457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Doenças de origem animal

Doenças de origem animal

Portugal sem registo de gripe das aves em humanos

O INSA informa que os focos de infeção detetados em aves selvagens, domésticas e a nível industrial "foram controlados" e não foi detetada a passagem da gripe das aves ao homem.
Doenças de origem animal

Portugal com 20 focos de infeção da gripe das aves

Foi confirmada uma nova infeção, numa exploração caseira, em Faro. Perto de 230.000 animais já foram abatidos. Os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja, Faro e Porto foram afetados.
Doenças de origem animal

Novo foco de gripe das aves detetado em Beja

"Foi confirmado novo foco de infeção por vírus da gripe aviária numa ave selvagem, um gaio, encontrado na freguesia de S. Matias, em Beja", informa a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Doenças de origem animal

Gripe aviária coloca dois municípios em vigilância

A aplicação da vigilância, que estará em vigor até 3 de abril, proíbe o repovoamento de aves de espécies cinegéticas e a realização de feiras ou mercados na Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Doenças de origem animal

Governo cria Grupo de Gestão da Gripe Aviária

O grupo de trabalho criado peloa Governo tem como função apresentar um plano de prevenção e resposta articulada entre a componente animal e humana "para combate eficaz" da gripe das aves.
Doenças de origem animal

Gripe das aves detetada no Porto

"No dia 3 de março, foi confirmado um novo foco de infeção por vírus da gripe aviária numa exploração de detenção caseira na freguesia de Gião", informou a DGAV.
Beja

Confirmado novo foco de gripe das aves em Beja

Portugal contabiliza agora 17 focos de infeção por gripe das aves. O primeiro caso foi confirmado em 30 de novembro de 2021, numa capoeira doméstica no concelho de Palmela, Setúbal.
Doenças de origem animal

Gripe das aves com "elevado risco" de disseminação

Após ter sido confirmado um novo caso numa cegonha branca, subindo para 16 o número de focos em Portugal, a DGAV evidencia "o elevado risco de disseminação da gripe aviária" em Portugal.
Doenças de origem animal

Portugal tem 15 focos de gripe das aves detetados

Até ao momento, a gripe das aves foi detetada nos distritos de Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Beja. O último foco foi confirmado numa exploração de cria e recria de patos em Torres Vedras.
Doenças de origem animal

Detetada gripe das aves em exploração de patos

No dia 14 de fevereiro foi confirmado novo foco de infeção da gripe aviária numa exploração comercial de patos reprodutores em Torres Vedras, informa a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Doenças de origem animal

Governo atualiza indemnizações da gripe aviária

O despacho atualizado pelo Governo indica que todos os produtores avícolas que tiveram prejuízos com o abate de animais devido à gripe das aves serão devidamente indemnizados.
Doenças de origem animal

Impacto de mosquito invasor ainda por perceber

Como chegou ao Algarve ainda não se sabe, mas a introdução em Penafiel, parece ter ocorrido através de um negócio de recauchutagem, que importou pneus com ovos deste mosquito depositados na água.
Doenças de origem animal

Gripe aviária. França abateu três milhões de aves

O Ministério da Agricultura francês informa que, no final de novembro foram detetados os primeiros casos de gripe avária. Neste momento, a França tem 328 surtos em explorações agrícolas.
Doenças de origem animal

Gripe aviária. França vai abater milhões de aves

Depois do abate, o "vácuo sanitário" até à chegada de novas aves deverá rondar as duas a três semanas, para aumentar as garantias de desinfeção das instalações.
Doenças de origem animal

Portugal regista novo caso de gripe das aves

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária indica que o caso detetado em animais domésticos na freguesia de Santa Margarida da Coutada, local que se insere numa zona de vigilância.
Doenças de origem animal

Portugal regista novos casos de gripe das aves

"Podemos sinalizar um sexto foco de infeção pela gripe das aves em Peniche, também em animais selvagens, numa gaivota", informa a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Doenças de origem animal

Portugal regista 5.º foco de gripe das aves

O novo foco de infeção por vírus da gripe foi detetado num ganso selvagem encontrado morto na Barragem dos Patudos, concelho de Alpiarça, informa a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Doenças de origem animal

Confirmado 4.º foco de gripe das aves em Portugal

O último foco, confirmado esta segunda-feira, diz respeito a uma exploração caseira de galinhas e patos no concelho de Santiago do Cacém. Em causa estão 60 aves.
Óbidos

Surto de gripe aviária em Óbidos controlado

Depois de testados os trabalhadores, "todos os resultados foram negativos, não existindo a transmissão do vírus das aves para os colaboradores em contacto direto com as mesmas".
Doenças de origem animal

Ásia e Europa preocupadas com gripe das aves

Além dos vários surtos detetados em aviários que levaram ao abate de milhares de pássaros, uma variante que já infetou 56 pessoas com uma taxa de mortalidade de 67% preocupa as autoridades.
Brasil

Brasil vai esterilizar mosquito do zika e dengue

O método para combater as doenças é simples. São criados vários mosquitos macho estéreis que são depois libertados na natureza e acasalam com as fêmeas sem que se dê a reprodução da praga.
Animais

Animais: há um número "absurdo" de abandonos

A Associação de Médicos Veterinários explica que a solução não passa pela "construção infinita" de canis mas sim pela educação das populações, por exemplo, através de ações de sensibilização.
Hong Kong

Hong Kong abate 6.000 porcos por surto de peste

As autoridades de Hong Kong preparam-se para abater 6.000 porcos, depois de terem detetado o primeiro caso de pesta suína africana no território, num matadouro perto da fronteira com a China.
Zika

Zika: Mais de 22.600 casos confirmados na Colômbia

Mais de 22.600 casos de infeção com o vírus Zika foram confirmados na Colômbia, o segundo país mais afetado.
Macau

Macau abate 15 mil aves após vírus H7N9 em mercado

As autoridades de Macau anunciaram hoje o abate imediato de 15 mil aves de capoeira e a suspensão da venda destes animais durante pelo menos três dias.
Ciência

Medicamento Nobel da Medicina tem origem lusa

O medicamento contra os parasitas que este ano deu o Nobel da Medicina a dois investigadores, que o recebem quinta-feira, tem origem na empresa portuguesa Hovione, na sua fábrica em Macau.
Gripe A

Caso de gripe aviária H7N7 no Reino Unido

Um caso de gripe aviária da estirpe H7N7, "altamente patogénica" para as aves, foi confirmada numa quinta do noroeste do Reino Unido, mas os riscos para a saúde pública são "muito fracos".
Epidemias

Falcões para combater gaivotas no Grande Porto

Falcões no rio Douro, pinos que impedem a nidificação e proibição de alimentação são algumas medidas para controlar a população de gaivotas em Porto, Matosinhos e Gaia.
Gripe A

China proíbe venda de aves no sul

No Ano Novo chinês, que se celebra quinta-feira, é habitual comerem-se galinhas recentemente mortas. Por isso mesmo, nesse dia, a proibição é levantada.
Gripe A

Hong Kong manda abater 15.000 aves

Autoridades de Hong Kong vão abater 15.000 aves num mercado em Cheung Sha Wan e encerrar o espaço durante 21 dias depois de detetarem o vírus da gripe aviária em galinhas vindas da China continental.
Doenças

Novo surto de gripe aviária no Japão

As autoridades japonesas ordenaram o abate de 37.000 frangos, após a confirmação de um terceiro surto de gripe das aves no país em menos de um mês.
Segurança Alimentar

Gripe aviária: Japão abate 4.000 frangos

As autoridades japonesas ordenaram hoje o abate de 4.000 frangos no oeste do país, após a confirmação de um novo surto de gripe das aves, o primeiro desde abril.
Saúde

Fundação Clinton em Moçambique contra a Malária

Moçambique o exemplo no combate à malária é o objetivo de uma nova iniciativa apresentada em Barcelona pela 'Obra Social La Caixa' e pela 'Bill & Melinda Gates Foundation'.
Tratamentos

Sanofi com medicamento inovador contra malária

Segundo o último relatório da OMS sobre a malária, esta doença matou 627 mil pessoas em 2012, a maior parte crianças em África, havendo mais de 200 milhões de casos em todos o mundo.
Angola

Malária provoca 171 mortes em Benguela até junho

A malária é a principal causa de morte em Angola e já provocou 171 óbitos, em Benguela, no primeiro semestre do ano. Foram mais 54 do que em 2013, revelou o Programa de Combate à Malária angolano.
Ébola

Epidemia do Ébola ameaça estender-se

A epidemia, surgida no início do ano, declarada primeiro na Guiné-Conacri, antes de se estender à Libéria e depois à Serra Leoa, totalizava a 23 de julho, 1.201 casos e 672 mortes, segundo a OMS.
Hungria

Antrax leva cinco pessoas ao hospital

Cinco pessoas foram hospitalizadas na Hungria depois de terem estado em contacto com gado contaminado com antrax e cuja carne foi entregue a uma empresa que fornece comida aos municípios.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.