O ex-primeiro ministro português e Alto Comissário para os Refugiados vai ser ouvido esta terça-feira em Nova Iorque, nas Nações Unidas, em mais uma ronda de entrevistas/debate para o cargo de secretário-geral da ONU.
Siga em direto:
Os 10 candidatos presentes foram divididos, através de um sorteio, em dois grupos e cada um terá uma hora para debater.
Guterres faz parte do primeiro grupo, no qual participam ainda Vesna Pusic, da Cróacia, Susana Malcorra, da Argentina, Vuk Jeremic, da Sérvia, e Natalia Gherman, da Moldávia.
No segundo grupo, participam Helen Clark, da Nova Zelândia, Danilo Turk, da Eslovénia, Christiana Figueres, da Costa Rica, Igor Luksic, de Montenegro, e Irina Bokova, da Bulgária.
Ao contrário do que acontecia no passado, em que estas sessões decorriam à porta fechada, os debates vão ser transmitidos em direto para todo o mundo, “a bem da transparência”, como fez questão de referir o presidente da Assembleia Geral, o dinamarquês Mogens Lykketotf.
Neste novo modelo, promovido em parceria com a cadeia de televisão Al-Jazeera, as entrevistas (em inglês) serão moderadas por dois jornalistas perante os embaixadores dos países representados nas Nações Unidas.
Mas, como refere a Rádio Renascença, fica por apurar a devida relevância da iniciativa, uma vez que a escolha para o cargo decorrerá da negociação de bastidores, nomeadamente entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França.
Há um mês, o candidato português lançou a página oficial da candidatura: antonioguterres.gov.pt
O novo secretário-geral tomará posse no dia 1 de janeiro de 2017.