438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos: porque continuamos à espera?

No nosso país tantas vezes se deixam coisas por fazer porque são difíceis. Em matéria de cuidados paliativos, de dignidade dos nossos concidadãos, está na hora de fazer o difícil, o certo e o adequado
Marcelo Rebelo de Sousa

PR promulga investimentos em cuidados paliativos

Governo a considera que o diploma permite prosseguir a sua "política de reforço das respostas de cuidados continuados, em articulação com o setor social".
Resposta Pronta

11 portugueses partem para Moçambique

11 médicos portugueses da IM3M partem para dar formação no Hospital de Maputo. Hugo Ribeiro é um deles, acredita que "cada médico conta". Esperam que este projeto piloto "sirva de exemplo" para PALOP.
Cuidados Continuados

Quem são os cuidadores familiares?

Mais de 90 por cento dos cuidadores informais em Portugal afirmam-se satisfeitos pelos cuidados que prestam. Promover o bem-estar, o dever ou o reconhecimento são alguns dos principais motivos.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos precisam de medidas concretas

A associação alertou para a falta de definição de metas concretas para a constituição de novas equipas intra-hospitalares de suporte em cuidados paliativos pediátricos generalistas em 2022.
Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos, mais do que o fim de vida

No Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinala a 9 de outubro, importa desmistificar a ideia de que estes se destinam apenas a doentes em fim de vida.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos. Plano estratégico por definir

"O Plano para o Biénio 2021-2022 quanto às estratégias para os cuidados paliativos continua por definir" lamentou a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).
Saúde

Cuidadores informais: a montanha pariu um rato

Assisti no Parlamento a todo o malabarismo político da esquerda, que usou estas pessoas para propaganda, que as defraudou e desde há um ano lhes continua a oferecer migalhas.
Doenças

Aos melhores enfermeiros e enfermeiras do mundo

A compaixão não cura cancros, mas ajuda os doentes a viverem com eles. Porque a medicina e a enfermagem não se aplicam só a doenças e doentes curáveis, é urgente pensar a compaixão de forma científica
Família

Órfãos de pais vivos

Estranho paradoxo: criminaliza-se o abandono de animais, mas não o dos membros mais velhos e necessitados da própria família, em hospitais e lares!
Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos. Comissão está por nomear

Atual comissão cessou funções em dezembro do ano passado e, nestes quatro meses, o Governo não nomeou uma nova estrutura de coordenação dos cuidados paliativos, acusa o PSD.
Cuidados Paliativos

Associação pede reabertura dos Cuidados Paliativos

Numa Carta Aberta enviada ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e à ministra da Saúde, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos pede a reabertura integral destes serviços.
Cuidados Paliativos

APCP quer equipas nos hospitais e centros de saúde

Associação defendeu que o Plano de Recuperação e Resiliência é "oportunidade única para um investimento estruturado, robusto e direcionado às necessidades identificadas após um período pandémico".
Cuidados Paliativos

Leiria. Cuidados paliativos prontos no fim do mês

A primeira unidade de cuidados paliativos de Leiria vai ficar concluída no final do mês. O projeto teve um investimento de cerca de 670 mil euros, a que acresce um co-financiamento de 156 mil euros.
Coronavírus

Associação preocupada com excesso de óbitos

Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos alertou para a forma como os doentes morrem "sem acesso a uma despedida". Devido à distância, APCP teme repercussões a nível psicológico dos familiares.
Cuidados Paliativos

Associação defende formação em cuidados paliativos

Segundo um estudo realizado pelo King's College London 7 em cada 10 doentes oncológicos que morrem num hospital público em Portugal continental são expostos a cuidados excessivamente agressivos.
Cuidados Paliativos

A morte é-me familiar

Nos paliativos ninguém abandona ninguém, ninguém desiste de ninguém, ninguém diz ao outro que a sua vida não vale a pena, nem se chega à cabeceira para concordar que mais vale morrer do que viver.
Coronavírus

SNS "parado" nos cuidados paliativos

A pandemia "veio fragilizar" os cuidados paliativos que "já eram limitados", com "uma baixa acessibilidade". Duarte Soares também atentou para o risco de focar estes recursos só nos doentes Covid.
CDS-PP

CDS questiona Governo sobre cuidados paliativos

O CDS-PP lembra que o Governo deveria apresentar até 31 de julho um cronograma onde identifica prazos e montantes para a concretização das medidas para o reforço dos cuidados paliativos.
Coronavírus

Cuidados paliativos e Covid: oportunidade perdida?

Precisamos de fazer as escolhas certas e, de uma vez por todas, incluir os idosos, os que têm doenças graves, crónicas, os que estão a morrer, nas políticas de saúde. Aprendamos a lição desta pandemia
Cuidados de Saúde

Os novos profissionais dos cuidados pessoais

No futuro, o país e o mundo vão ter de lidar com um problema novo, nunca antes experimentado, que é haver milhões de pessoas com limitações severas de autonomia que necessitam de quem as cuide.
Cuidados Paliativos

Paliativos. 8 em cada 10 adultos com cancro

Estudo revelou que oito em cada 10 doentes adultos admitidos em cuidados paliativos em 2018 tinham cancro, valores que se invertem nas crianças e jovens. Ordem dos Psicólogos preocupada com dados.
Pediatria

Kastelo garante ter pedido a inspeção à ARS

A direção do Kastelo, em Matosinhos, garante ter sido a própria a solicitar à Administração Regional de Saúde “ação inspetiva”, após denúncias anónimas.
Cuidados Paliativos

Chega quer rede de paliativos antes da eutanásia

A iniciativa do deputado único do Chega recomenda ao Governo que implemente "efetivamente a rede de cuidados paliativos" prevista antes de existir legislação sobre a eutanásia.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos: não fazer como a avestruz

Quando falamos de Cuidados Paliativos falamos de tratamentos que são mais eficazes e eficientes – não custando mais caro –, e que têm melhores resultados de que o modelo habitual de “ataque à doença".
Cuidados Paliativos

Seis distritos do país sem cuidados paliativos

A cobertura de cuidados paliativos “está longe” de ser alcançada, sendo que seis distritos não têm nenhuma equipa da especialidade. O tempo alocado profissionais a estes cuidados tem vindo a diminuir.
Cuidados Paliativos

Equipas de apoio psicossocial ajudam mais de 8 mil

Num investimento superior a um milhão de euros, o Programa Humaniza, com 10 equipas de apoio psicossocial, ajudou 3.745 pessoas com doenças avançadas e 4.556 familiares, em mais de 16 mil consultas.
Saúde

A realidade dos cuidadores informais

37% dos cuidadores informais afirma desempenhar este papel há mais de 10 anos e 92% afirma que seria útil se um amigo, vizinho ou membro da família lhes oferecesse apoio no seu papel de cuidador.
Cuidados Continuados

A cuidar é que a gente se entende

Há cerca de 800 mil cuidadores que acompanham diariamente pessoas doentes e/ou dependentes. Destes, cerca de 207 mil estão a tempo inteiro, mas os restantes trabalham fora de casa e acumulam tarefas.
Cuidados de Saúde

Cuidadores e assistentes. Os informais e os outros

A esmagadora maioria dos cuidadores e assistentes pessoais informais são familiares e deveriam ser chamados cuidadores familiares. Isso só não sucede porque se tenta desvalorizar o papel das famílias.
Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos: ouça o alerta de tsunami

Uma sociedade será moderna e avançada quanto melhor cuidar dos seus elementos mais frágeis e em sofrimento. Só existe sofrimento intolerável se as pessoas não forem cuidadas e devidamente tratadas.
Estilo de Vida

"A morte não é um fracasso, o abandono é"

É médica especializada em cuidados paliativos e esteve em Portugal a apresentar um livro sobre a morte. Ana Cláudia Arantes disse que andamos a desperdiçar o tempo e, no final, ninguém morre por nós.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos e espiritualidade em debate

A segunda mesa redonda do ciclo "Situações Limite e Espiritualidade" volta no dia 14 de janeiro à Capela do Rato. A entrada é livre.
Hospital de São João

Cuidados paliativos no S. João inaugurados 

A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital São João, no Porto, foi inaugurada com 12 camas e o aumento dos profissionais dedicados ao serviço. Segundo a diretora, tardou dez anos em concretizar-se.
Cuidados Paliativos

Doentes paliativos têm necessidades psicológicas

As principais necessidades paliativas em pessoas com doença avançada não são físicas, mas psicológicas, relacionadas com a família ou espirituais, concluiu um estudo do CINTESIS.
Cuidados Paliativos

Antes da eutanásia

A lei dos cuidados paliativos deveria ter âmbito bem maior do que cuidados em fim de vida a “doentes em situação de sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva".
Eutanásia

Cuidar. Não Descartar

As empresas fortalecem-se quando dão prioridade às pessoas. Uma sociedade é grande quando se mostra grande com todos os seus cidadãos. Mesmo com quem já parece que o não é por doença ou envelhecimento
Cuidados Paliativos

Mais suporte paliativo, mas só mais 14 camas

Desde 2016 até agora só há mais 14 camas de internamento em cuidados paliativos, mas as equipas de suporte aumentaram entre 55% e 65%. Alguns hospitais podem receber mais equipamento em breve.
Eutanásia

Eutanásia – o fracasso da Humanidade

Há 20 anos estive ligada a máquinas a receber morfina por ter dores horríveis. Não desisti. A dor resolveu-se e passei 5 anos entre uma cadeira de rodas e canadianas. E se tivessem desistido de mim?
Eutanásia

Vejam ao que chegámos…

Propõe-se provocar a morte, que funcionará como “remédio” contra determinadas práticas clínicas incorrectas – que se chamam obstinação terapêutica – e que já hoje são proibidas. É a isto que chegámos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.