Olá

864kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos

Morrer bem: uma vergonha nacional?

Em Portugal, estima-se que neste biénio necessitem de Cuidados Paliativos 75.614 a 89.861 pessoas, não incluindo população pediátrica dos 0-17 anos.
Serviço Nacional de Saúde

SNS entre os cuidados paliativos e a eutanásia

Que raio de gestão é esta que resiste a melhorar as condições de trabalho de forma a tornar as carreiras mais competitivas e atraentes e em alternativa gasta milhões com prestadores de serviços?
Saúde

Paliativos: Misericórdias disponíveis para ajudar

ERS revelou que 48% dos doentes referenciados no ano passado para unidades contratualizadas com o setor privado ou social morreram antes de terem vaga. UMP diz que pode ajudar mas precisa de apoios.
Cuidados Paliativos

Unidade de Mafra raramente com 95% de ocupação

A diretora da Unidade de Internamento ASFE Saúde em Mafra diz que "raramente se atinge os 95% de ocupação" na unidade e que os utentes são referenciados para cuidados "paliativos muito tarde".
Noticiário

15h. Incêndios. Bragança regista os maiores do ano

Nos primeiros seis meses do ano, o número de incêndios em Portugal foi o mais baixo desde 2014. E ainda, Nuno Melo afirma que, no final do mandato, as Forças Armadas vão estar "em melhor estado".
Cuidados Paliativos

Pedidos mais recursos para cuidados paliativos

A presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos pediu mais financiamento, organização e formação nestes cuidados. Quase metade dos utentes morre à espera de vaga nos cuidados paliativos.
Resposta Pronta

Paliativos e continuados. Doentes morrem sem vaga

É necessário melhorar a integração entre a Rede de Cuidados Paliativos e a Rede de Cuidados Continuados. É a reacção da Presidente da Associação de Cuidados Paliativos ao relatório divulgado pela ERS.
Saúde

Doentes para paliativos: 48% morreu sem vaga

Dos doentes referenciados para prestação de cuidados paliativos no setor privado ou social, 48% morreu antes ser admitido, revela reguladora. Ausência de oferta no Centro e Algarve é um dos problemas.
Saúde

Falta de profissionais em cuidados paliativos

Os serviços de cuidados paliativos apresentam "insuficiências significativas", num relatório de Outono 2023 pode ler-se que "apenas 37,7% têm competência em Medicina Paliativa".
Cuidados Paliativos

Morrer em Portugal

Discutir apenas a (des)penalização da prática de morte medicamente assistida mostra ignorância chocante sobre a dignidade humana e as verdadeiras necessidades das pessoas em fim de vida.
Serviço Nacional de Saúde

Cuidados Paliativos: assim não vamos lá

Muito ainda falta fazer. Quem está no terreno não tem mãos a medir pois as solicitações são cada vez maiores. Temo que vão de plano estratégico em plano estratégico sem que a nossa realidade se altere
Serviço Nacional de Saúde

Serviços integrados de cuidados paliativos no SNS

"Acesso a cuidados paliativos de qualidade em todos os níveis de cuidados do SNS, sem esquecer o necessário desenvolvimento dos cuidados domiciliários" é prioritário, garante DE-SNS.
Cuidados Paliativos

Larga maioria dos doentes continua sem acesso

Número de equipas domiciliárias aumentou, mas faltam os profissionais. Também o número de camas para internamento está aquém do necessário. Governo prepara-se para regulamentar a lei da eutanásia.
Cuidados Paliativos

Sindicatos e Governo esquecem-se dos Paliativos

Os médicos que se dedicam a tempo integral aos cuidados paliativos suspendem a carreira como especialistas em medicina geral e familiar. Parece mentira, mas este é o esquecimento a que somos votados.
Cuidados Paliativos

O apelo de quem cuida

Será que o SNS está em Cuidados Paliativos? Preocupo-me como cidadão, preocupo-me como filho, que os meus pais estejam a envelhecer num país que não tem dado a importância devida a esta temática.
Saúde

O Partido Socialista desistiu dos mais frágeis?

Uma sociedade será tanto mais desenvolvida e moderna quanto mais e melhor cuidar dos seus elementos mais vulneráveis. O governo socialista não dá mostras de estar alinhado com esta máxima.
Cuidados Paliativos

Associação defende que modelo é desajustado 

Associação alerta para que "sejam tidos em conta os contributos dos profissionais das equipas e serviços de cuidados paliativos que contribuíram ativamente" para o seu desenvolvimento.
Cuidados Paliativos

O idoso: o elemento indesejado no SNS

Não adianta continuar no jogo do empurra e no estafado discurso de que “estamos a trabalhar” nas soluções sem que a concretização surja. A longevidade, a pluripatologia e a doença crónica são factuais
Serviço Nacional de Saúde

Paliativos em discussão pública até junho

O SNS pretende reduzir custos em recursos humanos ao promover respostas integradas nos cuidados paliativos. Este e outros temas estarão em discussão pública até 9 de junho
Cuidados Paliativos

Saúde. PSD questiona situação em Vila Pouca

PSD questionou minstro da Saúde, Manuel Pizarro, sobre fecho da unidade de cuidados paliativos em Vila Pouca de Aguiar. Centro Hospitalar local confirmou que o serviço será deslocalizado para Chaves.
Cuidados Paliativos

Doente perpetua em fotografia o que via da janela

Da janela do último quarto de um dos corredores dos Cuidados Paliativos, do Centro Hospitalar de Leiria, Vítor Domingues registou em fotografia a variedade de pássaros que pousavam na árvore.
Cuidados Paliativos

Música ameniza dor nos doentes e profissionais

Três músicos passam todas as semanas pelo internamento dos cuidados paliativos do Centro Hospitalar de Leiria e dão asas a projeto que ameniza a dor de doentes através da música.
Cuidados Paliativos

Cuidados continuados para os Cuidados Paliativos

Na legislação muito se conseguiu em defesa dos doentes com necessidades paliativas, mas a implementação destes direitos nem sempre se revela exequível, surgindo dificuldades na sua operacionalização.
Cuidados Paliativos

Associação pede melhores cuidados paliativos

Associação de Cuidados Paliativos quer que "o nosso país possa garantir cuidados e respostas adequados e essenciais a milhares de doentes e suas famílias".
Eutanásia

Eutanásia despenalizada: em Portugal ainda não

A partir dos 65 anos, em Portugal, o número de anos de vida saudável expectável situa-se em 7 anos, inferior à média europeia de 10 anos. Após a reforma restam-nos 5 anos de vida saudável.
Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos: porque continuamos à espera?

No nosso país tantas vezes se deixam coisas por fazer porque são difíceis. Em matéria de cuidados paliativos, de dignidade dos nossos concidadãos, está na hora de fazer o difícil, o certo e o adequado
Marcelo Rebelo de Sousa

PR promulga investimentos em cuidados paliativos

Governo a considera que o diploma permite prosseguir a sua "política de reforço das respostas de cuidados continuados, em articulação com o setor social".
Resposta Pronta

11 portugueses partem para Moçambique

11 médicos portugueses da IM3M partem para dar formação no Hospital de Maputo. Hugo Ribeiro é um deles, acredita que "cada médico conta". Esperam que este projeto piloto "sirva de exemplo" para PALOP.
Cuidados Continuados

Quem são os cuidadores familiares?

Mais de 90 por cento dos cuidadores informais em Portugal afirmam-se satisfeitos pelos cuidados que prestam. Promover o bem-estar, o dever ou o reconhecimento são alguns dos principais motivos.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos precisam de medidas concretas

A associação alertou para a falta de definição de metas concretas para a constituição de novas equipas intra-hospitalares de suporte em cuidados paliativos pediátricos generalistas em 2022.
Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos, mais do que o fim de vida

No Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinala a 9 de outubro, importa desmistificar a ideia de que estes se destinam apenas a doentes em fim de vida.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos. Plano estratégico por definir

"O Plano para o Biénio 2021-2022 quanto às estratégias para os cuidados paliativos continua por definir" lamentou a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).
Saúde

Cuidadores informais: a montanha pariu um rato

Assisti no Parlamento a todo o malabarismo político da esquerda, que usou estas pessoas para propaganda, que as defraudou e desde há um ano lhes continua a oferecer migalhas.
Doenças

Aos melhores enfermeiros e enfermeiras do mundo

A compaixão não cura cancros, mas ajuda os doentes a viverem com eles. Porque a medicina e a enfermagem não se aplicam só a doenças e doentes curáveis, é urgente pensar a compaixão de forma científica
Família

Órfãos de pais vivos

Estranho paradoxo: criminaliza-se o abandono de animais, mas não o dos membros mais velhos e necessitados da própria família, em hospitais e lares!
Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos. Comissão está por nomear

Atual comissão cessou funções em dezembro do ano passado e, nestes quatro meses, o Governo não nomeou uma nova estrutura de coordenação dos cuidados paliativos, acusa o PSD.
Cuidados Paliativos

Associação pede reabertura dos Cuidados Paliativos

Numa Carta Aberta enviada ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos pede a reabertura integral destes serviços.
Cuidados Paliativos

APCP quer equipas nos hospitais e centros de saúde

Associação defendeu que o Plano de Recuperação e Resiliência é "oportunidade única para um investimento estruturado, robusto e direcionado às necessidades identificadas após um período pandémico".
Cuidados Paliativos

Leiria. Cuidados paliativos prontos no fim do mês

A primeira unidade de cuidados paliativos de Leiria vai ficar concluída no final do mês. O projeto teve um investimento de cerca de 670 mil euros, a que acresce um co-financiamento de 156 mil euros.
Coronavírus

Associação preocupada com excesso de óbitos

Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos alertou para a forma como os doentes morrem "sem acesso a uma despedida". Devido à distância, APCP teme repercussões a nível psicológico dos familiares.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.