da República.
Assembleia Da República

25 Novembro. BE só participa com uma deputada

O Bloco de Esquerda vai fazer-se representar na sessão solene do 25 de Novembro mas apenas com uma deputada e promete reverter esta sessão assim que existir uma maioria de esquerda no Parlamento.
Noticiário

14h. Ucrânia acusa Rússia de desinformação

A Ucrânia fala num ataque psicológico de informação massivo. Ainda neste jornal, a embaixada de Portugal em Kiev pode encerrar "a qualquer momento".
PS

"É evidente a inaptidão de Blasco" 

Em entrevista ao Observador, António Mendonça Mendes, ex-secretário de Estado de Costa e deputado do PS, diz respeitar o percurso de Margarida Blasco, mas lamenta falta de capacidade como ministra.
Noticiário

9h. 25 novembro. Ramalho Eanes nas celebrações

Ramalho Eanes foi o comandante operacional do 25 de Novembro. Ainda, a Associação Zero pede ao Governo que se deixe de contradições e aposte em políticas para combater as alterações climáticas.
Noticiário

7h. Salários. PSD admite viabilizar proposta do PS

PS e PSD defendem fim do corte imposto em 2010, mas com calendários diferentes. Ainda neste jornal, o aviso do CDS ao PSD, a queda de Portugal no índice sobre Ambiente e o alerta de ataque em Kiev.
Parlamento

25 de Novembro. PCP vai faltar à sessão solene

O líder do PCP, Paulo Raimundo, adiantou que "os deputados comunistas marcarão posição, oposição e protesto não estando presentes" na sessão solene do 25 de Novembro, na Assembleia da República.
Noticiário

21h. PCP vai faltar à sessão do 25 de Novembro

Paulo Raimundo afirma que quem está a promover a data quer equivaler um golpe com a revolução libertadora do 25 de Abril. Ainda, a Ordem dos Médicos propôs um plano para atrair e fixar médicos no SNS.
O sofá do parlamento

"Ministra da Saúde já percebeu que está a prazo"

António Mendonça Mendes, do PS, acredita que Ana Paula Martins "é um escudo para proteger Montenegro" de problemas como Margarida Blasco. Sobre Costa diz apenas que "o PS tem muita estabilidade".
Política

Marcelo na apresentação do centenário de Soares

Centenário de Soares celebra-se no dia 7 de dezembro. Celebrações duram até final do próximo ano e vão incluir exposições, conferências internacionais e o lançamento de um livro infantil.
Noticiário

18h.OE. Miranda Sarmento espera um PS responsável 

Joaquim Miranda Sarmento foi ouvido no Parlamento sobre a proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2025. Ainda, sobre a Operação Influencer, PGR espera que o processo judicial seja breve.
Noticiário

18h. Carlos Cortes: problemas do INEM são antigos

Carlos Cortes esteve, esta tarde, numa visita ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM no Porto. Ainda neste jornal, o Conselho das Finanças Públicas avisa o Governo.
O sofá do parlamento

"Carta de António Costa é xenófoba e racista"

O deputado do Chega e vereador em Loures critica a carta de António Costa e diz que o caso só foi polémico porque "Costa quis vingar os comentários de Pedro Nuno"
Saúde

INEM. "Assumo total responsabilidade"

"Não minto e não me escondo", afirmou a ministra, ouvida esta terça-feira no Parlamento. Ana Paula Martins garante que saberá “interpretar resultados” dos inquéritos relativos a atrasos do INEM.
Parlamento

CDS-PP quer ouvir presidente da CPCJ

Deputados centristas estão preocupados com dados da CPCJ que registam um duplicar das denúncias anónimas de abusos. O CDS entende que há risco de parte das denuncias serem meios de retaliação.
Noticiário

18h. Janeiro garante que convocou serviços mínimos

Em declarações aos jornalistas, na sede do INEM, Sérgio Dias Janeiro só não respondeu com que antecedência foi feita essa comunicação. Ainda neste jornal, Valência está outra vez sob aviso laranja.
Noticiário

17h. Moção do Chega vai ser discutida em dezembro

Pedido do PSD Madeira, que foi aprovado na Assembleia Legislativa regional. Só o Chega votou contra. Ainda neste jornal, ministra da saúde não se demite.
Noticiário

10h. Ministra da Saúde reconhece falhas no INEM

Ana Paula Martins lamenta também as mortes pelas alegadas falhas no instituto. Ainda, Eduardo Cabrita considera que Margarida Blasco representa um "padrão de inexistência" como MAI.
Noticiário

8h. Ministra da Saúde visita INEM

Antes, Ana Paula Martins vai ser ouvida no Parlamento sobre o Orçamento do Estado. Em Moçambique, Venâncio Mondlane convoca mais três dias de protestos que começam hoje.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.