Um sorriso pode salvar uma vida. Verdade ou mentira? Se pensar de uma forma objetiva e científica, talvez responda “mentira” a esta afirmação. Mas deixe a decisão final para quando terminar de ler este texto.

É o IPO do Porto que dá a ordem – e é o jovem rapper D8 que lhe dá voz. O tema “Sorri” é o novo projeto para a Pediatria do Instituto Português de Oncologia do Porto — perdão, do Instituto Português de Oncologia e Esperança do Porto. É este agora o nome simbólico daquele instituto: uma mudança que se concretizou em 2014 e que parecia inevitável.

Tudo começou no final de 2013, depois de saírem os resultados do Eurocare 5 – um relatório que analisa as taxas de sucesso na batalha contra o cancro a nível europeu. “Foi uma surpresa perceber que as nossas taxas de sucesso são idênticas às do norte da Europa. Até estamos à frente de alguns países que achamos que são modelos para nós”, revela o Dr. Laranja Pontes, presidente do IPO do Porto, ao Observador. Portugal obteve maiores taxas de sucesso no tratamento de cancro do que a Dinamarca, por exemplo. Mas naquele documento, “independentemente dos números e da parte técnica, há uma mensagem de esperança”. E a força da mensagem chegou ao nome da instituição.

“Antes isto era uma casa de morte. Agora é uma casa de vida”, salienta o presidente da instituição.

O tom otimista do Dr. Laranja Pontes não é simples psicologia positiva. É justificado e decorre da lógica. “Temos cerca de nove mil doentes por ano. Em termos gerais, a sobrevivência de todos os doentes do IPO já chega perto dos 60%. Há patologias em que atingimos mais de 90% de cura.” E as taxas de sobrevivência de cancro em crianças são muito elevadas: “as leucemias nos mais novos, por exemplo, já atingem quase 85% de cura”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Viver, renascer e sorrir. Os 40 anos do IPO do Porto foram o mote para celebrar a vida com a inclusão da palavra “esperança” no nome. Agora, com a celebração dos 41 anos no dia 17 de abril, os festejos continuaram com o lançamento de um videoclip especial. Muitos dos protagonistas do vídeo são sobreviventes de cancro, revela o presidente do instituto — fã da canção e fã do rapper Diogo Valente, mais conhecido por D8 — uma das estrelas do programa Factor X da SIC. “Gosto do miúdo. Gosto do estilo dele”, confessa.

“Achámos que ele tinha o fator x para ajudar as crianças. Pedimos-lhe para visitar a instituição. Eu disse-lhe: falas com eles, vês o que sentes e escreves uma letra para nós”. E assim foi. Diogo esteve uns dias no IPO, nas consultas, no internamento, falou com as crianças, falou com os pais. O resultado final foi uma surpresa para quase todos os presentes na sessão comemorativa do 41º aniversário, incluindo funcionários do instituto, médicos e até o ministro da Saúde, Paulo Macedo.

4 fotos

Neste projeto de felicidade, há ainda uma terceira iniciativa: os funcionários do IPO do Porto colocaram nas paredes dos corredores mensagens inspiradoras, para quem está em tratamento e para os cuidadores, famílias e amigos. “Os doentes e os acompanhantes muitas vezes param e fotografam as mensagens. Percebem que há um amanhã, que amanhã vai nascer o sol e nós vamos estar cá”, assinala Laranja Pontes.

2 fotos

O sorriso, na experiência do médico responsável pelo Instituto Português de Oncologia e Esperança do Porto, é uma “questão de atitude”. A música “Sorri” tinha um objetivo simples: “pôr os miúdos alegres”. No dia mundial do sorriso, é D8 que canta: “Sorrir é o teu maior dom”.