Milhares de polícias prestaram, este domingo, homenagem ao agente Wenjian Liu, assassinado em finais de dezembro em Nova Iorque. Entre a multidão trajada de azul e branco que participou no funeral de Liu, algumas dezenas de agentes viraram costas ao autarca de Nova Iorque, Bill de Blasio, quando este usou da palavra. O sucedido não é inédito e aconteceu uma semana antes, nas cerimónias fúnebres do também polícia e colega Rafael Ramos.

A polícia nova-iorquina — a maior força de segurança do país — não perdoa o autarca por ter dito que aconselhou o filho, mestiço, a ter cuidado na interação com as forças de segurança. O mayor de Nova Iorque defendeu ainda maior responsabilização dos polícias na sequência dos casos em torno de Michael Brown, em Ferguson, e Eric Garner, em Nova Iorque, ambos mortos pela polícia.

Nenhum dos polícias foi indiciado por qualquer crime, o que gerou ondas protesto e trouxeram de volta ao debate social as questões raciais nos EUA. Apesar da atitude dos agentes, divulgada pela imprensa e nas redes sociais, a despedida a Wenjian Liu, realizada no bairro de Brooklyn, onde morava, não sofreu perturbações.

O autarca nova-iorquino prestou homenagem à “coragem” de Wenjian Liu, de origem chinesa e a viver nos Estados Unidos desde os doze anos. A 20 de dezembro, Wenjian Liu e Rafael Ramos foram abatidos com disparos na cabeça e no tronco, quando estavam simplesmente sentados dentro do carro-patrulha. O agressor, Ismaaiyl Brinsley, de 28 anos, já tinha ameaçado nas redes sociais de que iria matar agentes da autoridade para vingar a morte de dois negros. Depois do assassinato, o indivíduo acabou por se suicidar, também a tiro, numa estação de metro nas redondezas de Brooklyn.

Apesar de o chefe da polícia de Nova Iorque, Bill Bratton, ter apelado a que não utilizassem as cerimónias fúnebres para demonstrarem o seu descontentamento com o autarca da cidade, os polícias voltaram a virar-lhe as costas. Na terça-feira, Bill de Blasio reuniu-se com cinco sindicatos da polícia, mas não se registaram avanços no apaziguar das tensões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR