Cuidados Paliativos

Hospital de São João

Cuidados paliativos no S. João inaugurados 

2.318
A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital São João, no Porto, foi inaugurada com 12 camas e o aumento dos profissionais dedicados ao serviço. Segundo a diretora, tardou dez anos em concretizar-se.
Cuidados Paliativos

Doentes paliativos têm necessidades psicológicas

As principais necessidades paliativas em pessoas com doença avançada não são físicas, mas psicológicas, relacionadas com a família ou espirituais, concluiu um estudo do CINTESIS.
Cuidados Paliativos

Antes da eutanásia

113
A lei dos cuidados paliativos deveria ter âmbito bem maior do que cuidados em fim de vida a “doentes em situação de sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva".
Eutanásia

Cuidar. Não Descartar

As empresas fortalecem-se quando dão prioridade às pessoas. Uma sociedade é grande quando se mostra grande com todos os seus cidadãos. Mesmo com quem já parece que o não é por doença ou envelhecimento
Cuidados Paliativos

Mais suporte paliativo, mas só mais 14 camas

Desde 2016 até agora só há mais 14 camas de internamento em cuidados paliativos, mas as equipas de suporte aumentaram entre 55% e 65%. Alguns hospitais podem receber mais equipamento em breve.
Eutanásia

Eutanásia – o fracasso da Humanidade

3.836
Há 20 anos estive ligada a máquinas a receber morfina por ter dores horríveis. Não desisti. A dor resolveu-se e passei 5 anos entre uma cadeira de rodas e canadianas. E se tivessem desistido de mim?
Eutanásia

Vejam ao que chegámos…

1.089
Propõe-se provocar a morte, que funcionará como “remédio” contra determinadas práticas clínicas incorrectas – que se chamam obstinação terapêutica – e que já hoje são proibidas. É a isto que chegámos.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos em Portugal são insuficientes

120
Em Portugal, "71% das mortes de adultos e 33% das mortes de crianças devem-se a doenças que necessitam de cuidados paliativos". É urgente avaliar a sustentabilidade do modelo utilizado atualmente.
Cuidados Paliativos

"Eutanásia e cuidados paliativos são compatíveis"

978
Não são as pessoas mais vulneráveis que procuram a eutanásia, mas as que estão mais bem informadas, que são relativamente novas, de personalidade forte e que tiveram acesso a bons cuidados paliativos.
Cancro

"Paliativos não são apenas para o fim de vida"

799
Especialista em paliativos diz que aposta precoce nestes cuidados ajuda doentes a viverem mais. Nathan Cherny afirma que a cura para o cancro não está ao virar da esquina e será preciso humanidade.
Taxas Moderadoras

Isenção nos cuidados paliativos a 1 de novembro

A partir de 1 de novembro, os doentes que necessitem de cuidados paliativos e aqueles referenciados para consulta depois de um rastreio, não pagam taxas moderadoras.
Cuidados Paliativos

Paliativos deixam de pagar taxas moderadoras

Os doentes que precisem de cuidados paliativos vão deixar de pagar taxas moderadoras por estes serviços, anunciou esta quarta-feira o Governo.
Cancro

Cancro. Cuidados paliativos insuficientes

159
O número insuficiente de unidades de cuidados paliativos e continuados para acolher doentes oncológicos é uma das situações que mais angustia a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC).
Cuidados Paliativos

Campanha pede "qualidade e dignidade até ao fim"

Em Portugal, por ano, de 89 mil doentes necessitam de cuidados e cerca de metade dos doentes referenciados acabam por morrer sem aceder a eles.
Cuidados Paliativos

Os meus doentes são uns heróis

1.746
Para atender adequadamente os doentes em fim de vida não basta a reforma do SNS, é também fundamental a reforma na Segurança Social que permita suportar algumas das despesas com os cuidados paliativos
Três Parágrafos

Se não há nada a fazer, mata-me!

5.102
O debate sobre a eutanásia promete ser aceso, mas não pode passar ao lado de uma realidade ainda mais urgente e fracturante: se todos temos cuidados ao nascer, também temos que ter cuidados ao morrer
Cuidados Paliativos

IPO recebe certificação de qualidade

O Instituto Português de Oncologia foi reconhecido como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica, confirmando qualidade dos serviços.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos para cancro, demências e AVC

1.617
Isabel G. Neto, Médica, desfaz alguns mitos que persistem relativamente aos Cuidados Paliativos e sublinha que não se destinam apenas a doentes em estado terminal. Dia 11 Outubro é dia Mundial de CP.
Serviço Nacional de Saúde

Quatro distritos sem cuidados paliativos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos concluiu que em Aveiro, Leiria, Santarém e Açores não há cuidados paliativos e que metade dos doentes referenciados morre sem acesso a esta assistência.
Saúde

As pessoas têm mais medo da solidão do que da dor

161
Rita Abril, médica paliativista, fala dos medos dos doentes e desfaz alguns mitos sobre os cuidados paliativos. Não são apenas para doentes velhinhos e terminais. São para todas as idades e doenças.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos obrigatórios nos hospitais

Estes estabelecimentos de saúde têm o prazo de um ano para “assegurar a formação em cuidados paliativos” aos seus profissionais de saúde e comunicar à Administração Central do Sistema de Saúde.
Cuidados Paliativos

A escolha de morrer em casa

143
A palavra paliativos mete medo, assusta. É sinónimo de dor e desespero. Faz parte de um estigma que tem de ser quebrado a longo prazo, com a população portuguesa a envelhecer.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)