Dark Mode 48,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Cuidados Paliativos

Cuidados de Saúde

Os novos profissionais dos cuidados pessoais

113
No futuro, o país e o mundo vão ter de lidar com um problema novo, nunca antes experimentado, que é haver milhões de pessoas com limitações severas de autonomia que necessitam de quem as cuide.
Cuidados Paliativos

Paliativos. 8 em cada 10 adultos com cancro

104
Estudo revelou que oito em cada 10 doentes adultos admitidos em cuidados paliativos em 2018 tinham cancro, valores que se invertem nas crianças e jovens. Ordem dos Psicólogos preocupada com dados.
Pediatria

Kastelo garante ter pedido a inspeção à ARS

A direção do Kastelo, em Matosinhos, garante ter sido a própria a solicitar à Administração Regional de Saúde “ação inspetiva”, após denúncias anónimas.
Cuidados Paliativos

Chega quer rede de paliativos antes da eutanásia

2700
A iniciativa do deputado único do Chega recomenda ao Governo que implemente "efetivamente a rede de cuidados paliativos" prevista antes de existir legislação sobre a eutanásia.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos: não fazer como a avestruz

1381
Quando falamos de Cuidados Paliativos falamos de tratamentos que são mais eficazes e eficientes – não custando mais caro –, e que têm melhores resultados de que o modelo habitual de “ataque à doença".
Cuidados Paliativos

Seis distritos do país sem cuidados paliativos

A cobertura de cuidados paliativos “está longe” de ser alcançada, sendo que seis distritos não têm nenhuma equipa da especialidade. O tempo alocado profissionais a estes cuidados tem vindo a diminuir.
Cuidados Paliativos

Equipas de apoio psicossocial ajudam mais de 8 mil

569
Num investimento superior a um milhão de euros, o Programa Humaniza, com 10 equipas de apoio psicossocial, ajudou 3.745 pessoas com doenças avançadas e 4.556 familiares, em mais de 16 mil consultas.
Saúde

A realidade dos cuidadores informais

37% dos cuidadores informais afirma desempenhar este papel há mais de 10 anos e 92% afirma que seria útil se um amigo, vizinho ou membro da família lhes oferecesse apoio no seu papel de cuidador.
Cuidados Continuados

A cuidar é que a gente se entende /premium

1105
Há cerca de 800 mil cuidadores que acompanham diariamente pessoas doentes e/ou dependentes. Destes, cerca de 207 mil estão a tempo inteiro, mas os restantes trabalham fora de casa e acumulam tarefas.
Cuidados de Saúde

Cuidadores e assistentes. Os informais e os outros

522
A esmagadora maioria dos cuidadores e assistentes pessoais informais são familiares e deveriam ser chamados cuidadores familiares. Isso só não sucede porque se tenta desvalorizar o papel das famílias.
Cuidados Paliativos

Cuidados Paliativos: ouça o alerta de tsunami

1820
Uma sociedade será moderna e avançada quanto melhor cuidar dos seus elementos mais frágeis e em sofrimento. Só existe sofrimento intolerável se as pessoas não forem cuidadas e devidamente tratadas.
Estilo de Vida

"A morte não é um fracasso, o abandono é" /premium

16892
É médica especializada em cuidados paliativos e esteve em Portugal a apresentar um livro sobre a morte. Ana Cláudia Arantes disse que andamos a desperdiçar o tempo e, no final, ninguém morre por nós.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos e espiritualidade em debate

1184
A segunda mesa redonda do ciclo "Situações Limite e Espiritualidade" volta no dia 14 de janeiro à Capela do Rato. A entrada é livre.
Hospital de São João

Cuidados paliativos no S. João inaugurados 

2318
A Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital São João, no Porto, foi inaugurada com 12 camas e o aumento dos profissionais dedicados ao serviço. Segundo a diretora, tardou dez anos em concretizar-se.
Cuidados Paliativos

Doentes paliativos têm necessidades psicológicas

As principais necessidades paliativas em pessoas com doença avançada não são físicas, mas psicológicas, relacionadas com a família ou espirituais, concluiu um estudo do CINTESIS.
Cuidados Paliativos

Antes da eutanásia

113
A lei dos cuidados paliativos deveria ter âmbito bem maior do que cuidados em fim de vida a “doentes em situação de sofrimento decorrente de doença incurável ou grave, em fase avançada e progressiva".
Eutanásia

Cuidar. Não Descartar

As empresas fortalecem-se quando dão prioridade às pessoas. Uma sociedade é grande quando se mostra grande com todos os seus cidadãos. Mesmo com quem já parece que o não é por doença ou envelhecimento
Cuidados Paliativos

Mais suporte paliativo, mas só mais 14 camas

Desde 2016 até agora só há mais 14 camas de internamento em cuidados paliativos, mas as equipas de suporte aumentaram entre 55% e 65%. Alguns hospitais podem receber mais equipamento em breve.
Eutanásia

Eutanásia – o fracasso da Humanidade

3836
Há 20 anos estive ligada a máquinas a receber morfina por ter dores horríveis. Não desisti. A dor resolveu-se e passei 5 anos entre uma cadeira de rodas e canadianas. E se tivessem desistido de mim?
Eutanásia

Vejam ao que chegámos…

1089
Propõe-se provocar a morte, que funcionará como “remédio” contra determinadas práticas clínicas incorrectas – que se chamam obstinação terapêutica – e que já hoje são proibidas. É a isto que chegámos.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos em Portugal são insuficientes

120
Em Portugal, "71% das mortes de adultos e 33% das mortes de crianças devem-se a doenças que necessitam de cuidados paliativos". É urgente avaliar a sustentabilidade do modelo utilizado atualmente.
Cuidados Paliativos

"Eutanásia e cuidados paliativos são compatíveis"

978
Não são as pessoas mais vulneráveis que procuram a eutanásia, mas as que estão mais bem informadas, que são relativamente novas, de personalidade forte e que tiveram acesso a bons cuidados paliativos.
Cancro

"Paliativos não são apenas para o fim de vida"

799
Especialista em paliativos diz que aposta precoce nestes cuidados ajuda doentes a viverem mais. Nathan Cherny afirma que a cura para o cancro não está ao virar da esquina e será preciso humanidade.
Taxas Moderadoras

Isenção nos cuidados paliativos a 1 de novembro

A partir de 1 de novembro, os doentes que necessitem de cuidados paliativos e aqueles referenciados para consulta depois de um rastreio, não pagam taxas moderadoras.
Cuidados Paliativos

Paliativos deixam de pagar taxas moderadoras

Os doentes que precisem de cuidados paliativos vão deixar de pagar taxas moderadoras por estes serviços, anunciou esta quarta-feira o Governo.
Cancro

Cancro. Cuidados paliativos insuficientes

158
O número insuficiente de unidades de cuidados paliativos e continuados para acolher doentes oncológicos é uma das situações que mais angustia a União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC).
Cuidados Paliativos

Campanha pede "qualidade e dignidade até ao fim"

Em Portugal, por ano, de 89 mil doentes necessitam de cuidados e cerca de metade dos doentes referenciados acabam por morrer sem aceder a eles.
Cuidados Paliativos

Os meus doentes são uns heróis

1743
Para atender adequadamente os doentes em fim de vida não basta a reforma do SNS, é também fundamental a reforma na Segurança Social que permita suportar algumas das despesas com os cuidados paliativos
Três Parágrafos

Se não há nada a fazer, mata-me!

5095
O debate sobre a eutanásia promete ser aceso, mas não pode passar ao lado de uma realidade ainda mais urgente e fracturante: se todos temos cuidados ao nascer, também temos que ter cuidados ao morrer
Cuidados Paliativos

IPO recebe certificação de qualidade

O Instituto Português de Oncologia foi reconhecido como Centro Integrado de Oncologia e Cuidados Paliativos pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica, confirmando qualidade dos serviços.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos para cancro, demências e AVC

1617
Isabel G. Neto, Médica, desfaz alguns mitos que persistem relativamente aos Cuidados Paliativos e sublinha que não se destinam apenas a doentes em estado terminal. Dia 11 Outubro é dia Mundial de CP.
Serviço Nacional de Saúde

Quatro distritos sem cuidados paliativos

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos concluiu que em Aveiro, Leiria, Santarém e Açores não há cuidados paliativos e que metade dos doentes referenciados morre sem acesso a esta assistência.
Saúde

As pessoas têm mais medo da solidão do que da dor

160
Rita Abril, médica paliativista, fala dos medos dos doentes e desfaz alguns mitos sobre os cuidados paliativos. Não são apenas para doentes velhinhos e terminais. São para todas as idades e doenças.
Cuidados Paliativos

Cuidados paliativos obrigatórios nos hospitais

Estes estabelecimentos de saúde têm o prazo de um ano para “assegurar a formação em cuidados paliativos” aos seus profissionais de saúde e comunicar à Administração Central do Sistema de Saúde.
Cuidados Paliativos

A escolha de morrer em casa

143
A palavra paliativos mete medo, assusta. É sinónimo de dor e desespero. Faz parte de um estigma que tem de ser quebrado a longo prazo, com a população portuguesa a envelhecer.
A página está a demorar muito tempo.