Dark Mode 49,1 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Sínodo dos Bispos

Porto

Novo bispo do Porto será D. Manuel Linda

190
A nomeação pelo papa Francisco foi confirmada esta manhã pelo Vaticano. O atual bispo das Forças Armadas sucede a D. António Francisco dos Santos, que faleceu em setembro do ano passado.
Casamento

Sínodo da Família: uma benção para o mundo

399
Cabe ao Papa explicar como a pastoral da misericórdia se articula com a fé da Igreja, como manter que um matrimónio válido seja preterido por união posterior, mantando o princípio da indissolubilidade
Igreja Católica

Nada te perturbe, nada te espante!

644
Santa Teresa de Ávila, no seu 500º aniversário, fala do Sínodo sobre a família e da situação política do mundo e de Portugal.
Sínodo dos Bispos

Quando direito canónico se tem por Palavra de Deus

114
O direito canónico legisla a partir da doutrina da Igreja. Esta advém do Evangelho, que nos oferece as palavras e gestos de Cristo. Não invertamos o sentido sob pena de trocar o absoluto pelo relativo
Sínodo dos Bispos

A boa nova já não é boa?!

514
Para ser cristão, não é preciso renunciar à razão nem ao prazer e, por isso, desde sempre, entre os cristãos houve eminentes sábios e, sobretudo, pessoas felicíssimas.
Sínodo dos Bispos

Os lesados do GES

382
Será injusto que a Igreja exija aos esposos cristãos que cumpram aquilo a que, consciente e voluntariamente, se obrigaram quando casaram?
Igreja Católica

Sínodo sob pressão: o padre que “saiu do armário”

166
Lá porque a comunicação social e pessoas como o padre Krzysztof Charamsa deste mundo pressionam numa direção, os bispos não podem simplesmente decidir na direção oposta só para afirmarem a sua isenção
Igreja Católica

Sínodo dos Bispos: da uniformidade à unidade

303
Discordâncias e tensões não levam necessariamente à guerra, mas antes revelam entrega, vida, convicção e verdade. E quando o diferente é escutado com humildade, gera-se o verdadeiro diálogo.
Casamento

2015: Um ano de revolução para a família cristã?

199
É salutar que a Igreja seja conservadora na sua fé em Cristo, mas progressista na sua acção pastoral, que há-de ser cada vez mais autêntica e audaz no anúncio do mistério da salvação universal.
País

Conhecemos melhor os limites da natureza humana

No mundo de hoje o casamento já não é uma realidade tutelada. A proposta cristã não está garantida. O que leva o Patriarca de Lisboa a dizer que “agora tem de ser por nós”, pela convicção e pela Fé.
País

O Papa pediu-nos para falar à vontade, com coragem

D. Manuel Clemente não tem dúvidas: desta vez foi diferente. No seu primeiro sínodo como Papa, Francisco quis ouvir todos para que todos intervenham na discussão e elaboração da doutrina.
Sínodo dos Bispos

Zangas eclesiais

424
Na Igreja discute-se há dois mil anos, mas o Papa garante a sua fidelidade a Deus.
Conversas à Quinta

Paulo VI, o Papa que incomodou Salazar

Paulo VI foi beatificado este sábado, no mesmo dia em que encerrava o sínodo dos bispos sobre a família. Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama recordam a figura de um Papa que incomodou Salazar e Caetano.
Igreja Católica

O Papa e os irmãos mais velhos do filho pródigo

520
Deixo a minha opinião, que por acaso foi verbalizada há uns dias pelo Geral da Companhia de Jesus: ‘Pode existir mais amor cristão numa união canonicamente irregular do que num casal casado na Igreja’
Sínodo dos Bispos

"Vamos lá ver onde é que isto nos leva"

Em conferência de imprensa, o Patriarca de Lisboa desdramatizou a atenção dada à proposta de trabalho do sínodo da família, frisando que não se sabe o que acontecerá na próxima assembleia de bispos.
Sínodo dos Bispos

O dilema da igreja católica

154
Para compreendermos o problema do sínodo, vale a pena descrevê-lo de uma maneira geral: deve a igreja admitir situações e opções que até agora repreendeu, mas hoje são socialmente aceites?
Sínodo dos Bispos

Afinal, um debate tão antigo como a Igreja

963
As notícias do que se passa no sínodo dos bispos dão conta de um debate acesso entre duas tendências que, afinal, vêm de muito longe no tempo.
D. Manuel Clemente

Igreja não deve ser uma "morgue" de casamentos

Num texto publicado na página oficial do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente deixou o alerta: a Igreja não se deve tornar a "morgue em que se multiplicam as autópsias de matrimónios defuntos".
A página está a demorar muito tempo.